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| Carnaval europeu - Século XIX | 
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| Batuque dos povos africanos no Brasil - Século XIX | 
Quando chega esta época do ano, durante suas festividades, sempre surge a pergunta: “Tem carnaval na cidade de Blumenau?” Muitos acham que o Carnaval é uma festa popular brasileira. 
Tem Carnaval em Blumenau e o carnaval não é uma festa popular, somente brasileira. É um festa popular muito mais antiga do que a própria história oficial do Brasil (Antes de ser descoberto - o Brasil já tinha história e povoações)
Tem Carnaval em Blumenau e o carnaval não é uma festa popular, somente brasileira. É um festa popular muito mais antiga do que a própria história oficial do Brasil (Antes de ser descoberto - o Brasil já tinha história e povoações)
O Carnaval é uma festa europeia que veio com os inúmeros imigrantes, de diferentes países que vieram povoar o Brasil, inclusive alemães e italianos (existe carnaval na Alemanha e na Itália, até hoje). 
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| Baile de máscaras no Teatro Lírico do Rio de janeiro, em desenho de Guerave (1883). A prática iniciada pela cantora italiana Delmastro. | 
No Vale do Itajaí, o Carnaval chegou com os imigrantes alemães e italianos. Em cada região brasileira, na qual os imigrantes se fixaram, o Carnaval ficou com características locais, explicada e justificada pela interferência cultural local preexistente, ou a partir da miscigenação cultural étnica ocorrida no local.
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| Carnaval de rua de Blumenau - década de 1920 | 
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| Blocos de carnaval de rua de Blumenau | 
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| Baile de Carnaval - Blumenau | 
Muitos tem a ideia formada de que o Carnaval do Brasil é somente aquele que tem forte influência dos povos africanos que foram escravizados no país. A maior concentração de africanos ocorreu nas duas primeiras capitais do país, por mais de dois séculos: Salvador e Rio de Janeiro. Também em outros locais do país onde haviam interesses econômicos desta mesma  elite brasileira que viviam na capital do país - que era altamente extrativista. O que aconteceu com  a mineração, em Minas Gerais.
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Quitandeiras em rua do Rio de Janeiro, 1875 (Marc Ferrez/Acervo Instituto Moreira Salles) 
Fonte: http://www.historiailustrada.com.br | 
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| Lavagem do ouro, Minas Gerais, 1880. (Foto: Marc Ferrez/Acervo Instituto Moreira Salles). 
Fonte: http://www.historiailustrada.com.br | 
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| Escravos africanos na colheita de café, Vale do Paraíba, 1882 (Marc Ferrez/Colección Gilberto Ferrez/Acervo Instituto Moreira Salles). 
Fonte: http://www.historiailustrada.com.br | 
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| Mulher africana com o filho, Salvador, em 1884 (Marc Ferrez/Acervo Instituto Moreira Salles). Fonte: http://www.historiailustrada.com.br 
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| Foto da Fazenda Quititi, no Rio de Janeiro, 1865.  (Georges Leuzinger/Acervo Instituto Moreira Salles). 
Fonte: http://www.historiailustrada.com.br | 
No Brasil - a população dos povos africanos quase superou a população branca europeia que os escravizavam. Esta, formada predominantemente por povos latinos, onde culturalmente percebiam o trabalho braçal como algo inferior e não tão nobre quanto o trabalho intelectual - Herança cultural da Grécia Clássica (Que contraditoriamente cultuava a democracia) e no Império Romano. Historicamente, os romanos dominaram a Grécia e posteriormente, boa parte da Europa, por séculos. Esta percepção não é vista desta maneira, por todos os povos europeus.
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| Escravos gregos e seu Senhor. | 
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| Escravos romanos no transporte público. | 
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| Escravos em Salvador, em uma roda de Capoeira - Bahia - Século XIX . | 
É compreensível que o Carnaval nas cidades onde estava o poder do Brasil, na época - tivesse outras características, a partir da influência dos povos oriundos da África. Isto não significa que o Carnaval de outras regiões do Brasil continental tivessem estas características das duas capitais brasileiras - quase sempre musicado pelo samba ou, na época - batucada (Que também não é a música brasileira por excelência - existem lugares onde as pessoas não tocam e não apreciam o samba) - existiam e existem outros gêneros musicais de músicas de carnaval - marchinhas de carnaval entre outras. Como por exemplo o Carnaval de Olinda - Pernambuco (Com instrumentos de sopro). Observe o vídeo abaixo.
