segunda-feira, 12 de fevereiro de 2024

Oswin Reistenbach - 90 anos de idade - mais de 70 anos como cantor de canto coral e mais de 24 anos - Presidente da Liga Cultural e Recreativa Vale do Itajaí

Ao completar 90 anos de idade, o cantor do Coro Masculino Liederkranz, Oswin Reistenbach, tem mais de 70 anos dedicados ao canto coral na região do Vale do Itajaí, tendo sido por 24 anos presidente da Liga Cultural Recreativa Vale do Itajaí - Associação de Coros fundada em 1954.
Oswin Reistenbach, um dos personagens da História contemporânea de Blumenau e região, completou 90 anos de vida, muito bem vivida, em 12 de janeiro de 2024
Visitamos Oswin Reistenbach em 8 de agosto de 2023, quase na data de seu 90° aniversário e conhecemos um pouco de sua história e de sua família através de imagens e documento guardados.
Na residência dos Reistenbachs, em Blumenau, 8 de agosto de 2023.


Coro Masculino Liederkranz em julho de 2009.
Conhecíamos 
Oswin Reistenbach há muito tempo antes desta data. Inclusive em plena atividade cultural na virada do milênio, em 2000, no C.C. 25 de Julho de Blumenau, cantando no Coro Masculino Liederkranz. Nesse época, era Presidente da Liga Cultural Recreativa Vale do Itajaí que foi fundada em 17 de fevereiro de 1952, na cidade de Blumenau. De acordo com o ex-Presidente - por anos - Oswin Reistenbach, estiveram presentes no ato de fundação da Liga Cultural e Recreativa Vale do Itajaí e registrados em Ata - a Diretoria formada pelos Senhores, todos amigos do aniversariante e parte da história do canto, em Blumenau e região:
  • Oswald Buerger - Presidente
    Livreto do 1° edição de Festa dos Cantores -
    Promovida pela Liga Cultural Recreativa
    Vale do Itajaí - em seu ano de Fundação  1952
    .

  • Maurício Germer - Vice - Presidente
  • Arno Metzger - 1° Secretário
  • Ralph Kock - 2° Secretário
  • Carl Lindemann - 1° Tesoureiro
  • Alfredo Hardt - 2° Tesoureiro
  • Germano Banati - Orador
  • Francisco Baumgart - Regente Oficial
Presentes também:
  • Bernhard Penzlin;
  • Hans Schneider;
  • Friedrich Karl Kemmelmeier;
  • Fritz Efli;
  • Carl Frederico Huebenr;
  • Ernesto Wassermann;
  • Jacob Reiter.

Oswin Reistenbach fez parte e contribuiu para a história do canto coral em Blumenau e região, cantando e diretamente integrado na organização dos eventos de encontro de cantores. Atualmente está cantando no Coro Masculino Liederkranz, atuação feita desde 3 de outubro de 1971 

Origem da família de Reistenbach na região.

Oswin Reistenbach nasceu na localidade de Rio Sellin, em Ibirama, em  12 de janeiro de 1934. Filho do imigrante oriundo de Hamburg, Alemanha,  Karl Reistenbach e de Lydia (Tillmann) Reistenbach. Seus pais se conheceram e se casaram no Brasil. Karl migrou com a família, seus pais Theodor Reistenbach e Agatha Reistenbach (proprietários de um restaurante em Hamburg), casados na Alemanha, e de seu irmão Walter Reistenbach (1902 - 1979).
Oswin Reistenbach residia em Dona Emma, quando teve seu primeiro contato com canto coral.

Certidão de casamento de Karl e Lydia (Tillmann) Reistenbach em 29 de julho de 1921, em Bella Alliança - que ainda pertencia a Blumenau.
Certidão de Casamento original feita em Bella Alliança - atual Rio do Sul. 

Mais uma certidão de casamento de Karl e Lydia, preenchida pelo escrivão de Bella Alliança Ermembergo Pellizzetti, 11 anos antes do golpe.
Contrato de aquisição de terra da Companhia Hanseática - Rio Sellin - de Theodor Reistenbach (Pioneiro).

