segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Uma visita à cidade de Manaus e imagens - 2015

Saímos de Blumenau até São Paulo e de São Paulo até Manaus, nosso destino. A viagem foi feita de avião - linha comercial.
Neste momento estamos na cidade de Manaus e não pudemos deixar de registrar algumas imagens desta cidade - capital do Estado brasileiro - Amazonas - fundada em 1669 a partir do Forte São José da Barra do Rio Negro. Na época era sede da Capitania e a sede da Província, situada à margem esquerda do Rio Negro.
Largo de São Sebastião - Centro de Manaus
De Blumenau - SC até Manaus - AM
A origem do nome da cidade está relacionado com a tribo dos manaós - nativos da região entre os rios Negro e Solimões. Manaus é a variação de Manaós. Até o século XIX a cidade chamava-se Barra do Rio Negro.


A seguir - um pouco de imagens desta cidade com mais de dois milhões de habitantes e com algumas diversidades a partir do grande número de culturas vivendo no mesmo espaço.

Teatro Amazonas
Teatro Amazonas - Largo de São Sebastião - Centro

Localizado no Largo de São Sebastião - centro da cidade de Manaus. A Orquestra Filarmônica do Amazonas faz seus ensaios regulares no teatro. É um dos símbolos de Manaus, por sua arquitetura eclética do final do século XIX, construído com lucro do período da borracha, explorado, na época, pela ascendente indústria automobilística norte-americana e inglesa. Neste período o modal de transportes oficial no Brasil era o ferroviário.
Mesmo iniciado, a partir do lançamento de sua pedra fundamental - em 1884, foi no governo do Sr. Eduardo Ribeiro que a obra tomou corpo, forma e prioridade, a partir de uma equipe formada por arquitetos, construtores, pintores, escultores, entre outros profissionais trazidos  da Europa. A decoração interna, exceto  o Salão nobre, foi assinada  pelo Sr. Crispim do Amaral. A decoração do Salão nobre foi assinada pelo italiano Sr. Domenico de Angelis. Foi inaugurado no dia 31 de dezembro de 1896.

Teatro Amazonas - Largo de São Sebastião - Centro



Teatro Amazonas - Largo de São Sebastião - Centro
 A sala de espetáculo do teatro tem  uma capacidade de público para 701 pessoas, que podem ocupar a platéia e três níveis de camarotes.

Teto da sala de espetáculo lembra a Torre Eiffel - Paris - vista de topo.

Ornamentos das colunas do andar térreo, são máscaras em homenagens a dramaturgos e compositores clássicos, como: Ésquilo, Aristófanes, Moliére, Rossini, Mozart, Verdi....entre outros.

 Destaque para a pintura do pano de fundo de boca do palco, obra do Sr. Crispim do amaral, que pretendeu ilustrar, o encontro das águas dos rios Solimões e Negro.


Poltronas originais
O Salão Nobre tem capacidade para 200 pessoas, é munido de terraços e foi o local onde a elite local, e convidada, "tomava a fresca", fumava e bebia café - durante os intervalos dos espetáculos. A pintura de teto é a "A Glorificação das Bellas Artes na Amazonia" de autoria do Sr. Domenico de Angelis e foi concluída em 1899.
Teto Salão Nobre

Teto Salão Nobre
Salão nobre

Salão nobre



Salão nobre
Teto de uma das varandas


Piso em madeira nobre extraída da  Floresta Amazônica - Marchetaria







Igreja de São Sebastião
Centro
Igreja São Sebastião está localizada no Largo de São Sebastião, próximo ao Teatro Amazonas. Construída a partir do ecletismo onde há presenças de características do Gótico e do Neoclássico.
Quem dirigiu sua construção foi o Sr. Gesualdo Marchetti, em 1888. A obra da igreja nunca foi  concluída.
Alguns afirmam que o Mestre de obras fugiu com parte do dinheiro que possibilitaria a conclusão da construção da segunda torre. Outros, contam outras versões, para a ausência, até os dias atuais, da torre esquerda da Igreja de São Sebastião. Talvez por estar no término do ciclo da borracha, não houve mais doações para sua construção e término. Ou ainda, contam que esta torre, durante seu translado da Europa, afundou junto com o navio que a transportava. E informalmente, há uma última versão - A obra jamais foi concluída porque era sabido que obra inacabada- com uma torre a menos poderia pagar menos impostos. Naquela época, as igrejas pagavam impostos a partir de seu tamanho, inclusive o número de torres.
A Igreja pertence à Ordem dos Padres Capuccinos.


