sábado, 25 de abril de 2015

Para ouvir e ver cantando - Böhmischer Traum

Capa do LP com a música Bömischer Traum.
A música da noite para "Ouvir, ouvir e ver cantando..." é uma polca - Böhmischer Traum - uma composição de 1997 -  conhecida em mais de 15 países. Seu compositor é Norbert Gälle, que iniciou tocando em banda de metais, deu espaço para a polka, através de suas melodiosas composições. O arranjo é de Siegfried  Rundel
A curiosidade é que, Herr Gälle nasceu na cidade co-irmã da cidade de Blumenau - Weingarten, em 1° de março de 1964. Aprendeu a tocar trompa tenor com 13 anos. Até 1987, Gälle foi um músico de sopro ativo e membro da Associação Musical Grünkraut e da Associação Musical Gornhofen. Em 1989, fundou a Scherzachtaler Blasmusik junto com seu irmão Anton Gälle, na qual tocava trompa tenor. Em 1995 compôs sua primeira polca, a Titet Heimweh. Gälle tocou com Wilfried Rösch, Peter Schad, Robert Payer e muitos outros conjuntos de Egerländer.
Suas primeiras e mais importantes composições:
  • Heimweh (Polka) – 1996
  • Morgengedanken (Polka) – 1997
  • Böhmischer Traum (Polka) – 1997
  • Grüße aus Mistrin (Potpourri) – 1999
  • Janik (Polka) – 2000
  • Sehnsucht nach Dir (Polka) – 2000
  • Auf und Ab (Polka) – 2002
  • Sorgenbrecher (Polka) – 2004
  • Herzblut (Polka) – 2007
  • Das sind Wir (Polka) – 2008
  • Lebensträume (Polka) – 2008
  • Freud und Leid (Polka) – 2009
  • Stille Wasser (Walzer) – 2009
  • Euch zum Dank (Polka) – 2010
  • Stimmung und Gefühl (Polka mit Gesang) – 2011
  • Scherzachtaler Musikantenmarsch – 2011
  • Musikantenfrauen (Polka) – 2013
  • Zeit für uns (Polka) – 2013
Sua principal composição, Bömischer Traum é sucesso entre  todas as idades e gêneros musicais na Alemanha, e também, dos demais países de língua alemã. Norbert Gälle jamais imaginou que uma composição sua, se tornasse tão conhecida, não somente dentro do ambiente das bandas de sopro, mas em festas populares e da juventude, coordenadas pelos mais famosos DJ´s no Sul da Alemanha e até mesmo, no Brasil, como nas bandas Treml, dos TirolesesDie Originalen Rega Bläser e demais bandas com o mesmo estilo musical, de sopro  da Boemia e Morávia.
Böhmischer Traum é uma das composições de música de sopro de maior sucesso dos últimos dez anos.
A história de sua composição mais conhecida é bem peculiar. O compositor tinha a música pronta, que teve início em 1996, porém, sem o título. O pai de Norbert Gälle tinha acabado de falecer. Sua inspiração  e referência nas composições de sopro, na Alemanha, Ernest Mosch estava muito doente, com mesma doença que seu pai faleceu, câncer. Sabendo do que aconteceria com Mosch, Gälle sonhou muito à noite, mediante esta situação.  Mosch era da Boemia, como também, a sua música. Resolveu homenageá-lo criando o título de sua nova composição, e a chamou de Sonho Boêmio, ou, Böhmischer Traum, tornando-se um ícone musical com muito sucesso. Bömischer Traum tornou-se parte do repertório musical de muitas bandas de metais e também foi adotado na música eletrônica.
Norbert Gälle.

A Banda Scherzachtaler Blasmusik tocando na cidade Natal de  Hermann Blumenau - Hasselfelder.

Banda Scherzachtaler Blasmusik.

Banda Scherzachtaler Blasmusik.
 Vídeos









Banda Municipal de Pomerode SC - 2016
Banda Treml - 2018
Letra
Böhmischer Traum

Wenn ich träume in der Nacht
Trauma ich immer von dir
Du bist de Stern in dieser
Schönen Nacht
Und der Stern sagt zu mir
Ich bleib geme bei dir,
Bis dass der Morgen erwacht

Dann such ich deine Hand
Und es wird mir ganz klar,
Du bist der Stern.
Der im Morgenrot verschwand.
Doch es wär wunderschön,
Bis ans Ende de Zeit,
Mit die zu geh´n Hand in Hand.