Traduzimos superficialmente, devido a dificuldade de ler fluentemente algumas palavras semiapagadas - leitura dificultada  pela presença de termos técnicos usados em outra época. O pouco que traduzimos, é o suficiente para compreender que o colono que chegava às terras por eles adquiridas aqui na região, através contrato de compra e venda, ficava amarrado a este contrato em razão do compromisso de sanar a ausência do Estado quanto às providências relacionadas a trabalho e infraestrutura pública. Impressiona a dificuldade encontrada  por essas pessoas em estar predispostas a construir estradas, pontes, limpezas de terrenos, doações de materiais, além de todo o trabalho a fazer em sua própria propriedade. Isso porque essa história em particular acontecia na década de 1920. Para aqueles que conhecem bem o idioma, não deve ser difícil, "se deitar sobre este contrato" e traduzir seu conteúdo, deixando esta informação para a história. Todo nosso respeito aos pioneiros que "semearam" cidades nesta região.


Comprovante e selos de pagamento das terras à Cia Hanseática pelo pioneiro  da família Reistenbach.

Parte do diário do pioneiro da família Reistenbach escrito em alemão gótico.

Depois de "construir" história, longe de seu Heimat, um simples registro de que por ali passou - a lápis, em uma folha de papel amarelada que ainda existe, porque seu neto, Oswin Reistenbach, a guardou para ser repassada à sua descendência.
O Canto Coral e Oswin Reistenbach

O cantor de coral, Oswin Reistenbach começou a participar, historicamente, de um coro masculino que ensaiava em Dona Emma - Alto Vale do Itajaí. Nesse tempo Oswin era um jovem aprendiz de marceneiro, com a idade entre 16 e 17 anos. O maestro de seu coro,  Peter Ruf, residia na localidade Uru, interior de Presidente Getúlio. O caminho que o maestro precisava percorrer, uma vez por semana, para ensaiar o seu coro em Dona Emma, era de 6 km. 
Cemitério Capela Santa Catarina - Comunidade de
Uru - Presidente Getúlio-SC.
Quando chegava o período da colheita do fumo, segundo Oswin Reistenbach, o maestro do coro, Peter Ruf (1902-1982), não ia até os cantores para ensaiar, mas sim, os cantores iam até ele. O maestro Ruf precisava tomar conta da estufa de fumo. Os cantores se dividiam em dois carroções e percorriam os 6 quilômetros de estrada de chão até o maestro, que era produtor de fumo.
O seu coro só cantava canções em alemão, como acontecia em todos os coros da região.
O maestro Peter Ruf era muito amigo do maestro Heinz Geyer, de Blumenau. 
Oswin Reistenbach se saiu de Dona Emma para servir ao Exército, no Rio de Janeiro. Tendo sido destacado para integrar a polícia especial (PE).
Oswin Reistenbach servindo o exército.
Quando retornou do Exército para Ibirama, em 1953, foi trabalhar em uma serraria. Em 1955  mudou-se para Blumenau e começou a trabalhar na empresa Romeu Georg, onde permaneceu por 31 anos.
Recebeu prêmio de vendas Brasilit em 1980 - pela empresa em que trabalhou por mais de 30 anos.
Em 1957, com 23 anos de idade, Oswin Reistenbach se casou com a jovem Ingrid, de 16 anos de idade.
Ingrid Reistenbach no dia de seu casamento com Oswin Reistenbach.
Em Blumenau, Oswin Reistenbach, logo procurou um lugar para cantar o canto coral, ainda na década de 1950. 
Nessa época o centenário Coro Masculino Liederkranz estava inserido no grande Coro Misto da Sociedade Dramático-Musical Carlos Gomes, iniciativa do maestro Heinz Geyer que antes criara a Sociedade Teatral e Musical Frohsinn, em 1932, quando organizou a primeira Orquestra de cordas e sopros.
Essas movimentações aconteceram por que em 16 de agosto de 1936, a partir da união do Coro Masculino Liederkranz e a Sociedade Teatral e Musical Frohsinn surgiu Sociedade Dramático-Musical Carlos Gomes, cujo teatro foi inaugurado em 1° de julho de 1939. Nesse período não estava muito fácil para aqueles que somente cantavam no idioma alemão. A partir de 1937, foi proibido falar em alemão, e é claro, de cantar nesse idioma. O maestro Heinz Geyer continuou a ensaiar os seus cantores, apresentando programas com composições do folclore e cancioneiro brasileiro.
Quando terminou a 2ª Guerra Mundial, foi criado o Grande Coro Sinfônico da Sociedade Dramático-Musical Carlos Gomes, estreando em 7 de março de 1947.
Este grande coro misto contava, também, com os cantores do Coro Masculino Liederkranz, fundado em 1909.


