quinta-feira, 3 de março de 2022

Rancho Queimado, Morro Chato, Rio Bonito, Taquaras, Mato Francês - Em campo - Santa Catarina - Parte 2 de 3

Portal atual de acesso de Rancho Queimado.
Dando sequencia, Parte 2 (Parte 1 - link no final desta), às nossas observações e pesquisas in loco na região dos municípios de Angelina e Rancho Queimado, cuja origem das povoações são as mesmas -surgiram ao longo da antiga picada aberta no final do século XVIII (ano de 1787), a qual foi a primeira ligação entre a Serra Catarinense, São José da Terra Firme e Nossa Senhora do Desterro - litoral do estado. A maioria de seu traçado foi ocupado pela atual BR-282. 
Rancho Queimado surgiu como um ponto de pouso de tropeiros durante suas viagens, quando levavam boiadas, da Serra para Desterro/Florianópolis. Nosso avô materno Jorge Viera de Camargo trabalhou em tropas que faziam este percurso e nos passou as receitas do carreteiro e do feijão tropeiro preparados nestes lugares de pouso. O nome
Ex tropeiro Jorge Vieira de Camargo deste
caminho e  Iracema Camargo Rodrigues.
"Rancho Queimado" se deve à presença de um rancho existente exatamente no caminho onde pousavam os tropeiros e a expressão surgiu naturalmente a partir de: "Lá no rancho queimado". Este rancho era usado de ponto de pouso e sofreu um incêndio, reafirmando o nome do local - Rancho Queimado. A pouco tempo estivemos em Pouso Redondo, Alto Vale do Itajaí, também local de parada das tropas e  o nome usual pelos tropeiros permaneceu como o nome do município do Alto Vale do Itajaí fundado por Gottlieb Reif - Pouso Redondo.
Dando sequência, pós ter saído da sede do município de Rancho Queimado, mais especificamente da Praça Leonardo Sell, passado pelo Casarão Bunn, Parte 1 desta Série - link no final desta, seguimos por uma estrada, de acordo com mapa abaixo desenhado por nosso anfitrião Gustavo Roberge Goedert.

Roteiro da Pesquisa apresentado por Gustavo Goedert

Localização da Praça Leonardo Sell - Rancho Queimado SC



Casarão Bunn - Link sobre no final desta postagem.




















Comentário: Quando buscávamos a localização da Praça Leonardo Sell no Google Maps, surpreendeu-nos a grande área no entorno da centralidade de Rancho Queimado, dotada de uma topografia acidentada e sinais de que ali havia mata até bem pouco tempo, com inúmeros novos loteamentos. Achamos esta região muito encantadora e sob o aspecto urbano, desejamos que as ações e intervenções estejam pautadas em projetos profissionais na escala da cidade, que é de seus munícipes e não para gerar "um produto" para clientes de outras áreas regiões - tendo como consequência, uma ocupação urbana desordenada, muito comum nas cidades brasileiras, dentro de um processo irreversível.
Área territorial maior que a da centralidade atual, com movimentações de terra e implantações de novos loteamentos.







Para registrar, estivemos em Rancho Queimado e Angelina, igualmente pesquisando, em 27 de janeiro de 2015. Explorando mais a área urbana de Angelina. Link no final deste.
Na sede da cidade, a partir da Praça Leonardo Sell percebemos a Casa Brüggemann e fomos até o local para observar a tipologia histórica.

Feira na Praça Leonardo Sell.

Centralidade de Rancho Queimado - Três edificações - a do centro é original, munida de arquitetura de excelência.



Edificação de uso misto - residencial e comercial, construída em alvenaria autoportante. O acesso residencial é marcado com um perfilado de arcos e marca uma varanda no lado lateral direito, ornadas por paisagem em pintura mural. Neste mesmo lado a mansarda é marcada por duas portas janelas acabados por um guarda corpo, com detalhes em ferro ornado com arabescos, através da ferraria artística. Os acabamentos e aberturas são ornados com cimalhas que reportam ao neoclássico. A varanda possui um acesso frontal através de uma porta em duas folhas, com bandeira em forma de arco pleno alinhado com os demais arcos. 
Entramos na casa comercial que ainda pertence à família Brüggemann. Sua tipologia é diferenciada daquelas construídas pelo descendente do imigrante alemão do Vale do Itajaí, mesmo com  características da casa do pioneiro alemão - por certo a origem das famílias são diferentes dentro do território da atual Alemanha. A casa foi construída com a técnica construtiva autoportante de uso misto - residencial e comercial. Tem o aproveitamento do sótão e uma requintada pintura mural, que reporta ao Sul da Alemanha e raro em casas pioneiras no Vale do Itajaí. Os motivos são florais e campesinos com destaque para a flora e a fauna de uma região alemã. No momento que chegamos, quem estava no comércio era  Pedro Paulo Brüggemann.
Casa  Brüggemann.

