quinta-feira, 22 de setembro de 2022

Encontro de Corais da Liga Cultural e Recreativa no Vale do Itajaí - 50° Aniversário do Coro Misto Stimmen Des Herzens - Blumenau SC

Parte dos cantores do Coro Misto Stimmer des Herzens em frente a sede social do C.C. 25 de Julho de Blumenau - local do encontro de Corais, 2° de 2022.





Em 17 de setembro de 2022 aconteceu na sede social do C.C. 25 de Julho de Blumenau, o 2º Encontro de Corais de 2022 promovido pela Liga Recreativa e Cultural do Vale do Itajaí. Um dos dois coros do C.C. 25 de Julho de Blumenau, festivamente recebeu os demais coros, lembrando igualmente de seu 50° aniversário. Também, a Liga Cultural e Recreativa do Vale do Itajaí completou em fevereiro de 2022, 70 anos de existência. A mesma foi fundada em 17 de fevereiro de 1952, na cidade de Blumenau, por iniciativa dos cantores do C.C. 25 de Julho de Blumenau.
Ex Presidente da Liga e do Coro Masculino Liederkranz - Oswin Reistenbach.
De acordo com Oswin Reistenbach, estiveram presentes no ato de sua fundação e registrados na Ata, a Diretoria formada pelos senhores:
  • Osvaldo Buerger - Presidente
  • Maurício Germer - Vice - Presidente
  • Imigrante alemão Emilio Rossmark.
  • Erwin Seelbach - 1° Secretário
  • Ralph Kock - 2° Secretário
  • Hercílio Jaeger - 1° Tesoureiro
  • Alfredo Hardt - 2° Tesoureiro
  • Germano Banati - Orador
  • Josef Wollinger - Regente Oficial
Presentes também, os senhores:
  • Bernhard Penzlin
  • Hans Schneider
  • Friedrich Karl Kemmelmeier
  • Fritz Efli
  • Carl Frederico Huebenr
  • Ernesto Wassermann
  • Jacob Reiter
Vários foram os Presidentes eleitos nestes 70 anos de história. Entre eles, estão nomes como Emilio Rossmark, Manfred Bubeck e Oswin Reistenbach. Este último, eleito em 1991 e atualmente, ainda cantor do Coro do C.C. 25 de Julho de Blumenau - Coro Masculino Liederkranz, do qual também foi presidente.
Estes encontros de corais, também denominados "Encontro de Cantores", sempre fez parte do C.C. 25 de Julho de Blumenau e movimentava toda a cidade de Blumenau,  como ilustra o Programa de 1964, há 58 anos passado, e depois o Programa do  "Encontro Internacional de Cantores", há 41 anos - imagens abaixo -  se considerar a história, ainda muito recente, mas sempre uma tradição.

O principal objetivo da Liga Cultural e Recreativa do Vale do Itajaí é integrar e criar um grande intercâmbio entre os muitos grupos corais através do canto e da música, na região. Nas   primeiras décadas de história da Liga, também participavam grupos corais de outras regiões do Brasil e também, fora de fora do país.

Cidade de Blumenau vivia o Canto Coral até a década de 1980
Desfiles de cantores participantes do Encontro Internacional de Corais, na Rua XV de Novembro - Blumenau. Ano - 1964.

Desfiles de cantores participantes do Encontro Internacional de Corais, na Rua XV de Novembro - Blumenau. Ano - 1964.


Encontro de Cantores - Ano 1977. No C.C. 25 de Julho de Blumenau com a presença do Governador de Santa Catarina Konder Reis, Presidente do C.C. 25 de Julho de Blumenau Harold Letzow, Hans Prayon e Marcos Henrique Bueschler para do atual coralista Carlos Henrique Bueschler. Era o evento e mexia com toda a cidade.
Palco do C.C. 25 de Julho de Blumenau - 1976.
A Liga Cultural e Recreativa Vale do Itajaí é filiada a Federação dos Corais da Alemanha: Deutscher Chorverband, a qual permite o direito de homenagear cantores e regentes com 50 anos ou mais de atividades em Coros com o distintivo e menção honrosa.
A Liga mantem um intercambio cultural com a Federación de Asociaciones Corales Alemanas Del Rio de La Plata com sede em Buenos Aires - Argentina a qual tem filiados da Argentina, Uruguai e Paraguai.
Em julho de 2012 registramos o depoimento do Presidente da Liga Cultural e Recreativa do Vale do Itajaí, Oswin Reistenbach, há exatos 10 anos, falando à Rádio CBN, em uma conversa informal com o saudoso jornalista Celso Ferreira.
O 2° Encontro de coros da Liga Cultural e Recreativa do Vale do Itajaí de 2022 - ocorreu no C.C. 25 de Julho de Blumenau e tradicionalmente iniciou após o café da tarde, servido no "galpão". 