Os cantores, que participavam  do antigo Coro Masculino Liederkranz, não estavam felizes nessa configuração. Desejavam cantar em um coro composto somente por vozes masculinas, pois assim era, e ainda é, a tradição antiga do Norte da Alemanha, que deu origem ao Coro Masculino Liederkranz e de onde veio a maioria dos pioneiros para região, inclusive a família Reistenbach.
O Coro Masculino Liederkranz foi fundado em 1909, por Rudolf Damm. Separou-se da Sociedade Dramático-Musical Carlos Gomes e foi ensaiar no Clube Concórdia. Em 1962, foi ensaiar no C.C. 25 de Julho de Blumenau, fundado em 1954, e para onde Geyer, quase escondido da sociedade blumenauense foi, para continuar mantendo contato com a música. Foi forçosamente aposentado no Carlos Gomes. No centro cultural criou o Coro Misto, e regia escondido o Coro Masculino e também o Misto. Nesse tempo, preparou Manfredo Bubeck para reger os coros nas apresentações oficiais, que ele, por ética, não fazia.  
Esse grupo de cantores, se organizou e decidiu que resgataria a maneira de cantar, como era feito antes, no "primeiro" Coro Masculino Liederkranz. Seus membros saíram dos ensaios da Sociedade Dramático-Musical Carlos Gomes. O Carlos Gomes também aposentou Heinz Geyer, contra  o seu desejo, o que o magoou muito. Victor Sasse fala sobre esta mágoa no vídeo que registramos no momento em que emitia o depoimento histórico.
Os cantores do canto coral masculino que ensaiavam na Sociedade Dramático-Musical Carlos Gomes encontraram um espaço no Clube Concórdia, no bairro da Velha, para fazer seus ensaios como Coro Masculino Liederkranz. Oswin Reistenbach nos contou que o regente era Eugen Seelbach, que, juntamente com um grupo de jovens alemães e brasileiros, filhos de alemães, foi um dos fundadores, em 1° de maio de 1954, do C.C. 25 de Julho de Blumenau, inspirados no C.C. 25 de Julho de Porto Alegre. Mais ou menos na mesma época em que Oswin Reistenbach pensava em se mudar de Ibirama para Blumenau.
Fundadores do C.C. 25 de Julho de Blumenau. Ao lado da assinatura - Nacionalidade
Mesmo, este documento tendo sido atingido pela enchente de 1983, foi possível ler os nomes assinados pessoalmente por alguns dos fundadores. Muitas destas pessoas eram amigos e conhecidos de Oswin Reistenbach.
São eles:
  • Otto Baumeier (Primeiro Econômo);
  • Ary Ferber;
  • Franz von Knoblauch 
  • Karl Kuester;
  • Hans von Knoblauch;
  • August T.J. Fey;
  • Rudolf Kleine;
  • Albert Schmider;
  • Carlos Frank;
  • Willy Sievert;
  • Paul Frischknecht;
  • Eugen Seelbach (Regente do Coro Masculino Liederkranz - segunda formação);
  • Eduard Fischer;
  • Gertrud Gross (Sogra Freya Gross);
  • Alfred Zinkhahn;
  • Hermann Hofschulte;
  • Oswald Bürger;
  • Willybald Koenig;
  • Ernst Kiekbusch;
  • Karl Genster.
Primeira sede social própria do C.C. 25 de Julho de Blumenau. Construída - 1959, no terreno doado por Emil Rossmark, nascido em  Rödelsee - explicando a afinidade entre  o  25 de Julho e essa região da Alemanha.
O
