Parte dos cantores do Coro Misto Stimmer des Herzens em frente a sede social do C.C. 25 de Julho de Blumenau - local do encontro de Corais, 2° de 2022. |
Em 17 de setembro de 2022 aconteceu na sede social do C.C. 25 de Julho de Blumenau, o 2º Encontro de Corais de 2022 promovido pela Liga Recreativa e Cultural do Vale do Itajaí. Um dos dois coros do C.C. 25 de Julho de Blumenau, festivamente recebeu os demais coros, lembrando igualmente de seu 50° aniversário. Também, a Liga Cultural e Recreativa do Vale do Itajaí completou em fevereiro de 2022, 70 anos de existência. A mesma foi fundada em 17 de fevereiro de 1952, na cidade de Blumenau, por iniciativa dos cantores do C.C. 25 de Julho de Blumenau.
Ex Presidente da Liga e do Coro Masculino Liederkranz - Oswin Reistenbach. |
De acordo com Oswin Reistenbach, estiveram presentes no ato de sua fundação e registrados na Ata, a Diretoria formada pelos senhores:
- Osvaldo Buerger - Presidente
- Maurício Germer - Vice - Presidente
- Erwin Seelbach - 1° Secretário
- Ralph Kock - 2° Secretário
- Hercílio Jaeger - 1° Tesoureiro
- Alfredo Hardt - 2° Tesoureiro
- Germano Banati - Orador
- Josef Wollinger - Regente Oficial
Imigrante alemão Emilio Rossmark. |
Presentes também, os senhores:
- Bernhard Penzlin
- Hans Schneider
- Friedrich Karl Kemmelmeier
- Fritz Efli
- Carl Frederico Huebenr
- Ernesto Wassermann
- Jacob Reiter
Vários foram os Presidentes eleitos nestes 70 anos de história. Entre eles, estão nomes como Emilio Rossmark, Manfred Bubeck e Oswin Reistenbach. Este último, eleito em 1991 e atualmente, ainda cantor do Coro do C.C. 25 de Julho de Blumenau - Coro Masculino Liederkranz, do qual também foi presidente.
Estes encontros de corais, também denominados "Encontro de Cantores", sempre fez parte do C.C. 25 de Julho de Blumenau e movimentava toda a cidade de Blumenau, como ilustra o Programa de 1964, há 58 anos passado, e depois o Programa do "Encontro Internacional de Cantores", há 41 anos - imagens abaixo - se considerar a história, ainda muito recente, mas sempre uma tradição.
O principal objetivo da Liga Cultural e Recreativa do Vale do Itajaí é integrar e criar um grande intercâmbio entre os muitos grupos corais através do canto e da música, na região. Nas primeiras décadas de história da Liga, também participavam grupos corais de outras regiões do Brasil e também, fora de fora do país.
Cidade de Blumenau vivia o Canto Coral até a década de 1980
Desfiles de cantores participantes do Encontro Internacional de Corais, na Rua XV de Novembro - Blumenau. Ano - 1964. |
Desfiles de cantores participantes do Encontro Internacional de Corais, na Rua XV de Novembro - Blumenau. Ano - 1964. |
A Liga Cultural e Recreativa Vale do Itajaí é filiada a Federação dos Corais da Alemanha: Deutscher Chorverband, a qual permite o direito de homenagear cantores e regentes com 50 anos ou mais de atividades em Coros com o distintivo e menção honrosa.
A Liga mantem um intercambio cultural com a Federación de Asociaciones Corales Alemanas Del Rio de La Plata com sede em Buenos Aires - Argentina a qual tem filiados da Argentina, Uruguai e Paraguai.
Em julho de 2012 registramos o depoimento do Presidente da Liga Cultural e Recreativa do Vale do Itajaí, Oswin Reistenbach, há exatos 10 anos, falando à Rádio CBN, em uma conversa informal com o saudoso jornalista Celso Ferreira.
O 2° Encontro de coros da Liga Cultural e Recreativa do Vale do Itajaí de 2022 - ocorreu no C.C. 25 de Julho de Blumenau e tradicionalmente iniciou após o café da tarde, servido no "galpão".
O início das apresentações ocorreu com a presença de um dos dois anfitriões: Coro Misto Stimmer Des Herzens que também comemorava seu 50° Aniversário.
O Coro Misto Stimmer Des Herzens foi fundado em outubro de 1972, idealizado e fundado pelo maestro Heinz Geyer.