Gustavo Roberge Goedert, Pedro Paulo Brüggemann e Roberto Wittmann.





Acesso na fachada frontal para o ambiente comercial - aberturas
de madeira, dias folhas, com bandeira.

Aberturas de madeira, janela duas folhas com bandeira.
Folhas envidraças e filhas de madeira.

Porta de acesso frontal para a ala residencial. Duas folhas e
 bandeira acompanhando os arcos da varanda lateral.

A porta e os arcos da varanda lateral direito - ala residencial da casa. Atualmente ocupado por um escritório.

Pintura mural - varanda.


Detalhe da pigmentação.

Simetria das fachadas, também na presença das porta-janelas na mansarda. Guarda corpo de ferro material muito novo, nesta época - no Brasil.

Velho jardim, ainda com seu desenho original, na ala residencial, junto com a varanda.

Velho jardim, ainda com seu desenho original,
 na ala residencial, junto com a varanda.

Velho jardim, ainda com seu desenho original,
 na ala residencial, junto com a varanda.

Detalhes de acessórios de aberturas do lado da varanda.


Ambiente comercial, com parte dos móveis embutidos original.

Piso da varanda ladrilho hidráulico.

Detalhe da pintura mural.


Não muito distante da sede de Rancho Queimado - aproximadamente um quilômetro, encontramos o  Casarão Bunn, arquitetura imponente construída por Wilhelm Bunn, neto do pioneiro da família Bunn. Escrevemos sobre sua história no link (clicar sobre): Casarão Bunn - Neoclássico com elementos do barroco

Casarão Bunn, também uma tipologia de uso misto, com acesso para o ambiente residencial efetuado pela lateral direita, onde também existe uma varanda, com acabamentos primorosamente trabalhado em madeira, com a presença igualmente de um certo tipo de arcos (somente que em madeira).


Seguindo a Rua Geral de Rancho Queimado, chegamos à comunidade do município conhecido como Morro Chato.



Edificação Villa do Rancho - Tipologia com influência do imigrante alemão, porém com interferência local de outras culturas. Volume irregular, sem a presença característica da simetria das fachadas. A fachada frontal é resultado de uma composição do acréscimo de anexos, sendo um destes a varanda que compões e contribui com a harmonia do jogo de pano de telhados, com predominância do tipo duas águas. Varanda com fachamento de guarda corpo de alvenaria munido de floreiras embutidas. Uso do sótão, caracterizando a presença da mansarda.














Família de Blumenau residindo na localidade.
Ranchos de propriedade rural.
Pastos rebanhos.
Casa atual construída em madeira. Planta quadrada, munida de varanda em todas os lado, telhado quatro águas, janelas de correr envidraçadas, porão.
Residência construída com a técnica construtiva autoportante, cuja volumetria lembra a casa pioneira do Vale do Itajaí, incluindo a quebra do telhado, este coberto com a telha colonial local. Janela tipo guilhotinas com a presença das folhas de veneziana. Há o aproveitamento do sótão, com a presença de janelas.





Araucárias.

Mais ou menos nesta localização, adentramos a comunidade de Rio Bonito, também em Rancho Queimado. Prosseguimos registrando e exuberância da paisagem e arquitetura genuína dos antepassados,. entrando então, na Rua Henrique Córdoba Ramos..











Recanto Tô a Toa
Tipologias locais formando um complexo residencia/comercial. Construções autoportante de tijolos maciços, sendo que a primeira apresenta o aproveitamento do sótão, simetria da fachada, grande inclinação do telhado, sem a característica "quebra" encontrado no Vale do Itajaí. Aberturas de madeira, duas folhas, sendo as janelas com folhas envidraçadas e bandeira e porta em madeira, com bandeira envidraçada. Esta casa, a exemplo da Casa Brüggemann, localizada na sede do município, apresenta uma varanda no lado direito da edificação, sugerindo, também ser uma edificação de uso misto, residencial e comercial, sendo que o acesso comercial tem somente uma porta e o acesso residencial está localizado na varanda. Esta edificação contém o detalhes dos beirais com lambrequim
A segunda edificação em tom verde, tem o telhado em quatro águas, dois pavimentos, apresentando uma tipologia bem diferente da primeira. Também apresenta a simetria nas fachadas, mas mais com características da arquitetura açoriana.
A partir desta localidade - Rio Bonito, a rodovia passa a se chamar Rodolfo Whestphal.