imigrante Emil Rossmark, nascido em Fröhstockheim - Alemanha que migrou para o Brasil em 1924, adquiriu o "chão" para construir a primeira sede do centro cultural, que aconteceu em 1959, quando o Coro Masculino Liederkranz já ensaiava no Clube Concórdia sob a regência de Eugen Seelbach. Em 1962, foi lançada a pedra fundamental da atual sede do centro cultural. Todo esse burburinho teve eco no Clube Concórdia. De acordo com Oswin Reistenbach, quando foi construída a primeira sede do C.C. 25 de Julho, que era pequena, então presidente do Coro Masculino Liederkranz disse: "Agora todos podemos nos filiar ao '25 de Julho'". A maioria concordou prontamente - não foi uma unanimidade.
Alguns dos cantores do Liederkranz não concordaram, como por exemplo: Erwin Seelbachirmão de Eugen Seelbach, Arlindo Galz (da relojoaria Galz), Hercílio Jägger. Esse cantores do Coro Masculino Liederkranz que não concordaram a ida para o C.C. 25 de Julho de Blumenau permaneceram no Concórdia, e a maioria dos cantores migrou para o C.C. 25 de Julho de Blumenau, em 3 de julho de 1962, como Coro Masculino Liederkranz. Este contava com o importante apoio do maestro Heinz Geyer, que contava com o importante apoio do maestro Heinz Geyer, forçosamente aposentado pelo Carlos Gomes e por isso, e de seu grande nível de ética, fazia seu trabalho voluntário "escondido", ao mesmo tempo que preparava Manfredo Bubeck para reger o Coro Masculino Liederkranz nas apresentações oficiais. Geyer trabalhava com os coros: Masculino Liederkranz e Misto, em casa e nas apresentações externas, regia seu pupilo, Manfredo Bubeck.
O coro menor que permaneceu no Concórdia era regido, de acordo com Oswin Reistenbach, pelo fundador da Banda Cavalinho Branco, Rikobert Döring. O coro masculino do Concordia ficou muito pequeno e então foram feitos convites a novos cantores, quando amigos de Oswin Reistenbach o chamaram para cantar no grupo, como também Hercílio Stahnke. Não foi o suficiente, para manter o coro que terminou. Então Oswin e Hercílio, também se juntaram ao Coro Masculino Liederkranz do C.C. 25 de Julho de Blumenau sob coordenação de Heiz Geyer (escondido).
Rikobert Döring, no início da década de 1960, foi regente de parte dos coralistas que saíram do Carlos Gomes e permaneceram no Clube Concórdia, quando os demais (a maioria e o nome) migraram para o C.C. 25 de Julho de Blumenau, dando continuidade à centenária história do Coro Masculino Liederkranz, temporariamente encampado pelo Carlos Gomes.
Até o momento em que Heinz Geyer chegou ao C.C. 25 de Julho de Blumenau, o maestro do Coro Masculino era Eugen  Seelbach, com quem Geyer não simpatizava muito pelo método de trabalhar deste com o coro, justificando a formação por ele, de Manfredo Bubeck, para reger os dois coros que ensaiavam no centro cultural. 
Manfredo Bubeck é o responsável pela aproximação do Grupo Folclórico Alpino e o C.C. 25 de Julho, onde ensaiava danças folclóricas no final da década de 1960, durante toda década de 1970 e parte da década de 1980, até mudar-se para Pomerode.
Com o passar do tempo os cantores do Concórdia se juntaram aos demais que migraram para o C.C. 25 de Julho de Blumenau, formando com todos, o Coro Masculino Liederkranz.
Coro Masculino Liederkranz no C.C. 25 de Julho - Natal de 2062, na primeira sede.
Heinz Geyer regeu o Coro Masculino Liederkranz

