quarta-feira, 3 de junho de 2015

Direto do Renascimento - em Blumenau? - Folia Renascentista

Folia Renascentista
Vocal Consort Blumenauensis - 2015
Percebemos uma certa movimentação cultural, quase um mutirão artístico, envolvendo muitos profissionais da arte musical e teatral - desde: cantores, arranjadores, músicos,  regentes, figurinistas, roteiristas, ...Enfim, todos trabalhando para montar um musical  inédito na cidade de Blumenau que reflete um determinado periodo da História  das artes - O Renascimento. 

Renascimento - Periodo artístico que reflete, através da arte, as movimentações e mudanças sociais da Europa, cujo contexto está inserido no recorte de tempo entre os séculos XIV e XVI
Após a Idade Média, por inúmeros motivos, ocorrem mudanças em diversas áreas da sociedade européia. A arte reflete o modo de viver da sociedade - suas mudanças. Também, a música recebeu influência dos novos tempos no período, ao lado da arquitetura, pintura e escultura. Inicia os Tempos Modernos.
As mudanças aconteceram, entre outras questões, a partir do surgimento de uma nova classe social originada pela expansão do comercio, navegação e das cidades. Esta nova classe social buscou seu espaço na sociedade que tinha como elite - os membros da Igreja cristã e a nobreza - estruturadas  dentro de  um sistema feudal
Pirâmide social medieval
A partir da expansão marítima e comercial, entre outras questões e descobertas, ocorre o surgimento da burguesia. A "escala divina" das catedrais góticas reduzem-se à escala do homem que neste momento poderia adquirir como a Igreja e viver como um principe, mesmo não tendo nascido em berço nobre. Os representantes do "novo poder" e classe social poderia desfrutar do Conhecimento, possuir artes e assistir e montar espetáculos musicais como bispos e reis.
Blumenau, ainda neste mes de junho de 2015, terá um espetáculo de música erudita inspirado neste período - renascentista. A música renascentista é a música produzida dentro deste período que mencionamos, entre os séculos XIV e XVI. A música do período, como as demais artes visuais  adquiriram as características renacentistas de maneira gradual. Não teve um momento exclusiva que possa se afirmar foi nesta data, ou momento. A pesquisa musicológica sugere que o conceito de início deve ser evitado devido às dificuldades ao definir o significado e demarcação da época para o termo. Pode-se afirmar que o movimento humanista italiano - ao revelar e divulgar a estética de Roma antiga e de Grácia antiga - nível conceitual - para uma recalidação acelerada da música, pode contribuir com sua influencia direta sobre a teoria musical, composição e interpretação de maneira sugestiva.
Sabe-se que, como nas artes visuais, também músicos recebiam grande quantias para concretizar projetos e obras musicais, que muitas vezes abrilhantavam novos teatros e salões dos novos membros da nova elite que surgia junto com a Igreja e membros da nobreza.
Folia Renascentista - Texto fornecido 
..."Em 1855 o historiador francês Jules Michelet (1798-1874), em sua grande obra Histoire de France, utilizou pela primeira vez o termo Renascimento para o período histórico após a Idade Média. O contexto da Europa dos séculos XV e XVI compreende grandes mudanças na cultura, literatura, arte e música, apresentando novas descobertas, inovações, tecnologias e progressos nas técnicas de composição musical.
No século XVI apareceram novas correntes musicais, inspiradas no fazer musical amador, evidenciando o florescimento dos estilos nacionais, especialmente na composição para conjuntos vocais. Cada país desenvolveu sua própria música, principalmente a secular e, por ser em vernáculo, era mais apreciada pela maioria das pessoas.

FOLIA RENASCENTISTA é uma amostra de canções seculares francesas, alemãs, espanholas e madrigais ingleses e italianos, interpretados pelo coro de câmara Vocal Consort Blumenauensis, acompanhado de instrumentos como cravo, violão, flauta doce e percussão. Nestas canções, cantadas geralmente em reuniões sociais, compositores como Arcadelt, Morley, Monteverdi, Encina, dentre vários outros, buscavam transmitir ao ouvinte as ideias e as paixões do texto, igualando seriedade, nobreza e o engenho do poema. Os artistas se apresentarão em trajes de época, enriquecendo, assim, a atmosfera histórica do espetáculo.

O Coro 
O VOCAL CONSORT BLUMENAUENSIS, coro de câmara, é formado basicamente por cantores de Blumenau e região. Iniciou suas atividades em agosto de 2012, com o intuito de fomentar um trabalho de excelência em música coral clássica em Blumenau. 