Acesso residencial acontece através da varanda lateral direita, com guarda corpo em alvenaria com floreiras embutidas e cobertura exclusiva com um pé-direito mais baixo, acrescentado como um anexo.


Segunda casa do complexo com telhado tipo "Quatro águas".








Localidade de Taquaras - Rancho Queimado.
Cascata Trisãmya






Casa de Campo de Pedro Hercílio Luz

Não tivemos a oportunidade de entrar no terreno da casa, muito menos, entrar no interior, pois se encontrava fechada, por conta da Pandemia de Covid 19. A edificação histórica chamou muito atenção por sua tipologia e materiais, junto com a volumetria e elementos arquitetônicos. Ao contrário do que muitos afirmam, esta edificação é eclética, e não um "estilo luxemburguês", que é um lugar geográfico, que não apresentou seus limites fixo dentro da história contínua. É o resultado de um dos inúmeros condados e ducados, naquela região geográfica, que pertenceu ao Sacro-Império Romano-Germânico, e como Ducado de Luxemburg surgiu no século XIII. Até então, era um Condado.
Casa de Campo de Pedro Hercílio Luz.

Luxemburgo - Formação do embrião - Um pouco de História

Quando queremos compreender sobre alguma questão do espaço, buscamos na História. Sempre.
O Grão-Ducado do Luxemburgo tem como capital, a cidade do Luxemburgo -  uma das quatro capitais oficiais da União Europeia, ao lado de Bruxelas, Frankfurt e Strassburg. A cultura predominante de Luxemburgo  é um mix a partir dos vizinhos, com destaque para as culturas francesa e alemã, com base no Sacro Império Romano-Germânico. Explicando: Neste período histórico, todos os ducados e condados da Europa eram vassalos deste grande império. O título de nobreza foi criado no Império Romano - leitura, no link abaixo: Os Ducados na Alemanha. Este era o ponto comum histórico. 
O luxemburguês é a única língua nacional do povo luxemburguês, conforme definido por lei. Além do luxemburguês, o francês e o alemão são usados ​​em questões administrativas e judiciais, As três línguas são consideradas conjuntamente as línguas administrativas do Luxemburgo.
É considerado um dos menores países em área. Em 2019, Luxemburgo tinha uma população de 634.730 habitantes, caracterizando um dos países menos populosos da Europa e talvez justifique a busca por descendentes fora do seu território e com que facilidade, no Brasil, por exemplo, é conseguido e binacionalidade, tão dificultosa em países como a Alemanha. Com isto, também, os estrangeiros representam quase metade da população do Luxemburgo. 
A cidade de Luxemburg em 1598.
Sua história, de fato, iniciou em 963, quando o Conde Siegfried (Era um condado que passou a Ducado no século XIV) adquiriu um promontório rochoso e suas fortificações da era romana conhecidas como Lucilinburhuc, "pequeno castelo", e o entorno da Abadia Imperial de São Maximino, nas proximidades de Trier. Os descendentes de Siegfried aumentaram seu território por meio de casamentos, guerras e relações vassalas. No final do século XIII, os condes de Luxemburgo reinavam sobre um território considerável. Em 1308, o conde de Luxemburgo, Heinrich VII tornou-se rei dos romanos e mais tarde imperador do Sacro Império Romano. Explicando que quase toda a Europa, dentro do Império Romano era dividida em ducados, que organizados, posteriormente deram origens aos atuais países, sendo que alguns com mais de um ducado. Portando, é fácil compreender o fato de que em Luxemburgo, existam a cultura Franca e Germana, pois tinham relações sociais, e uma cultura com a mesma base  política, com influencia romana. Somente o Ducado de Luxemburgo (Criado no século XIV) teve quatro imperadores, nascidos no ducado, do Sacro Império Romano-Germânico durante a Alta Idade Média. O ducado de Luxemburgo acabou se tornando parte do Círculo da Borgonha e depois uma das Dezessete Províncias dos Países Baixos dos Habsburgos. Ao longo dos séculos, a cidade e fortaleza do Luxemburgo, de grande importância estratégica situada entre o Reino de França e os territórios dos Habsburgos, foi gradualmente construída para ser uma das fortificações mais reputadas da Europa. Depois de pertencer à França de Luís XIV e depois à Áustria de Maria Teresa, Luxemburgo tornou-se parte da Primeira República Francesa e do Império de Napoleão. O atual estado de Luxemburgo surgiu pela primeira vez no importante Congresso de Viena em 1815 -  que também foi importante para a criação do estado alemão. O Grão-Ducado, com sua poderosa fortaleza, tornou-se um estado independente sob a posse pessoal de Wilhelm I dos Países Baixos com uma guarnição prussiana para proteger a cidade contra outro invasão da França. Em 1839, após o tumulto da Revolução Belga, a parte culturalmente franca de Luxemburgo foi cedida à Bélgica e a parte luxemburguesa, exceto Arelerland, a área ao redor de Arlon, tornou-se o que é o atual estado de Luxemburgo. Só para compreender, que não se pode afirmar, que a casa construída por um Luxemburguês e dita Casa de Campo de Pedro Hercílio Luz, não tem necessariamente, o "estilo" luxemburguês. Analisemos a casa.
Cidade de Luxemburgo

