sexta-feira, 14 de julho de 2017

Arquitetura - Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens - Urubici SC

 Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens - Urubici SC






Um dos pontos focais de  Urubici - cidade da Serra Catarinense, Brasil - é conhecido pela originalidade e dotado de uma arquitetura ímpar, não somente na região, mas dentro do Brasil. O ponto focal - parte da paisagem de uma cidade, com relevante importância no conjunto, é todo o elemento que naturalmente torna-se referência de "orientação" do homem dentro de seu espaço e, intuitivamente é usado para localização, podendo esse ser natural ou edificado. 
É muito comum que um dos principais pontos focais das cidades seja a igreja.  Como herança distante do ágora grego e do templo da divindade protetora da polis, quase sempre na frente de uma igreja, existe uma praça pública - ponto de encontro natural das pessoas que vivem na cidade ou estão passando por ela.

Urubici - Entre os anos de 1935 e 1965






Localização da  Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens - Urubici SC

A Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens localizada na cidade de Urubici foi a terceira igreja construída no local e sua história é muito recente. Nas duas primeiras décadas do Século XX foi construída uma capela e consagrada para guardar uma imagem  da santa, esta doada por Hipólito da Silva Matos à comunidade. A imagem foi trazida da capital do Brasil da época - Rio de Janeiro - até Laguna, de navio. Chegou na cidade de Urubici no dia 8 de julho de 1917. No dia 20 de junho de 1930 foi lançada a pedra fundamental da nova igreja e sua construção realmente teve início no ano de 1932, quando, em janeiro - D. Daniel Hostin promulgou um decreto de criação da Paróquia como nome de Nossa  Senhora Mãe dos Homens.

Urubici - lançamento da pedra fundamental da nova (velha) igreja com a presença da imagem da padroeira - nossa Senhora Mãe dos Homens - A imagem foi trazida da capital do Brasil da época - Rio de Janeiro - até Laguna, de navio. Chegou na cidade de Urubici no dia 8 de julho de 1917. No dia 20 de junho de 1930 foi lançada a pedra fundamental da nova (velha) igreja e sua construção realmente teve início no ano de 1932, quando, em janeiro - D. Daniel Hostin promulgou um decreto de criação da Paróquia como nome de Nossa Senhora Mãe dos Homens.
No dia 4 de julho de 1965 foi iniciada a construção da atual igreja com a técnica construtiva e linguagem do estilo moderno -  feita de concreto e  com a presença de um complexo sistema de estrutura, fechamento e telhados.
Construção da  nova igreja (Velha) - Década de 1930 - localizada aos fundos

Nova (velha) Igreja 

Nova (velha) Igreja  e o local onde foi construída a igreja moderna - local de pastagens na época.
Aos fundos - a presença da igreja antiga


Igreja antiga e a obra da nova igreja
















Interior da Igreja  Nossa Senhora Mãe dos Homens - Urubici SC


No auge do ciclo madeireiro - década de 1960 - como aconteceu em outras regiões do Estado de Santa Catarina, como por exemplo - também no Vale do ItajaíUrubici passou por bons momentos na economia - com aumento do poder econômico. Houve o aumento da população local, em função da oferta de mão de obra para a extração, beneficiamento e transporte da madeira para centros maiores.
História de Izidoro Cechetto -            Acervo: Alessandra Cechetto Arruda - Blog Carol Pereira
Padre José
O aumento da população, que não foi tanto como o alardeado, mas foi o suficiente para despertar o desejo do pároco da cidade da época - Padre José Alberto Gonçalves Espíndola (sua breve biografia está no final dessa postagem) - oportunizou o momento econômico - de construir uma nova igreja matriz. A justificativa do religioso à comunidade, de acordo com a publicação Urubici e suas belezas naturais - Uma História na Serra Catarinense foi muito simplista, como segue:
"O Padre José Alberto Gonçalves Espíndola decidiu construir uma nova matriz, já que a igreja velha, após 30 anos de uso e já com as estruturas abaladas não comportava todos os seus fiéis." 

