sexta-feira, 1 de maio de 2020

1° de Maio - Dia festivo de montar o Maibaum


Hoje na História – 25 de Agosto de 1960 | Blog Hoje na HistóriaO dia 1° de maio é uma data especial para os povos de algumas regiões da Alemanha, da Áustria, Eslováquia e da República Tcheca. Nesta data praticam uma tradição milenar, a qual mudou suas características e significados, muito mais antiga que a chagada do cristianismo à região, através do Império Romano, convertido à religião em 380, por ordem do Imperador Teodósio I, religião oficial que é o levantamento do Maibaum - a árvore de maio. As árvores, dentro da natureza, ocupam um lugar de destaque na mitologia germânica - religião antiga, considerado pelo cristianismo de religião pagã. Muitos dos signos, elementos, passagens dessa mitologia foi resgatada  e recuperada dentro dos contos de fadas dos irmãos Grimm. Uma forma inteligente de preservar esta memória dentro de um espaço intransigente da religião oficial vigente. Lembrando que antes do Império Romano se converter, representantes desta religião eram perseguidos e colocados em arenas com leões para divertir a população. Depois do Império Romano tornar-se cristãos - estes passaram a perseguir - principalmente no período da inquisição.

Mas, retornemos à árvore de maio, na Alemanha - Maibaum...
Recebemos notícias da Alemanha, que o ritual do levantamento e as festividades, como aconteceu com, o cancelamento do Oktoberfest de München que foi cancelada, se não o foram, sofreram e adaptações e não foram tão completos e festivos como normalmente o são, em função da necessidade do isolamento social, para conter o aumento da contaminação pelo Convid 19.

Rödelsee - Dia 1° de maio de 2020 - Fotos do Prefeito Burkhard Klein
Rödelsee - maio de 2020.



O dia ficou um pouquinho mais triste por lá, e também por aqui, pois haviam grupos culturais de perfil alemão locais, que estavam resgatando esta prática.

Vamos relembrar um pouco a origem do Maibaum?

Em maio de 2013 tivemos a oportunidade de acompanhar e registrar  o ritual - semelhante em muitas cidades de diferentes regiões da Alemanha - na região de Unterfranken. Nesta passagem, rodando pelas regiões alemãs, observamos a presença do Maibaum nas praças de inúmeras cidades dentro de um trajeto de 4 mil Km. 

Vamos conhecer o  Maibaum...

Kresbronn  - 2013.
No continente Europeu, onde está a Alemanha, o mês de maio representa  uma época na qual, a primavera começa a exibir as suas cores, época das primeiras colheitas - que sempre foi importante para o calendário daqueles povos dentro dos vários períodos de tempo histórico - desde o tempo que homem deixou de ser caçador e coletor e passou a ser agricultor e pastor - deixando o nomadismo e se fixou. Aprofundamo-nos nesta pesquisa, quando escrevemos o livro "Fachwerk - A Técnica Construtiva Enxaimel" e a cultura que foi se formando, entre estes povos que se fixaram e aprenderam a observar a natureza e seus períodos e também destinado seus momentos de lazer, nos cultos destinada a mesma. A árvore sempre foi um simbolo forte e importante para a cultura e religiões destes povos. 
Nos períodos remotos, onde surgiu a mitologia e a religião antiga, existiam inúmeros rituais e neste período também, rituais relacionado à fertilidade e carregados de simbolismos e entre eles, está o Maibaum ou Árvore de Maio, com que se dá boas vindas ao mês da fertilidade, colheita e da vida. 

Eckehart Spengler, perito nos ritos de maio, explica que, dentro de religião primitiva dos romanos, antes do cristianismo chegar, as manifestações entre os romanos eram dirigidas à Maia, deusa romana da fertilidade. Também deveria existir uma prática semelhante entre os antigos germanos e na sua mitologia, pois cultuavam as árvores, uma vez que manifestações da natureza ocorriam nesta região. O resultado, de maneira resumida, foi que entre a Páscoa e Pentecostes - do cristianismo -  era hábito saudar a primavera com música e instalar na praça central o Maibaum - Árvore de Maio, representando a Árvore da Vida. 
Árvore da Vida - os significados celta e bíblico
Rödelsee - maio de 2013.
Uma prática que perdura, por séculos e é tradição em muitas regiões, até os dias atuais.

Outras tradições que tem ligação com o Maibaum, festas de acasalamento, com origens também nas antigas religiões e que fez surgir a Festa das Noivas de Maio – idade média que ainda alimenta a tradição de colocar um galho decorado diante da janela da amada. e rege a lenda, que se o galho fluorecer, o amor tem chance, do contrário, não.
Bad Wörishofen: Maibaumaufstellen und Maifest 2018 – mindelmediaNEWS
Bad Wörishofen.
Os Maibaum´s são, na sua maioria, grandes, árvores altas, com 30 metros aproximadamente, decorados e fixados na praça central da cidade ou na entrada da vila, em um evento festivo será levantada. Na Baviera, tem o espiral a partir da esquerda inferior ao superior direito. Antes de colocar a árvore, é realizada uma procissão através da comunidade ou vila e é acompanhada por uma banda e um grupo de danças folclóricas germânicas, onde se dança em torno da árvore (Maibaum), para comemorar o início da primavera e a chegada do verão. 
Schönau am Königssee.
Schönau am Königssee.

