quarta-feira, 29 de julho de 2020

Um personagem de Blumenau e Região - O Médico Alexandre José Ferreira

Dr. Alexandre José Ferreira em seu consultório.
Neste ano de
2020, Dr. Alexandre José Ferreira está completando 50 anos de atividade médica, desconsiderando seus anos de formação profissional primária - faculdade. Conhecemo-o atuando, no mesmo dia que conhecemos outra personalidade sobre a qual já escrevemos - o ex ferroviário da EFSC Carlos Krueger, que aguardava na sala de espera de seu consultório. Nesse momento, também conhecemos sua esposa - Frau Krueger e um pouco sobre a história de sua vida. O link está no final desta postagem.
Apreciamos resgatar a história de personagens que não fazem parte das páginas dos livros de história da cidade e região. No entanto, fazem parte da história e a diferença.
Alexandre José Ferreira nasceu em 5 de junho de 1947, em Blumenau e é filho de José Ferreira e Araci Borb Ferreira. 
Imagem retirada de seu diploma de Medicina.
Ingressou no Curso de Medicina da Universidade Federal do Paraná em 1965, com 18  anos incompletos. Colou grau em Medicina em 7 de dezembro de 1970
Fotografia feita no seu consultório.
Em janeiro de 1971 inicia sua residência no Hospital de Clínicas da Universidade do Paraná. Completando 2 anos, foi certificado em 10 de janeiro de 1972. Em 1° de março de 1973 inicia sua espacialização em Cardiologia na Faculdade de Medicina  da USP - Universidade de São Paulo - São Paulo SP. Aprovado nas provas de conhecimento, foi certificado em 10 de dezembro de 1973.














Em 16 de novembro de 2010, coincidentemente, assistimos  a uma sessão na Câmara Municipal de Blumenau, na qual Dr. Alexandre recebia uma homenagem na plenária, na forma de uma Moção de Louvor. O Vereador responsável pela homenagem foi o Vereador Jovino Cardoso que a justificou, pelos serviços prestados pelo médico, à sua comunidade, com desvelo e missionariamente. 
Nesse tempo completava 40 anos de atuação da medicina.
Fotografia feita no seu consultório.
Em 3 de dezembro de 2019, um pouco antes de acontecer o tempo da pandemia causada pelo Covid 19, Dr. Alexandre foi reconhecido novamente e considerado merecedor de mais uma homenagem na Câmara Municipal de Blumenau, recebendo-a das mãos de seu colega e também vereador de Blumenau, Dr. Carmo Souza. A homenagem foi motivada pelos relevantes serviços prestados à sua comunidade através de seus conhecimentos de medicina. Nesse momento, Dr. Alexandre disse que  aceitou a homenagem, pela classe médica que trabalha em Blumenau e no Vale do Itajaí. “Os que trabalham atualmente e os que nos precederam merecem essa homenagem”, disse no momento. Dr. Alexandre também lembrou que seu pai, José Ferreira, foi vereador de Blumenau entre os anos de 1951 e 1963.

“A medicina é muito mais que ciência, ela é arte e uma prova de humanidade e quem conhece o Dr. Alexandre sabe o que quero dizer. Ele tem o mesmo sorriso num atendimento às 6 horas da manhã como às 21 horas. É um operário da medicina e exemplo, alguém em que eu me inspiro.” Vereador de Blumenau Carmo Souza.
 
Nesse momento de homenagem, Dr. Alexandre agradeceu e disse que continua entusiasmado com a profissão que escolheu. Agradeceu o reconhecimento da Câmara e também, agradeceu à sua família, especialmente a sua mãe, Dona Araci, 97 anos que se encontrava presente na solenidade.
E é assim. Nós sabemos que é exatamente como foi narrado por Dr. Carmo Souza
Dr. Alexandre atende sorrindo, durante uma jornada diária, de mais de 12 horas de trabalho. Nosso reconhecimento e admiração por esse ser humano exemplar e, já para a História.
Atuando no seu consultório, compenetrado e sem notar que estava sendo registrado para a história.





Dr. Alexandre José Ferreira, que completou 50 nos de atuação na Medicina em 2020, é especialista em cardiologia, além de clinicar em seu consultório, faz parte do Corpo Clínico dos Hospitais Santa Isabel e Santa Catarina, de Blumenau/SC. Escrevemos sobre a história do Hospital Santa Catarina - também no final da postagem. Dr. Alexandre é Diretor Técnico do Instituto de Cardiologia  de Blumenau - CARDIOBLU, por mais de 15 anos; foi membro do Conselho de Administração da Unimed - no ano de 2002, e Vice Presidente - gestão 2015/2018, sendo seu atual Presidente. Também é Vice-Diretor Clínico do Hospital Santa Isabel de Blumenau desde março de 2013.
Ao longo destes quase 50 anos de atuação médica, participou, desde 1973, de Congressos Brasileiros de Cardiologia, Congressos da Sociedade Paulista de Cardiologia, Congressos da Sociedade Catarinense de Cardiologia, Congressos Europeu de Cardiologia, Congressos da American Heart Association e Congressos do American College of Cardiology.
Esta é uma narrativa biográfica rápida e racional que surgiu mediante a atuação humanitária do médico, que não mede esforços e não tem tempo ruim para trabalhar, de maneira diferencial destacando o lado humano. O que faz as pessoas buscarem seu atendimento e quase sempre tornam-seus amigos. Nem o tempo de isolamento social, de pandemia o fez parar, o que nos faz pedir sempre, que cuide de sua saúde, para que possa continuar sua missão com essa entrega caridosa para o restabelecimento e controle da  saúde das pessoas de sua comunidade -seja local ou regional.
Dr. Alexandre com sua filha, também médica, Dra. Mariana Amaral Ferreira

Vida longa Dr. Alexandre.
Dr. Alexandre falando sobre a hipertensão.

Pessoas que fazem e já fazem parte da história de Blumenau.

Comentários nas Redes Sociais

Médico dedicado. Comprometido com a função de cuidar da vida de seus pacientes. Admiro muito.  Foi médico de minha avó Erna, minhas tias, minha mãe e é meu cardiologista. Estou viva hoje, graças a ele, por ter descoberto um problema respiratório sério, que outros dois médicos anteriores não conseguiram identificar. Além de excelente médico, é um ser humano maravilhoso. Marisa Demarchi
Grande ser humano e querido por todos. Elenora Zech
É medico de minha mãe. Ela também sempre falou muito bem dele. Excelente profissional e como pessoa... Juliana Schadrack
Dr. Alexandre...médico de toda minha família...Grande profissional e ser humano dedicado e responsável...Trabalhei com ele, por 10 anos...Muito à agradecer... Boni Silva
Ele é realmente alguém em que se pode confiar de olhos fechados! Sempre foi disponível em nossa família a qualquer momento. Que Deus o abençoe sempre. Dr. Ferreira merece!!  Daisi Petersen Demarchi

Nenhum comentário:

Postar um comentário