terça-feira, 9 de junho de 2015

Alwin Schrader e a Granja Modelo do Bairro de Salto Weissbach

Um pouco de pedaços da história de Blumenau...
No final do século XIX,  Alwin Schrader contribuiu com Richard Hinsch, na atividade da lavoura e pecuária e apresenta algumas contribuições e diretrizes práticas na manutenção das respectivas atividades. Hinsch criou uma Granja Modelo no Bairro de Salto Weissbach, a qual, posteriormente foi transformada em Estação Agropecuária. Foram importados animais e aves de raças selecionadas da Europa, com os quais os rebanhos da colônia foram melhorados.
Por razões desconhecido, este posto deixou de existir no ano 1911.
Cemitério Luterano do Centro - Blumenau
Ao fundo - Residência de  Alwin Schrader - Stadtplatz

Ao fundo - Residência de Alwin Schrader - Stadtplatz
Dias atuais
Ao fundo - Residência de Alwin Schrader - Stadtplatz
Dias atuais
Stadtplatz - Busto de Alwin Schrader
 História - Salto Weissbach

A região do bairro Salto Weissbach está localizada no caminho natural dos primeiros agrimensores e desbravadores que rumaram para o Alto Vale do Itajaí e também para o Vale do Testo (Na outra margem do Itajaí Açu), onde surgiram inúmeros núcleos urbanos  no interior da Colônia Blumenau, a começar por Indaial e Pomerode, entre outros tantos. 
Lembramos que em 1863, Hackradt e outros homens decidiram explorar o afluente do Rio Itajaí Açu Rio do Testo, para o interior da mata, quando conheceram a região onde seria o núcleo urbano de Pomerode
Mais tarde - quatro décadas após, a região fez parte do trecho ferroviário da Estrada de Ferro Santa Catarina  - EFSC -  a qual se desenvolveu em torno de sua estação
Trecho ferroviário da EFSC em Salto Weissbach

Ferrovia - Salto Weissbach
Sua estação foi inaugurada junto com a inauguração do primeiro trecho ferroviário da EFSC - no dia 3 de maio de 1909. Algumas edificações importantes surgiram em torno da estação ferroviária de Salto Weissbach - Como por exemplo a principal casa comercial durante muito tempo -Comercial Sprenger. 




Leitura Complementar - Clicar sobreSalto Weissbach











Nenhum comentário:

Postar um comentário