O início das apresentações ocorreu com a presença de um dos dois anfitriões: Coro Misto Stimmer Des Herzens que também comemorava seu 50° Aniversário.
O Coro Misto Stimmer Des Herzens foi fundado em outubro de 1972, idealizado e fundado pelo maestro Heinz Geyer. 
Geyer convenceu a diretoria do C.C. 25 de Julho de Blumenau sobre a importância da existência desse coro, que também receberia as
Manfredo Bubeck 
vozes femininas.
Já existia o Coro Masculino Liderkranz (desde 1909 - fundado por Rodolf Damm). Fez parte da primeira formação do Coro Misto, os seguintes cantores: Werner e Iracida Frischknecht, Erwin e Erica Knaesel, Rolf Mathias Haas e Herta Haas, Franz e Paula Isleb, Hercílio e Gerda Stahnke, Heinz e Edith Tuerpe e Manfredo e Rita Bubeck. 
O primeiro maestro foi Manfredo Bubeck com o auxílio da pianista Iris Ramers. Bubeck foi preparado pelo maestro Heinz Geyer que acreditou no seu potencial, dedicação, capacidade de aprendizado e disciplina. Bubeck é um dos nomes da cultura regional e em breve escreveremos sobre seus feitos.

Manfredo Bubeck contando um pouco desta História - de maneira informal

Coro Misto com 4 anos de existência - completou 50 anos em 2022.
O coro misto fundado por Heinz Geyer recebeu um complemento em seu nome: Coro Misto Stimmer Des Herzens, que significa Coro Misto "Vozes do Coração".
O coro aniversariante sob a regência de Roberto Fabiano Rossbach, que iniciou sua trajetória musical com Manfredo Bubeck. No piano, estava Helder Cadore. 
Coro Misto Stimmer Des Herzens apresentou parte de canções, intercaladas com textos narrativos descrevendo parte do processo de adaptação do imigrante alemão em seu novo Heimat no Brasil.

O Coro Misto  Stimmer Des Herzens cantou:
  1. Boas-Vindas, de Villa-Lobos
  2. Lieb Heimatland (somente a 1ª estrofe)
  3. Mein Vaterhaus
  4. Der Nachtigal Antwort
  5. Grüsse an die Heimat
  6. Er lebe hoch
  7. Lustiges Trinklieder-potpourri

Na sequência,  apresentaram-se os coros, em ordem aleatória:
  • Coro Gente Nossa - dona Emma/SC
  • Coro Santo Estevão - Ituporanga/SC
  • Coro Santa Terezinha - Brusque/SC
  • Coro Fratelli - Blumenau/SC
  • Coro União - Ibirama/SC
  • Coro Municipal - Apiúna/SC
  • Deustcher Chor Florianópolis - Florianópolis/SC (Coro convidado)
  • Coro Masculino Liederkranz - Blumenau/SC
O coro Deustcher Chor Florianópolis - cuja presença foi possível graças as movimentações e providências, como convite, do Presidente do C.C. 25 de Julho de Blumenau e  do Coro Liederkranz, Clay Schulze e do cantor coralista e músico Wilson Schaade, se fez presente para prestigiar o tradicional evento e rever o cor amigo - Coro Masculino Liederkranz, que se prepara para fazer sete apresentações no Oktoberfest Blumenau 2022, a qual inicia em 5 de outubro de 2022.
Ensaio geral - noite de 22 de setembro de 2022 - palco do C.C. 25 de Julho de Blumenau - Coro Masculino Liederkranz na performance "Show dos Velhos Camaradas".


Após a apresentação de todos os coros presentes, foi servido um jantar providenciado pelo Restaurante Heimat do C.C. 25 de Julho de Blumenau.

As imagens Comunicam...







































































Inês Sevignani.






















































































































































































Um Registro Para a História!

Leituras Complementares - clicar sobre o título escolhido:


Sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
@AngelWittmann (Twiter)


Em breve – Estaremos lançando o livro: “Fragmentos Históricos - Colônia Blumenau”












Nenhum comentário:

Postar um comentário