A primeira nucleação urbana, com imigrantes austríacos, surgida em Treze Tílias, se desenvolveu na Linha Babenberg, em 1934, a uma distâncias aproximada de nove quilômetros da atual centralidade da cidade. No local foi construída uma capela e uma escola. Aos fundos da igreja está o cemitério antigo.
O local conta também com uma trilha para caminhada no meio da mata, com referência a Via Crucis. Próximo ao início da Crucis, há uma Gruta com Nossa Senhora Aparecida, local que contém bancos.
O local atualmente tem estrutura para um pequeno Centro de Eventos, onde são realizadas festas de Dia das Mães e de Nossa Senhora Aparecida, geralmente celebrada em 12 de outubro. Em ambas as festividades é realizada uma Romaria que tem como ponto de partida a Igreja Matriz de Treze Tílias e segue rumo à comunidade, onde é realizada uma Missa na Gruta.
Tradicional festa - Nossa Senhora Aparecida - 12 de outubro.
Tradicional Programação:
- 8:30h: Saída da Romaria em frente a Igreja Matriz Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Treze Tílias com destino à Gruta Nossa Senhora Aparecida de Babenberg.
- 10:30h: Santa Missa em Ação de Graças
- 12:00h: Grandiosa churrascada acompanhada de pão, cucas, saladas diversas, pudins, bolos e demais sobremesas.
- 13:00h: Sorteio de um bolo
- 14:00h: início da tarde dançante animada pela Banda Conexão Sul de Videira
- 15:00h: Sorteio da rifa
- Venda de churrasco antecipado com a Diretoria. Desde já a comunidade de Babenberg agradece.
Gruta Nossa Senhora Aparecida de Babenberg. |
Gruta Nossa Senhora Aparecida de Babenberg. |
Cemitério Antigo
Registro Para a História.