Padre José Alberto delineou o projeto para a nova igreja de Urubici com capacidade para 1100 pessoas sentadas. O projeto não foi totalmente aprovado por toda a comunidade que se dividiu nas opiniões. Alguns o consideravam muito arrojado e sua proposta, desnecessária. 
O padre estava decidido e começou a obra no dia 4 de julho de 1965. A obra ficou sob a responsabilidade do construtor José Zilli. Muitas pessoas da comunidade trabalharam na obra de maneira voluntária, ou faziam doações de somas de dinheiro ou outros produtos que eram comercializados e revertidos em dinheiro. Também foram providenciados carnês mensais, tipo rifa, cuja aquisição dava o direito de participar de sorteios de brindes.
A obra recebeu grandes somas de dinheiro de ordens religiosas brasileiras e também, recebeu dinheiro da Alemanha.
No dia 11 de novembro de 1973, foi realizada a última missa na igreja antiga, que foi trocada, com somente 30 anos de uso, por ser "velha". Após a última missa - as pessoas seguiram em procissão para a nova igreja - na procissão foram transladados os paramentos, velas, imagens e alguns bancos liderados pelo padre que idealizou essa mudança - o Padre José, como todos o conheciam.



Atual salão de festas
No ano de 1980 - ainda existiam as duas igrejas na paisagem. Padre José faleceu no ano de 1977, com isso concluímos que não autorizou a demolição da antiga igreja e a construção do salão de festas com uma arquitetura de gosto duvidoso no local.





A igreja nova e antiga sobrepostas - Da antiga visível somente as torres.

Altar igreja antiga

Irmandade - Frente da igreja antiga - Década de 1950
Dados importantes
O mentor da arquitetura da Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens foi o próprio Padre José, que na época viajou para muitos lugares do Brasil para pesquisar. Curioso, que a partir dessas visitas e não sendo arquiteto, idealizou uma linguagem e conceito, a partir de sua volumetria, totalmente diferentes. A planta tem a forma de cruz e possui quatro frentes - segundo o religioso, ilustrando o "não" à desigualdade social, pois a igreja não tem fundos e nem frente, embora seu lay out interno, caracterize o lado dos fundos e da frente. Também observamos que um dos "braços" da cruz, do lado norte, é maior que os outros três. O que isso significa, não saberíamos definir, uma vez que enalteciam a igualdade social. 
O altar está localizado no lado sul, ao contrário da construção das históricas igrejas e catedrais de vários períodos históricos, onde esse era localizado ao leste para receber os primeiros raios de sol, geralmente a partir de uma rosácea. 
O mentor da Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens - Urubici SC - Padre José - está sepultado na porta de saída da parte mais longa da planta em "cruz" da igreja - lado norte.











Os "vitrais" (que não são vitrais, mas vidros coloridos), apresentam muitos quebrados e desprovidos de manutenção no tempo presente, foram trazidos de São Paulo - aos cuidados do Padre Ghizoni - da família de imigrantes italianos da região.
"Vitrais" - vidro colorido
 Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens
 Urubici SC
Raios dos "vitrais" subindo - representa o amanhecer.
As pedras que revestem as fachadas da igreja, em um tipo de trabalho mosaico, foram trazidas de Itajaí - cidade onde nasceu o Padre José. As portas de madeira foram feitas pelo carpinteiro Geraldo Grandi - descendente de outra das famílias italianas da região.
De acordo com o idealizador do projeto, o Padre José - os desenhos dos "vitrais" sobre as quatro portas "comunicam" e tem determinados significados. Dois dos vitrais apresentam o sol com raios "descendo" - o entardecer e dois, tem os raios do sol subindo - o amanhecer. 
"Vitrais" - são vidros coloridos com diversas cores - Raios descansando - Representa o entardecer.

