segunda-feira, 14 de agosto de 2023

Momentos do 1° Encontro de Corais 2023 - Liga Cultural e Recreativa do Vale do Itajaí - Vidal Ramos SC

Cantora do Coro Carpe Diem de Itajaí.
O canto coral é uma tradição na região do Vale do Itajaí. A sociedade Liga Cultural e Recreativa Vale do Itajaí é uma associação que completou 71 anos de existência em fevereiro de 2023. A sociedade organiza os encontros de grupos de canto coral, para que todos acompanhem a evolução dessa tradição na região, e fora dela, quando há convidados, ou mesmo, são convidados para se apresentarem em outras regiões do Brasil, ou mesmo fora do país.  A Liga foi fundada em 17 de fevereiro de 1952, na cidade de Blumenau, por iniciativa dos cantores do C.C. 25 de Julho de Blumenau
Estiveram presentes no ato de sua fundação e registrados na Ata, a Diretoria formada pelos seguintes cantores:
    • Osvaldo Buerger - Presidente
    • Maurício Germer - Vice - Presidente
    • Erwin Seelbach - 1° Secretário
    • Ralph Kock - 2° Secretário
    • Hercílio Jaeger - 1° Tesoureiro
    • Alfredo Hardt - 2° Tesoureiro
    • Germano Banati - Orador
    • Josef Wollinger - Regente Oficial
Presentes também, estavam os cantores:
    • Bernhard Penzlin
    • Hans Schneider
    • Friedrich Karl Kemmelmeier
    • Fritz Efli
    • Carl Frederico Huebenr
    • Ernesto Wassermann
    • Jacob Reiter
Manfredo Bubeck
Vários foram os Presidentes eleitos nestes 71 anos de história. Entre eles, estão nomes como Emilio Rossmark, Manfred Bubeck e Oswin Reistenbach. Este último, eleito em 1991 e atualmente, ainda é um dos cantores do Coro Masculino Liederkranz, do qual também foi presidente. A atual presidente é Matilde Zumach, de acordo se depoimento, ainda é cantora de um coro da cidade de Timbó.
Estes encontros de corais, também denominados "Encontro de Cantores", sempre fez parte do C.C. 25 de Julho de Blumenau e movimentava toda a cidade de Blumenau.
O principal objetivo da Liga Cultural e Recreativa Vale do Itajaí é de integrar e criar um grande intercâmbio entre os muitos grupos corais através do canto e da música, na região. Nas   primeiras décadas de história da Liga, também participavam grupos corais de outras regiões do Brasil e também, fora do país.

Cidade de Blumenau vivia o Canto Coral até a década de 1980.

Desfiles de cantores participantes do Encontro Internacional de Corais, na Rua XV de Novembro - Blumenau. Ano - 1964.
Desfiles de cantores participantes do Encontro Internacional de Corais, na Rua XV de Novembro - Blumenau. Ano - 1964.
Encontro de Cantores - Ano 1977. No C.C. 25 de Julho de Blumenau com a presença do Governador de Santa Catarina Konder Reis, Presidente do C.C. 25 de Julho de Blumenau Harold Letzow, Hans Prayon e Marcos Henrique Bueschler para do atual coralista Carlos Henrique Bueschler. Era o evento e mexia com toda a cidade.
Palco do C.C. 25 de Julho de Blumenau - 1976.

A Liga Cultural e Recreativa Vale do Itajaí já foi filiada a Federação dos Corais da Alemanha: Deutscher Chorverband, quando Oswin Reinstebach era o seu Presidente. Algo que conseguiu junto com Renate Rossmarck, Secretária da Diretoria do C.C. 25 de Julho de Blumenau. Renate tinha contatos na Alemanha, onde também tinha família. Este intercâmbio permitiu o direito de homenagear cantores e regentes com 50 anos ou mais de atividades em coros com o distintivo e menção honrosa. A atual diretoria da Liga não manteve a filiação.
A Liga mantem um intercambio cultural com a Federación de Asociaciones Corales Alemanas Del Rio de La Plata com sede em Buenos Aires - Argentina a qual tem filiados da Argentina, Uruguai e Paraguai.
Em julho de 2012 registramos o depoimento do Presidente da Liga Cultural e Recreativa Vale do Itajaí, Oswin Reistenbach, há exatos 10 anos, falando à Rádio CBN, em uma conversa informal com o saudoso jornalista Celso Ferreira.
O 1° Encontro de Coros da Liga Cultural e Recreativa  Vale do Itajaí de 2023 - aconteceu na cidade do Alto Vale do Itajaí, Vidal Ramos. Tudo muito bem organizado e transcorreu em três lugares e momentos diferentes: A Escola Municipal Padre Heriberto Hartmann, onde foi servido um café com iguarias preparados por famílias de cantores, na  Igreja Matriz São Sebastião, onde aconteceu as apresentações e, no Hotel Acacius, onde foi servido o jantar.
Vidal Ramos - vista do local da Primeira Igreja Matriz.
Mapa de Vidal Ramos com as localizações do evento: Café, apresentações e Jantar.
O Café - Escola Municipal Padre Heriberto Hartmann

