Ou ainda, passeio no Trem Histórico Cultural da EFSC.
A Região do Vale do Itajaí foi fundado por (Clicar sobre) Hermann Otto Blumenau. Sr. Blumenau, quando assentou a Colônia e definiu sua centralidade nas proximidades do último trecho navegável do Rio Itajaí Açu, trouxe consigo na bagagem, a intenção de construir uma ferrovia.
A ferrovia complementaria o transporte fluvial entre a sede da colônia e seu interior - Alto e Médio Vale do Itajaí - Os planos eram arrojados e iam além - chegar até o limite extremo oeste do Brasil. A (Clicar sobre) Estrada de Ferro Santa Catarina, teve seu primeiro trecho inaugurado, quase 60 anos depois da chegado do primeiro grupo de imigrantes alemães na região - em 03 de maio de 1909.
Locomotiva N°1 - Fabricação Borsig - Salto Weissbach - Sobre o local - Atual Rua Bahia |
A EFSC sempre esteve presente na memória das pessoas e nas histórias, repassadas de geração para geração. Surgiram alguns grupos preservacionistas e entre eles está a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária - ABPF e o Núcleo Regional do Vale do Itajaí - NuRVI, que juntamente com alguns empresários, representações políticas e outras entidades possibilitaram o resgate de um pequeno trecho da EFSC.
Este trecho resgatado, oficialmente começou a funcionar no dia 14 de março de 2010, quando a locomotiva nº 232 voltou a apitar e percorreu 3,2 quilômetros do trecho ferroviário localizado na Serra de Subida, em Apiúna. Estiveram presentes na primeira viagem, cerca de 80 passageiros. Esta ferrovia resgata foi rebatizada com o nome de Ferrovia das Bromélias. O projeto inicial previa 28 quilômetros, recuperados até a cidade de Rio do Sul.
Estivemos nesta primeira viagem, na época batizado, Ferrovia das Bromélias, em 2010. Entre o som do apito da pequena máquina a vapor, também o registro do som da emoção. O vídeo a seguir mostra um pouco deste momento histórico.
Neste último domingo, dia 9 de fevereiro, estivemos em mais um destes passeios disponibilizados àqueles interessados em conhecer um pouco da História da extinta EFSC, ou mesmo, reviver a experiência de passear dentro de um trem puxado por uma locomotiva a vapor, atualmente batizado de Passeio de Trem da EFSC. Para chegar ao local do passeio de trem, passamos pelas comunidade de (Clicar sobre) Warnow e Ilse - Indaial e Ascurra respectivamente e fizemos alguns registros deste cenário histórico da EFSC.
Com altas temperaturas e a sensação térmica superior a 50° C, encontramos os voluntários, membros da ABPF e NuRVI, trabalhando sob o sol escaldante, neste dia de domingo. Participamos da viagem que saiu, pontualmente às 15:00h.
Reportagem sobre
Reportagem sobre
As imagens Comunicam:
Antiga estação de Warnow - Estado de Ruínas |
Resquício do antigo leito - Ilse |
Resquício do antigo leito - Ilse |
Ilse - Ascurra |
Ilse - Ascurra |
Voluntários que operam e mantém em funcionamento este pequeno trecho ferroviário da EFSC |
Voluntários que operam e mantém em funcionamento este pequeno trecho ferroviário da EFSC |
Voluntários que operam e mantém em funcionamento este pequeno trecho ferroviário da EFSC |
Sr. Luiz Carlos Henkels contando um pouco sobre a História da EFSC |
Passando sob o viaduto de Subida |
Sr. Luiz Carlos Henkels |
Recortes na rocha, feitos à picaretas e retiradas com pás a carinhos de mão e carros tracionado a animal - início do século passado |
Viaduto de Subida |
Passando sobre a Ponte de Pedra - Rio Subida |
Material de reposição - Dormentes, cuidadosamente empilhado pelos voluntários - Trabalho pesado |
Usina de Salto Pilão |
Retornando e resquícios da EFSC integrados na nova paisagem |
Relembramos que o trem é operado por voluntários da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária - ABPF e o Núcleo Regional Vale do Itajaí - NuRVI. A entidade responsável pela via férrea é a Fundação Tremtur - Rio do Sul.
Os passeios acontecem no segundo domingo de cada mês - entre os horários de 8:30h até 17:30h, ao custo de R$ 20,00.
Mais informações podem ser obtidas nos Sites:
www.efsc.com.br
www.tremapiuna.blogspot.com.br
ou pelos telefones: 47 33532000 ou 47 33532023.
Endereço: Estrada Geral de Subinda, S/N - Villa Franzói - Frente da Escola Subida - Centro
Leitura Complementares - Clicar sobre Títulos
Santa Catarina teve única ferrovia brasileira
A Ferrovia no Vale do Itajaí
Passando por Warnow - Comunidade Centenária - Ilse
Hermann Bruno Otto Blumenau - De 1819 até 1846
História - Blumenau e sua formação a partir dos meios de transportes
Os antepassados - 163 anos de Blumenau - História
Blumenau - do Stadtplatz ao Enxaimel
Livro que fala da Colônia Blumenau
A Ponte Lauro Müller
Leitura Complementares - Clicar sobre Títulos
Santa Catarina teve única ferrovia brasileira
A Ferrovia no Vale do Itajaí
Passando por Warnow - Comunidade Centenária - Ilse
Hermann Bruno Otto Blumenau - De 1819 até 1846
História - Blumenau e sua formação a partir dos meios de transportes
Os antepassados - 163 anos de Blumenau - História
Blumenau - do Stadtplatz ao Enxaimel
Livro que fala da Colônia Blumenau
A Ponte Lauro Müller
Após o incêndio - Reforçamos o pedido de mutirão. Pessoas trabalharam e doaram seu tempo de descanso para a recuperação deste pedaço, pequenino da EFSC, mas caro e parte de muitas lembranças de muitos e de outros a apresentação de um história dos pioneiros in loco. O vagão fotografado inúmeras vezes neste passeio foi incendiado. A equipe vai recuperá-lo. A História não pode voltar para os livros somente Deve permanecer na paisagem, também. Para ler mais sobre o incêndio - clicar sobre: Incêndio do vagão EFSC. Para isto...
Caso alguém queira fazer alguma doação financeira para reconstruirmos oque foi danificado, poderá depositar qualquer valor no Banco do Brasil, agência: 0928-8 conta poupança: 605555-9-, variação 51- ABPF- Regional SC. - hoje é dia 19 de Agosto de 2015
História importante para formação social/econômica das cidades
e localidades do Vale do Itajaí
Estrada de Ferro Santa Catarina
Querida, quase chorei quando vi a Maria Fumaça saindo do túnel, que emoção! Pude ver este lindo passeio graças a sua disposição para registrar tudo! Obrigada! Foi a viagem de inauguração do trajeto, daquele projeto antigo da TREMTUR, não é? bjs
ResponderExcluirBoa noite Fátima. O primeiro vídeo, foi a viagem história, do primeiro dia de funcionamento oficial deste primeiro trecho resgatado. Tens razão. Os demais, foi no último dia 9 - 2° domingo do mês quando retornamos lá e encontramos estes guerreiros do resgate. que bom que apreciou...Abraços de Blumenau.
Excluir