Já escrevemos um resumo da História do Oktoberfest Blumenau, com o intuito de conhecermos a origem desta festa bávara em solo brasileiro em terra fundada por imigrantes alemães. Durante os mais de 30 anos de festa, esta teve vários momentos e, diríamos, perfis.
A permanência da festa, foi muitas vezes analisada e refletida por conta de inversão de valores e foco cultural da festa, onde os destaques são os grupos culturais nacionais e internacionais que se mantém durante todo o ano, na cidade de Blumenau, na região e outras partes do globo. O chope, a música, a dança, gastronomia fazem parte deste grande evento, onde grupos culturais de Blumenau e mesmo cervejeiros renomados e goumert´s da culinária alemã podem, e tem espaço, para propagar aos visitantes, divertindo e proporcionando lazer, também à população local.
Foi preciso, muitas vezes expor, que a Oktoberfest não é Carnaval, aos moldes do carnaval do Rio de Janeiro e tampouco, as mulheres que frequentam a festa não estão disponíveis ao visitante ávido por divertimento acompanhado de chope.
Já tivemos muitos incidentes relacionados a esta falsa ideia - ou cultura parte da conduta machista brasileira - a partir de casos de ausência de total falta de respeito por parte de homens que chegam na cidade com a ideia fixa, de que aqui tudo é muito liberado, acessível e disponível. Muitas vezes seu comportamento em grupo, não é o mesmo em sua cidade e dentro de sua família.
A situação fica um pouco constrangedora quando estes bebem a mais - e se transformam nos "Bonzãos". Não faz parte da cultura local. Antes da bebida, estão: a música de qualidade, a gastronomia, a boa companhia e a dança. Durante a festa, as pessoas reagem mal mediante ao assédio: além das próprias mulheres, namorados, amigos e maridos.
A situação fica um pouco constrangedora quando estes bebem a mais - e se transformam nos "Bonzãos". Não faz parte da cultura local. Antes da bebida, estão: a música de qualidade, a gastronomia, a boa companhia e a dança. Durante a festa, as pessoas reagem mal mediante ao assédio: além das próprias mulheres, namorados, amigos e maridos.
Ousamos afirmar que a campanha publicitária desta cervejaria está equivocada e sugerimos um pouco mais de pesquisa sobre a festa e respeito às tradições de Blumenau.
Assista o vídeo - 4 horas após nossa manifestação nas redes sociais foi retirado do ar.
Assista o vídeo - 4 horas após nossa manifestação nas redes sociais foi retirado do ar.
Passaram -se 4 horas após postagem estar no ar...
Por volta das 14:00 horas do mesmo dia desta postagem (postada às 10:11h - ver no pé desta página), tornaram o vídeo "Privado".
Contamos com o bom senso e que ele não volte à ser vinculado à mídia, caso contrário tememos que o resultado será contrário àquele esperado pelos idealizadores desta campanha. A marca será boicotada pelos residentes da cidade de Blumenau e por aqueles que concordarem que nem tudo vale o que pesa.
Sugerimos que pesquisem mais sobre a festa de outubro em Blumenau e mais sobre aqueles que fazem a festa, durante o ano todo.
--------------------------
15:00hs
Blog do Pancho
Clic RBS
--------------------------
15:00hs
Blog do Pancho
Clic RBS
Brasil Kirin retira propaganda sobre Oktoberfest
17 de agosto de 2015
A empresa deve se posicionar ainda hoje sobre a propaganda e a repercussão. As informações são do secretário de Turismo de Blumenau e presidente do Parque Vila Germânica, Ricardo Stodieck, que conversou com o departamento de Marketing da empresa ao meio-dia.
Stodieck diz que concorda com todas as críticas que os internautas têm feito pelas redes sociais e neste blog. Diz que pediu à empresa para que o foco do comercial fosse revisto e também que analisassem a repercussão.
_ Pouco mais de meia hora depois da conversa eles retiraram o vídeo _ diz Stodieck.
Repercussão
As opiniões negativas nas redes sociais começaram na manhã desta segunda-feira. O comercial da Schin é sobre uma promoção que traz consumidores da cerveja para a Oktoberfest 2015. A cervejaria oficial da festa foi classificada de machista e a peça publicitária, de apelativa.
As opiniões negativas nas redes sociais começaram na manhã desta segunda-feira. O comercial da Schin é sobre uma promoção que traz consumidores da cerveja para a Oktoberfest 2015. A cervejaria oficial da festa foi classificada de machista e a peça publicitária, de apelativa.
O comercial reforça a imagem que Blumenau já tem lá fora de ser a terra das belas loiras. Elas aparecem como operárias da construção civil, mecânica e motorista de ônibus. Termina com uma piadinha de mal gosto sobre “tocar uma pra mim”.
------------------------
16:00hs
Para ler mais sobre - G1 - Clicar sobre:
Com qualidade e respeito!
Estamos longe disto aqui no norte do Paraná. Tudo feito com muito esforço e trabalho tentando manter o legado e as tradições de quem nos antecedeu. Nossos encontros querem exatamente o oposto do que ocorreu em Blumenau, aonde os interesses comerciais falaram mais alto. Parabéns a população de Blumenau que condenou esta propaganda ridicula e humilhante.
ResponderExcluirBoa noite, Benno. O trabalho sempre fez parte do cotidiano desta cultura e torna tudo mais concreto...desde o princípio. Alguns tentam tornar a cultura mais um produto. Mas temos que focar naqueles que praticam a cultura durante o ano todo e sem faixa etária específica - acontece das crianças até a mais tenra idade. Parabéns a vocês....tudo de bom e abraços de Blumenau.
Excluir