sábado, 11 de fevereiro de 2023

Ladrilho Hidráulico - Decoração e Arquitetura - Blumenau teve sua fábrica

A preservação da memória  do patrimônio cultural arquitetônico local e regional, a partir de um período de recorte histórico, está diretamente ligada ao revestimento do piso das edificações de alvenaria, geralmente eram construídas com alvenaria autoportante encontrada em muitas edificações da região e poucos conhecem seu real valor artístico e criativo e principalmente, a sua origem.
O ladrilho hidráulico não é somente uma opção decorativa que surgiu de repente. Está conosco há muito tempo e sua origem é do Sul da França de onde se espalhou rapidamente pela Europa e da Europa, para o Oriente e para o Brasil, usado em grandes e monumentais construções do final do século XIX e início do século XX.

O que são ladrilhos hidráulicos?

É uma espécie de mosaico refletido em um ladrilho produzido totalmente artesanal, composto de cimento, uma parte de pigmentos e pó de mármore. É conhecido como "hidráulico", porque não faz o uso do cozimento e são feitos em um tipo de prensa hidráulica (olhar o vídeo), e não em fornos, como é o caso de outros pisos que requerem o cozimento para completar seu processo. Na sua produção são utilizados moldes metálicos que recebe a aplicação das respectivas cores, que manualmente são fixadas à base de cimento por meio de uma prensa hidráulica, de onde vem parte de seu nome. 
Composição de ladrilho hidráulico.




O ladrilho hidráulico, que também é chamado de azulejo hidráulico, sendo um revestimento  produzido  artesanalmente à base de cimento. O ladrilho hidráulico surgiu na França, no século XIX de onde se espalhou pelo continente e depois - dali - para os países mediterrâneos e tornaram-se populares também na Inglaterra, Alemanha e na Rússia. Foi, e ainda é, usado em pisos e paredes. quando surgiu, era usado como uma opção de piso  para substituir o revestimento natural mármore com mais opções.
Como sua produção é artesanal e as peças são feitas uma a uma, o ladrilho hidráulico é único e exclusivo. Por isso, pode haver variações de tonalidades e de espessuras entre uma peça e outra, além de imperfeições no desenho. Tem valor, também, pelo aspecto artístico, quase que como uma pintura, a partir de sua composição.  Por serem peças soltas, podem ser aplicadas e combinadas de diferentes maneiras, criando paginações exclusivas.
Foi trocado por outros revestimentos mais baratos e práticos que surgiram a partir da década de 1960, mas que em nossa opinião, este não conseguem a beleza rústica e artística do ladrilho hidráulico. Muitas vezes testemunhamos pessoas "arrancando" estas peças exclusiva de sua casa ancestral, ou mesmo, de igrejas, edifícios públicos, por ignorar e desconhecer arte, como também ausência de sensibilidade.
Atualmente ainda continuam sendo produzidos manualmente um a um, o que, na nossa opinião lhe  dá o aspecto  de arte.

Processo de fabricação

Os ladrilhos hidráulicos são 100% artesanais, fabricados um a um por artesãos que perpetuam uma técnica minuciosa que vai desde a preparação das tintas até a secagem final dos produtos, contando com todos os cuidados necessários para que os mesmos possam ser entregues com às condições necessárias de qualidade pretendida por quem produz. O processo abrange oito etapas:
  1. Um molde de bronze, com o padrão desejado, é produzido. O molde se ajusta a um quadro exterior de ferro que segue a forma da borda do ladrilho com as medidas mais comuns de 20 x 20 centímetros.
  2. Cada parte do molde de bronze é preenchida com uma mistura líquida pigmentada (com a cor especificada em cada projeto). Essa mistura é feita a base de óxido de ferro, pó de mármore e cimento branco.
  3. Depois, o molde de bronze é retirado e a superfície colorida é coberta com uma mistura seca e logo após uma úmida.
  4. O ladrilho, então, é comprimido em uma prensa hidráulica (que dá nome ao ladrilho).
  5. Após essa etapa, o ladrilho pode ser retirado da forma, mas com muito cuidado por ainda não estar totalmente curado.
  6. Ele precisa descansar por 24 horas, e permanece aproximadamente 8 horas submerso em água.
  7. Logo após, os ladrilhos ficam armazenados por 4 semanas na sombra. Esta etapa é importante para a cristalização do cimento.
  8. Os ladrilhos estão prontos para serem aplicados na obra.
É ou não, uma obra de arte?
Atualmente os ladrilhos  hidráulicos estão em voga, onde muitos dos elementos que moldaram o design de interiores  décadas atrás, voltaram a desempenhar um papel importante sob a estética de criação atual. Os ladrilhos hidráulicos atuais mantêm a essência retrô de ontem , mas com características para integrar ambientes contemporâneos. Com sua capacidade fornecer elementos de um estilo a qualquer ambiente da residência, tanto internamente, como externamente, o conjunto resultante é moldado de acordo com a pessoa que vai usar o ambiente - há motivos atuais, além do tradicional arabesco. 



