quinta-feira, 17 de março de 2022

Harmônium Francês/Rodolphe Fils & Debian/ do início do século XX - doado à Comunidade Luterana da Igreja do Espírito Santo Blumenau SC - Um pouco desta História


A centenária Igreja do Espírito Santo projetada pelo Engenheiro Heinrich Krohberger está em processo de restauro, com seu órgão retirado do local e também os cultos, estão sendo realizados no salão paroquial, devidamente adequado e com um original e também centenário harmônium francês presenteado à comunidade nestes momentos de organização e melhorias do ambiente. Este foi confeccionado com carvalho, com aparência de um órgão positivo fabricado pela firma francesa Rodolphe Fils & Debian, presenteado por Janete Pasold à comunidade luterana centro - Blumenau SC. 
Encontramos esta história, quando fomos ao culto em memória do coralista dos coros do C.C. 25 de Julho de Blumenau (Coro Masculino Liederkranz e Coro Misto) Márcio Keunicke, realizado em  27 de março de 2022. Imediatamente o imponente instrumento despertou a atenção de muitos dos presentes e nossa também.

Órgão Positivo e Harmônium

O harmônium fabricado pela firma Rodolphe Fils & Debian, tem a aparência de um órgão positivo, porque contém em seu corpo - os tubos - neste caso, somente como elemento decorativo. Este acabamento com os tubos podem confundir o instrumento harmônium, que é o caso, com o um órgão positivo. O que seria o órgão positivo?

Órgão positivo medieval, versão móvel inicial
 do órgão de tubos moderno (por volta do século XIV).
 Gravura  do século XIX.
O órgão positivo é um instrumento muito antigo - que na verdade é um órgão de tubos compacto, geralmente de um manual, construído para ser mais ou menos móvel e transportável. Observar na figura, que retrata uma cena medieval, no entanto desenhada no século XIX - mostra o funcionamento manual do instrumento envolvendo duas pessoas: o musicista e a pessoa que impulsiona o ar através de um tipo de fole manual. O órgão positivo, instrumento que visualmente é semelhante a este harmônium da Igreja Luterana Espírito Santo, foi muito comum na música sacra e secular, entre os séculos X e XVIII, em capelas e pequenas igrejas, como órgão de câmara e para o baixo contínuo em obras de conjunto. Nos períodos renascentista e barroco, os órgãos positivos foram usados ​​em muitos tipos eventos civis e religiosas. Eles eram usados ​​nas residências e capelas de pessoas abastadas, em banquetes e eventos da corte, em corais e escolas de música e nas pequenas orquestras.
Órgão portátil residencial.
Órgão Positivo atual - Viscount Classical Organs.
Harmônium Rodolphe Fils & Debian da Igreja Espírito Santo de Blumenau

