|
Casarão Lehmkuhl, localizado na área central de Águas Mornas. |
Apresentamos o Casarão Lehmkuhl.
O início dessa história aconteceu 3 de junho de 1860, quando chegou o primeiro grupo de imigrantes ao |
Coronel Antônio Lehmkuhl |
Vale do Cubatão. Dentre as primeiras famílias de imigrantes, destacaram-se as famílias de Albrecht Probst, Willheim Westphal, Friedrich Kirschner, Luiz Bran, Peter Schmitz e Johann Bernard Anton Lehmkuhl, mais tarde conhecido na região por Antônio Lehmkuhl ou Coronel Antônio Lehmkuhl, um dos nomes da História na região. Johann Bernard Anton Lehmkuhl foi intendente municipal de São José - 1890 até 1891. Em 1891, foi delegado literário nomeado de Santo Amaro da Imperatriz. Em 15 de janeiro de 1906, tornou-se Coronel comandante da 16° Brigada de Infantaria da Guarda Nacional - no Município de Palhoça e também nesta cidade, foi Conselheiro Municipal. Lehmkuhl nasceu em 8 de outubro de 1843, na cidade de Metelen - Westfalen - Antes da reunificação da Alemanha, em 1871.
Para ler mais sobre a História de Águas Mornas - Clicar Sobre: Águas Mornas SC - 60° Aniversário de emancipação políticas
O filho de Johann Bernard Anton Lehmkuhl, Ewald Carlos Lehmkuhl construiu o Casarão Lehmkuhl. No local o chamavam de Evaldo. Ewald nasceu em 26 de março de 1905, em Santo Amaro da Imperatriz. Casou-se em 6 de fevereiro de 1926 com Hilda Maria Trierweiler, de família de Palhoça. Tiveram 13 filhos nesse casarão. Uma das filhas mais velha nasceu no casarão, para se ter uma noção de data, que foi em 1938 e haviam mais irmão que nasceram antes desta data. O Filho mais velho do casal foi Odir Pedro Lehmkuhl que nasceu 1927. Falamos nestas datas para se ter um parâmetro do ano da construção da casa, que deve ter ficada pronta na década de 1930, uma vez que o casal se casou em 1926.
De acordo com a filha de Ewald e Hilda, Cleusa Márcia, seu pai levou 5 anos para terminar a obra.
Localização
O Casarão Lehmkuhl está localizado na avenida que tem o nome do pai de Ewald Carlos Lehmkuhl que a construiu, Avenida Cel. Antônio Lehmkuhl.
Em outubro de 2022 o casarão despertou nossa atenção
As imagens comunicam - fevereiro de 2024
Eu sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
@angewittmann (Instagram)
Nenhum comentário:
Postar um comentário