quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Restrospectiva 2014 - 3º Trimestre

Meses: Julho - Agosto - Setembro
Clicar sobre - para acessar as postagens...
Julho (58)
Agosto (64)
Setembro (52)


Julho  - Para acesso - clicar sobre títulos

7.1 - Momentos Keiserfest - Kufstein
Como tínhamos comentado, aconteceu último dia 28 de junho, na cidade de Kufstein da Áustria Kaiserfest - tradicional festa da cidade e região.


7.2 - História - Há 45 anos - O homem realmente esteve na Lua?
Publicação de uma revista brasileira da época
Logo mais estará completando 45 anos que, supostamente, o homem esteve na lua. Esta postagem será complementada com uma pesquisa de um publicação do ano de 1969, onde noticiavam a primeira vez que o Homem "pisava na lua". Nesta época, nossos cadernos escolares tinham as capas ilustradas com o homem na lua. Ainda temos estes cadernos usados no anoletivo de 1970.
Lembramos do Onkel Curt Lorenz, irmão mais velho da Oma Joanna Wittmann, que teimava com qualquer um , afirmando que o homem nunca colocou os pés na lua no ano de 1969.
Deparamo-nos com a reportagem do jornalista Alexandre Petillo Revista Superinteressante - questionando este fato histórico, como muitos já o fizeram e o fazem, duvidando da veracidade deste.

7.3 - Imprensa europeia repercute queda de viaduto em Belo Horizonte
Acidente na cidade-sede da Copa do Mundo deixou dois mortos e foi destacado como falha nos preparativos para o Mundial. Causa do desastre ainda é desconhecida.


7.4 - Programação dos Grupos Folclóricos no Oktoberfest

Uma das grandes atrações do Oktoberfest Blumenau é a apresentação dos grupos folclóricos, durante as trocas de bandas dos palcos.
Já temos a Programação dos Grupos que participarão na edição de 2014.

7.5 - Marita Deeke Sasse - Carnaval Alemão/Oktoberfest Blumenau
Encontramos publicado no periódico  Blumenau em Cadernos - Tomo XXX de março de 1989 - N° 3 - um artigo sobre o Carnaval Alemão, mas que é uma pesquisa e conclusões sobre o Oktoberfest Blumenau, após seus primeiros 3 anos de existência. Na edição de 2014, a festa estará comemorando 30 anos de existência.
O Trabalho foi assinado pela pesquisadora - Sra. Marita Deeke Sasse e foi realizado dentro da Disciplina Carnaval e Carnavalização, sob orientação do Professor  - Sr. Affonso Romano de Santanna - 1° Semestre de 1987, na Pontífice Universidade Católica do Rio de Janeiro.

7.6 - Enxaimel - Palestras e Oficinas da Técnica Construtiva
Faz parte   da Pesquisa da Técnica Construtiva do Enxaimel - Blumenau, projeto aprovado pelo Fundo Municipal de Cultura de Blumenau, duas Palestras sobre aTécnica Construtiva do Enxaimel. 

7.7 - Musik in der Nacht com Hansi Hinterseer
Guten Abend Freunde!
Um pouco das canções de Hansi Hinterseer, na noite noite...


7.8 - Notícias do Weinfest 2014 de Rödelsee
No último final de semana, aconteceu o Weinfest na cidade de Rödelsee, localizada na região deUnterfranken - Baviera - Alemanha. 
Recebemos de amigos que residem na cidade, via e mail, notícias publicadas no jornal da região, sobre a tradicional festa, herança dos romanos que se fixaram a muitos séculos nesta região, também deixaram a cultura de produção de vinho, região onde é feito o melhor vinho alemão.
Annalena König - Princesa do Vinho de Rödelsee
7.9 - Alemanha - Vitória do trabalho e da técnica
Ilustração do Google, durante o jogo - Brasil e Alemanha da Copa do Mundo no Brasil - 2014
Torcemos pela Alemanha, por inúmeros motivos. Um deles, porque somos brasileiros. Estamos em ano político e isto seria usado. Somos brasileiros também, fora da Copa do Mundo e nem sempre somos lembrados como tal. Em muitos momentos, o Brasil, enquanto Estado, falta-nos a partir de suas responsabilidades, independentemente do partido político que está no poder
Que seja coroado o trabalho permanente e constante, desde as bases, desde a infância, que um dia, pretende tornar um adulto campeão.