A Casa de Campo de Pedro Hercílio da Luz , conhecido Hercílio Luz, foi adquirida por ele em 8 de abril de 1911, quando ocupava o cargo de governador de Santa Catarina. O primeiro proprietário e quem a construiu foi Nicolau Schwinden. A casa foi construída em 1882. A família residiu na edificação por mais de 20 anos. Quando a Família Luz  a adquiriu, fez algumas reformas e modificações. Originalmente a Casa de Campo de Hercílio Luz possuía somente um pavimento. Recebeu mais um pavimento respeitando a linguagem arquitetônica e usando a mesma linha de materiais. formas e decorativismo. O sótão foi transformado em mansarda, com o acréscimo de janelas. Lembramos que Hercílio Luz residiu por muitos anos no Stadtplatz da Colônia Blumenau e a casa, após a reforma tem muito da casa local da Colônia Blumenau, como volumetria, aberturas e inclinação do telhado.
A casa permaneceu com a Família Luz, somente por 13 anos. Após a morte de Hercílio Luz, em 1924, a edificação histórica foi adquirida pela Família Schütz. Em  25 de fevereiro de 1985, a família vendeu para o governo do Estado que a restaurou e tombou como patrimônio histórico cultural em 1985. Parte do imóvel é um museu e os jardins são usados para ensaios fotográficos. A casa estava fechada desde 20 de março de 2020.

Arquitetura

Não tivemos a chance de estarmos próximos da edificação e apresentamos as fotografias feitas pelo lado de fora do portão, que se encontrava fechado. Podemos afirmar que há traços característicos da arquitetura do Vale do Itajaí do início do século XX, talvez resultado da reforma efetuado por Hercílio Luz. Concluímos que a casa é dotada de uma linguagem eclética, pois contém características de estilos variados, no neoclássico, com roupagem resultante da casa enxaimel pioneira, através da volumetria e dos tijolos do fechamento. Aparentemente pode ser uma uma tipologia de estrutura autoportante, mas os elementos verticais nos cantos da construção nos intriga. Não poderia ser de concreto, por seu local e data de construção, mas também não poderia ser madeira, sem o contraventamento.  A sacada com os tijolos dispostos artisticamente reporta à técnica do Backsteinexpressiunimus, arquitetura do norte da Alemanha. 





Janelas tipo guilhotina - contribuição açoriana.


Guarda corpo da sacada - rendilhado com tijolos, muito comum no Vale do Itajaí - Técnica do Backsteinexpressiunimus.

Lambrequins de madeira.




Propriedade da Família Weiss.


Pequeno comercio dos Weiss, com muitos produtos da região.







Portão de acesso à Casa de Campo de Hercílio Luz e a Casa Weiss. Foto feita no local da Igreja São Bonifácio.


Igreja de São Bonifácio construída na década de 1910, com vultuosos donativos de Pedro Hercílio da Luz, atendendo pedidos de sua esposa. Comunidade de 21 de abril de 1940. Está construída do outro lado da rua onde está a Casa de Campo de Luz.



Fundos da Igreja São Bonifácio.

Igreja de São Bonifácio - Taquaras.