Partitura
Woodstock der Blasmusik 2017 - Böhmischer Traum
Atualizações - janeiro de 2025

Esta publicação nos viabilizou conhecer pessoalmente Norbert Gälle e sua esposa Alexandra Gälle. Visitou três vezes a região do Vale do Itajaí e depois, a partir de 2020, São Bento do Sul, Norte de Santa Catarina. A primeira visita em Santa Catarina, aconteceu em outubro de 2017, atendendo de maneira surpreendente e especial, um convite nosso para conhecer a Oktoberfest Blumenau. Na festa de Blumenau conheceu a Banda Treml, uma hora antes de partir da região. Não somente conheceu, como deu um presente à banda e a quem assistia, tocando Bömischer Traum, junto com os músicos de São Bento do Sul. Não houve ensaio, e tudo aconteceu no momento do encontro, o que justifica a emoção de muitos que assistiam, principalmente dos músicos da Treml.
Após este momento, quando chegou na Alemanha, Norbert Gälle compôs uma marcha em homenagem aos catarinenses com quem teve contato, que chamou de "Obrigado", como gratidão a recepção e aos momentos passados na região. No Brasil ainda, perguntou a Roberto Wittmann qual seria a expressão em português, para gratidão. 
2017, 2020, 2025
Oktoberfest Blumenau 2017.
Depois, voltou a visitar a região em janeiro de 2020 e por último, em janeiro de 2025, em uma viagem exclusiva para a região de Santa Catarina. 
Festa Pomerana, 2020.
Recepcionado em São Bento do Sul pela Banda Treml- 2025.
Nesta, elaboramos uma programação que pudesse ser oportunizada a partir do real intercâmbio cultural musical entre pessoas da região com o musico e compositor Norbert Gälle. Por nossa conta, procuramos promover o intercâmbio de Gälle com grupos musicais regionais, como a Banda Treml e a banda municipal de Pomerode, Banda Municipal Die Originalen Rega Bläser. Desejávamos envolver igualmente, a Banda dos Tiroleses de Treze Tílias, mas o tempo e a logística não permitiram, ficando, assim para uma próxima visita do compositor ao estado. O atual presidente do Tiroleses, Treze Tílias, Werner Thaler e seu filho Vinícius Thaler, que é o regente do grupo juvenil da banda, estiveram presente no evento de São Bento do Sul que recepcionou Norbert Gälle, em 25 de janeiro de 2025.
Werner Thaler, Vinícius Thaler, da Banda dos Tiroleses, e Norberto Gälle.


Norbert Gälle e a nova banda - "Die Scherzachtaler"

Em novembro de 2023, a banda de sopro, estilo Boemio-Morávia, Scherzachtaler Blasmusik, banda na qual Norbert Gälle tocou por mais de 30 anos, fez sua última apresentação com momento de intensa emoção, deixando uma grande lacuna no cenário de música de sopro. 
Alguns músicos da antiga banda Scherzachtaler Blasmusik, especialmente Norbert Gälle, estabeleceram uma nova meta, uma nova formação para preencher esta lacuna e encontrar  uma maneira de manter a tradição deste gênero musical, de metais da Boêmia-Morávia.
"Die Scherzachtaler".
Gälle não desejava ficar sem uma banda, como também outros cinco músicos da Scherzachtaler Blasmusik. Procuraram novos músicos de sopro que quisessem se juntar a eles. Encontraram 14 novos músicos com o mesmo interesse e com muita experiência e qualidade musical. Logo no primeiro mês de 2024, em janeiro, foi fundada a nova banda "Die Scherzachtaler", com um perfil mais dinâmico, vibrante, com músicos solistas experientes, e tocando composições originais e exclusivas. O regente e também diretor da nova banda é Frank Seitz é o tubista da formação de Anton Gälle. 
No repertório tocam composições e sucessos de Norbert Gälle, Mathias Gronert, bem como, de Anton Gälle, Berthold Kiechle, Markus Abenstein e Florian Kirchmann, assim como, tocam novas composições e canções da Era Ernst Mosch.
A formação atual de  "Die Scherzachtaler",  é composta pelos músicos:
      1. Frank Seitz: Regente e Diretor;
      2. Robert Reck: Trombone;
      3. Georg Buck: Clarinete;
      4. Markus Abenstein: Clarinete;
      5. Thomas Fischer: Flugelhorn / trompete;
      6. Steffen Scherb: Flugelhorn / trompete;
      7. Korbinian Böck: Flugelhorn / trompete;
      8. Benedikt Schwab: Flugelhorn / trompete;
      9. Benedidikt Osswald: Flugelhorn / trompete;
      10. Norbert Gälle: Barítono / trompa tenor;
      11. Fabian Rahner: Barítono / trompa tenor;
      12. Dominik Rahner: Barítono / trompa tenor;
      13. Karl Scherb: Barítono / trompa tenor;
      14. Robert Reck: Trombone;
      15. Sebastian Graf: Trombone;
      16. Luis Schulzki: Trombone;
      17. Max Schweikart: Tuba;
      18. Magnus Wille: Tuba;
      19. Bruno Stemmer: Bateria;
"Die Scherzachtaler" - Bömischer Traum
A agenda de shows da banda está cheia, com agendamentos adiantados para 2025. 
Em 25 de fevereiro de 2025 iremos conferir um destes shows, com a presença do compositor Norbert Gälle, na Alemanha e compartilharemos nesse blog.

Cantar faz bem e não tem contra indicação!

Para ouvir, ver e cantar junto - outras canções - Clique sobre: Canções alemãs

















Nenhum comentário:

Postar um comentário