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| Carnaval em Manaus | 
No Amazonas, Manaus, existe uma forte influência da cultura indígena no carnaval local. No Maranhão existe a influência holandesa. Há locais onde o carnaval ficou com as características originais da Europa. 
O que Acontece?
Há uma mídia comercial que "vende" um "produto pronto" e único, no qual, muitas vezes, também está a "beleza da mulher brasileira", que não se dá conta de seu papel neste negócio - algumas vezes, somente quando dá uma volta no exterior.
Lembramos o que tentaram fazer em Blumenau durante o Oktoberfest Blumenau 2015, divulgando a propaganda de uma companhia de cerveja.
As principais e mais tradicionais Escolas de Samba do Rio de Janeiro foram fundadas a partir da década de 1950, somente. Para se ter uma ideia - há registros de Carnaval de Blumenau anterior a esta data. Também, já havia Carnaval no Rio de Janeiro antes de surgirem as Escolas de Samba. Construíram o "Produto pronto" para ser comercializado e atualmente há quase uma generalização de que assim é o carnaval brasileiro e só aqui tem. Em vários locais do Brasil, a economia local busca "criar" este "Produto pronto", deixando de lado, a originalidade do carnaval local.
Tenta-se criar desfiles de Escola de Samba em Blumenau e batucada nos salões. Pode?
O que Acontece?
Há uma mídia comercial que "vende" um "produto pronto" e único, no qual, muitas vezes, também está a "beleza da mulher brasileira", que não se dá conta de seu papel neste negócio - algumas vezes, somente quando dá uma volta no exterior.
Lembramos o que tentaram fazer em Blumenau durante o Oktoberfest Blumenau 2015, divulgando a propaganda de uma companhia de cerveja.
As principais e mais tradicionais Escolas de Samba do Rio de Janeiro foram fundadas a partir da década de 1950, somente. Para se ter uma ideia - há registros de Carnaval de Blumenau anterior a esta data. Também, já havia Carnaval no Rio de Janeiro antes de surgirem as Escolas de Samba. Construíram o "Produto pronto" para ser comercializado e atualmente há quase uma generalização de que assim é o carnaval brasileiro e só aqui tem. Em vários locais do Brasil, a economia local busca "criar" este "Produto pronto", deixando de lado, a originalidade do carnaval local.
Tenta-se criar desfiles de Escola de Samba em Blumenau e batucada nos salões. Pode?
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| Desfile Carnaval em Blumenau 
Foto: Blog do Jaime | 
Nossa lembrança é muito forte do Carnaval de Florianópolis, onde passamos parte de nossa infância e onde nos divertíamos muito, olhando o "Bloco de sujos" e também frequentamos Baile de salão, características do carnaval europeu. 
Fotografias antigas de carnavais passados de Bailes de carnaval e Blocos brincando na rua.
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| Foto - Jornal de Santa Catarina. | 
1885 - 1900  - JSC
São registradas as primeiras manifestações carnavalescas na cidade, como o famoso Baile de Máscaras na Sociedade dos Atiradores. As marchinhas dos grupos da época e os jornais especiais de Carnaval faziam críticas políticas e sociais. Jornal de Santa Catarina
Descrição do Carnaval que é feito até hoje na Alemanha. Começou após a colônia estar mais ou menos organizada. Antes não tinha espaço, tempo e dinheiro.
Vamos olhar o que acontece na Alemanha neste momento de carnaval e comprovar esta herança que reproduzimos no Brasil, em alguns casos, adaptações e adequações locais.
Fotos do Carnaval 2016 - Alemanha 
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| Prefeito da cidade de Rödelsee - Unterfranken - Baviera - Alemanha | 
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| No grupo - uma cantora de uma banda alemã que apresentou no Oktoberfest Blumenau 2015 e fotografmos muito. | 
Uma amostra em vídeo, de diferentes regiões do país e seus "diferentes" carnavais.
Carnavais do Brasil
Amazonas
Ceará
Bahia (Primeira Capital do Brasil)
Rio de Janeiro (Segunda Capital do Brasil)
Carnaval de rua e Baile de Carnaval - Rio de Janeiro, 1954
Marchinhas de carnaval nas ruas do Rio de Janeiro DÉCADA DE 50
Santa Catarina
Coletânea e músicas de Carnaval de Salão
Baile do Carnaval
Piauí
São Paulo
Blumenau
Para melhor comprender, sugerimos a leitura desta postagem - Clicar sobre: Cultura
É importante conhecer, para não nos tornarmos parte da massa inerte.


















 
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