Os vitrais das laterais das quatro pontas da planta em cruz, tem forma de "zigue-zague" também tem seu significado: de acordo com o idealizador, é a fé sendo elevada aos céus. No ápice da "abóbada" central foi colocada uma coroa lembrando Nossa Senhora Mãe do Homens - a padroeira da igreja. Internamente, na cúpula, está a imagem de Nossa Senhora Mãe dos Homens, também padroeira da cidade de Urubici. 
O santo protetor ou a divindade também é uma herança do período clássico, quando as cidades gregas e mais tarde, as cidades romanas, possuíam uma divindade e o fogo sagrado, não somente na casa dos patrícios (cada cidadão tinha a sua), como também, da cidade. Era construído o templo, no qual a imagem da divindade era consagrada e protegia a cidade, ou a polis. Geralmente o templo era construído nos locais mais elevados do território da cidade. As pessoas ou fiéis, não tinham acesso ao seu interior restringido somente aos sacerdotes. Esses permaneciam na parte externa, que nos dias de festas, chegavam ao local através de procissões, guiadas pelas virgens sacerdotisas. Quando o Império Romano se converteu ao cristianismo, adquiriram muitas práticas da "religião pagã" como também emprestaram a planta das primeiras igrejas cristãs, para a qual foi adotada a planta da basílica (que tinha origem no ágora colunadas gregas), local público onde funcionava o tribunal e o mercado.
Resultado de imagem para basílica romana
Basílica romana
Arquitetura
Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens - Urubici SC

Fachada Norte - lado que está sepultado o idealizador da igreja - Padre José. Observar a perfeita integração com o paisagismo através da apropriação, com arte, do desnível natural do terreno - viabilizando a criação de ambientes no "porão" e da grande escadaria localizada junto à Fachada Oeste e voltada para o jardim/praça feito dentro de uma linguagem clássica. 
Fotografia de  J.L. Cibils.





























Foto acima
"Foi um trabalho de 4 dias, fotografando, toda a região da Serra Geral, tudo de helicóptero. Este trabalho, executei no ano de 2001.
Foi um trabalho bem cansativo e que na época, beneficiou vários municípios da região."J.L. Cibils
A arquitetura e o paisagismo são únicos sob o aspecto da linguagem arquitetônica, técnica construtiva e apropriação do espaço do sítio. Essa postagem aconteceu, porque lemos muita coisa sobre a arquitetura da igreja matriz da cidade de Urubici, que não procede - como por exemplo: seu estilo seria Barroco (?).
Ao conceber a volumetria da igreja e seu conceito, o Padre José, demonstrou que tinha conhecimento sobre da arquitetura religiosa e determinado em construir algo monumental para a cidade de sua comunidade - não mediu esforços e trabalhou para o envolvimento de todos dessa comunidade para a construção da obra.
Para compor o resultado final da volumetria da nova igreja da cidade de Urubici, houve o resgate de elementos da arquitetura gótica, como o arco botante, a monumentalidade e a planta em cruz, mesmo que com outras funções dentro do conjunto final da edificação. O arco botante, criado na Europa durante a Idade Média surgiu para "liberar" a parede da estrutura e com isso, torná-la mais leve. Foi uma das grandes "revoluções' na Arquitetura e na Engenharia. As paredes poderiam ser tão leves, que poderiam construí-las em vidros. A justaposição desses arcos possibilitaram a elevação do pé direito das igrejas rumo "aos céus". 
Inclinação do telhado propicio para neve
A integração entre esses elementos nas catedrais góticas medievais seguiam uma certa hierarquia e cuidado com os tamanhos. Jamais foi criado um arco botante onde abrangia toda uma fachada, como o foi feito nas quatro elevações na igreja de Urubici, fazendo com que o telhado assumisse também parte com a função de fechamentos, ou paredes - ideal para o clima onde acontece nevasca - mesmo com temperaturas baixas, na cidade de Urubici é um fenômeno raro.


Resultado de imagem para igreja gótica
Catedral gótica e seus principais elementos construtivos - que a caracterizavam - observar as dimensões e  proporções dos arcos e abóbadas, bem com a sua implantação.
O grande fechamento e junção - ao centro - dos quatro grandes arcos "alongados", caracterizando as quatro pontas da planta em "cruz" (uma maior que as outras três), foi feito para que lembrasse a cúpula gótica, mas não com o mesmo sistema construtivo das igrejas góticas, onde se faziam necessário a pedra, realmente pedra fundamental - a última pedra para estabilizar toda a construção. Na Igreja Senhora Mãe dos Homens de Urubici, foi feito somente um grande elemento com estrutura em concreto armado e fechamento em vidro, que lembra esse elemento gótico - uma das principais características daquela arquitetura religiosa e que marcou o período medieval na Europa, após a queda do grande Império Romano - responsável pela disseminação do cristianismo na Europa "pagã" e curiosamente - uma das causas responsável por sua queda, ocorrida poucos séculos antes da Idade Média - Séculos V e VI.
Retornando...