7.10 - Grupo Folclórico Badenfurt - Tradicional feijoada

Grupo Folclórico Badenfurt, um dos 19 grupos integrantes da AFG  - Associação dos Grupos Folclóricos Germânicos do Médio Vale do Itajaí - estará servindo uma feijoada aos amigos, comunidade e convidados no próximo dia 12 de julho, ao custo de R$20,00 por pessoa. A iguaria docardápio brasileiro será servida nas dependências da Igreja Luterana de Badenfurt - 2° grupo urbano fundado durante a Colonização de Blumenau, ainda enquanto colônia. O 1° foi o Stadtplatz, junto à Rua das Palmeiras.

7.11 - Seleção da Alemanha no Brasil - Campo Bahia

O Time da equipe alemã vai muito além daquele que rola a bola dentro do campo e que disputará o troféu da Copa do Mundo do Brasil, neste domingo, dia 13 de julho, com o time daArgentina.

7.12 - Alemanha - Campeã da Copa do Mundo do Brasil
Após a vitória dramática na final da Copa do Mundo contra a Argentina, e a quarta vitória do título, a alegria soube técnico da Alemanha Joachim Loew e a seleção não tem limites. DFB.de tem os votos para o triunfo do Rio de Janeiro.
Joachim Löw (Alemanha treinador): Estivemos juntos por 55 dias, ter todo este projeto, mas na verdade começou há dez anos. A nossa grande força é que nós sempre têm aumentado de forma constante em nós todos esses anos. Se alguém merece esta coroação, então esta equipe. Hoje houve apenas um vencedor merecido, e que foi esta equipe. Ela desenvolveu estes dias um espírito de equipe incrível e força de vontade estranha. Este profundo sentimento de felicidade permanecerá por toda a eternidade. Isso faz com que todos nos orgulha.
7.13 - Jogadores da seleção alemã são recebidos como heróis
Entre o Portão de Brandemburgo e a Coluna da Vitória, meio milhão de torcedores recepcionam os heróis da conquista do tetra com muita festa, música e alegria.
7.14 - A festa da seleção alemã em Berlim
Mais de meio milhão de torcedores lotou o espaço entre o Portão de Brandemburgo e a Coluna da Vitória (separados por cerca de 1,2 quilômetro) para a festa com os tetracampeões. Desde a madrugada já havia torcedores no local.


7.15 - Feijoada - Grupo Folclórico do Badenfurt
No último sábado, no dia 12 de julho, prestigiamos a 6° Feijoada do Grupo Folclórico de Badenfurt.
Grupo Folclórico Badenfurt recebeu amigos, comunidade e convidados para degustar esta iguaria do cardápio brasileiro nas dependências da Igreja Luterana de Badenfurt - 2° grupo urbano fundado durante a Colonização de Blumenau, ainda enquanto colônia, divulgado em postagem anterior.

7.16 - A Festa dos Amigos de Rödelsee - Weltmeister
Como  em todo recanto no país, também no norte da Baviera, sul da Alemanha, houve festa pela conquista do tetracampeonato da Copa do Mundo de futebol pela seleção alemã. Recebemos estas imagens de um grupo de amigos em Rödelsee, mais precisamento do Sr. Ulli Hess.
Sr. Ulli Hess
7.17 - O Culto da Colheita - Mitologia Germânica
Fomos informados que neste domingo haverá  o “Culto  da Colheita” na Igreja Luterana da Itoupava Seca - Martin Luther - Uma tradição muito antiga que veio com os primeiros imigrantes, e também observamos resquícios desta prática relacionada à colheita em outros eventos. Observem.

7.18 - Lâmpada Incandescente - Já é um fato Histórico
Ontem ficamos sabendo que a lâmpada incandescente, que revolucionou a iluminação residencial, aposentando os velhos lampiões à querosene e candelabros, não é mais fabricada. É curioso observar a história ser construída dentro de um recorte de tempo, no qual estamos presente.
1. Lâmpadas criadas por Thomas Edison
As primeira lâmpadas Fluorescentes - estas feitas por Thomas Edson
7.19 - Um pouco sobre a Enchente de 1983 - Blumenau
Estamos no final do mês de julho de 2014. Ao olharmos nossos álbuns de fotografias, deparamo-nos com as fotos da grande enchente de 1983. Faziam exatos dois anos que nós estávamos residindo em Blumenau e foi uma experiência, cuja lembrança levaremos sempre conosco e acreditamos, assim será com todos que presenciaram este fenômeno natural. 
Neste ano de 1983 - Antes da grande enchente, ouve outras pequenas enchentes que foram desconsideradas pelo tamanho da enchente de julho - Esta foi registrada no mês de março
Na época - 1983 - nós dividíamos um apartamento com  com 5 amigas, no pavimento térreo da Rua Camboriú, uma das primeiras ruas da região a ser atingida pelas águas, quando ocorre sua elevação.

