sábado, 14 de setembro de 2019

A abertura de caminho de Blumenau a Joinville - 1903 ::: Texto de Karl Alexander Wettstein e ilustrações de Hans von Hayek -1869-1940

Estamos em ritmo de postagens "Escrevendo o livro 'A Técnica Construtiva Enxaimel - Fachwerk'". Em Breve retornaremos ao ritmo de postagens diárias. Agradecemos a compreensão.
Desenho de  Hans von Hayek .
 Compartilhamos neste espaço de pesquisa, o trabalho de Karl Alexander Wettstein e de Hans von Hayek - 1869-1940, texto e ilustração respectivamente, que narra sobre a abertura do caminho entre a Colônia Blumenau e a Colônia Dona Francisca - atual Joinville, em cuja rota, se encontrava as nucleações urbanas de Pommeroder e Jaraguá do Sul, Corupá e São Bento, estrategicamente localizadas para o melhor funcionamento desta estrada colonial, cujo ponto final era o Porto de São Francisco - outra porta de chegada de imigrantes  alemães.

Já escrevemos sobre este caminho no link - (Clicar sobre):

Observando esta questão de logística interna, no interior das colônias alemãs e o traçado dos caminhos, podemos afirmar que este foi um caminho incrementado não somente pela Sociedade Colonizadora Hanseática, mas também, pela Colônia Blumenau, como uma das principais rotas até o Porto de São Francisco de Sul, de onde vieram muitas das famílias de imigrantes alemães e também, produtos importados da Europa, principalmente da Alemanha para o interior de seu território. 
Olhar no mapa. 
O  Diretor das nucleações urbanas privadas pertencentes à firma Sociedade Colonizadora Hanseática, era nascido no Stadplatz da Colônia Blumenau. Dirigia algumas das nucleações da Sociedade Colonizadora em território externo à grande Colônia Blumenau, bem como, também a colônia pertencente ao seu território - como, a Hammonia - atual Ibirama e que foi muito importante para a construção ferroviária na região - sendo a única construída com tecnologia e capital alemão em território brasileiro - as demais eram inglesas.

"No Brasil, Wettstein encontrou em Joinville e Blumenau comunidades prósperas e cujos descendentes conservavam o idioma e os costumes, manifestando vitalidade e espírito empreendedor. Os jovens teuto-brasileiros surgiam assim como prova do sucesso da colonização alemã no Brasil e como exemplos encorajadores na argumentação colonialista. Compreende-se, assim, que não os colonos, mas sim os seis filhos surjam no centro das atenções em publicação de K. A. Wettstein intitulada "com filhos de colonos alemães pela selva brasileira" e que, com 210 páginas, 42 ilustrações e dois mapas apresenta a um público amplo de leitores a viagem ao e através do sul do Brasil do autor. (Mit deutschen Kolonistenjungen durch den brasilianischen Urwald! Selbsterlebte Weihnachtsgeschichte. Eine Reise nach und durch Südbrasilien und seine deutschvölkischen Kolonien, Leipzig: Friedrich Engelmann, 2a. ed. 1910)."
Acima trecho sobre a abertura do caminho entre as colônias Blumenau e Dona Francisca. Para ler mais sobre na fonte original - clicar sobre: A abertura de caminho de Blumenau a Joinville pelas matas da serra (1903) a serviço do Deutschtum na juventude alemã em texto de Karl Alexander Wettstein e ilustrações de Hans von Hayek (1869-1940)













Nenhum comentário:

Postar um comentário