segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Qual é o Foco do Oktoberfest Blumenau? Propaganda equivocada


Já escrevemos um resumo da História do Oktoberfest Blumenau, com o intuito de conhecermos a origem desta festa bávara em solo brasileiro em terra fundada por imigrantes alemãesDurante os mais de 30 anos de festa, esta teve vários momentos e, diríamos, perfis.

Para ler sua história - Clicar sobreOktoberfest Blumenau - História

A permanência da festa, foi muitas vezes analisada e refletida por conta de inversão de valores e foco cultural da festa, onde os destaques são os grupos culturais nacionais e internacionais que se mantém durante todo o ano, na cidade de Blumenau, na região e outras partes do globo. O chope, a música, a dança, gastronomia fazem parte deste grande evento, onde grupos culturais de Blumenau e mesmo cervejeiros renomados e goumert´s da culinária alemã podem, e tem espaço, para propagar aos visitantes, divertindo e proporcionando lazer, também à população local.
Foi preciso, muitas vezes expor, que a Oktoberfest não é Carnaval, aos moldes do carnaval do Rio de Janeiro e tampouco, as mulheres que frequentam a festa não estão disponíveis ao visitante ávido por divertimento acompanhado de chope.

Já tivemos muitos incidentes relacionados a esta falsa ideia - ou cultura parte da conduta machista brasileira - a partir de casos de ausência de total falta de respeito por parte de homens que chegam na cidade com a ideia fixa, de que aqui tudo é muito liberado, acessível e disponível. Muitas vezes seu comportamento em grupo, não é o mesmo em sua cidade e dentro de sua família.
A situação fica um pouco constrangedora quando estes bebem a mais - e se transformam nos "Bonzãos". Não faz parte da cultura local. Antes da bebida, estão: a música de qualidade, a gastronomia, a boa companhia e a dança. Durante a festa, as pessoas reagem mal mediante ao assédio: além das próprias mulheres,  namorados, amigos e maridos.

Ousamos afirmar que a campanha publicitária desta cervejaria está equivocada  e sugerimos um pouco mais de pesquisa sobre a festa e respeito às tradições de Blumenau. 

Assista o vídeo - 4 horas após nossa manifestação nas redes sociais foi retirado do ar.




Passaram -se 4 horas após postagem estar no ar...

Por volta das 14:00 horas do mesmo dia desta postagem (postada às 10:11h - ver no pé desta página), tornaram o vídeo "Privado"
Contamos com o bom senso e que ele não volte à ser vinculado à mídia, caso contrário tememos que o resultado será contrário àquele esperado pelos idealizadores desta campanha. A marca será boicotada pelos residentes da cidade de Blumenau e por aqueles que concordarem que nem tudo vale o que pesa. 
Sugerimos que pesquisem mais sobre a festa de outubro em Blumenau e mais sobre aqueles que fazem a festa, durante o ano todo.

--------------------------
15:00hs
Blog do Pancho
Clic RBS


Brasil Kirin retira propaganda sobre Oktoberfest

17 de agosto de 2015
Foi retirado das redes sociais oficiais da Brasil Kirin o vídeo do comercial da cerveja Schin que gerou repercussão negativa na manhã desta segunda-feira. O comercial também deve ser retirado dos canais de TV.
A empresa deve se posicionar ainda hoje sobre a propaganda e a repercussão. As informações são do secretário de Turismo de Blumenau e presidente do Parque Vila Germânica, Ricardo Stodieck, que conversou com o departamento de Marketing da empresa ao meio-dia.
Stodieck diz que concorda com todas as críticas que os internautas têm feito pelas redes sociais e neste blog. Diz que pediu à empresa para que o foco do comercial fosse revisto e também que analisassem a repercussão.
_ Pouco mais de meia hora depois da conversa eles retiraram o vídeo _ diz Stodieck.
Repercussão
As opiniões negativas nas redes sociais começaram na manhã desta segunda-feira. O comercial da Schin é sobre uma promoção que traz consumidores da cerveja para a Oktoberfest 2015. A cervejaria oficial da festa foi classificada de machista e a peça publicitária, de apelativa.
O comercial reforça a imagem que Blumenau já tem lá fora de ser a terra das belas loiras. Elas aparecem como operárias da construção civil, mecânica e motorista de ônibus. Termina com uma piadinha de mal gosto sobre “tocar uma pra mim”.
------------------------
16:00hs
Virou Humor pelo Blum3n4u M1L GR4U


Para ler mais sobre - G1 - Clicar sobre:


Ein Prosit!
Com qualidade e respeito!


















2 comentários:

  1. Estamos longe disto aqui no norte do Paraná. Tudo feito com muito esforço e trabalho tentando manter o legado e as tradições de quem nos antecedeu. Nossos encontros querem exatamente o oposto do que ocorreu em Blumenau, aonde os interesses comerciais falaram mais alto. Parabéns a população de Blumenau que condenou esta propaganda ridicula e humilhante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Benno. O trabalho sempre fez parte do cotidiano desta cultura e torna tudo mais concreto...desde o princípio. Alguns tentam tornar a cultura mais um produto. Mas temos que focar naqueles que praticam a cultura durante o ano todo e sem faixa etária específica - acontece das crianças até a mais tenra idade. Parabéns a vocês....tudo de bom e abraços de Blumenau.

      Excluir