quinta-feira, 28 de setembro de 2023

Cemitério XXXIV - Cemitério Comunidade Luterana Mulde Alto - Timbó SC




Nosso objetivo neste dia de trabalho em campo, ocorrido em setembro de 2023, foi de buscar mais dados  sobre a pessoa que construiu o Casarão Valter Anklam na estrada de Pomeranos que liga Timbó a Pomerode. Encontramos indícios que haviam membros da família que frequentavam a Comunidade Luterana de Mulde Alto e fomos buscar essa localidade e também, seu cemitério, nossa fonte de pesquisa primária em muitas de nossas buscas de dados. O cemitério está localizado no vale do Ribeirão Herdt.

Mesmo não encontrando o que buscávamos, oportunizamos o momento para efetuar registros das primeiras famílias da comunidade, geralmente aqueles nascidos no século XIX e início do século XX, para estar contemplado na "Série Cemitérios" desse Blog.

"Krieser, Pieritz, Jandt, Sievert... e outros, antes de Fritz Donner chegar em Timbó, chegaram no Mulde. (...) A colonização da Mulde se deu em 1858 por alemães liderados por Detlef Johann Westphal, com Franz Kieckhöfer, Hermann Lange, Alwin Kreyssig, Louis Gessner, Oscar Zwicker, Edward e Johann Will, Otto Zwicker, Otto e Bruno Prochnow, mais tarde, os últimos fundaram Agrolândia, ex-Trombudo Alto. Na segunda leva vieram: Robert Zeits, Karl Dettmer, Heinrich Loes e Rudolf Kellermann. Salão de baile foi de Richard Lach. Primeiro professor Heinrich Geffert. Primeiro engenho de farinha, construído por Gustavo Reichel." Mero Buzzi

 Heinrich Lohse (Nome foi registrado errado - em português: Henrique)

Esclarecendo para Claudio Lohse sobre seu antepassado Heinrich Lohse. O pioneiro de sua família nascido  em 31 de outubro de 1832 em  Hohenweststedt, Schleswig Holstein, Prússia, foi casado com Margaretha Lohse (Wichmann) nascida em 3 de maio de 1837 em Rendsburg, Rendsburg-Eckernförde, Schleswig-Holstein, território da atual Alemanha. O casal se casou na Prússia em torno do ano de 1860. Heinrich está sepultado do Cemitério ecumênico de Badenfurt, Blumenau. Faleceu em 23 julho de 1900.
Atestado de óbito do pioneiro Heinrich Lohse.

Margaretha Lohse (Wichmann) faleceu em 22 de agosto de 1919 e também está sepultada no Cemitério Ecumênico Badenfurt, Blumenau.
Foi levantado a hipótese que o Loes sepultado no cemitério de Mulde Alto fosse Heinrich Lohse (Nome como está no seu túmulo), o que não pode ser confirmado em função das evidências presentes nos dados da genealogia, uma vez que o pioneiro dessa família, Hinrich, está sepultado em Badenfurt, Blumenau e também, sua esposa Margaretha.
O casal Heinrich e Margaretha tiveram 5 filhos:
  • Jakob Lohse  (1862–1923);
  • Johannes Lohse (1864–1947);
  • Wiebke Catharina Elsabe Lohse (1873–  );
  • Eduard August Heinrich Lohse ( 1875– );
  • Elisabet Margaretha Magdalene Lohse (1877–1916).
As imagens comunicam... 

















































Curiosidade é a forma do túmulo que lembra o volume do caixão. Em nossas pesquisas in loco, é a primeira vez que vemos esta tipologia.
























A forma do túmulo lembra a forma do caixão.
























Arte cemiterial presente nos anjos de porcelanas criados por Erwin Teichmann, na porcelana Schmidt.
































Leituras Complementares - Clicar sobre o título escolhido:

Sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
@AngelWittmann (Twiter)





Nenhum comentário:

Postar um comentário