Para definir as características da arquitetura da Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens de Urubici podemos afirmar que foi adotada a técnica construtiva do estilo moderno - do Brasil da década de 1960, com a adoção de elementos usados na arquitetura gótica. No entanto, usados somente na forma e não, a partir da técnica construtiva e do uso. Observamos a genialidade de como foi estruturado o telhado/parede dos quatro volumes da planta em forma de "cruz" - autoportante e usando auto sustentação - ou sustentação do peso a partir da distribuição das forças ou cargas, observando a inclinação do telhado conseguida dentro do grande arco botante
As placas foram "prefabricadas" e imaginamos que o projeto deva ter tido o assessoramento de um bom calculista. O engenheiro da obra foi João Backes - natural de Itajaí (Descendentes de alemães da cidade portuária por onde passaram parte dos imigrantes alemães que chegaram em Blumenau). O fechamento desses elementos foi feito de alvenaria de tijolos revestidos com pedras, que lembram um mosaico com "grãos" maiores, adequando a monumentalidade da edificação e visível de uma certa distância. O mosaico é uma das características de muitas construções históricas da região e da cidade de Urubici, feitas a partir de cacos de azulejos. 
Urubici - SC -  uma tipologia arquitetônica  Art Decó - totalmente revestida com mosaico de cacos de cerâmica - característica da arquitetura vernacular de Urubici.

Urubici - SC -  Detalhe da tipologia anterior - característica da arquitetura vernacular de Urubici.

Urubici - SC -  uma tipologia totalmente revestida com mosaico de cacos de cerâmica - característica da arquitetura vernacular de Urubici.

Urubici - SC -  detalhes de uma edificação revestida com mosaico de cacos de cerâmica - característica da arquitetura vernacular de Urubici.

A técnica construtiva usada pala cobrir a "cúpula central" da igreja seguiu a mesma usada nos quatro elementos das fachadas onde estão as portas principais do templo. Para fazer estas placas sem forma definida e uma diferente da outra, foi usado o concreto armado pré construído - pré fabricado, e colocados sobre o grande vão fechado - esse fechado por "vitrais" trazidos de São Paulo.
Grande "cúpula" cobrindo o grande vão central da igreja.
A arquitetura da igreja foi complementada pelo paisagismo que segue a linha clássica. O projeto original está preservado somente na forma. A praça e o jardim, atualmente se encontram um pouco abandonados. É  visível o quanto é monumental - caracterizando a praça da igreja através de imagens aéreas. 
Na parte inferior do templo - também criado para deixá-lo ainda mais alto em um dos lados do terreno (criando escadarias - há ambientes para multi uso ou usos afins e sanitários. Também se encontram em estado de semi abandono.
O idealizador da Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens soube arquitetar a partir de informações artísticas, culturais e de identidade locais, a função. Com muita propriedade, criou uma arquitetura única e arrojada, não somente local, mas dentro da escala estadual e nacional. Comentamos que para  isso, não precisavam demolir a igreja anterior, que perto da idade das igrejas da Europa e templo do oriente, era "recém constituída"  e nada velha.
No ano de 1980 - ainda existiam as duas igrejas na paisagem. 
Percebemos a partir de uma fotografia feita no ano de 1980, que a demolição da antiga igreja de Urubici não foi uma iniciativa do Padre José, que faleceu no ano de 1977.
A arquitetura da Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens de Urubici é uma releitura da arquitetura gótica com a apropriação de seus elementos, com outros usos e funções. Fez-se o uso dos elementos da arquitetura gótica, porém, com a técnica construtiva do estilo moderno, e o decorativismo da arquitetura vernaculizar local. O resultado ficou muito bom.
História de Nossa Senhora Mãe dos Homens
Imagem da Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens - Urubici SC.
Achamos curioso que a imagem representa Nossa Senhora maquiada e com brincos, 
situação não muito bem aceita em muitas comunidades e também em outras religiões.
Imagem da Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens
Santuário do Caraça MG
Atualmente, o culto à Nossa Senhora Mãe dos Homens acontece na diocese do Porto - em Pedras Rubras, freguesia de Moreira, onde a sua festa é realizada no primeiro domingo de julho. No mês de maio é celebrada na comunidade dos freis franciscanos capuchinhos da cidade de Gondomar.
No Brasil, a imagem da santa chegou pelas mãos do Irmão Lourenço - no final do Século XVIII. Esse fugia do Marques de Pombal - que o perseguia, por motivos políticos, e também a sua família - Távora - em Portugal. 
Irmão Lourenço adquiriu terras na Serra do Caraça - Minas Gerais e fundou o Santuário de Nossa Senhora Mãe dos Homens - Santuário que já visitamos e temos o material separado para escrever sua história há algum tempo. Em breve, contaremos em uma nova postagem, conectando à  essa.
Santuário do Caraça Minas Gerais - Brasil