Largo de São Sebastião

Parte do centro histórico de Manaus (revitalizado em 2005), onde estão reunidos  parte dos principais monumentos históricos de Manaus, com o acréscimo de espaços de convivência e contemplação a partir do fechamento parcial de algumas ruas para automóveis, tornando-as acessíveis somente aos pedestres. Também, a partir de cronogramas, foram seguindo o processo de restauro de alguns casarões nos arredores, entre outros exemplares do patrimônio histórico arquitetônico local. Dois já foram comentados anteriormente, que são o Teatro Amazonas e a Igreja de São Sebastião. Também há o Palácio da Justiça, Monumento de Abertura dos Portos, Museu Casa Eduardo Ribeiro
Palácio da Justiça - Atualmente funciona  como centro cultural e ele está aberto à visitação guiada. Exibe exposições periódicas de artistas locais - Centro.

Palácio da Justiça - Atualmente funciona  como centro cultural e ele está aberto à visitação guiada. Exibe exposições periódicas de artistas locais - Centro.





Monumento Abertura dos Portos localizado em frente ao Teatro Amazonas - Construído em mármore com um incrível número de detalhes, possui no topo um figura feminina, que representa a Amazônia, sendo cortejada por Hermes, deus grego do comércio. Na base, quatro caravanas apontam em direções opostas, levando cada uma o nome de um continente. Já o chão da Praça ao redor do monumento possui linhas ondulares em preto e branco que remetem ao Encontro das Águas. O mesmo padrão é exibido no calçadão da praia de Copacabana no Rio de Janeiro - construído posteriormente ao piso do monumento manauasa.






























Museu Casa Eduardo Ribeiro - O casarão restaurado já foi um dia a residência do Governador Eduardo Ribeiro, responsável pela transformação de Manaus na “Paris dos Trópicos” durante o ciclo da borracha. O Museu recria com perfeição o ambiente de uma casa no final do século XIX, com todos os seus cômodos e móveis de época. Além disso, apresenta cópias dos desenhos de construção do Teatro Amazonas e, por meio de televisões touch screens espalhadas nos vários cômodos da casa, apresenta a história e os projetos do ex-governador, inclusive aqueles que não conseguiram ser concluídos, como o Palácio do Governo, que seria o maior prédio do Brasil à época. O Museu abriga, também, saraus de música clássica durante alguns fins de semana.

Mercado Municipal Adolpho Lisboa e Mercado Público

Sua construção teve início no ano de 1880, a partir de pavilhões em estrutura de ferro da firma Francisc Norton - Engineers Liverpol. Foi inaugurado no ano de 1883. Recentemente, após 7 anos fechado, o Mercado foi reinaugurado no dia 23 de outubro de 2013.



Centro












Interior do Mercado Público

Produtos locais

Frutas locais 
Abastecimento


Abastecimento
Mercado Público - Fechando
 Os rios e a navegabilidade
Manaus está localizada junto a Rio Negro, de onde saem inúmeras embarcações em direção ao Rio Amazonas, localizado a leste e ao Rio Solimões, ao sul, como também subindo o rio Rio Negro. A cidade possui inúmeras marinas e portos: (Marina Rio Belo, Marina do Davi, Porto São Raimundo, Porto Flutuante de Cargas de Manaus, Porto Flutuante de Manaus e a Estação Hidroviária do Amazonas). Algumas imagens:



Porto Flutuante


Posto de Gasolina do Rio Negro
Marina do Davi
Marina do Davi










Porto fluvial de Manaus - flutuante
Porto flutuante








Paisagens da cidade

A paisagem da cidade é o resultado de um adensamento que aparentemente aconteceu de maneira desordenada e sem o acompanhamento de um Plano. Uma das características é o uso de cores muito fortes, seja na autoconstrução ou edifícios públicos. Há previsão de poucos espaços para o ciclista e pedestre. As imagens:
Centro
Faculdade de Direito do Amazonas - Centro

Centro





Centro
Ainda existe  a presença dos trilhos do bonde elétrico - Observar fotos seguintes


Ponte na Ponte de ferro - ainda presenta na paisagem atual, inserida sem
qualquer cuidado no trânsito das vias.
Bonde elétrico - Manaus antiga


Centro

Centro
Centro

Terminal de ônibus T1 - Centro
Centro

Centro
Centro


Centro
Centro


Centro
Centro


Praias
Ao longo dos principais rios da região e cidade há inúmeras praias fluviais. Estivemos na Praia da Lua e na Praia de Ponta Negra. A primeira, é uma praia retirada da área central, localizada às margens do Rio Negro. A segunda, também às margens do Rio Negro, está localizada em um dos bairros nobres de Manaus, conhecida Praia de Ponta Negra.

Praia da Lua


Praia de Ponta Negra
Ao fundo - Ponte Estaiada

Garimpo urbano - Com um detector de metais a senhora procura jóias e moedas perdidas - Ponta Negra



Inpa - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia

Foi fundada em 1952 e está subordinada  ao Conselho Nacional de Pesquisas e tem como um dos principais objetivos - fornecer a pesquisa sobre a região da Amazônia brasileira. As pesquisas , em sua maioria, estão voltadas para a área da ecologia, zoologia e botânica. Tem projetos destaques como: Biosfera-Atmosfera na Amazônia (LBA), Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio) e Projeto Dinâmica Biológica de Fragmentos Florestais (PDFFF). Algumas imagens.
























 








Galeria dos Ex-Presidentes - desde 1952

















Ponte Estaiada - Ponte Rio Negro
A ponte faz parte da Rodovia AM - 070 - Rodovia Manoel Urbano e liga a cidade de Manaus ao município de Iranduba - com um população de 45.250 habitantes. Lembramos que há inúmeros municípios como este na região do Grande Amazonas e no Brasil e este, em especial, recebeu esta grande obra de infraestrutura. A ponte foi inaugurada no dia 24 de outubro de 2011. É considerada a maior ponte fluvial estaiada no Brasil, com seus 3595 metros de extensão.

Dados  atuais do IBGE
Dados dos municípios da Região Metropolitana de Manaus
MunicípioÁrea (km²)População (2010)PIB (2008)
Careiro da Várzea2 631,12823 963101 246,807
Iranduba2 215,03340 735168 051,636
Itacoatiara8 891,99386 840822 214,607
Manacapuru7 329,23485 144372 365,834
Manaus11 401,0581 802 52538 116 495,350
Novo Airão37 771,24614 78041 705,570
Presidente Figueiredo25 422,23527 121279 052,842
Rio Preto da Eva5 813,19725 758123 765,404



Biguás ou  Mergulhões...

Presença constante às margens dos rios da região do Amazonas - Mas não somente da região do Amazonas. Habitam boa parte da região que vai do México até à América do Sul. Mede cerca de 70 cm.
Não possui glândula uropigiana, encharcando totalmente sua plumagem para aumentar o peso e facilitar os mergulhos. Quando sai da água, seca sua plumagem abrindo a cauda e as asas ao sol, ofegando de bico aberto, por vezes revelando seu saco gular amarelo. Descansa pousado na beira d’água, sobre pedras, árvores, estacas ou mesmo sobre cabos. Encontramos um bando no Porto Fluvial flutuante, empoleirado na estrutura do porto. 
Quando voa se assemelha a patos, sendo às vezes considerado como tais, equivocadamente, e, quando em bando, muitas vezes voa em formação em V. Mergulha em busca de peixes e permanece um bom tempo debaixo d'água, indo aparecer de novo bem lá na frente, mostrando apenas o pescoço para fora d'água. Vive até os 12 anos em estado selvagem.
Os Biguás do Porto de Manaus...
 






Manaus, cidade multicolorida e conhecida por todos, pelo potencial natural que possui e representa - não só no Brasil, mas no globo. Por isto e outras coisas mais, atrai pessoas de todos os cantos do mundo, levadas por diferente finalidades e interesses a partir de sua fartura da mata e dos rios - de sua diversidade da flora e da fauna, que são limitadas, se não são bem tratados. Espaço democrático, porém, necessitando de mais atenção de seu maior predador - o Homem. 



Para ler mais sobre - Clicar sobre o Título abaixo:





7 comentários:

  1. Muito lindo o Post. Obrigada pela visita e voltem sempre. Cordialmente (Manaus de antigamente)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que gostou, Gisella. Temos planos de retornar...Abraços.

      Excluir
  2. Oi Angelina que bom que gostou de Manaus, é uma cidade maravilhosa, contudo se me permite algumas correções, os bondes que você comentou na verdade utilizavam energia elétrica para funcionar e não gás (http://www.tramz.com/br/mn/mn00.html) outra coisa que eu vi é com relação ao Palácio da Justiça que na realidade fica atrás do Teatro Amazonas e não no palacete azul ao lado do teatro, acho que é só isso. Volte sempre. Abre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh...sim?....Em Manaus informaram-me sobre o gás......vou corrigir....E também o Palácio....Grata, pelas informações... Abraços de Blumenau.

      Excluir
    2. Você foi muito gentil em corrigir...Abração, Eduardo.

      Excluir
  3. Parabéns pela cobertura!

    ResponderExcluir