Após o Maibaum ser levantado inicia-se a solenidade onde é hasteada a Bandeira ou Flâmula que é acompanhado pelo hino da cidade, a platéia comemora com cervejas e salsichas, enquanto jovens rapazes da comunidade fixam no Maibaum os símbolos de várias profissões, manuais e artesanais existentes na comunidade ou vila. 
Tudo isso é acompanhado pela música e por danças em torno do Maibaum. 
Bad Wiessee.
Bad Wiessee.
Bad Wiessee.
Bad Wiessee.
Bad Wiessee.
Bad Wiessee.
As fitas brancas e azuis sobre a guirlanda tem uma bandagem de magia e é uma espécie de bênção da prosperidade. A guirlanda é produzida pelas mulheres jovens da cidade, que recolhem donativos e outros enfeites. Pela tradição, o Maibaum precisa ser erguido sem maquinas, nessa hora entram em cena os homens da cidade. Apesar disso, atualmente já há cidades que utilizam guindastes para essa tarefa, mas não pega bem. Atualmente a prioridade e a competição, está em quem tem o maior Maibaum. 
Guabiruba  - Santa Catarina
A Origem...

Mitologia nórdica: parte 1 | Mitologia nórdica, Mitologia e Deusa ...A prática dos festejos do Maibaum existe nas regiões de: Emsland, Franconia, Baden e Suábia, Frísia Oriental e na República Checa. Na maioria das regiões, principalmente em Baden Württemberg, Baviera e na Áustria, o seu significado, a partir de um ritual de colocação na praça, são semelhantes e o início das festividades acontece geralmente no dia 30 de abril. 

A Origem do Maibaum é muito antiga. Tem raízes nas mitologias germânica e romana adequadas aos muitos locais e práticas do cristianismo.
Os antigos povos da região - nômades e que viviam nas matas, respeitavam e cultuavam seres da natureza. Para isto tinham rituais que envolviam divindades da floresta, os quais aclamavam e adoravam através de diversos rituais às árvores. Um exemplo, que conhecemos, são os menires, obeliscos, postes sagrados, que possibilitava conexão com o sagrado, tal como também acontecia com a árvore de maio
Há quem afirme que em alguns locais, houve perseguição àqueles que praticassem o ritual pagão, noutros, foram adaptados à religião cristã, a qual chegou mais tarde, por intermédio dos romanos. Em outros anda, por algum tempo não foi mais praticado, e após um tempo foi resgatado a prática do Maibaum. Há registro do Maibaum em uma pintura de Agostinho Buonamici, conhecido como II Tassi – 1580/1644. 
A obra mostra um grande Maibaum na Praça do Capitólio, escalada por jovens. Na Idade Média, muitas vezes, o Maibaum era chamado de Marienbaum, talvez por ser uma adaptação da religião pagã para o cristianismo. Em ambas, o Maibaum tinha relação com a divindade feminina. Na religião pagã era relacionada à Mãe Terra e no cristianismo era relacionada à mãe de Jesus – Maria. Em muitos lugares, de acordo com Eifel, também denominavam a árvore de Pentecostes. 
Alpenwelt.TV - Maibaumaufstellen am Sonntag, 29. April 2018 in Törwang
Törwanger.
Na Áustria, mesmo proibido de fazer o Maibaum, é mencionado pela primeira vez em 1466. A maneira de fazer e o  Maibaum como é conhecido hoje, com a ponta verde intactas e o anel, é uma prática desde o século XVI. Na Baviera, é feito como nos dias atuais, desde o século XIX, onde as cidades, agora independentes, e o Maibaum representam o símbolo de autoconsciência. 
Ainda dizemos, que é adorável escrever sobre esta tradição milenar da cultura regional da Alemanha. Percebemos tratar de algo muito mais antigo do que podíamos imaginar. Muitos desconhecem de que seja o resquício de uma prática religiosa envolvendo elementos da natureza, na chegada de um período propício à vida, fecundação e colheita farta através da transição entre as estações da primavera e do verão dos povos antigos que viviam naquela região.
Muito interessante, também, é refletir que estes que continuam a tradição do Maibaum no momento presente, são aqueles que são descendentes atuais diretos daqueles que iniciaram, modificaram  e perpetuaram a prática da tradição, por milênios, através das gerações - na mesma região.

Registros, em vídeos feitos por nós, em 2013, na cidade de Unterfranken - Rödelsee - Baviera - Alemanha

Neste dia de Rödelsee, com chuva e frio, bem cedo, não afastou as pessoas do tradicional festejos do Maibaum, que nesse ano de 2020, foram afastados pelo Covid 19.
Guabiruba SC 
Fotografia de Darina Smrzova da Eslováquia

Darina nos enviou a informação de que vilas e pequenas cidades da Eslováquia montam seu Maibaum, também no dia 1° de maio. Explicou que quem monta são as moças solteiras, transparecendo sua proximidade com a religião antiga, onde as mulheres tinham papel importante em relação à fertilidade e à Mãe Terra, relacionando ao elemento feminino. Darina esclareceu que também o fazem sob os acordes da música: Máj, máj zelený pod okienkom sadený


Imagens de um ritual do Maibaum na Eslovaquia



Tradição que aconteceu parcialmente em 2020.












Nenhum comentário:

Postar um comentário