Ao contrário de Portugal, no Brasil, Nossa Senhora Mãe dos Homens encontrou solo "fértil". Deu origem à Irmandade de Nossa Senhora Mãe dos Homens e a exemplo de Urubici, há muitas igrejas pertencente ao Patrimônio Histórico Cultural Arquitetônico de muitas regiões do país, em períodos históricos.
Em 1774, Irmão Lourenço construiu a primeira capela no Caraça. Mais tarde, no mesmo local, foi construído o Colégio do Caraça - local que também visitamos e em breve faremos uma postagem. Contam que após um grande incêndio, somente a ermida de Nossa Senhora Mãe dos Homens permaneceu salva.
No Rio de Janeiro - a devoção à Nossa Senhora Mãe dos Homens teve início em  pequeno oratório, originando uma das Igrejas de grande valor histórico cultural no país, a exemplo da moderna igreja de Urubici, inaugurada no dia 11 de novembro de 1973,  também, um exemplar regional, pertencente ao Patrimônio Histórico Arquitetônico brasileiro.

Endereço:
Rua Policarpo de Souza Costa, 1.176,  Centro - Urubici SC.

As imagens comunicam


















Visível - o lado maior da planta em "Cruz" - Fachada oeste.






Detalhe da cobertura e sua estrutura


Dados da Praça na frente da igreja

Campanário muito simples - provavelmente não seria aprovado pelo Padre José


Fechamento do vão central - "vitrais" em zigue-zague - movimento 'ao céu".
Grande "cúpula" - vão central.

Grande "cúpula" - vão central.
Grande "cúpula" - vão central.










Patrimônio histórico - bancos da antiga igreja, em um canto da nova.



Detalhes do fechamento do vão central - "vitrais" em zigue-zague - movimento 'ao céu".



Bancos para sentar 1100 pessoas

Planta na forma de "cruz" orientação principal sentido Norte/Sul



















Imagem da igreja  Nossa Senhora Mãe dos Homens - Urubici SC










Escadaria criada sobre o "porão" - Fachada Oeste.