Os grupos de cantores visitantes foram recepcionados na Escola Municipal Heriberto Hartmann e foi onde lhes foi servido o café pelo grupo coral anfitrião, a partir das 13h30. Todos foram recepcionados musicalmente pela Banda Municipal de Vidal Ramos na entrada da escola (vídeo).


Aos fundos, a primeira Igreja Matriz de Vidal Ramos SC.



































Ex Presidente da Liga Cultural e recreativa Vale do Itajaí e o maestro do Coro Carpe Diem de Itajaí.






A caminho do local das apresentações - igreja matriz.



Apresentações dos coros - Igreja Matriz São Sebastião

As apresentações dos grupos de canto coral aconteceram na Igreja Matriz de São Sebastião de Vidal Ramos, inaugurada em 18 de junho de 1981. A cidade de Vidal Ramos, como geralmente acontece em outras cidades brasileiras (demolição), não demoliu sua igreja histórica para construir uma nova igreja. A mesma se encontra no entorno marcando a paisagem da cidade, como uma referência urbana.
Antiga Igreja Matriz, parte da história da cidade.

Nova Igreja Matriz, inaugurada em 1981.
Antiga Igreja Matriz de Vidal Ramos - ainda na paisagem.
Edificação histórica que pertence à igreja católica, compondo com a primeira igreja. Necessitada de restauro, desejo da comunidade católica, que poderia receber apoio da administração pública municipal.
Chegando ao local das apresentações - Igreja Matriz São Sebastião.




Os coros que participaram do 1° Encontro de Corais 2023 - Liga Cultural e Recreativa do Vale do Itajaí 2023, na cidade de Vidal Ramos SC, foram:
  • Grupo Orfeônico Vibra Coração - Vidal Ramos;
  • Coral Santo Estevão - Ituporanga;
  • Coro Masculino Liederkranz - Blumenau;
  • Coro Gente Nossa - Dona Emma;
  • Coro Cristo Rei - Brusque;
  • Coral Vozes em Harmonia - Camboriú;
  • Coro Carpe Diem - Itajaí;
  • Como convidado especial Coral Sagrado Coração de Jesus com o grupo de Canto Alemão - Vidal Ramos.
Matilda Zumach, presidente da Liga Cultural e Recreativa do Vale do Itajaí, Nelson Back, Prefeito Municipal  de Vidal Ramos e Alice Kuhnen Eifler, Presidente do Grupo Orfeônico Vibra Coração.







Nelson Back, Prefeito Municipal  de Vidal Ramos.

Grupo Orfeônico Vibra Coração - Vidal Ramos






Vídeo
Coro Santo Estevão - Ituporanga SC


















Vídeo
Coro Carpe Diem - Itajaí SC





















Vídeo
Coro Cristo Rei - Brusque SC



Coral Vozes em Harmonia - Camboriú SC






Vídeo

Coral Sagrado Coração de Jesus e grupo de Canto Alemão - Vidal Ramos SC








Vídeo
Coro Masculino Liederkranz - Blumenau SC






























Vídeo

Coro Gente Nossa - Dona Emma SC





Vídeo

Encerramento




















O encerramento foi festivo com todos os presentes cantando a composição  de Eloi E. Franz - Fazer amigos. Acompanhar no vídeo a seguir.
Jantar - Hotel Acacius

O jantar aconteceu np
Hotel Acacius, para onde os cantores foram transportados com seus veículos de viagem. A mesa era  repleta de iguarias doces e salgadas, sem permitir que um cantor conseguisse provar tudo o que estava exposto. A cidade de Vidal Ramos é conhecido pelos doces e não deixou por menos, sua fama. É conhecida pela o evento anual - Doce Festa.




























Um Registro para a História.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário