sábado, 3 de janeiro de 2015

Restrospectiva 2014 - 2º Trimestre


Meses: Abril - Maio - Junho
Clicar sobre - para acessar as postagens...


Abril  - Para acesso - clicar sobre títulos
















Oarscheim é um jogo -  jogado na Baviera e também, no estado de Beden-Württemberg. As crianças pequenas e grandes se divertem com esta brincadeira e tradição, do período da páscoa. Também é conhecido por jogo dos Ovos  Hetzeln.



Conhecemos e tivemos o prazer de conversar com o Sr. Carlos Krueger e sua esposa, na ante sala de um consultório médico (Dr. Alexandre Ferreira), em 2011 e, percebemos ser um dos muitos personagens anônimos que fizeram e fazem parte de nossa história - História da cidade de Blumenau
Foi um encontro que marcou muito.
Casados há mais de  60 anos
O casal se conheceu no aeroclube de Blumenau, onde os jovens de outros tempos iam passear nos domingos ensolarados. Ela era um moça de Pomerode e ele sempre viveu na Vila Nova.

4.3 -
Stammtisch - Origem e Tradição


Acontece periodicamente, na cidade de Blumenau e nas cidades vizinhas, o evento que movimenta muitos grupos de amigos - o Stammtisch. Uma prática social e cultural que tem origem na Alemanha, país do fundador da cidade de Blumenau e de muitos imigrantes que vieram para a região a partir da segunda metade do século XIX.

A herança dos antigos germânicos que viviam nas florestas, quase sempre encantadas, e cultuavam a natureza e suas divindades sempre estará presente nas "pregas" culturais de seus descendentes, mesmo passados milênios e que vivamos em pleno século XXI.
A Sra. Alda Niemeyer escreveu uma crônica muito interessante sobre "Die Hexe" e sua relação com as mulheres.
Talvez tenham nos decifrados erroneamente no tempo da inquisição.

Em 1983, antes mesmo da edição do 1° Oktoberfest Blumenau (Que aconteceu em 1984), já era sucesso em Blumenau e região - o LP (Long Play) Leve Blumenau com Você.
O disco foi feito no ano de 1983 e gravou músicas de bandas, como: Banda Cavalinho Branco, Conjunto Estrela D´Alva, Os Montanari, Os Schivini e  Bandinha Verde Vale.

Em Breve, o Show dos Velhos Camaradas estará, pela 2° vez, participando do projeto Vila EmCantos, projeto idealizado pelo Professor de música - Sr. Carlos Schurubbe, atualmente também um coralista do Coro Masculino Liederkranz que apresenta o show. 
Logo mais, traremos mais informações sobre o evento. A seguir,  um pouco dos momentos da primeira participação dos coralistas do Coro Masculino Liederkranz, do C.C. 25 de Julho de Blumenau, neste importante evento cultural realizado na Vila Itoupava - Blumenau.


O Fotografo de Kitzingen - Sr. Michael Herbert, fez uma série de fotografias da cidade da Baixa Francônia - Baviera -  Rödelsee e estas imagens estão postadas na página do Facebook da cidade -  Rödelsee am Schwanberg (Clicar sobre).

O Fotógrafo apresentou-nos esta fotografia panorâmica da cidade de Kitzinger.




O chope produzido na Badenia  é servido em seu próprio Gasthaus, o qual está localizado em anexo ao ambiente de produção. Neste local, servem pratos originais da gastronomia do sul da Alemanha, preparados, pessoalmente pelo Sr. Oliver Boje, que tem formação em gastronomia, além de ter tido trabalhado na Rede Ferroviária de Baden Würtenberg - Alemanha, antes de vir para o Brasil. No cardápio, pratos como: Käsespätzler, Fleischküchle, Pantertes Schintzel, Spätzle, entre outros, composto com salsichas, batatas e chucrute...

4.9 - Trabant - Automóvel da Alemanha Oriental
Sachsenring Automobilwerke 
Um pequeno automóvel - Trabant - foi produzido na Sachsenring Automobilwerke Zwickauem, empresa da cidade de Zwickau  - Saxônia, na antiga Alemanha Oriental - RDA - República Democrática da Alemanha. A tradução de Trabant é Companheiro ou Satélite - pois foi inspirado no satélite soviético, Sputnik. 
Sua criação foi fruto da execução de um projeto que teve origem em uma motocicleta de três rodas, o que acontecia sob a denominação AWZ - Auto-WerkeZwickau. O veículo foi batizado com o nome de seu criador,  Sr. Gustav Trabant, de Munique.

Nobel de Literatura falece aos 87 anos. Colombiano ficou famoso com "Cem anos de solidão" e é um dos maiores nomes da literatura em língua espanhola de todos os tempos.

O escritor colombiano Gabriel García Márquez, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura, morreu nesta quinta-feira (17/04) na Cidade do México, aos 87 anos, confirmaram pessoas da família.
Relógio cuco em escala 1/1 - Floresta Negra


O relógio cuco, como já mencionamos, é produzido na região da Floresta Negra - Sul da Alemanha. A tipologia - forma básica do relógio é de uma edificação típica do século XIX, desta região da Alemanha - Schwarzwald (Floresta Negra) e sua forma tradicional surgiu inspirado em uma tipologia local de  estação ferroviária.



Na região da Itália - Tirol do Sul, na cidade de Villnöss Fune  - onde se fala o alemão e se prática a cultura dos antigos germanos,  reuniram-se alguns clubes de Schuhplatller do país e da Alemanha, para registrar um recorde mundial, onde ocorre o maior grupos de pessoas dançando o sapateado. Dançaram somente Schuhplatller oficial. No mesmo dia, após a apresentação aconteceram as competições da dança
O evento aconteceu no dia 28 de agosto de 2011, durante as festividades de aniversário da cidade.

4.13 - Grupo Folclórico Windmühle - Joinville
A primeira vez que vimos a apresentação do Grupo Folclórico Windmühle de Joinville foi no  Clube Concórdia: 50° aniversário do Grupo Folclórico Concordias Germanische, no dia  29 de outubro de 2011 -  Curitiba. Logo em seguida, início de 2012, assistimos a apresentação do grupo novamente, na Festa Pomerana - edição de 2012, em um Encontro Internacional de Grupos Folclóricos. Dançaram muito e nos chamou atenção, o seu traje, muito diferente do tradicional e conhecido traje bávaro. 

4.14 - Georg Jann - Mestre construtor de órgãos
Sr. Jann (à esquerda) e Sr. Harold Letzow
Um coralista do Coro Masculino Liederkranz do C.c. 25 de julho de Blumenau, tem outro tipo de contato com a música, além da voz que empresta ao coro no qual é coralista. Sua história foi publicada no Site do Deutsche Welle.

4.15 - Campeonato da Baviera 25 de Gruppen Goaßlschnoizen


No último domingo, dia 27 de abril - domingo aconteceu, na cidade de Taunstein Chiemgau, o Campeonato da Baviera 25 - Gruppen Gruppen Goaßlschnoizen. Após 2011, pela primeira vez, o campeonato foi realizado em Taunstein.

4.16 - Ullrich Hess de Rödelsse - no C.C. 25 de Julho de Julho
Em 1988, a Banda alemã Winzerkapelle Rödelsee veio para o Brasil, por intermédio de pessoas de Blumenau que tinham famílias na cidade alemã e  iniciativas de pessoas como o Sr. Harold Letzow - da Organização do Oktoberfest de Blumenau e Presidente do C.C. 25 de Julho de Blumenau, do Sr Rubens Kraetzer, como também, da Família Rossmark que reside em Blumenau e em Rödelsee - Frohstockheim. Em Rödelsee, na pessoa do Sr. Martin Schwertl. 

Maio  - Para acesso - clicar sobre títulos
















5.1 - Skat: um jogo com três quadrilhões de combinações
Encontramos entre nossos jornais antigos "especiais", um tesouro em forma de matéria no Jornal O Estado - Florianópolis, que vamos transpor na íntegra para deixar o registro e de alguma maneira, tentar incentivar os jovens a buscarem os poucos grupos praticantes de Skat no Brasil, para aprender e que possamos resgatar este esporte que fez parte das práticas esportivas culturais dos imigrantes alemães que vieram para o Brasil - conhecido xadrez das cartas.

5.2 - Maibaum in Tattenhausen - 2014
Uma das fortes tradições e orgulho dos jovens da aldeia da Alta Baviera - Tattenhausen pertencente à cidade de  Grosskarolinenfeld é o ritual e festejos do Maibaum que acontece nesta época do ano, em alguns estados do sul da Alemanha. Este ano de 2014 aconteceu, exatamente na tradicional data do dia 1° de maio.
As imagens e informações foram enviadas pelo músico e bávaro, residente na cidade de Grosskarolinenfeld - Sr. Karl Beinhofer. A cidade de Grosskarolinenfeld é muito próxima da aldeia de Tattenhausen, como ilustra os mapas extraídos do Google Maps.
Fotografias da Sra. Elfriede Strasser



5.3 - Käsekuchen (Bolo de queijo)
Um pouco, dos doces  da mesa dos imigrantes alemães que vieram para o sul do Brasil. 
Vamos conhecer um pouco sobre o bolo de queijo - ou ainda sobre o Käsekuchen.

A receita do Käsekuchen tem origem na região central da Alemanha, nos atuais estados que fazem parte da Francônia - Baviera, Hessen e Baden Wurttemberg. É feito a partir dos ingredientes, farinha de trigo, açúcar, manteiga, ovos, leite, nata e queijo banco sem sal, preparados em etapas. A receita mais antiga existente do Käsekuchen tem  origem grega e é sabido que era muito apreciado na Grécia clássica, muito tempo antes de Cristo. Era feito com creme de leite.


5.4 - Tradição 25 de Julho - 60 anos de História
No último dia 1° de maio, o C.C. 25 de Julho de Blumenau completou 60 anos de história, que serão festivamente comemorados na próxima sexta feira, dia 9 de maio, com um grande baile dançante na sede social. A História do 25 de Julho, em Blumenau, como é carinhosamente chamado, não iniciou sozinha e exclusivamente na cidade de Blumenau. Iniciou um pouco antes,  em várias cidades do sul do Brasil, em intervalos de tempo diferentes, a partir de uma iniciativa do Coro Masculino da cidade de Porto Alegre que completou 60 anos de história no ano de 2011.
1951 -2011
5.5 - Cia Jensen - Pedaços de História de Blumenau

Temos alguns recortes de jornais com a História da cidade, guardados entre nossas fontes de pesquisas primárias. Burilando neste estoque "precioso" encontramos uma curiosa reportagem do jornal O Estado -  de Florianópolis, matéria assinada pelo Sr. A. Luiz Mund e com fotografias do Sr. Ingo Penz. - Data da publicação: 17 de janeiro de 1981.






Foto: Isabel Pitz
O Maibaum da cidade de São Pedro de Alcântara - Santa Catarina,  comemorou no último dia 1° de maio, o seu 185° aniversário de fundação. O Maibaum, foi colocado nas proximidades da igreja matriz da cidade e tem em si, os brasões das primeiras famílias que chegaram à cidade, oriundas, em sua grande maioria do estado de Renânia-Palatinado - Alemanha.

5.7 - Parabéns ao Grupo Folclórico Alte Heimat
Nossos parabéns pelo jubileu de ouro dos Grupo Folclórico Alte Heimat de Curitiba .
Em breve, mais sobre esta história.

Baile dos  50 anos de sua fundação
Data: 24 de maio de 2014
Local: 3 Marias Clube de Campo (Avenida Três Mar

5.8 - Grupo Folclórico Germânico Alte Heimat de Curitiba
No próximo dia 24 de maio, o Grupo Folclórico Germânico Alte Heimat de Curitiba - Paraná estará recebendo grupos amigos e amigos para comemorar, a partir de um Baile de aniversário, seu jubileu de ouro. 
Manutenção da cultura dos imigrantes alemães e seus descendentes a partir da música e dança.
Tudo começou, quando em 1824, chegou o primeiro grupo de imigrantes alemães organizados no sul do Brasil - Estado do Rio Grande do Sul. Em 1928, chegou o primeiro grupo de imigrantes alemães no Paraná, onde fundaram a Colônia de Rio Negro e no ano seguinte chegaram na cidade de São Pedro de Alcântara - Santa Catarina. 

5.9 - Banda Cavalinho Branco - Música

A Banda tem mais de 35 anos de música. Seu início aconteceu junto ao Restaurante Cavalinho Branco situado na antiga Maternidade Luterana - Johannastift, atual Casa do Comércio e que inspirou o nome da banda - Banda Cavalinho Branco.

5.10 - Clic´s da Alemanha - João Batista Lóh
O Folclorista do grupo folclórico (Acessar - clicar sobre) Grupo folclorico Windmuhle da cidade de Joinville esteve em turnê pela Alemanha, em abril último. viagem teve cunho cultural e através de suas imagens, viajamos um pouco também. Sr. João Batista nos permitiu as postagens de algumas fotografias feitas em terras além mar.

5.11 - Artigo - Por que emigravam os alemães - De Luiz J. Stehling
Nossa fonte de pesquisa primária, mais importante é o periódico mais antigo de Blumenau - Revista Blumenau em Cadernos. É publicado desde novembro de 1957.
A publicação é um artigo do Sr. Luiz J. Stehling, publicada na revista do Tomo VI - N°3 de 1963.
5.12 - Alunos de Arquitetura e Urbanismo - Visita à obra de Burle Marx e Hans Broos
Paisagismo de Burle Max - um de suas os poucas obras conservadas em sua originalidade - no Brasil
Somente com vegetação da flora nacional. 
Projeto previa a sequência da obra pela paisagem natural do Vale - a partir deste ponto focal
Cobertura de uma edificação projetada pelo arquiteto Hans Broos - Harmonia
No último sábado, dia 17 de maio, convidamos os alunos de nossa turma de Urbanismo I para conhecerem as obras do (Clicar sobre)Sr. Hans Broos e do Sr. Burle Marx, presentes no parque fabril da Companhia Hering - Blumenau. Parte da turma 1.5 de Arquitetura - 17 alunos, que cursa na instituição da FAMEG - Guaramirim, se locomoveram até Blumenau com um micro ônibus fretado pelo grupo. Chegaram ao destino - Vale do Bom Retiro, em torno das 10:00h, horário que, também, abriria o Museu da Cia Hering, cuja visita complementaria  o estudo in loco, através da explanação da emigração e a formação das cidades do Vale do Itajaí e sua transformações da paisagem. Inclusive, transformações no próprio Vale do Bom Retiro, que recebe pressões, a partir de grupos da sociedade, nas políticas públicas, para maiores índices de adensamento no local.

5.13 - 2° Show dos Velhos Camaradas no Vila EnCanto

No último sábado, dia 17 de maio, aconteceu mais um Show dos Velhos Camaradas. Os Camaradas se reuniram no palco da Associação da Haco, em mais uma edição do Vila EnCantos - Segunda apresentação do Coro Masculino Liederkranz no evento.
O Professor Carlos Alexandre Schrubbe, o idealizador do projeto Vila EnCantos, além de ser professor é um ativista cultural no distrito da Vila Itoupava, em Blumenau – Santa Catarina. Durante a primeira apresentação o Professor Carlos conheceu o grupo de coralistas e a partir de então, também passou a ser um dos coralistas do Coro Masculino Liederkranz, subindo também ao palco do Vila EnCantos. Além de apresentar a atração à comunidade, que lotou o espaço, também cantou com os Camaradas e participou do Show. O Show iniciou com canção Alte Kameraden, e o encontro dos amigos sobre o palco, exatamente às 20:10h.
Professor Carlos A. Schrubbe durante a primeira participação do Coro Masculino Liederkranz no Vila Encantos, em 2012.

5.14 - Semana dos Museus lembra Fritz Müller

A Semana Nacional dos Museus organizada pela Fundação Cultural de Blumenau presta homenagem ao cientista e naturalista alemão Johann Friedrich Theodor Muller -  Fritz Müller. O evento desenvolvido sob a coordenação dos museus da Família Colonial, de Hábitos e Costumes e de Arte (MAB), teve na  segunda-feira, dia 19 de maio - Cine e Teatro Gaertner a exibição do documentário Fritz


Para conhecer e ler mais sobre o Fritz Müller - clicar sobre Fritz Müller


5.15 - Feng Shui e a Arquitetura
Projeto do ano de 2000
A partir da arquitetura, decoração, jardins, espaços da cidade, trânsito, conflitos há uma interferência no humor, na felicidade, nas relações de uma família, das pessoas.
Isto acontece em qualquer espaço, seja ele urbano público, privado - em uma edificação residencial, comercial ou residencial. Se há conflitos, atinge a saúde das pessoas, em vários aspectos.

5.16 - Berlin - Capital da Alemanha - Parte 1/2
Foto: Berlin

Ouvimos vários depoimentos sobre a cidade de Berlin  (Pronúncia no idioma alemão: Béhliin) em português, se escreve BerlimResolvemos conhecer um pouco sobre a capital da Alemanha. Berlin é a segunda cidade mais populosa da Alemanha com uma população de 3.415.091 habitantes. Dados de 31 de outubro de 2013 e é a maior cidade do país. Está localizada no nordeste da Alemanha.

5.17 - Um pouco de história da Colônia Hammônia ou - Ibirama
No sábado, dia 17 de maio de 2014, a Igreja Martin Luther de Ibirama festejou 110 anos de pedra fundamental e 85 anos de consagração, de maneira festiva. A pedra fundamental foi lançada pelo Pastor Paul Aldinger no dia 31 de outubro de 1917. 
O Pastor Hugo Solano Westphal foi convidado para fazer a pregação do culto de domingo, dia 18 de maio - 10:00h. Esta é a mesma igreja, na qual sua esposa  - Sra. Simone Westphal fora batizada e onde casaram-se há algum tempo atrás.
De acordo com a Sra. Westphal, o vitral foi doado pelo Senado de Bremem  e Hamburgo, no ano de 1928.

5.18 - Programação das Bandas no Oktoberfest Blumenau 2014
Já está no Site Oficial do Oktoberfest Blumenau, a Programação das Bandas que abrilhantarão os dias e noites do Oktoberfest da cidade de Blumenau. 

Para sua Programação e Planejamento.

 
5.19 - Um Livro - Capítulos da História de Rio do Sul
Autores
Rolf e Renate Odebrecht
Recebemos das mãos dos autores - Sr. Rolf Odebrecht e Sra. Renate S. Odebrecht, último livro de sua autoria publicado sob o título - Capítulos  da História de Rio do Sul  1850 - 1965 Uma Viagem ao Passado. Sem dúvida, mais uma fonte para nossas pesquisas, cientes da qualidade e veracidade de seu conteúdo.
 O livro foi publicado  pela Gráfica e Editora Nova Letra de Blumenau - ano 2013. É um livro ilustrado e possui 248 páginas.

5.20 - Uma palestra - "Villes Nouvelles" - França

Ontem à noite, a partir das 19:00h - O Dr. Prof. e Arquiteto Vilmar Vidor ministrou uma palestra para o 5° Semestre do Curso de Arquitetura Urbanismo da FAMEG - Guaramirim, antes de embarcar novamente para Paris, no próximo mês, onde é um dos pesquisadores da Universidade Paris 8, Saint Denis-Vincennes.

5.21 - Leitura - Detalhes da Fundação de Blumenau
Durante o ano de 1852, começaram os trabalhos de medição e demarcação dos lotes, procedendo a fixação de fato (Não ainda de direito) dos agricultores e artesãos. Pg 27


Junho - Para acesso - clicar sobre títulos
















6.1 - A Ferrovia no Vale do Itajaí - Parte do Livro
Próximo à estação de Salto Weissbach - Blumenau
Fonte: Arquivo Histórico
Pesquisamos sobre a ferrovia no Vale do Itajaí, implantada no ano de 1909 mediante a inauguração de seu primeiro trecho (Blumenau a Warnow)e erradicada em 1971, pesquisamos durante um recorte de tempo de 10 anos, para resultar neste trabalho - continuação de um primeiro trabalho sobre o mesmo tema. 
Esta parte, nos agrada muito, porque nele, nos permitimos interferir na redação, ao contrário do resto da obra, onde nos limitamos a apresentar os fatos, alguns, quase incomentáveis, mediante as consequências negativas na história da região.

6.2 - 5° Festa do Aipim e 10° Encontro Folclórico da Cidade de Joimville

A base de muitos pratos da gastronomia alemã é a batata. Isto ao longo de sua História. É um dos principais ingredientes de muitos dos pratos típicos alemães.  No idioma alemão - é chamada de "Kartoffel"
Historicamente, durante o período em que as colonizadoras ou mesmo, as pessoas que buscavam imigrantes na Alemanha para povoar as colonias no sul do Brasil, propagavam no país que no Brasil, a terra era tão fértil que era capaz de produzir "Kartoffel" do  tamanho do braço de um homem adulto. Isto durante o principal fluxo migratório de alemães para o Brasil - a partir da metade do século XIX. A Alemanha passava por momentos difíceis e a imagem do alimento em abundância alimentava esperanças e a mente daqueles que decidiam mudar de vida no novo continente

6.3 - Berlin - Capital da Alemanha - Parte 2/2

Dando prosseguimento à História da Capital da Alemanha, no dia 27 de outubro de 1806, Napoleão Bonaparte marcha sobre Berlin e suas tropas permanecem na cidade até 1808. Em 1810 é fundada a primeira Universidade de Berlin - a atual Humboldt-Universität.
Fonte: Humboldt Universität
Após a guerra e a derrota da França - Berlin, como capital da Prússia, teve um grande desenvolvimento econômico. Nesta época - 1838, foi construída a primeira linha ferroviária entre Berlin e Postdam. A cidade teve um "bum" industrial - aconteceram instalações de indústrias como Siemens, Schering e AEG.

6.4 - Estréia do Show dos Velhos Camaradas - Oktoberfest

O Coro Masculino Liederkranz do C.C. 25 de Julho de Blumenau fez sua estréia, com a apresentação do Show dos Velhos Camaradas, no Oktoberfest 2010. algum tempo, o Coro Masculino Liederkranz apresenta uma identidade própria na maneira de interpretar canções antigas do folclore mundial, principalmente o folclore alemão e austríaco.

Para ler sobre a História do Coro Liederkranz - Clicar sobre: 


















6.5 - As embarcações no Rio Itajaí Açú - Blumenau

Seguindo esta primeira decisão das lideranças locais, surgiu o primeiro barco a vapor para fazer o trajeto regular entre Blumenau e Itajaí. De acordo com notícias na revista Blumenau em Cadernos, tomo XXI nº 10, outubro de 1980, página 284, o barco foi adquirido pelo Sr. Eduardo Schadrack, do Sr. Brestlein, de Joinville, em agosto de 1871. Tal vapor, batizado de São Lourenço, inaugurou suas viagens regulares como rebocador de lanchas de carga.
Relatório da lista de imigrantes que viajaram  no Vapor São Lourenço
6.6 - Musik in der Nacht - com Scorpions

Um pouco da música de Scorpions, uma banda de rock alemã, mais precisamente da cidade de Hannover. Já venderam mais de 120 milhões de álbuns no mundo. 


























6.7 - Blumenau e região - Enchente - Junho 2014
Blumenau - dia 8 de junho de 2014
Foto: Jaime Batista
Há mais de 48 horas, que a chuva não dá trégua na cidade de Blumenau e região. A última medição foi as 22:00h, quando o rio Itajaí Açu atingiu a cota de  9,26cm. A previsão do Centro de Operação do Sistema de Alerta (CEOPS) da FURB é de que, o nível da águas  atinja a cota de 10 metros às 3:00h da madrugada de segunda feira. As comportas da barragem em Rio dos Cedros serão abertas.

6.8 - Usina do Salto - Ponte de Ferro e Rio Itajaí Açú
Rio Itajaí Açú
Neste último final de semana, dias 7 e 8 de junho, mais uma vez o nível das águas do grande rio Itajaí Açu, bem como, dos demais rios da Bacia do Itajaí, subiram, na cidade de Blumenau e região
Atualmente o fenômeno acontece com mais frequência, porque a ocupação do solo e o crescimento da cidade vem ocorrendo desordenadamente, sem critério, respeito e tomando alguns cuidado, como também vem acontecendo com a manutenção e preservação dos monumentos arquitetônicos históricos e naturais na paisagem da cidade. 
O nível do rio atingiu a cota aproximada de 10 metros, o suficiente para inundar dezenas de ruas e mudar a rotina da cidade.

6.9 - Grafiteiros do Brasil são destaques de Jornal Alemão
O Jornal alemão  Zeit Online Sport destacou a arte dos grafiteiros do Brasil. Mostrou, através de fotografias em alta resolução o tema social e a Copa de Futebol.  As imagens comunicam e denunciam o sistema que pode estar envolvido na competição e aponta os muito inúmeros  problemas sociais existentes no país.
Deixaremos as imagens que comunicam, por si só. O nome dos fotógrafos, estão na legenda na descrição efetuada pelo jornal - traduzido para o português.

6.10 - Schweinfurt - Gautrachtenfest 2014

Marktplatz mit Rückertdenkmal und Rathaus
Recebemos um convite - via Facebook - para participar da tradicional Unterfränkieche Gautrachtenfest 2014, que aconteceu neste sábado último, dia 21 de junho junto com o festival de folclore - Volksfest 2014  - na cidade de Schweinfurt, Baixa Francônia ou Unterfranken, ao norte da Baviera, Alemanha.

6.11 - A Prainha...Praça Juscelino Kubitschek de Oliveira


A Prainha, como o Frohsinn e o porto fluvial, é um espaço público desde que surgiu o embrião urbano da cidade de Blumenau, na metade do século XIX. Faz parte da paisagem da cidade, como o rio, desde as primeiras décadas de Blumenau. Era mediatamente notada, pois está localizada em frente ao antigo porto fluvial, local onde as pessoas desembarcavam e chegavam na cidade de outras cidades do Estado e até, de outros continentes.

6.12 - Kaiserfest - Kufstein

Recebemos outro convite - via Facebook -  gostaríamos muito de poder ter mais algumas oportunidades de poder fotografar pessoalmente estas tradicionais festas do Tirol austríaco e Alemanha. Agradecemos o convite e vamos nos programando, para que em um futuro próximo, possamos prestigiar pessoalmente um destes tradicionais eventos - este em especial acontece no próximo sábado, dia 28 de junho, na cidade de  Kufstein - Áustria - divisa com Baviera - Alemanha. 
Kufstein















6.13 - Projeto para Pesquisa da Técnica Construtiva do Enxaimel


Ontem cedo, estivemos com o Sr. Paulo Volles, pesquisador, estudioso e carpinteiro da construção a partir da técnica em enxaimel. 
Há muitos anos Sr. Volles efetua pesquisas, não somente na região, mas também na Europa, sobre o enxaimel, sua origem, construção, materiais, tipos, ..., ou da técnica construtiva do enxaimel.

Conhecemos o pesquisador em uma reunião do Instituto Histórico de Blumenau e depois ele se manifestou em nossa postagem sobre o tema, postada no Blog do 25 de Julho, em 2012.


6.14 - Momentos para sempre - Coralistas no Sítio do Opa
Há um ano atrás - julho, após o retorno dos grupos de coros do C.C. 25 de Julho da Alemanha, aconteceu este encontro, que além de deixar o registro no Blog do C.C. 25 de Julho de Blumenau, gostaria de deixar aqui nesta nova casa. Foram momentos que levaremos para sempre e dois amigos deste grupo deixam saudades - Sr. Wolfgang Krueger e Sra Ester Bevian. Para guardar entre nossas mais caras lembranças...
Strassbourg - Junho 2013
Rothenburg - Maio 2013
 

6.15 - Kathleen S. Zwicker - Miss Blumenau 2013 - Na TV


A  Miss Blumenau 2013 - representante da Associação dos Clubes de Caça e Tiro de Blumenau e região, e também, parte da realeza da ACCTB - 2010 - Srta Kathlenn Suzan Zwicker - foi convidada pela  TV alemã SWR para participar do Programa Nachtcafe, na cidade de Ludwirgsburg. Sua participação aconteceu na última noite - sexta feira -  dia 27 de junho.

6.16 - Castelo de Hohenzollern

Em um outro momento, um amigo que nasceu e reside na Baviera - Alemanha,  falou-nos sobre o histórico e lendário Castelo de Hohenzollern, que foi a residência da família ancestral dos primeiros imperadores alemães e está situado no estado alemão - Baden Württemberg na localidade de Hechingen
Quis entender porque este castelo teve ligação com a coroa alemã, estando localizado praticamente no sul do país e não na capital prussiana - Berlin.

6.17 - 53° Festival Folclórico e de Etnias do Paraná

Recebemos um convite para participar de momentos de alegria, dança e cultura na cidade de Curitiba - Capital do Paraná. Não um, mas dois momentos importantes.

O Primeiro...

Para acessar outros trimestres - Clicar sobre:  
Restrospectiva 2014 - 1º Trimestre
Restrospectiva 2014 - 3º Trimestre
Logo mais - Restrospectiva do 3º Semestre - Boas viradas a Todos - Direto de Manaus - Amazonas - Brasil.

Abraço fraterno de todos para todos!
Prosit!






Nenhum comentário:

Postar um comentário