Oswin Reistenbach no relatou um fato bem curioso. Uma só vez, Heinz Geyer regeu oficialmente o coro que ensaiava "escondido", o Coro Masculino Liederkranz. Fato que poderá constar em sua história. Geyer era amigo do maestro do coro masculino de Dona Emma e que residia em Uru, Peter Ruf. Neste tempo já existia a Liga Cultural e Recreativa Vale do Itajaí e o tradicional encontro de corais, que acontece até os dias atuais. O antigo maestro que residia no interior de Presidente Getúlio, para onde Oswin Reistenbach e seus amigos viajavam de carroção quando o fumo não permitia ao maestro sair. Houve um encontro de corais naquela comunidade do maestro Peter Ruf. Nesse evento, Heinz Geyer fez questão de reger o Coro Masculino Liederkranz que já contava com a presença do cantor Oswin Reistenbach. 

50 anos de canto coral

Oswin Reistenbach se filiou ao Coro Masculino Liederkranz em  3 de setembro de 1971. Foi presidente do coro, como também foi presidente da Liga Recreativa e Cultural do Vale do Itajaí. Em setembro de 2021 comemorou 50 anos cantando canto coral, de maneira oficial em um coro sócio da Liga, ocasião em que também foi felicitado na Alemanha, pois como Cantor da Liga Cultural Recreativa Vale do Itajaí esta data festiva é lembrada, uma vez que a Liga fazia parte deste intercâmbio e da  Liga alemã igualmente.
Coro Masculino Liederkranz regido por Manfredo Bubeck em 1976 - Oswin Reistenbach estava havia 5 anos cantando no coro.



Oswin Reistenbach falando na Radio CBN de Blumenau sobre a Liga Cultural e Recreativa Vale do Itajaí, como Presidente:
Também fala sobre a homenagem pelos 50 anos de canto de um cantor, que recebe da Alemanha.
O presidente Oswin Reistenbach abrindo o 79° Encontro da Liga Cultural e Recreativa Vale do Itajaí, em 21 de julho de 2012. 
O reconhecimento da Liga Alemã da qual a Liga Cultural e Recreativa Vale do Itajaí fazia parte, pela passagem dos 50 anos de Canto Coral de modo formal devidamente publicado em uma revista alemã de 1997.






Na abertura do 79° Encontro da Liga Cultural e Recreativa Vale do Itajaí, em julho de 2012, contou um pouco da história dos coros anfitriões - do C.C. 25 de Julho de Blumenau.


Em 1985, Oswin Reistenbach foi eleito tesoureiro da Liga Cultural Recreativa Vale do Itajaí , onde permaneceu por 6 anos.
Em 1991, foi eleito seu presidente e neste cargo permaneceu por 24 anos consecutivos, até 2015. Em um mandato permaneceu como vice-presidente. Foram mais de 30 dedicados à organização do encontro de coros no Vale do Itajaí.
Sua companheira, amiga e esposa há quase 70 anos - Ingrid Reistenbach. Foi coparticipante desta história, desde 1957. Registro na residência dos Reistenbachs,  em 8 de agosto de 2023.


Momentos
Contando piada. Bom humor sempre.




Esta personalidade da cultura regional e que escolheu Blumenau para atuar e constituir família, Oswin Reistenbach, filho e neto de  hamburguês, nascido em Rio Sellin - localidade de Ibirama, onde seu Opa Theodor adquiriu terras da Cia Hanseática, comemorou seu 90° aniversário junto de suas filhas, genros, netas e o Coro Masculino Liederkranz - onde canta há mais de 50 anos.

 
Há mais de 70 anos, Oswin Reistenbach  é cantor de canto coral. 
Em 12 de janeiro de 2024, comemorou a passagem de seus 90 anos em família e com o Coro Masculino Liederkranz. 

Momentos 90 Anos
As imagens comunicam...


























Oswin e Ingrid Reistenbach.






Oswin e Ingrid com filha  Rubia Yara Reistenbach.


O Casal Reistenbach com as filhas Rubia Yara Reistenbach e Roseli Reistenbach.



Oswin Reistenbach com filhas, genros e netos.





O resumo da história de Oswin Reistenbach organizado pela neta, arquiteta Graziele Cristine Reistenbach Prada, filha da filha Roseli.





Graziele Cristine Reistenbach Prada filha de Roseli Reistenbach.


















A neta Fernanda Reistenbach Goltz, filha de Rubia Yara Reistenbach.























































































































































Felicidades sempre e que tenha muita saúde e disposição para continuar levando alegria e cultura.

Registro para a História.


Eu sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
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