domingo, 20 de março de 2022

Ballet Cultura - Dança clássica no Osterfest - Pomerode SC

Fomos visitar Osterfest 2022 para registrar a visita e a apresentação do Grupo Folclórico Lindental  de Treze Tílias, na cidade de Pomerode e fomos premiados, também com uma apresentação de Ballet - parte do programa da festa pelo Ballet Cultura. 


Em clima de Páscoa.










O Ballet Cultura esteve por mais de um ano - como toda a sociedade mundial, respeitando as regras de isolamento sanitário. E mesmo assim, a performance do grupo de bailarinos que se apresentou foi maravilhosa e se comparada, está no nível de algumas danças que registramos no Festival de Dança de Joinville.

Os melhores momentos
Antes, para ler, um pouco de história...

Um pouco de História - o Ballet
Luís XIV da França,  Rei Sol, no papel,
no Le Ballet de la Nuit (1653).

O Ballet teve seu início como um elaborado entretenimento da aristocracia italiana e francesa e era praticado por nobres amadores (predominantemente homens) nos salões das grandes propriedades e palácios. Combinando dança, música e canto, os primeiros Ballets eram encenações de eventos da mitologia, vivenciados através de deuses e heróis e apresentando fantasias e máscaras maravilhosas.
Os Ballets da corte atingiram seu auge durante o reinado de Luís XIV da França, um dançarino afiado, que foi apelidado de Rei Sol após seu papel em Le Ballet de la Nuit (1653), que decorreu do pôr ao nascer do sol. Seu mestre de Ballet pessoal, Pierre Beauchamp, coreografou muitas das danças realizadas em Versalhes e é creditado por codificar o Ballet como um sistema de movimentos. O legado de Louis inclui o estabelecimento da Academie d'Opera (precursora do Paris Opéra Ballet) em 1669, que abriu o caminho para o profissionalismo do Ballet.
Pierre Beauchamp - codificou o
 Ballet como um sistema de movimentos. 
Seguindo a moda francesa, teatros e casas de ópera surgiram em toda a Europa durante o século XVIII, posicionando os bailarinos como parte de uma comunidade cosmopolita de artistas, nobres e intelectuais. À medida que o alcance do Ballet se expandiu, o mesmo aconteceu com o interesse em suas possibilidades dramáticas. Durante o século, vários coreógrafos estavam desenvolvendo o Ballet como meio de contar histórias, com os deuses e heróis familiares, mas também nobres e princesas, camponeses e encontros românticos.
Marie Sallé.
As mulheres contribuíram para essa época de experimentação, embora permanecessem em minoria. Tanto François Prevost quanto sua aluna Marie Sallé criaram trabalhos explorando as possibilidades expressivas do rosto e do gesto. Em uma época em que poucas mulheres se aventuravam aos holofotes públicos e as dançarinas eram uma novidade fascinante e muitas vezes altamente prestigiadas. Na literatura, poesia foi escrita em suas homenagens, pinturas encomendadas por admiradores sinceros, como por exemplo: Frederico, o Grande, manteve um retrato de Barbara Campanini em seu escritório. No tempo atual, também a Rainha Elisabeth da Inglaterra, publicado na Série The Crow, não escondeu o ciúme que sentiu da admiração que seu marido Philip nutria pela bailarina russa   Galina Ulanova.
Também em Pomerode, existe uma escola de Ballet há mais de 16 anos - representado pelo projeto Ballet Cultura que teve início em fevereiro de 2007, oferecendo dança clássica para as escolas e creches de cidade. As aulas acontecem nas escolas, onde são selecionados talentos para compor o Corpo de Baile Municipal de Pomerode, onde estes bailarinos representam a cidade em diversos festivais de dança. Neste período de existência já conquistaram mais de 200 troféus para a cidade. Atualmente o Corpo de Baile está com 30 alunos e o projeto, com 200 alunos. O Corpo de Baillet tem o apoio da Prefeitura Municipal e  da Fundação Cultural de Pomerode.
A Coreógrafa Andrea Lunetta Hradec com um dos troféus internacionais conquistado por Ballet Cultura.


Amostra da apresentação no Osterfest 2022 - 19 de março
Vídeo


Grupo de bailarinos - de um total de 30, que se apresentou na noite de 19 de março de 2022 com a coreógrafa Andrea Lunetta Hradec e léa Lohse.
Não fizemos tantas fotografias, pois filmávamos.






















A próxima apresentação no Osterfest - ocorre em 9 de abril de 2022.

Ainda há vagas para quem deseja ingressar no projeto. Os horários de cada turma estão disponíveis no Instagram do Ballet Cultura. As turmas vão do baby class ao adulto.

A reserva de uma vaga pode ser feita por meio do WhatsApp: (47) 99995-6356.

Registrado para a História!

Referências

The austalian Ballet. Sum Kinhs and Sylphs, glamour and grit. Disponível em: https://australianballet.com.au/ballet-101/short-history-of-ballet . Acesso em: 21 de março de 2022, 6:59h.


Eu sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
@AngelWittmann (Twiter)








Nenhum comentário:

Postar um comentário