Georg Jann à esquerda e Harold Letzow - à direita.
Foto: Wittmann
O harmônium doado Janete Pasold à comunidade luterana centro Blumenau, também como acontece com órgãos positivos, tem como principal característica - a necessidade de que o organista precisa bombear um fole com o pé para que o som seja projetado, em alguns casos, como visto anteriormente, necessitando até mesmo de uma segunda pessoa. Exige um grande esforço do musicista. Para facilita para este, foi solicitado ao organista, que residia em Blumenau e sobre o qual escrevemos (link no final desta) Georg Jann  - que acrescentasse um pequeno motor para impulsionar o som.  O princípio de funcionamento do Harmônium é o de um instrumento de sopro, com teclado, com  depósito de ar, e palhetas livres, sem tubos - o que o difere do órgão. O ar proveniente de foles coloca em movimento cada palheta, quando é apertada a respectiva tecla. Os foles são operados por pedais, como era este da Igreja do Espírito Santo de Blumenau ou, em modelos mais recentes e mais sofisticados, por um motor elétrico, no caso o Mestre organeiro Jann o transformou em um destes, acrescentando o motor. Historicamente este raro instrumento veio para a igreja de Blumenau a partir da iniciativa de doação de Janete Pasold, sua proprietária. Adquiriu o instrumento em 2009, em um antiquário da cidade gaúcha de Bento Gonçalves. Antes de estar à venda, o Harmônium estava em uma capela de fazenda na proximidades da cidade, também gaúcha Uruguaiana.
Janete Pasold teve a iniciativa de doar o harmônium, a partir do aconselhamento da Professora Noemi Kellermann, também diretora do Teatro Carlos Gomes, pois o instrumento estava sem uso, exposto e isto a sensibilizava. Com o sentimento de oportunizar que jovens músicos tenham contato com este esplendido instrumento, doou a comunidade luterana centro Blumenau.
O Harmônium Rodolphe Fils & Debian, provisoriamente foi instalado no salão paroquial - e por certo merece um local privilegiado e nobre, onde a comunidade possa vê-lo se não puder ouvi-lo, pois a igreja possui um dos dois órgãos existentes em Blumenau.
Em 31 de outubro de 2021, às 19:00h, aconteceu um recital para o novo início do centenário instrumento de sopro. O organista Cleonir Zimmermann tocou o harmônio em uma apresentação transmitida via Live, por meio do Instagram, Facebook e YouTube, período de pandemia Covid 19.
O
harmônium foi fabricado pela firma francesa Rodolphe Fils & Debain, com exclusividade para a Casa Sucena, fundada em 1886 pelo Conde português D. José Rodrigues de Sucena, sendo o estabelecimento comercial mais antigo da cidade em reportagem dos anos 70 do século XX. Começou na Rua do Ouvidor, ficou muitas décadas na Av. Rio Branco e depois mudou-se para a Rua Buenos Aires nº 96. loja do Rio de Janeiro. 
D. José Rodrigues de Sucena.
1.º Visconde e 1.º Conde de Sucena.


Casa Sucena - Proprietários, J. P. Souza & Cia.: 1) O novo edifício na Avenida Rio Branco; 2) O edifício da Rua da Quitanda (Casa Matriz); 3) O antigo edifício na Rua do Ouvidor. Foto Novo Milênio. Observar o requinte do ambiente para o qual o Harmônium foi encomendado e comprado especialmente para.




Quando o harmônium foi vendido, o novo proprietário contatou com o Georg Jann para fazer uma manutenção e eletrizá-lo, com a presença do motor.
Rodolphe Fils & Debian
Château Heudicourt.

