terça-feira, 9 de junho de 2015

Residência Engenheiro da Empresa Força e Luz e um pouco desta História - Blumenau



Em 1912 - Gustav Salinger, Peter Christiano Feddersen e Paulo Zimmermann receberam a concessão da Câmara Municipal de Blumenau para exploração de luz e força na queda do Rio Itajaí Açu.
Politicamente, estes senhores eram alinhados. Um fato que comprova esta afirmativa é de que no  dia 24 de maio de 1914 se reuniram os "descontentes" com a política de Alwin Schrader no salão de propriedade de Júlio Pupitz (cunhado de Leopold Hoeschl) - no Passo Manso, e lançaram a candidatura de Paulo Zimmermann - que pertencia ao grupo político de  Peter Christiano Feddersen - à sucessão da Prefeitura de Blumenau. Paulo Zimmermann tinha comércio na localidade de Fidélis e através do casamento com uma filha da família Jensen, com grande prestígio na comuna e comercialmente, por conta da indústria de laticínios. Nesta época Zimmermann era agrimensor prático e também trabalhava na abertura de estradas na zona do médio  e Alto Braço do Sul e também era Conselheiro do Município. Comenta-se que  Peter Christiano Feddersen fez grande lobby e buscou parceiros políticos para este investimento, por conta da localização de terras que possuía na região.
A Usina do Salto, não foi a primeira usina hidrelétrica em Blumenau. 194
Alguns anos antes, Frederico Guilherme Busch obteve a concessão para explorar energia elétrica. O empresário que chegou de Santo Amaro da Imperatriz, construiu uma pequena usina elétrica  no Ribeirão Gasparinho, da qual forneceu energia elétrica a Blumenau. A iluminação pública urbana de Blumenau - a primeira deste tipo no Estado de Santa Catarina - foi inaugurada no dia 19 de fevereiro de 1908
Dentro deste contexto, o grupo de políticos, agora no poder da administração pública, recebe da Câmara Municipal o direito de explorar uma usina hidrelétrica no Salto do grande rio Itajaí Açu.

O grupo de políticos/empresários conseguiu um financiamento na Alemanha para desenvolver e executar o projeto. Ficou acertado entre o poder público e os empresários (que eram os  mesmos), que estes disponibilizariam o serviço de força e luz em todo o território de Blumenau, exceto na região onde foi disponibilizada a concessão a Frederico Busch - 1910. Ninguém mais poderia ter as rodas d´água.
A Usina do Salto entrou em funcionamento no dia 25 de dezembro de 1914 - na data de natal.
Equipamentos originais da data de inauguração

















Data da inauguração em placa colocada no aniversário de 80 anos - interior da edificação histórica da usina..
Porão da edificação histórica - previsto espaço para a passagem das águas do Itajaí Açu durante as enchentes.













O empreendimento, que era blumenauense, foi vendido em 1920 para um grupo paulista.
A Empresa foi transformada em uma sociedade anônima e passou a se chamar Empresa Força e Luz Santa Catarina. Após quatro anos, a empresa retornou às mãos de empresários de Blumenau.
Funcionários da Empresa Força e Luz




A Equipe técnica, desta época residia nas proximidades da usina, em uma edificação construída com a técnica construtiva enxaimel - em um tipo geminado onde há duas células residencias em uma só edificação. 
Estivemos no local, e após aproximadamente 100 anos, verificamos que a edificação histórica se encontra em perfeito estado de conservação e este em uso residencial por duas famílias distintas que ocupam as distintas células familiares por aproximadamente 50 anos.
Hoje, dia 28 de maio de 2018 - a edificação histórica tem uma placa de oferta o a palavra "Vende-se" na sua frente. Preocupante! 

Residência do Engenheiro - Fotografia Junho 2015




As imagens comunicam..."Casa do Engenheiro" e entorno











Da janela do sótão - vista para a Ponte Lauro Müller e a residência que se encontra em processo de restauro
Casa da Família Scardueli


Edificação foi restaurada em 2016







Leituras complementares - Para acessar - Clicar sobre os títulos: 
  1. Usina do Salto
  2. Ponte Lauro Müller
  3. Companhia Jensen
  4. Frederico Guilherme Buch
  5. Christiano Feddersen
Vídeo:
Corrigindo a fala do vídeo, quando mencionamos que se trata da primeira usina de Santa Catarina - Foi a segunda. A primeira, também construída em Blumenau, foi construída na propriedade de Frederico Guilherme Buch, poucos anos antes.


A História de outro tempo - presente  na paisagem.
Identidade e alma da cidade. 



















Hoje, dia 28 de maio de 2018 - a edificação histórica tem uma placa de oferta o a palavra "Vende-se" na sua frente. Preocupante! 

Em Construção...


2 comentários:

  1. Que reliquias... e que poucos conhecem! Manter a preservacao dessas casas eh obrigacao do Estado e do municipio. Belo e importante relato sobre a Usina do Salto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim....quem conhece gosta, e que gosta, cuida.
      Abraço grande.

      Excluir