segunda-feira, 30 de setembro de 2019

O livro - A FERROVIA NO VALE DO ITAJAÍ Estrada de Ferro Santa Catarina

Estamos em ritmo de postagens "Escrevendo o livro 'Fachwerk - Técnica Construtiva Enxaimel'". Em Breve retornaremos ao ritmo de postagens diárias. Agradecemos a compreensão.



Nenhuma descrição de foto disponível.
Em ritmo de término do livro - Fachwerk - Técnica Construtiva Enxaimel, o qual seguirá seu processo até estar pronto na mão e que será lançado nos primeiros meses de 2020, exatos 10 anos após o outro livro - A Ferrovia no Vale do Itajaí - Estrada de Ferro Santa Catarina que o compartilharemos neste momento - aos interessados e pesquisadores, pois é para isso, que este trabalho existe.

Palavras do Professor Vilmar Vidor, orientador da Dissertação de Mestrado na UFSC - Programa de Pós-Graduação em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade que originou este livro.
O desenvolvimento do Vale do Itajaí poderia ter sido melhor se a Estrada de Ferro Santa Catarina não tivesse sido desativada e, sim, administrada com seriedade e competência. O resgate e a análise minuciosa, por Angelina Wittmann, de um conjunto importante de documentos provam a tese de que o desmonte da Estrada foi um procedimento inconsequente.
Resultado de imagem para vilmar vidor
A tese, muito além da dedicação acadêmica e científica, é um trabalho de descoberta de antigas emoções que ainda são reveladas em determinados lugares da Estrada, como em algumas estações reconstruídas/restauradas por associações de amigos apaixonados pela Estrada de Ferro; pela beleza das pontes em estrutura de ferro importado e abandonadas no interior da mata atlântica. Dentre essas pontes, pelo menos duas estão sendo reutilizadas para o trânsito viário em Blumenau e em Rio do Sul. Angelina resgata, igualmente, a memória viva de alguns usuários e trabalhadores da Estrada de Ferro, revivendo momentos de glória e prosperidade no imaginário das pessoas do Vale do Itajaí.A obra, pela complexidade de seu desenvolvimento e pelo conjunto de documentos expostos, compreende um acervo importante para a história, a geografia, a arquitetura e o urbanismo do Estado de Santa Catarina.

Prof. Vilmar Vidor

Vídeos e imagens de seu lançamento na cidade de Blumenau - Teatro Carlos Gomes - Blumenau em 30 de abril de 2010.
















Imagens de seu lançamento na cidade de Rio do Sul - na Galeria de Artes Arno Georg da Fundação Cultural  - em 22 de setembro de 2010. 
























Imagens de seu lançamento na cidade de Florianópolis - Assembléia Legislativa - em 13 de abril de 2011. Fotos Fábio Queirós 






Wilson Wan Dall










Infelizmente perdemos o arquivo configurado para a impressão na Editora, por isso, o número das páginas não conferem e ainda está um pouco "esculhambado" e diferente daquelas publicadas no livro em edição impressa - Disponibilizamos, portanto, para a sua Leitura.

 Para sua pesquisa, leitura e observações disponibilizamos o livro, no link abaixo. Para isso basta "clicar" sobre:

A FERROVIA NO VALE DO ITAJAÍ - Estrada de Ferro Santa Catarina

Boa leitura!























Nenhum comentário:

Postar um comentário