7.20 - Beethoven Sinfonia - 9° Sinfonia
A 9° Sinfonia é a última sinfonia completa composta por Luwig van Beethoven e foi terminada em 1824. A 9° Sinfonia foi percussora e um referencial para a origem da música romântica.
Ela é feita a partir de parte do poema Na die Freude, de Friderich Schiller.  Vanguarda no uso a voz humana com o mesmo destaque que um instrumento dentro de uma sinfonia, originando assim uma obra de grande alcance, dando o tom para a forma que seria adotada pelos compositores românticos.




7.21 - Para ouvir e ver cantando - Lustig ist das Zigeunerleben
Alguém entrou em contato conosco e pediu-nos a letra da música "Lusttig ist das Zigeunerleben". Uma música muito apreciada e cantada em nossa região.
 Resolvemos criar o "Para ouvir cantando...", o qual acontecerá uma vez ao mês...
A primeira letra e música...

7.22 - Homenagem ao Imigrante - Dia 25 de Julho - Blumenau
Representantes de Grupos Culturais , Prefeito de Blumenau, Presidente da Fundação Cultural e o representante do Programa Alemanha+Brasil no Estado de Santa Catarina - Sr. Markus Blumenschein
É uma tradição da Prefeitura de Municipal de Blumenau prestar uma  Homenagem  aos fundadores e primeiros imigrantes alemães que fundaram e povoaram a cidade de Blumenau e várias cidades do Vale do Itajaí na data do dia 25 de Julho - Dia do Imigrante e do Colono.Nos primeiros tempos,  o grande território da grande Colônia Blumenau, abrangia todos os municípios que fazem parte do Vale do Itajaí. 

7.23 - 52° Festa do Colono - Pirabeiraba - Joinville

Como acontece em Blumenau e nas cidades fundadas por imigrantes alemães, também é lembrando e homenageado, o colono e imigrante alemão na comunidade de Joinville Pirabeiraba - Sociedade Rio da Prata.

7.24 - 190 Anos de Imigração Alemã - De maneira Organizada para o Brasil - Por que 25 de Julho?
Monumento do Imigrante
Praça Hercílio Luz - Blumenau
Por que foi escolhida a data 25 de julho para prestar homenagens aos pioneiros - imigrante alemães, em todo o sul do Brasil?
Por que 25 de Julho faz parte do nome do centro cultural, em várias cidades "pipocadas" no Sul do Brasil?

7.25 - Momentos - Homenagem ao Imigrante - 25 de Julho de Julho

Ontem - dia 25 de julho, a partir das 10:00h, aconteceu aHomenagem  organizada pela Fundação Cultural de Blumenau aos 190 anos de imigração alemã no Brasil e à memória do imigrante que ajudou a construir Blumenau e muitas cidades do Vale do Itajaí, a partir da Colônia BlumenauParticiparam da Homenagem Oficial, grupos culturais de Blumenau, lideranças e autoridades da cidade e, principalmente, a comunidade blumenauense. 

7.26 - São Pedro de Alcântara - Recordando...180 anos de imigração
Igreja Matriz de São Pedro de Alcântara
Nos deparamos com as novas cores de Igreja Matriz de São Pedro de Alcântara, através de uma fotografia do Sr. Toni Jochem
Quando a vimos pela última vez, a bela arquitetura, apresentava cores em diferentes tons de rosa, cuja cor contrastava com a o verde  na paisagem da cidade. Local que recebeu o primeiro grupo grupo organizado de imigrantes alemães, no estado de Santa Catarina, em 1° de março de 1829. 

7.27 - Para ouvir e ver cantando - Anton aus Tirol
música para cantarmos junto, ouvirmos e vermos é  Anton aus Tirol.

7.28 - Primeira Estação Ferroviária de Blumenau foi demolida e deu lugar a edificação da Prefeitura Municipal de Blumenau
Primeira Estação ferroviária   EFSC - Blumenau
Nosso primeiro contato com a história da ferrovia Estrada de Ferro Santa Catarina - conhecida EFSC - aconteceu na graduação do Curso de Arquitetura e Urbanismo - FURB, no ano de 1995, quando desenvolvíamos pesquisas na área de Urbanismo e de Arquitetura, simultaneamente. O conteúdo, enquanto infraestrutura, muito nos interessava sob a ótica urbana, como também, as tipologias de suas estações - sob a ótica arquitetônica. 