Fachada Oeste - lado baixo do terreno




Praça da Fachada Oeste






Fachada Norte e adotada como principal
















O Padre José Alberto Gonçalves Espíndola está sepultado no interior da Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens - Urubici SC - lado norte e mais alongado da planta em "cruz".
Breve Biografia
Padre José Alberto Gonçalves Espíndola - Padre José.
O mentor intelectual da moderna igreja de Urubici, Padre José Alberto Gonçalves Espíndola nasceu cidade catarinense de Itajaí no dia 15 de março de 1920, filho de José Espíndola e de Maria Gonçalves Espíndola. Ainda criança iniciou seus estudos no Seminário de Azambuja, concluindo seus estudos primários e ginasiais e depois continuou os estudos de teologia e filosofia no Seminário Central de São Leopoldo RS – até que adoeceu no ano de 1942. 
Resultado de imagem para hospital luterano de ibirama sc
Hospital de Ibirama SC - onde Padre José esteve internado
Foi exatamente em fevereiro de 1942, que ficou muito doente. O diagnóstico era uma doença pulmonar. Padre José ficou impedido de prosseguir os estudos, dos quais permaneceu afastado por durante um ano. Foi internado no Hospital Luterano de Ibirama – Pertencente a Blumenau e localizada no Vale do Itajaí.  
Nesse tempo, pediu ao arcebispo de Florianópolis, Dom Joaquim Domingues de Oliveira, para continuar os estudos em Mariana MG, o que lhe foi negado. Estava certo que o clima de São Leopoldo não lhe fazia bem. Saindo do hospital – em Ibirama, voltou a morar com seus pais, na cidade de Itajaí, completando um ano de repouso e recuperação. Em 1943, novamente solicitou aos superiores que não retornasse a São Leopoldo e mais uma vez, recebeu um “Não”.   
Entrou em contato com o bispo de Lages – e pediu permissão para permanecer naquela Diocese – a qual foi aceito. Através de uma carta datada no dia 27 de abril de 1943, novamente a D. Joaquim de Florianópolis, solicitou sua transferência ou saída do Seminário onde estava ou como chamam – excardinação, a qual foi oficializada no dia 10 de maio do mesmo ano e, o aceite em Lages, ou incardinação, aconteceu no dia 28 de fevereiro de 1944. Seus estudos teológicos prosseguiram no Convento dos Padres Capuchinhos em Mercês, na cidade de Curitiba. 
Resultado de imagem para Igreja Nossa Senhora da Conceição –  Itajaí SC.
Igreja Nossa senhora da Conceição –  Itajaí SC.
Ordenou-se Padre no dia 16 de dezembro de 1945. Rezou sua primeira missa na Igreja Nossa senhora da Conceição – na cidade de Itajaí SC. 
No início do ano seguinte, mais precisamente, entre os dias 13 e 14 da janeiro de 1946, acontecia um retiro do clero na cidade de Lages SC - no Colégio Diocesano e o pároco de Urubici - Padre João Wenceslau Zelezny, solicitou ao Bispo diocesano - D. Daniel Hostin, um Padre auxiliar para a sua paróquia. Após 10 dias o Bispo atendeu o pedido do Padre de Urubici. No dia 24 de janeiro de 1946, quando, então o Padre José foi nomeado vigário cooperador da igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens de Urubici, SC. Nesse mesmo dia o Padre José  foi recepcionado pela comunidade da paróquia de Urubici com um jantar festivo. O pároco Padre João Wenceslau Zelezny estava na paróquia de Urubici desde o ano de 1944.  
Fotografia feita de um cartaz no interior da igreja matriz de Urubici no dia 19 de julho de 2009.
No dia 16 de janeiro de 1946 tornou-se o pároco da comunidade de Nossa Senhora Mãe dos Homens, cargo que ocupou até partir, em 1977. Naquela época a paróquia tinha 31 comunidades, nas quais foi o responsável pela construção de diversas capelas e salões paroquiais. Também criou cursos para a formação de lideranças, assumiu a Ação Católica com grupos de JAC e JEC. 
Quem o conheceu Padre José conta que era dotado de uma personalidade marcante: muito comunicativo, diplomata, administrador e bom orador. Atraía a atenção das pessoas quando estava fazendo o uso da palavra. 
Urubici tinha estradas precárias, ficava distante de hospitais. Motivou a construção do Hospital e Maternidade São José, iniciada em 1º de dezembro de 1948 e inaugurada em 29 de maio de 1955. Padre José teve influência na vinda das Irmãs Franciscanas de Dillingen, em 1955. Congregação fundada na Baviera - Alemanha, em 1241. As Irmãs chegaram em Urubici e assumiram o Hospital de Caridade e Maternidade São José, quando acabava de ser construído. O hospital era propriedade da Diocese de Lages e por muitos anos teve como presidente, o Padre José. Em 1988, acordado com o Bispo diocesano Dom Oneres Marchiori, as Irmãs assumiram também a direção do Hospital, até então exercida pelo pároco local. Em 2003, a diocese de Lages resolveu passar o Hospital de Caridade e Maternidade São José para a Associação Franciscana da Divina Providencia e, a partir de então, chama-se Hospital São José de Urubici. As Irmãs também fundaram o Colégio Santa Clara - na frente do Hospital -  na década de 1960 - do qual, também o Padre José também exerceu o cargo de Diretor. 









