Homenagem ao Imigrante na Semana da Imigração Alemã - Década de 1970
Ex Prefeito de Blumenau Félix Theis ajudando a colocar flores no monumento do imigrante - tradição repetida todos os anos até o tempo presente.
Geralmente, na semana na qual está o dia 25 de julho é são prestadas homenagens aos pioneiros e imigrantes alemães, também lembrando enaltecendo sua cultura, feitos e história. Imigrantes que fundaram inúmeras cidades no Sul do Brasil e no Vale do Itajaí. Na cidade de Blumenau e na região, território da antiga Colônia Blumenau - é uma tradição, a prática de Homenagem ao Imigrante e ao Colono - com momentos culturais e festivos. Neste momento, de maneira muito respeitosa, são lembrados aqueles que iniciaram a história das principais cidades da região do Vale do Itajaí. Em Blumenau esta iniciativa teve início com a iniciativa do C.C. 25 de Julho de Blumenau - temos registros de 1970.
Comunidade Ilse - Indaia/Ascurra - existe ainda nos dias atuais. Mesma arquitetura deste tempo da fotografia.
Igreja católica - localizada no meio da Rua XV de Novembro - idealizada pelo Padre José Maria Jacob - linguagem neogótica do final do século XIX - foi demolida para construir a atual existente no local.
Igreja Luterana Igreja do Espírito Santo - construção do Século XIX - respeitada em sua originalidade e nunca se cogitou demolir para fazer uma nova - Exemplo.
Os tradicionais momentos de homenagens são momentos nos quais são lembrados os pioneiros - imigrantes alemães e a cultura que impregnou a paisagem a partir de seus hábitos e costumes. Esse processo contribuiu para a formação da nação brasileira - multicultural.
As homenagens, também são prestadas, de maneira tradicional, junto ao Monumento do Imigrante, prática que que teve início há muito tempo, na cidade de Blumenau e região e que aos pouco, estamos reunindo alguns registros - a partir da década de 1970.
Homenagem do C.C. 25 de Julho de Blumenau - Ano de 1970.
Encontramos mais alguns registros fotográficos históricos desta homenagem ocorrida no passado, mais especificamente, com a presença do C.C.25 de Julho de Blumenau, que desde este momento histórico - década de 1970, junto com a municipalidade de Blumenau - presta a tradicional homenagem ao imigrante, com representantes de seus grupo culturais ao lado de representantes da municipalidade. A municipalidade de Blumenau começou a participar junto com o C.C. 25 de Julho de Blumenau, durante o governo do Ex Prefeito Félix Theis, em 1974.
Por conta do isolamento social, os eventos e solenidades em respeito a esta data, na região, estão um pouco diferentes neste ano de 2020.
Registros inéditos deste momento - Década de 1970
Registros de Homenagens no Monumento do Imigrante ocorridas em anos recentes - nos link's abaixo
Nenhum comentário:
Postar um comentário