7.29 - A Rainha da ACCTB 2014 - competindo na equipe brasileira
Hellory Cindy Zwicker
Rainha 2014 da Associação dos Clubes de Caça e Tiro de Blumenau - ACCTB - Hellory Cindy Zwicker e suas Princesas, seguindo a tradição, estavam presentes no último dia 25 de julho, ao lado de outras representações da comunidade blumenauense, prestando sua homenagem aos pioneiros - aos imigrantes. Também, neste ano, comemorando a data alusiva aos 190 anos de imigração alemã , de maneira organizada, no Brasil

7.30 - Discurso proferido pelo Prefeito Renato Vianna, por ocasião da inauguração da Rodoviária - 04/02/1980
Dia da inauguração  -  Foto: Clic RBS
 --------------------------------------------
Blumenau em Cadernos - TOMO XXI N.3 Março de 1980
--------------------------------------------
"Se mais nenhuma obra tivesse realizado, durante 3 anos de nossa administração, esta seria sem dúvida suficiente para justificar a nossa trajetória pelo Executivo.
Não pelo seu custo ou pela sua resistência, mas elo sua repercussão no sistema viário, no campo dos transportes, definindo uma obra sonhada por tantos outros administradores que nos antecederam.
Agosto  - Para acesso - clicar sobre títulos

















8.1 - XVI Olimpíadas Culturais da Associação de Clubes de Caça e Tiro de Blumenau

Inicia  neste final de semana mais uma edição da grande olimpíada de integração entre os clubes membros da Associação de Clubes de Caça e Tiro de Blumenau - XVI Olimpíadas Culturais da ACCTB
XVI Olímpidas Culturais acontecerá nos próximos dias 2 e 3 de agosto (Final de semana) na Sociedade Recreativa Esportiva Cultural Testo Salto, que está localizada na Rua Werner Duwe, N° 4740, no Bairro Testo Salto. O Telefone da Sociedade é 47 33346268. O Presidente e da Sociedade anfitriã é o Sr. Guilherme Maurício Freitag.

8.2 - Momentos - Sábado da XVI Olimpíadas Culturais
Sociedade Recreativa Esportiva Cultural Testo Salto
Hoje a tarde, estivemos por alguns momentos, na Sociedade Recreativa Esportiva Cultural Testo Salto, localizada no Bairro Testo Salto, para acompanhar um pouco, as XVI Olimpíadas Culturais da ACCTB.

8.3 - Pomerode - Um pouco de história - sábado de sol
Ontem, dia 02 de agosto, fomos almoçar e olhar a cidade de Pomerode. Sua história é curiosa. Fizemos algumas imagens durante nossa volta em  Pomerode e resolvemos compartilhar aqui. Também lembrar um pouco de sua história pretérita.

8.4 - Valores Ingressos para 31° Oktoberfest Blumenau
Foi divulgado nesta semana os valores dos ingressos da Edição do Oktoberfest Blumenau 2014.

8.5 - O Reno ganhou notoriedade no Romantismo
Em 2002, o Vale do Alto Reno foi elevado a Patrimônio da Humanidade pela Unesco. No entanto, o Reno teve seus tempos áureos 200 anos atrás, quando o rio foi descoberto pelos artistas do Romantismo.


8.6 - Volkstanz - und Trachtengruppe Gladenbach - visita Blumenau
 No mês da Oktoberfest Blumenau, os grupos da Associação dos Grupos Folclóricos Germânicos do Médio Vale do Itajaí - AFG receberão membros da Volkstanz - und Trachtengruppe Gladenbach da cidade de Gladenbach do estado de Hessen - Alemanha. 

8.7 - Tipos de cerveja da Baviera

Há 40 tipos de  cerveja e mais de 4.000 marcas de cerveja na Baviera - Sul da Alemanha.

8.8 - Uma Blumenau que eu não conheci - Cerveja
Nas páginas do Jornal URWB  - Nº30 de 21 de Janeiro de 1905.
"Os cervejeiros Karl RischbieterOtto Jenrich,Schosslande &HosangRichard Voigh JúniorLeopold FeldmannOtto HosangOskar Kellermann e Hermann Brandes, comunicam que a partir de 1º de fevereiro a garrafa de cerveja será vendida por Rs $ 240 (Duzentos e quarenta réis) à vista. À prazo de 3 meses, por 250 e daí em diante ser acrescido de juros de 12% ao ano."
8.9 - Guildas ou Corporação de Ofícios



Ao efetuarmos pesquisas sobre a Técnica Construtiva Enxaimel, nos deparamos com a expressão Guildas- Associações formadas por artesãos profissionais e independentes que surgiram na Baixa Idade Média (Séculos XII ao Século XV) e estavas relacionadas ao processo de renascimento comercial e urbano. Surgiram para proteger os interesses de seus associados e manter os privilégios conquistados e geralmente existiam em cidades de mais de 10 mil habitantes. Também tinham as Guildas que não apresentavam a relevância econômica, mas que, tinham caráter religioso, beneficente ou de lazer.