O
fundador da firma que construiu este harmônium foi o francês Pierre Louis Alphonse Rodolphe, e talvez, seus dois filhos. Pierre nasceu em 23 de agosto de 1815 no Château Heudicourt. Rodolphe, começou sua formação como aprendiz de marceneiro em 1827, com a idade de 12 anos. Após sua formação, foi trabalhar em uma firma que produzia pianos. Fazia o acabamento e a decoração no processo de produção. Abriu sua firma em Paris, em 1850, após ser capataz em Fourneaux. Rodolphe se tornou especialista em órgãos de percussão, na produção de transpositores e pedaleiras. Ele participou com Kasriel, no desenvolvimento do guia de músicas de Paris. Sua firma está situada primeiramente, antes de 1859, na rua Saint Honoré 357, e depois na rua Amelot 64 em Paris e depois na rue de Chaligny 15, uma rua próxima, no Faubourg Saint-Antoine, à de Christophe-Etienne. A sua firma é incrivelmente organizada. Em Nogent-sur-Seine, graças a melhorias técnicas, vapor, peças de reposição são produzidas a partir das mais variadas madeiras armazenadas no local. Os harmônius são montados em Paris e vendidos. Depois a firma  foi organizada em  duas sedes fabris: a fábrica de Nogent sur Seine, atualizada com todas as melhorias técnicas e um motor a vapor de 20 cavalos de potência. Era um complexo industrial de 4.000 metros quadrados de área e administrado por Emile Rodolphe, filho de Pierre-Louis-Alphonse. No local, também se armazenava a madeira de todas as qualidades e também se produzia peças de reposição. A matéria prima e a produção eram transportadas por canal e as peças eram montadas na fábrica da rua de Chaligny, dirigida pelo outro filho de Alphonse, Alphonse Rodolphe.
Em 1855, a firma de Rodolphe participou na Exposição Parisiense. Em 1862, na Exposição Universal de Londres e em 1867, 1878, 1889 e 1900, participou nas Exposições Universais. Obteve várias medalhas de ouro. Em 1878, o júri se manifestou dizendo que  Rodolphe exibia uma grande variedade de modelos e que esta firma tinha seus processos de fabricação exclusivo. Em maio de 1885, os filhos de Rodolphe, Jean-Paul (1884-1927) e Georges-Emile (1882-1966) compraram a marca e lojas Debain. A firma patenteiava um harmonifone , organiza o sistema de aspiração e o sistema de passo em um único instrumento e constrói harmônios com dois teclados e pedais. Na exposição de 1900, Emile Rodolphe apresenta uma transmissão elétrica dos sons do harmônium. Em 1909Pierre Louis Alphonse Rodolphe vendeu sua parte da firma para os filhos e surge a Rodolphe Fils que existiu até 1914. Portanto o harmoniun da Igreja Luterana Centro foi fabricado entre os anos de 1909 e 1914. 
Em 1933, na 31 bis rue Victor Massé, Albert Louis Chaperon  comprou a marca Rodolphe fils & Debain antes de abandonar definitivamente todos os seus bens, em 1936. 
O ponto misterioso na história da Firma Rodolphe é a aquisição da marca Debain. Sobre este assunto, muitas questões foram levantadas e foram ditas sem uma verificação histórica que as confirme e com versões desencontradas. Com o conhecimento histórico atual, ainda há nuances a serem desvendadas quando o assunto é a aquisição da marca Debain. Em anúncios publicitários, a firma Rodolphe anuncia: "Rodolphe fils, únicos sucessores na fabricação de harmônios Alexandre Debain". No entanto, Rodolphe não sucedeu a Debain, pois a história conta que esta firma existe desde 1850 e Alexandre Debain não morreu até 1877. Por outro lado, é verdade que os filho de Rodolphe compraram a Debain & Cie, em 1885, após a morte de Alexandre Debain em 1877 e dissolvida, em março de 1882. 
Embora, aparentemente pareça que a produção tenha sido retomada, trata-se somente de reposição de peças. Rodolphe tinha seu próprio jeito de fabricar e era dono de sua própria fábrica. A recuperação da marca Debain limitou-se provavelmente a afixar o nome Debain junto ao de Rodolphe e isto com uma finalidade puramente comercial, trazendo a marca Debain uma garantia de qualidade e seriedade. Assim, as duas marcas Rodolphe e Debain unidas sob o mesmo nome empresarial continuaram a apresentar processos de fabricação diferenciado.

Harmônium Francês/Rodolphe Fils & Debian da Comunidade Luterana da Igreja do Espírito Santo  Blumenau SC

Textura de carvalho. Vimos muito esta madeira
 em nossa pesquisa sobre enxaimel,
na Alemanha.


Teclado.

Tubos decorativos.







Vídeos

Um registro para a História!


Referências

  • Viscount Classical Organs. Envoy Positive. disponível em: https://viscountorgans.net/products/positive-35/ Acessado em 18/03/2022  - 00:23h
  • Coates, Cambridgeshire: A One-Place Study. The Organ in Holy Trinity Church. Disponível em: https://coatesstudy.weebly.com/the-organ.html . Acesso em: 18/03/2022  - 01:00h
  • Novo Milênio. Impressões do Brazil no Seculo Vinte - [38-115]. Do livro editada em 1913 e impresso na Inglaterra por Lloyd's Greater Britain Publishing Company, Ltd., com 1.080 páginas, mantida no Arquivo Histórico de Cubatão/SP. A obra teve como diretor principal Reginald Lloyd, participando os editores ingleses W. Feldwick (Londres) e L. T. Delaney (Rio de Janeiro); o editor brasileiro Joaquim Eulalio e o historiador londrino Arnold Wright. Foto publicada com o texto, página 598. Disponível em: https://www.novomilenio.inf.br/santos/h0300g38g115.htm . Acesso em 18/03/2022 - 9:52h.  
  • Pancho. Instrumento de mais de 100 anos semelhante a um órgão é doado à paróquia luterana de Blumenau.   Disponível em:https://pancho.com.br/instrumento-de-mais-de-100-anos-semelhante-a-um-orgao-e-doado-a-paroquia-luterana-de-blumenau/ . Acesso em: 18/03/2022 - 17:31h

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Eu sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
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