Idealizado por Marcos Liesenberg e Roberto Rossbach, teve seu concerto de estreia – SOLI DEO GLORIA, no dia 17 de dezembro de 2012, no auditório Heinz Geyer do Teatro Carlos Gomes, em Blumenau. O programa deste concerto constou de madrigais e motetos, dentre compositores como Claudio Monteverdi, Heinrich Schütz, Johann Christoph Bach, Josef Rheinberger, além da obra principal, o moteto Jesu, meine Freude (BWV 227), de Johann Sebastian Bach, acompanhado ao órgão positivo e violoncelo. 

Em dezembro de 2013, o Vocal Consort Blumenauensis apresentou uma série de concertos de Natal em igrejas de Blumenau. O repertório contou com villancicos do século XVI, canções natalinas tradicionais de diversos países, spirituals e obras do século XX. O concerto foi acompanhado por um quarteto de flautas e instrumentos de percussão.

Em 22 e 28 de setembro de 2014, o VCB, juntamente com uma orquestra arregimentada, apresentou o concerto “Mestres do Barroco”, respetivamente no Teatro Carlos Gomes e na Vila Itoupava, em Blumenau. O repertório consistiu do moteto SWV 386, “Die Himmel erzählen die Ehre Gottes, de Heinrich Schütz; da cantata BWV 131, “Aus der Tiefen, rufe ich, Herr, zu Dir, de Johann Sebastian Bach; do moteto BWV 118 “O Jesu Christ, mein´s Lebens Licht, de Johann Sebastian Bach e do “Magnificat” de Francisco Durante/Giovanni Battista Pergolesi. O concerto foi coroado de êxito, granjeado grande repercussão junto à comunidade do Vale do Itajaí. 

Em dezembro de 2014, realizaram-se três concertos de Natal, em igrejas blumenauenses, a exemplo do ocorrido em 2013.É intenção do conjunto, realizar temporadas anuais de concertos de música clássica, sacra e óperas, oferecendo, assim, à comunidade blumenauense e catarinense um frequente e intenso contato com estes gêneros de música. O coro recebe orientação vocal de Marcos Liesenberg e está sob a regência de Roberto Rossbach...."....  Roberto Rossbach e Marcos Liesenberg  - 

Equipe do Espetáculo
Foto: Sr. Luiz Carlos Kriewall Filho





Sopranos: Elke Haas Fonseca, Melissa Knaesel, Michele Schade, Roseli Weingartner, Tatiane Krüger Niebuhr, Waltraud Haas Bianchi

Contraltos: Adriana Neumann, Karin Haas Augsburger, Juliana Furlani, Melita Bona, Luciana Lira


Tenores: Lucas Speck, Lúcio Mello, Marcos Liesenberg

Baixos: Divonei Scorzato, Helder Cadore, Marcos da Silva, Rolf Mathias Haas


Cravo : Roberto Rossbach


Flauta: Suelen Mondini

Violão: Renato Mor

Percussão: Integrantes do VCB

Chansons, Lieder, Madrigales, Balletos e Villancicos

Coro de Câmara Vocal Consort Blumenauensis
Parte dos cantores do Coro de Câmara Vocal Consorte Blumenauensis

Regência: Roberto Rossbach

Preparação Vocal: Marcos Liesenberg
Sr. Roberto Rossbach e Sr. Marcos Liesenberg
Figurinos de época: Atelier D. Beirão – José Alfredo Beirão


Para quem quiser assistir um bom espetáculo e, simultaneamente, contribuir através de sua presença, para que a produção de espetáculos eruditos e artes tenham mais espaço na cidade de Blumenau e com qualidade, a produção artística local encontre "ecos" e espaço, incentivando estes profissionais e suas iniciativas, quase sempre  motivadas somente por ações isolados e individuais de cada membro da equipe - desprovidas, quase totalmente, de apoios formais e oficiais.
Para sua agenda
Folia Renascentista

Dia: 24 de junho de 2015 – 20h
Local: Auditório Heinz Geyer – Teatro Carlos Gomes – Blumenau - SC
Ingressos: R$ 30,00 (inteira), R$ 15,00 (meia – conforme lei) Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do teatro.
Informações: (47) 3144-7166 (Teatro Carlos Gomes) ou (47) 9985-0096 (Vocal Consort Blumenauensis)

Estaremos lá!



















Nenhum comentário:

Postar um comentário