8.10 - Deggendorf - Alemanha
Deggendorf liegt am Fuß der Berge des Bayerischen Waldes und wird
 deshalb nicht ohne Grund das "Tor zum Bayerischen Wald" genannt.
Um amigo que nasceu na Baviera e é músico de Blasmusik postou e nos apresentou uma imagem de Deggendorf - a capital  de um Distrito da Baviera, também chamado Deggendorf e que pertence à região administrativa de Niederbayern

8.11 - Complexo Viário Bernardo Wolfgang Werner e Biografia
Será entregue à comunidade blumenauense, no próximo domingo - dia 17 de agosto, o Complexo Viário Bernardo Wolfgang Werner, ou a Ponte sobre o Rio Itajaí Açu localizada no Bairro do Badenfurt e Passo Passo Manso.

8.l2 - Villa Duo - Espetáculo - Concerto Próximo Domingo
Estará acontecendo no próxima domingo, dia 17 de Agosto, o Espetáculo Villa Duo, na Igreja Luterana Centro, a partir das 18:00h.

8.13 - 1° Palestra sobre a Técnica Construtiva do Enxaimel ou Fachwerk
Ao longo de nossa profissão - Arquitetura e Urbanismo, a técnica construtiva do Enxaimel ou  Fachwerk sempre nos atraiu e chamou nossa atenção por sua originalidade, técnica, história, identidade, arquitetura, plástica, possibilidades, conjunto...

8.14 - Weißwurst - Salsicha Branca - Iguaria criada em Munique
Uma das iguarias mais apreciadas nas festas com temáticas bávaras e mesmo no Oktoberfest Blumenau, na cidade de Pomerode e principalmente na capital de Baviera ou Bayern - Munique ou München é a Weißwurst - Salsicha branca. Iguaria servida no café  da manhã -  Frischtick da mesa bávara.
8.15 - Para ouvir e ver cantando - Her mit meine Hennen
Para ver, ouvir e cantar junto...hoje a canção Her mit meine Hennen - música de  1991 do cantor austríaco Horst Chmela, o qual  tem mais de 350 músicas. Nasceu no ano de 1939, na cidade de Viena. 


















8.16 - Gwandschau - Holzkirchen am Frühlingsfest
Ontem, dentro do Festival da Primavera - Holzkirchen am Frühlingsfestda cidade de Holzkirchen, aconteceu Gwandschau - Grande encontro e desfiles de trajes típicos da região.

8.17 - Momentos - Festa de Agosto da Igreja Martin Luther
culto festivo dominical foi transmitido pela Rádio Antena 1, e contou com a presença do Coro Martin Luther e como acontece todos os domingos, iniciou pontualmente às 9:00h. O culto festivo foi ministrado pelos pastores Reinhard Antonio Koch e Renato Creutzberg fotografados após o mesmo.
Pastor Reinhard Antônio Koch e Pastor Renato Creutzberg
Antes da chegada dos primeiros imigrantes europeus ao Vale do Itajaí, na metade do século XIX, existiam propriedades isoladas, de famílias oriundas do litoral da Província e de grupos indígenas nativos. 

8.19 - Incêndio Criminoso no Patrimônio Histórico Arquitetônico
Foto: acervo de Paulo Herwig/Especial
Estávamos organizando, junto com a Equipe do Sr. Paulo Volles e o próprio, a palesta sobre a técnica construtiva do enxaimel realizada na noite deste dia 20 de agosto, no Bloco T da FURB, quando fomos informados sobre o incêndio no antigo restaurante do Frohsinn, edificado exatamente com a técnica do enxaimel. Tipologia única construída sobre o morro do Aipim - terreno presenteado pelo filho do fundador da cidade - Sr. Hermann Blumenau à  Blumenau. 
De acordo com informações de parte  da imprensa local, trata-se de um incêndio criminoso.