Taquaras - Rancho Queimado.




Taquaras - Rancho Queimado.





Equipamento urbano, com desenho alinhado à cultura local.
Antigo Hotel - Taquaras.
O uso do Hotel Taquaras já foi de uso misto comercial/residencial. Foi construído no começo do século XX por Gustav Luchtenberg, imigrante alemão oriundo de Düsseldorf. Sua tipologia é um mix. Somente as aberturas, de madeira, lembra uma ou outra tipologia construída por descendentes de alemães em Santa Catarina. Apresentam duas folhas, com janelas envidraças e dotadas de bandeira. É perceptível duas janelas com design produzida na casa dos letos.




Posto da mesma família que comprou a Casa de Campo de Hercílio Luz - família Schütz, construído em 1950 - Ponto de parada para fotografias.


Centralidade de taquaras.




De acordo com Goedert, Taquaras foi um importante entreposto de comércio e hospedagem na estrada de tropas entre Florianópolis e Lages, ou seja, entre o litoral e serra catarinense.
Neste caminho, pFassamos pelo Parque do Morango, onde é realizada anualmente, em dezembro, quando também as hortênsias estão florescidas, a Festa do Morango. A comunidade é a maior produtora de morangos do Estado de Santa Catarina.










Característica casa do local, construída em 1906 por Jacob Alfredo Goedert, originário na localidade de Betânia, município de Angelina. Atualmente ainda pertence à família Goedert. Jacob era trisavô  de nosso anfitrião, Gustavo Roberge Goedert, ao qual agradecemos as informações e o seu tempo para nos acompanhar e apresentar Rancho Queimado para fazer registros para a história. 
Uma das características desta casa, para se conseguir o conforto e pé direito mínimo do sótão, não se aumentava o ângulo de inclinação do telado, feito a partir de dois panos em cada "água", Fazia-se a elevação das paredes externas. Esta composição era adotado nas primeiras tipologias enxaimel de toda a região.

Edificação com detalhes que destoam do original e com fachadismo e decorativismo. Ripas coladas nas fachadas.





















Igreja católica católica Nossa Senhora dos Anjos da Comunidade Mato Francês. A igreja luterana, que não chegamos a passar na frente, distante aproximadamente 1,5km deste local







Nas proximidades da Igreja Luterana de Mato Francês - Estrada para o Mato Francês.
Tipologia características com a influência da casa lusa/açoriana. A garagem foi uma ampliação construída posteriormente à construção da casa. Telhado quatro águas, aberturas de madeira, tipologia autoportante de tijolos maciças.













Estufa.





Forno de assar pão, bata doce, cuca, assados.

Mistura de elementos da casa portuguesa e alemã, em uma tipologia contemporânea, faz parte  parte da Comunidade de barra Clara, onde seguimos nossa pesquisa, na Parte 3.

Mistura de elementos da casa portuguesa e alemã, em uma tipologia contemporânea, faz parte  parte da Comunidade de Barra Clara, onde seguimos nossa pesquisa, na Parte 3.

Rio São João - Barra Clara - Angelina.

Rio São João - Barra Clara - Angelina.
Rio São João - Barra Clara - Angelina.




















Chegando em Barra Clara - comunidade do município de Angelina. Apresentaremos sobre este local na Parte 3 desta sequencia de Postagens, sendo que a Parte 1 foi o Casarão Bunn, este atual e o último sobre o Casarão Goedert - Em Barra Clara - Angelina, SC. Também neste roteiro, haverá publicações de duas postagens sobre cemitérios, um localizado em Taquaras - Rancho Queimado e o segundo, em Barra Clara - Angelina.



Barra Clara

É a próxima comunidade que apresentaremos na Parte 3, de um total de 3 (Parte 1 - Casarão Bunn, esta - Parte 2) deste trabalho, parte territorial do município de Angelina, com uma altitude de 480 metros, rodeada de montanhas com alturas que giram em torno de 750 metros. Está localizada no entroncamento das estradas que rumam para as comunidade de Quebra-Dente, Rio Novo, Rio do Norte e Rio Engano, em cujo vale, o Rio Catete desagua no Rio São João. Empiricamente é sabido que sua história iniciou, através da ocupação e os primeiros assentamentos aconteceram entre os anos de 1910 e 1912. 

Santa Catarina multicultural dentro de suas cidades e caminhos.

Eu sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
@AngelWittmann (Twiter)















Nenhum comentário:

Postar um comentário