segunda-feira, 5 de outubro de 2015

O Bairro Borboleta - Minas Gerais - Brasil - 2015

Em junho de 2015 conhecemos o  trabalho de resgate cultural efetuado pela comunidade de um bairro de Juiz de Fora - conhecido Bairro Borboleta - fundado por imigrantes alemães, a grande maioria trabalhadores da Estrada Real.
É feito um trabalho  do resgate das práticas culturais e da história do local sob a batuta do Schmmetteling Gemanische Volkstanzgruppe  e  da Associação Cultural e Recreativa Brasil-Alemanha

Faltou a apresentação do lugar, como urbanista e arquiteta, para completar este trabalho que apresenta o empenho desta comunidade para o resgate de sua identidade histórica, que por certo, também se faz presente na arquitetura e nos espaços urbanos.
Desde 1995, junto com a associação, o grupo folclórico Schmmetteling Gemanische Volkstanzgruppe organiza a Deutschesfest, no mês de setembro.
Para que o registro de nossa visita a Juiz de Fora ficasse completa, faltava a apresentação do bairro, a partir da apresentação de imagens. A identidade da paisagem a partir da contribuição cultural.

Relebrando que...H i s t ó r i a 

No dia 12 de junho de de 2015, foi comemorado 157 anos da chegada dos primeiros imigrantes alemães na cidade de Juiz de Fora - MG. 
A cidade de Juiz de Fora é bem mais antiga que esta data. Remonta da época do Ciclo do Ouro. Sua geografia, de difícil acesso ao município, fez com que este permanecesse salvaguardado das interferências e permanecesse intocado até aproximadamente o século XIX. O caminho que originou a estrada do Caminho Novo, que dava acesso a Zona da Mata, foi aberta em 1707 - para transportar o ouro da região de Vila Rica - atual cidade de Ouro Preto - até o porto do Rio de Janeiro e de lá para Portugal, do qual o Brasil era colônia
Caminho Novo.
Muitos povoados surgiram ao longo do Caminho Novo e um destes foi Juiz de Fora, que na sua origem era conhecido por outro nome. O núcleo urbano iniciou como povoado em 1713 e se chamava Arraial de Santo Antônio do Paraibuna.
A vila surgiu no século XIX, a partir da chegada de outras  famílias de sitiantes e colonos oriundos da região aurífera de Ouro Preto e Mariana. Mais tarde, também chegaram famílias da região das Vertentes - atual Barbacena e São João Del Rei. 
Vila Rica - Atual Ouro Preto - Minas Gerais.
Em 31  de maio de 1850 - Santo Antônio do Paraibuna se desmembrou de Barbacena  e, em 1856, foi elevado à cidade do Paraibuna, quando em 1865 passa a se chamar Juiz de Fora
A origem do novo nome tem várias versões. A versão mais aceita pelos historiadores locais, foi a de que, um juiz se hospedou, por pouco tempo, em um sítio da região, o qual passou a ser chamado de Sesmaria do Juiz de Fora. Mais tarde, surgiu um núcleo urbano conurbando a partir desta nucleação e o núcleo urbano já existente - Santo Antônio do Paraíba, sendo que o conjunto foi chamado Juiz de Fora.
Em 1850, o arraial de Santo Antônio do Paraibuna foi elevado à categoria
de vila, emancipando-se de Barbacena e formando um município.
Colônia D. Pedro II
Paulo Robim - 1897 - Officna de Paulo Robin - Photographia Brazileira -
 
Em 1858, os imigrantes alemães chegaram a Juiz de Fora para instalar a Colônia D. Pedro II. Isto aconteceu  porque, na época, a Cia União  e Indústria construía parte da estrada histórica - conhecida Caminho Novo  - que passava próxima ao município de Paraibuna  (atual Juiz de Fora) e seguia até à cidade de Petrópolis, a qual já tinha recebido imigrantes alemães na primeira metade do século XIX.  
O Caminho Novo, depois de passar por Petrópolis, seguiria até o Rio de Janeiro - capital Imperial do Brasil e como de fato aconteceu. 
A construção da estrada atraiu a mão de obra de 150 imigrantes alemães em 1856, os quais foram contratados. Em 1858, chegaram outros grupos de imigrantes alemães que tinham o objetivo de fundar uma colônia agrícola aos moldes do que já vinha sendo feito no Vale do Itajaí, em Santa Catarina. 
Bairro Borboleta.

Bairro Borboleta em junho de 2015
Vale do Bairro Borboleta.

Cidade Juiz de Fora com o a localização do Bairro Borboleta.






Vista Parcial.
Foto: Vicente de Paula Clemente





Caminho.
Linguagem Eclética.

Edificação da década de 1930 - com detalhe rendilhado feito a partir da colocação de tijolos maciços aparentes, muito comum no norte da Alemanha e também presentes em Santa Catarina.
Casa da Família Hagale - Residia a Sra. Philomena Dilly Hagale - Contribuição do Sr. Max Mendes Debussi.
Detalhe.

Detalhe da aberturam duas folhas com influência da casa colonial portuguesa
com semi arco, característico do neogótico encontrada em edificações que
 recebiam reboco - após o início do século XX.
Edificação com características da casa portuguesa e da casa de imigrantes
alemães, como a inclinação do telhado.

Casa do Sr. Wilhelm Debussi - Bisavô do Sr. Max Mendes Debussi
Linguagem eclética semelhante a alguma entradas em Santa Catarina construídas, na
década de 1950/60.

Igreja São vicente de Paula - após a reforma sofreu a descaracterização
 arquitetônica -  arquitetura com elementos neoclássicos do imigrante alemão.
Igreja São vicente de Paula  em tempos passado.


Igreja São vicente de Paula .
Campanário da Igreja São vicente de Paula .


Bairro Borboleta.
Fonte:juizdeforasempre.comunidades.net

Memória de um descendente nas paredes de sua oficina
Observamos da rua.

 
Danilo Kirchmaier - filho de Otávio Kirchmaier e  Rosa Menini
Fotografia de sua mãe está no meio deste santuário de lembranças.
Danilo Kirchmaier - filho de Otávio Kirchmaier e de  Rosa Menini
Fotografia de sua mãe está no meio deste santuário de lembranças.

Rua principal do Bairro Borboleta.
Característica na maneira de construir - aproveitamento da laje como um espaço adicional, sendo este usado para diversos fins. Observamos em muitas edificações no bairro Borboleta.

Casa de Carola Mitterhoffer Kirchmaier.
Rua a frente da  Associação Cultural e Recreativa Brasil - Alemanha.
Área central do bairro.


 Falamos como profissional do espaço urbano e também este, foi um dos fortes motivos que nos embrenhamos para o lado da cultura e da história. A História faz parte e  é importante que permaneça na paisagem das cidades, do contrário, estas perdem sua identidade e o referencial do homem que busca suas raízes.
Juiz de Fora.


Abraços aos amigos de Juiz de Fora...

Leituras Complementares
  1. Juiz de Fora - Encontro Teuto-Brasileiro - 2015
  2. Convite de Juiz de Fora - Minas Gerais 
  3. I Encontro Teuto-Brasileiro
  4. Palestra no I Encontro Teuto-Brasileiro
  5. Schmmetteling Gemanische Volkstanzgruppe - Juiz de Fora - MG.












Um comentário:

  1. Minha avó morava na Rua Irmãos Menrado. Ela se chamava Ana Maria Carracci, e sua casa ficava perto da Casa da Família Hagale.

    ResponderExcluir