8.20 - Conversando sobre o enxaimel e Momentos da 2° Palestra
O enxaimel reporta a estrutura de uma edificação a partir de caibros encaixados, vertical, horizontalmente e inclinados em um conjunto contraventado. Na Alemanha se constrói comesta técnica desde há muito tempo atrás - séculos -  até os dias atuais. Os preenchimentos das paredes, podem ser feitos de materiais variados. O material adotado no fechamento das paredes não muda o enxaimel, que na verdade é a estrutura de madeira encaixada, como já explicado, sem o uso de pregos. Na Europa se constrói enxaimel há seculos

8.21 - Ludwig II - O Filme e um pouco de História
Cenas do Filme Ludwig II...










8.22 - Blumenau - 2 de setembro - 164 anos
O município de Blumenau comemora 164 anos de fundação no dia 2 de setembro de 2014 e já é uma tradição a homenagem dos vários grupos, entidades, estabelecimentos escolares, comunidades, blumenauenses, demonstrando seu afeto e homenagem à cidade que acolheu e acolhe todos, desde 1850. Uma Homenagem àqueles que plantaram o primeiro núcleo urbano e desde então, desenvolveu, como um organismo com vida própria

8.23 - Jardim - Época de "Olho de Boneca" em Blumenau
A mais popular de todas as orquídeas é também a que apresenta maior rusticidade e facilidade de cultivo. As cores variam. A coloração mais comum é a branca com as extremidades rosadas e o labelo com o centro arroxeado bem escuro, transmitindo a sensação de ser um olho (Como ilustra a fotografia abaixo). Seus pseudobulbos apresentam coloração verde clara a amarelada.
Todos os dendróbios são epífitos, isto é, desenvolvem-se sobre o tronco das árvores. Elas não são parasitas. Utilizam as árvores como suporte e proteção para o seu crescimento e podem ser cultivadas sobre as árvores. Inicialmente devem ser amarradas com barbantes ou "trapo de tecido de algodão" com um pouco de barro sobre suas raízes.
8.24 - Momentos - Primeira Oficina - Técnica Construtiva Enxaimel
Dando o prosseguimento ao projeto aprovado pelo Fundo Municipal de Cultura de Blumenau, aconteceu nesta segunda feira a primeira oficina prática da Técnica Construtiva do Enxaimel no Galpão das Casas Enxaimel, localizado na Margem Esquerda, no Bairro de Itoupava Central, na cidade de Blumenau.

8.25 - Abaixo Assinado contra Privatização do Morro do Aipim
Está circulando um abaixo assinado na WEB, para conseguir uma representação com o maior número de pessoas que tenham consciência de que é proprietário do patrimônio, que foi presenteado pela família Blumenau à cidade, está situado na área central e que esta poderá ser utilizada pelas pessoas, a partir de uma área de lazer planejada.

8.26 - Momentos - Segunda Oficina - Técnica Construtiva Enxaimel


segunda oficina aconteceu no dia 26 de agosto - terça feira última no galpão de Casas Enxaimel
A oficina contou com a presença de 19 pessoas das 20 inscritas. Foram formados 4 grupos que trabalharam simultaneamente em quatro bancas ou estações. Os trabalhos foram intensos.
A oficina da manhã de terça feira contou com o pesquisador de Brasília - Sr. Paulo Silva e também com a presença da pesquisadora de Porto Alegre, a Arquiteta Enilda Miceli. Também, presentes pessoas de várias outras cidades de Santa Catarina - de Florianópolis, Jaraguá do Sul, Indaial, Brusque, Guabiruba e também de Blumenau. 

8.27 - Hitoshi Nakamichi - e o respeito à cultura local
Sr. Hitoschi Nakamichi - 2011
Hitoschi Nakamichi é natural do Japão e há quase duas décadas, dança em um grupo de danças folclóricas alemã entre outras atividades, desde esportivas e prática de Yoga. O conhecemos em uma reportagem televisiva no início da década de 90, a qual mostrava exatamente o folclorista dançando. 

8.28 - Vorfest 2014 - Esquenta do Oktoberfest Blumenau
Foto: Blog do Jaime
Ontem a noite, dia 28 de agosto, aconteceu o já tradicional na cidade de Blumenau, o Vorfest - o esquenta do Oktoberfest Blumenau. Acontece geralmente em uma quinta feira um pouco mais de um mês antes de iniciar o Oktoberfest Blumenau

8.29 - C.N. América - Etapa catarinense de Remo - na raia do Rio Itajaí Açu
Proximidades da ponte de ferro Aldo Pereira de Andrade  
Foto: Blog do Jaime
Amanha, dia 30 de agosto será realizada a Etapa Catarinense de Remo, na raia do rio Itajaí-Açu entre pontes de ferro Aldo Pereira de Andrade e a Havan. O início das provas acontecem às 9:00hs.

