segunda-feira, 11 de setembro de 2023

Gottlieb Reif De Santa Catarina para Pouso Redondo - Palestra na 7° Feira do Livro - Pouso Redondo

Estivemos  na 7° Feira do Livro de Pouso Redondo - Médio Vale do Itajaí, em dia 24 de agosto de 2023 e proferimos a palestra "Gottlieb Reif de Santa Catarina  para Pouso Redondo", com o objetivo maior de apresentar um pouco dos feitos do pioneiro da região do Vale do Itajaí, de Santa Catarina e fundador da cidade, às pessoas interessadas, escolares, educadores e autoridade de Pouso Redondo. Também apresentamos o compendio, no qual um dos destaques é a biografia do fundador de Pouso Redondo - Gottlieb Reif. Encontramos grande número de seus descendentes diretos, representantes da 4°, 5° e 6° gerações. Encontro marcado pela alegria que resultou em visitas a duas, das muitas famílias descendentes de Reif. Famílias de duas irmãs da 4° Geração - Marlene e Ondina Reif. 

Prefeito Rafael Neitzke Tambozi, Ondina Reif, Thusnelda Reif e Marlene Reif, 3 irmãs bisnetas de Gottlieb Reif.

Oportunizamos o momento cívico cultural e destinamos livros às escolas municipais, entregues nas mãos da Secretaria da Educação - Matheus e Elisabeth e do Prefeito Rafael Neitzke Tambozi.

Entregando os livros à equipe de Educação e ao Prefeito de Pouso Redondo: Matheus e Elisabeth e do Prefeito Rafael Neitzke Tambozi, respectivamente.
Durante a  7° Feira do Livro, contatamos com outros autores, professores, pesquisadores, escolares e interessados. Foram momentos de alegria e emoção, proporcionado pela Prefeitura Municipal de Pouso Redondo, dentro da secretaria da Educação de Pouso Redondo. 
Esperamos que esta personalidade histórica - Gottlieb Reif, receba um espaço maior dentro da história de Pouso Redondo, por seus feitos, que procuramos resumir dentro de uma apresentação de uma hora, e que compartilhamos aqui, dentro do horário nobre da 7° Feira do Livro. A partir da apresentação não foi possível apresentar toda a palestra, o que nos levou compartilhar os slides da palestra nesse espaço e destinar o conteúdo aos interessados:  Gottlieb Reif De Santa Catarina  para Pouso Redondo




Com Paula Amedoeira, Ondina Reif, Marlene Reif e Professor Roi Hentoni Klein.





Com a Turma do Professor Roi Hentoni Klein.




Com Willian Sieverdt, descendente de Gootlieb Reif.



Prefeito de Pouso Redondo Rafael Neitzke Tambozi.

Paula Amendoeira.

Parte da Família Reif de Pouso Redondo.
Palestra 
"Gottlieb Reif De Santa Catarina  para Pouso Redondo"




























































































































Vídeo da Palestra

Um Registro para a história.
Referências

  • ADÃO, Everson Felipe. Mais que um Pouso no Meio do Caminho. Estudo sobre a Tomada de terras em Pouso Redondo no Alto Vale do Itajaí – SC, Na segunda Metade do Século XIX. Trabalho Conclusão do Curso de Graduação em História do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina como requisito para a obtenção do título de Bacharel/Licenciado em História. Orientador: Prof. Dr. Tiago Kramer de Oliveira. Florianópolis, 2019. 89p.
  • DAROSSI, Flávia Paula. A lei de terras em Santa Catarina e a Consolidação do Estado imperial brasileiro. 2017. 158 f. Dissertação (Mestrado) – Curso de História, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2017, p.39.
  • DIAS PAES, Mariana Armond. Escravos e terras entre posses e títulos: a construção social do direito de propriedade no brasil (1835-1889). 2018. 200 f. Tese (Doutorado) - Curso de Direito, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018.
  • MOTTA, Márcia Maria Menendes. Nas Fronteiras do Poder: Conflito e Direito à Terra no Brasil do Século XIX. 2. ed. Niterói: Editora da Universidade Federal Fluminense, 2008.
  • FROTSCHER, Méri. Da celebração da etnicidade teuto-brasileira à afirmação da brasilidade: ações e discursos das elites locais na esfera pública de Blumenau (1929-1950). Florianópolis, 2003. Tese (Doutorado em História) – Universidade Federal de Santa Catarina.
  • HUMPL, Max. Crônica do vilarejo de Itoupava Seca: Altona: desde a origem até a incorporação à área urbana de Blumenau, 1.ed. Méri Frotschter Kramer e Johannes Kramer (organizadores). Escrito em 2018. Blumenau: Edifurb, 2015. 227 p. : il.
  • SCHMIDT-Gerlach, Gilberto. Colônia Blumenau no Sul do Brasil. Gilberto Schmidt-Gerlach, Bruno Kilian Kadletz, Marcondes Marchetti, pesquisa; Gilberto Schmidt-Gerlach, organização; tradução Pedro Jungmann. – São José : Clube de Cinema Nossa Senhora do Desterro, 2019. 2 t. (400 p.) : il., retrs.
  • STAHMER, Ela Reif. A história de um Benemérito Pioneiro – Gottlieb Reif. Revista Blumenau em Cadernos. Tomo XIII – Agosto de 1972, N°8. Blumenau, 1972.
  • WETTSTEIN, Phil. Brasilien und die Deutsch-brasilieniche Kolonie Blumenau. Leipzig, Verlag von Friedrich Engelmann, 1907.
  • WITTMANN, Angelina. Cemitério XXII – Cemitério Luterano – Itoupava Norte – Blumenau SC. 26 de novembro de 2021. Disponível em: https://angelinawittmann.blogspot.com/2021/06/do-dorf-bohlen-para-o-brasil-seculo-xix.html
  • WITTMANN, Angelina. Da Casa Rischbieter ao Norden – Valorização da Cultura – da História e da Arquitetura – Blumenau SC. 5 de outubro de 2021. Disponível em: https://angelinawittmann.blogspot.com/2021/10/norden-valorizacao-da-cultura-e-da.html
  • WITTMANN, Angelina. Imigrantes alemães nas Fazendas de Café do Rio de Janeiro – São Paulo e depois – Santa Catarina – Século XIX – Kaffeepfklücker. 20 de junho de 2021. Disponível em: https://angelinawittmann.blogspot.com/2021/06/do-dorf-bohlen-para-o-brasil-seculo-xix.html
  • WITTMANN, Angelina. Hermann Bruno Otto Blumenau – Primeiro Negociante de Terras no Vale do Itajaí. 02 de fevereiro de 2019. Disponível em: https://angelinawittmann.blogspot.com/2021/06/do-dorf-bohlen-para-o-brasil-seculo-xix.html
  • WITTMANN, Angelina. Leopold Franz Hoeschl – 1° Cônsul Honorário do Império Austro-Húngaro na Colônia Blumenau – 1° Parte. 6 de janeiro de 2018. Disponível em: https://angelinawittmann.blogspot.com/2018/01/leopold-franz-hoeschl-1-consul.html
  • WITTMANN, Angelina. Qual a Diferença entre Atafona (Tafona) e Moinho? Antropologia. 28 de fevereiro de 2020. Disponível em: https://angelinawittmann.blogspot.com/2021/06/do-dorf-bohlen-para-o-brasil-seculo-xix.ht
Sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
@AngelWittmann (Twiter)

Nenhum comentário:

Postar um comentário