quinta-feira, 25 de junho de 2015

Correspondência Oficial - 1871 - Hermann Blumenau

Apresentamos uma correspondência oficial do Diretor da Colônia de Blumenau - Sr. Blumenau. É quase certo, que a missiva foi redigida por outra pessoa e somente assinada pelo Sr. Hermann  Blumenau, pois a caligrafia não é a mesma do fundador da colônia. O ofício foi escrito no dia 11 de dezembro de 1871 e respondido oficialmente - Desterro, no dia 16 de fevereiro de 1872, neste momento, pelo Presidente interino da Província Santa Catarina, Sr. Inácio Acioli de Almeida.  
A correspondência foi encontrado no Setor de Documentos raros da Biblioteca Central da UFSC, onde o original se encontra arquivado.


Transcrição da Correspondência
N°37
Diretoria da Colônia Blumenau, 11 de Dezembro de 1871.

Illmo e Exmo Sr.

Acabando-se em breve o primeiro trienio de serviço dos membros da Junta d´esta colonia e cumprindo-me, em conformidade com o regulamento das colônias e as mais ordens em vigor, fazer a Va. Ea. a competente proposta para a nossa junta, não posso de deixar de respeitosamente solicitar, Va. Ea queira dignar-se, de renovar a nomeação dos actuais membros da mesma cujos nomes abaixo seguem para hum novo triennio.
Tendo-eu os consultado à respeito, concentirão nesta minha proposta  finalmente, bem que só depois de alguma hesitação em resistencia, visto que seu encargo he meramente honorária e não isento de alguns incommodos.
O regulamento  das colonias e as mais ordens em vigor são se oppoem à tal renovação, nem conteen disposições à tal respeito.
Por esta razão eu me permitti o pedido supra e isto tanto mais, quanto he bastante diffícil, entrar entre os colonos individuais, que não somente sejão idoneos para este encargo, mas ainda se lhe querão prestar com o necessário zelo.
Se porém  Va. ea. opinar, que os actuais membros da Junta não podem continuar de servir por mais outro triennio, hei de me esforçar, para apresentar a Va. Ea. outra lista de individuos idoneos, bem que, como já disse será trabalho diffícel.
Deus Guarde a Va. Ea.
Illmo. e Exmo. Sr.
Joaquim Bandeira de Gourêa
Presidente da Província 
etc.     etc.    etc.   
O Diretor
O. H. Blumenau
Nomes
dos actuais membros da Junta da Colonia Blumenau
Christovão Bauche,
Continua.
Respondido em 16 de fevereiro de 72
Carlos Külps
Augusto Müller,
Julio Paupitz,
Guilherme  Schreiber,
Gustavo Spierling.

O Sr. Joaquim Bandeira de Gouvea - o destinatário deste ofício e que não o recebeu, nasceu no Rio de Janeiro no ano de 1812 e foi nomeado para o cargo de Presidente da Província de Santa Catarina - através de uma carta imperial datada  do dia 28 de dezembro de 1870, assumindo o cargo no dia 16 de janeiro de 1871. Governou a província até 7 de janeiro de 1872, portanto, não recebeu o ofício do Sr. Blumenau, o qual foi respondido no dia 16 de fevereiro de 1872. Neste tempo, assumiu interinamente o Sr. Vice Presidente Guilherme Cordeiro Coelho Cintra - que permaneceu no cargo até o dia 15 de junho passando novamente o governo para o Presidente interino  Sr. Inácio Acioli de Almeida, que completou o mandato no dia 8 de julho de 1872. 


Para acessar outros documentos históricos - Clicar sobre: Documentos Históricos








Nenhum comentário:

Postar um comentário