8.30 - Vídeos - 1° Oficina Técnica Construtiva do Enxaimel
No dia 25 de Agosto aconteceu a primeira  Oficina sobre a Técnica Construtiva do Enxaimel, no Galpão de Casas Enxaimel de um total de três. Para ler mais sobre os momentos desta oficina, clicar sobre: 1° Oficina Técnica Construtiva Enxaimel.

Setembro  - Para acesso - clicar sobre títulos


















9.1 - Vida no Rio - Etapa da III Copa Catarinense de Remo - aniversário de Blumenau

Fazendo partes da Programação das comemorações do 164° aniversário de Blumenau, aconteceu no último sábado dia 30 de agosto, a Etapa da Cidade de Blumenau da III Copa Catarinense de Remo. Por pouco tempo, o Rio Itajaí Açu recebeu embarcações e vida.

9.2 - Jovens e a Tradição
prática da tradição e da cultura independe do recorte do tempo histórico que vive uma sociedade. Faz parte de sua identidade e é muito correto que os "chegantes" - como nós - respeitem e contribuam para sua valorização. Nas cidades europeias e orientais, o não vestir o traje histórico, não significa dar as costas para o presente e para o futuro. Mas sim, é um referencia dentro da história da própria identidade local. 













9.3 - Momentos de 2 de setembro - 164º Aniversário de Blumenau
Rua XV de Novembro - Comunidade aguardando desfile
O desfile oficial pela rua XV de Novembro é uma das tradições da cultura germânica e tem origem militar, vivenciadas até os dias atuais na maioria das cidades da Alemanha. 

9.4 - Para lembrar - Abertura e Sangria do 1° Barril de chope
 Caneco oficial da festa - para iniciar o cortejo do 
cerimonial até o palco
Um pouco após as 22:00h do dia 3 de outubro de 2013, noite chuvosa em Blumenau, iniciou a cerimônia de Abertura Oficial do 30° Oktoberfest de Blumenau. O Setor 2 da Vila Germânica estava totalmente tomado pelo público e o palco, por autoridades das esferas: local, estadual e nacional. 

9.5 - Blumenau - Frederico Guilherme Busch.

Blumenau se desenvolveu a partir de ações de grupos e, de pessoas isoladas - personagens na história. Muitas vezes, no dia à dia, passamos na frente de um local e desconhecemos sua história. 

9.6 - Vídeo - 2° Oficina Técnica Construtiva Enxaimel

No dia 25 de Agosto aconteceu a primeira  Oficina sobre a Técnica Construtiva do Enxaimel, no Galpão de Casas Enxaimel de um total de três. Para ler mais sobre os momentos desta oficina, clicar sobre: 2° Oficina Técnica Construtiva do Enxaimel.

9.7 - Espírito Santo investe na preservação da língua pomerana
Idioma originário do norte da Alemanha continua vivo no interior capixaba, onde é língua materna de muitas pessoas. Aulas em pomerano e até um dicionário são iniciativas para a preservação.
9.8 - Para ouvir e ver cantando - Tief in dem Böhmerwald
Para ver, ouvir e cantar junto - Hoje a canção Tief in dem Böhmerwald - música do Sr. Andreas Hartauer - nascido na Baixa Áustria - cidade de St. Pölten, em 1839. 

9.9 - Mansarddach - Uma tipologia de telhado trazida pelo imigrante



Muitos foram 
as tipologias de edificações trazidas pelos imigrantes alemães e  italianos para o Vale do Itajaí, outras regiões do Sul do Brasil e mesmo em outras regiões do país, como Petrópolis - RJ. Muitas das variações das edificações estão localizadas nos telhados - sua estrutura e telhas. 
9.10 - XII Encontro das Comunidades de língua alemã da América Latina - XII CAAL
Nova Petropolis RS
Estará acontecendo entre os dias 24 e 28 de setembro na cidade gaúcha de Nova Petrópolis - o Encontro das Comunidades Alemãs da América Latina - XII CAAL. 

9.11 - Um dos ícones da Arquitetura da Baviera - Zwiebelturm - Cúpula Cebola
Igreja - Marienplatz - Münchem - Sul da Alemanha
Uma das principais característica da identidade cultural da Baviera, quase como a Lederhose (calça característica de couro) e a Salsicha branca - Weisswurst, é o Zwiebelturm - telhado de "cebola".´Também são encontrados na Áustria e no Sul do Tirol italiano - região católica - Este tipo de telhado/Cúpula é uma das características arquitetônicas do barroco alemão.