Nossos registros de edificações importantes com piso de ladrilho hidráulico 
Se você conhece algum trabalho com ladrilho hidráulico importante e queira enviar para fazer parte desta postagem, nos envie para angewitt@hotmail.com apontando o local e a data.

Venâncio Aires RS - Igreja Matriz de São Sebastião Mártir - 28 de setembro de 2014

Venâncio Aires RS - Edifício Storck - Museu - 28 de setembro de 2014
Blumenau SC - Usina do Salto - 11 de dezembro de 2014 (Inaugurada em 1914)
Angelina SC - 1° de fevereiro de 2015

Indaial SC -  Warnow Alto - Igreja polonesa -  1° de julho  de 2018
Itapiranga SC - Colégio das Freiras -  6 de setembro de 2018
Itainópolis SC - Paraguaçu 17 de novembro de 2019
Blumenau SC - Centro Histórico -  10 de dezembro de 2019
Porto Belo SC - Igreja católica -  13 de outubro de 2020

Braço do Trombudo SC -  Capela - 19 de dezembro de 2020
Rio dos Cedros SC -  Igreja de Santo Antônio - 13 de junho  de 2021

 


Blumenau SC -  Edifício da Rua XV -    21 de junho de 2021
Rio do Sul SC -  Estação EFSC Matador   21 de agosto de 2021
Crime
Ilhota SC -  Igreja -    20 de setembro de 2021
São Bonifácio SC -  Igreja -    31 de outubro de 2021
Angelina SC -  Casarão Goedert 15 de abril de 2022
 27 de agosto de 2022
São José SC -  Theatro Adolpho Mello -  30 de agosto de 2022
Treze Tílias SC -  Igreja Matriz -  16 de novembro de 2022



Itajaí SC -  Museu -  17 de fevereiro de 2022



Usina do Salto - 9 de abril de 2024


Fábrica de Ladrilho Hidráulico em Blumenau

Filho do fundador da fábrica
Oskar Handke.
Entre os anos de 1936 e 1943, Blumenau teve sua fábrica de ladrilhos hidráulicos, cujo proprietário foi Oskar Handke, nascido em 4 de junho de 1885 e falecido em 15 de janeiro de 1955
Seu filho Oscar Handke possui registros documental e fotográfico da fábrica.
A firma de Handke forneceu ladrilho hidráulico para o quartel do 63 BI, para o Teatro Carlos Gomes, residência Willi Sievert, residência Curt Hering, entre outras.
Osker Handke vendeu a firma para Werner Garne que continuou a produzir ladrilho hidráulico em Blumenau.
Local de produção artesanal.

Um registro para a História.

Sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
@AngelWittmann (Twiter)

Chegou o livro “Fragmentos Históricos – Colônia Blumenau” – Primeiro Lançamento em Blumenau - em 9 de março de 2023 - Fundação Cultural de Blumenau / MAB

Agradecemos e a todos que nos inspiraram e incentivaram para esta publicação. Colocaremos nas Bibliotecas das Escolas Municipais e nas principais bibliotecas de Blumenau.



















Nenhum comentário:

Postar um comentário