Colégio Santa Clara

Hospital de Caridade e Maternidade São José

Colégio Santa Clara

Hospital de Caridade e Maternidade São José


Padre José também assumiu opções partidárias políticas, com intuito de contribuir com sua comunidade. Isso não lhe trouxe uma vida fácil, pois seus opositores políticos não o perdoavam. Desde sua instalação na cidade de Urubici, foi membro do Diretório da ARENA, partido criado pelos militares após o Golpe de 1964. Com isso, seu acesso ao Palácio do Governo era facilitado e oportunizava o bom acesso para solicitar recursos para obras religiosas e sociais de Urubici.  
Teve grande responsabilidade e incentivou a criação do município de Urubici, que aconteceu no 3 de fevereiro de 1957. Foi um dos líderes, junto aos letos, da abertura da estrada da Serra do Corvo Branco, criando o caminho para o litoral, através de Grão Pará. A partir de Urubici, são 30 km de estrada até o alto da serra, a quase 1.500 metros de altitude, onde foi feito impressionante corte de 90 metros de profundidade, na rocha. Recomendamos a leitura da postagem – (Clicar sobre) Serra do Corvo Branco.  
Foi o mentor intelectual e dono do “projeto” da nova Igreja de Nossa Senhora Mãe dos Homens, iniciada em 4 de julho de 1965 e inaugurada em 11 de novembro de 1973.  
Faleceu com 57 anos de idade, no dia 1º de maio de 1977, quando se sentiu mal na festa do Colégio Santa Clara. Ao retirar-se da festa, foi até a casa paroquial e faleceu de infarto do miocárdio.  
Foi sepultado na cidade de Itajaí no dia 2 de maio de 1977. Foi homenageado na missa de corpo presente no local onde celebrou sua primeira Missa. Estiveram presentes centenas de famílias de Urubici. Foi na cidade de Itajaí, a última Celebração na Igreja da Imaculada Conceição, onde fora batizado e celebrara a Primeira Missa, com a participação do arcebispo Dom Afonso Niehues, bispos e padres.  


A comunidade de Urubici conseguiu oficialmente o translado de seus restos mortais, anos após. Estão guardados no interior da Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens. 
Depoimento: "Nós, os sobrinhos, o chamávamos de tio Padre. Passei algumas férias em Urubici onde desfrutei do ambiente acolhedor, familiar e alegre da casa Paroquial. Tio Padre tinha quatro irmãos: Luiz (meu pai-falecido) tia Beatriz (falecida) tia Cece e tia Nene e sua família era uma família unida e especial comandada por meu avô José e minha avó Morena (Maria Cândida). Lembro que em uma das minhas férias, na época de carnaval, o povo estava desobedecendo e não havia encerrado o carnaval ás 24:00 de terça-feira. Tio Padre me acordou e fomos até a igreja bater o sino com sinal fúnebre, munidos de lanternas. Nas férias aproveitava o tempo para frequentar o curso para coroinhas que o tio Padre promovia na Paróquia e sempre o acompanhava quando ia rezar missa no interior do município, para onde íamos de Jeep, por estradas precárias e atravessando os rios nos lugares determinados. Tio Padre era uma pessoa especial de quem sempre nos lembraremos com carinho e respeito." -  Luiz Fernando Espíndola - Itajaí - Do Site do Pe. José Artulino Besen
Um pouco da história da Serra Catarinense do estado de Santa Catarina a partir da arquitetura presente na cidade de Urubici SC.

Fotos de Novembro de 2017






Leituras Complementares: Clicar sobre o link escolhido


Em construção e sob revisão!








4 comentários:

  1. Boa noite, nasci em Urubici, tive a felicidade de conhecer o "Padre Josè", me encantei com o que pude ler e ver. Parabéns pela riqueza de detalhes, alguns que mesmo como criança e adolescente fui testemunha. Obrigado por manter viva esta memória.

    ResponderExcluir
  2. Muito feliz com seu retorno.
    É um prazer poder compartilhar.
    Abraço grande.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns gostei muito da matéria do blogue, rico em detalhes 👍

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada. Fico bem contente que apreciou....
      Abraços de Blumenau.

      Excluir