9.12 - Pfarrmusik Olang e o Traje de Olang

Entre as muitas festividades e eventos que ocorrem em países de origem germânicas recebemos, na época, notícias da festa de aniversário da Pfarrmusik Olang, banda de uma pequena cidade do Sul do Tirol.

9.13 - Para ouvir e ver cantando - So Ein Tag, So Wundershön
música para cantarmos juntos, ouvirmos e vermos é So Ein Tag, So Wunderschön Wie Heute.
A música é uma composição do Sr. Walter Rothenburg, nasceu em Hamburgo - Alemanha - em 28 de dezembro 1889 e faleceu em 1975. Seu pai - Sr. Josef  - foi cervejeiro e seu avô - Sr.  Charles Rothhenburg - foi escritor e editor. Sr. Walter fez parte da Marinha Alemã e lutou durante a 1° Guerra Mundial, onde foi ferido.



9.14 - Enxaimel e História na paisagem - Uma tarde Domingo em Blumenau - Itoupava Central


Outro dia, neste mês de setembro, atendendo com carinho o convite  da Sra. Marli Marquardt,  que acompanha nosso trabalho de pesquisa em torno da história e cultura de nossa região, com destaque às casas enxaimel, nos guiou, na companhia de seu marido - Sr. Harold e nos mostrou algumas tipologias históricas no interior de nosso município localizadas no seu bairro -  bairro Itoupava Central.

9.15 - Construção sobre Antigo Porto Fluvial em Blumenau

Foram avisados de que a praça era um espaço público e histórica - porta de entrada da Antiga Colônia Blumenau. Sem contar que a nova edificação ocupou uma das vistas mais bonitas da cidade, a partir da praça. 
Para a construção da edificação sobre a praça, foram mudadas clausulas da lei e do Plano Diretor, tal qual o pretendem fazer atualmente no Bairro Victor Konder.


9.16 - Egon Belz - Casa do Arquiteto
Como externamos no depoimento ao Jornal local de Blumenau - edição do dia de hoje, conhecemos o arquiteto Egon Belz na década de 90 do século passado. Além de trabalhar ao lado do arquiteto no Instituto de Pesquisas e Planejamento de Blumenau - IPPUB, em projetos como o Projeto da Igrejinha de Itoupava Rego e o Parque das Itoupavas, resolvemos e lhe pedimos licença para fazer um trabalho acadêmico, no qual precisava fazer o levantamento e obra de um arquiteto. Naquele momento, escolhemos o nome de Sr. Egon Belz.

9.17 - Centro Cultural 25 de Julho de Porto Alegre - Após quatro anos
manutenção cultural tem como uma das grandes qualidades - a amizade que nasce durante sua prática. 
Em novembro de 2010 estivemos com o grupo folclórico que participávamos em Porto Alegre - no Centro Cultural 25 de Julho de Porto Alegre para comemorar o seu aniversário de 60 anos de fundação. Após 4 anos, estamos aqui direto do Hotel  Berghaus - Nova Petrópolis postando - a partir de nossa participação na XII CAAL - XII Encontro de Comunidades de Língua Alemã da América Latina.



9.18 - Parte 1 - XII CAAL - Encontro das Comunidade de Língua Alemã da América Latina - Nova Petrópolis - Primeiro e segundo dias
Trabalho do Sr. Iteno da Silva - Maquetes que respeitam a tipologia, a partir de proporções originais  do patrimônio histórico arquitetônico da região do Herval - O acervo é composto de, aproximadamente, 110 maquetes de diferentes edificações - como estas expostas no XII CAAL
Após a abertura do XII CAAL - Encontro das Comunidades de Língua Alemã na América Latinana noite do dia 24 de setembro, os trabalhos iniciaram no dia 25 de setembro com diversas palestras conforme o Programa Oficial. Os trabalhos iniciaram às 8:30h da manhã e prosseguiram no período da tarde de maneira intensa.

9.19 - Parte 2 - XII CAAL - Encontro das Comunidade de Língua Alemã na América Latina - Nova Petrópolis - Tarde do terceiro dia
Sr. José Gareis - Argentina
Antes de darmos prosseguimento às apresentações dos melhores momentos do 2° e 3° dias do XII CAAL - Nova Petrópolis, você que ainda não acessou as postagens Parte 1, poderá fazê-lo antes de ler e ver as imagens desta Parte 2.
-----------------------------
Para acessar outros trimestres - Clicar sobre: 

Restrospectiva 2014 - 1º Trimestre
Restrospectiva 2014 - 2º Trimestre




Logo mais - Restrospectiva do 4º Semestre.





Abraço fraterno de todos para todos!
Prosit!








Nenhum comentário:

Postar um comentário