Geyer convenceu a diretoria do C.C. 25 de Julho de Blumenau sobre a importância da existência desse coro, que também receberia as
vozes femininas. Já existia o Coro Masculino Liderkranz (desde 1909 - fundado por Rodolf Damm). Fez parte da primeira formação do Coro Misto, os seguintes cantores: Werner e Iracida Frischknecht, Erwin e Erica Knaesel, Rolf Mathias Haas e Herta Haas, Franz e Paula Isleb, Hercílio e Gerda Stahnke, Heinz e Edith Tuerpe e Manfredo e Rita Bubeck.
Manfredo Bubeck |
O primeiro maestro foi Manfredo Bubeck com o auxílio da pianista Iris Ramers. Bubeck foi preparado pelo maestro Heinz Geyer que acreditou no seu potencial, dedicação, capacidade de aprendizado e disciplina. Bubeck é um dos nomes da cultura regional e em breve escreveremos sobre seus feitos.
Manfredo Bubeck contando um pouco desta História - de maneira informal
O coro misto fundado por Heinz Geyer recebeu um complemento em seu nome: Coro Misto Stimmer Des Herzens, que significa Coro Misto "Vozes do Coração".
O coro aniversariante sob a regência de Roberto Fabiano Rossbach, que iniciou sua trajetória musical com Manfredo Bubeck. No piano, estava Helder Cadore.
O Coro Misto Stimmer Des Herzens apresentou parte de canções, intercaladas com textos narrativos descrevendo parte do processo de adaptação do imigrante alemão em seu novo Heimat no Brasil.
O Coro Misto Stimmer Des Herzens cantou:
- Boas-Vindas, de Villa-Lobos
- Lieb Heimatland (somente a 1ª estrofe)
- Mein Vaterhaus
- Der Nachtigal Antwort
- Grüsse an die Heimat
- Er lebe hoch
- Lustiges Trinklieder-potpourri
Na sequência, apresentaram-se os coros, em ordem aleatória:
- Coro Gente Nossa - dona Emma/SC
- Coro Santo Estevão - Ituporanga/SC
- Coro Santa Terezinha - Brusque/SC
- Coro Fratelli - Blumenau/SC
- Coro União - Ibirama/SC
- Coro Municipal - Apiúna/SC
- Deustcher Chor Florianópolis - Florianópolis/SC (Coro convidado)
- Coro Masculino Liederkranz - Blumenau/SC
O coro Deustcher Chor Florianópolis - cuja presença foi possível graças as movimentações e providências, como convite, do Presidente do C.C. 25 de Julho de Blumenau e do Coro Liederkranz, Clay Schulze e do cantor coralista e músico Wilson Schaade, se fez presente para prestigiar o tradicional evento e rever o cor amigo - Coro Masculino Liederkranz, que se prepara para fazer sete apresentações no Oktoberfest Blumenau 2022, a qual inicia em 5 de outubro de 2022.
Ensaio geral - noite de 22 de setembro de 2022 - palco do C.C. 25 de Julho de Blumenau - Coro Masculino Liederkranz na performance "Show dos Velhos Camaradas". |
Após a apresentação de todos os coros presentes, foi servido um jantar providenciado pelo Restaurante Heimat do C.C. 25 de Julho de Blumenau.
Inês Sevignani. |
Um Registro Para a História!
Leituras Complementares - clicar sobre o título escolhido:
- Programa - Festa dos Cantores - Promovida pela Liga Cultural Recreativa Vale do Itajaí - ano 1952 - Regentes do centenário Coro Masculino Liederkranz
- Coro Masculino Liederkranz no Encontro Internacional de Corais na Sociedad Cultural y Social Cantores Armonia - Hohenau - Paraguai
- 84° Encontro de Corais da Liga Cultural e Recreativa do Vale do Itajaí
- 85° Encontro de Corais da Liga Cultural e Recreativa do Vale do Itajaí - Timbó
- 88° Enconto de Corais da Liga Cultural e Recreativa Vale do Itajaí - Grupos A e B - Momentos
- 89° Encontro de Corais da Liga Cultural e Recreativa do Vale do Itajaí - Chaves B e E - Momentos
- História...Os Coros e Corais - Canto coral
Sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
@AngelWittmann (Twiter)
Em breve – Estaremos lançando o livro: “Fragmentos Históricos - Colônia Blumenau”
Nenhum comentário:
Postar um comentário