quinta-feira, 14 de maio de 2015

Juiz de Fora - Encontro Teuto-Brasileiro - 2015

Sr. Salcio Del Duca
Recebemos o convite da Associação Cultural e Recreativa Brasil-Alemanha, através do seu Presidente - Sr. Salcio Del Duca para palestrarmos no Seminário - Encontro Teuto-Brasileiro que acontecerá em junho próximo. O evento acontece dentro das comemorações alusivas aos 25 anos do Grupo Folclórico Schmetterling e também ao aniversário  da chegada do primeiro grupo organizado de imigrantes alemães à região, no dia 12 de junho de 1858 - para fundar a colônia agrícola de imigrantes alemães -  D. Pedro II
Vamos conhecer um pouco sobre a história de mais uma cidade brasileira que recebeu contribuições culturais dos imigrantes alemães, entre tantas outras etnias formadora da nação brasileira.
Antes de iniciarmos, lembramos que estivemos no XII CAAL - Encontro dos Países de Língua alemã da América Latina -  em setembro de 2015, na cidade de Nova Petrópolis RS, e nesta ocasião, quase conhecemos o Sr. Nilo Sérgio Frank - de Juiz de Fora, impossibilitado de estar presente no evento, enviou um vídeo o qual assistimos com interesse e conhecemos um pouco sobre sua cidade e cultura.

Um pouco desta História...

No dia 12 de junho próximo completará 157 anos da chegada dos primeiros imigrantes alemães na cidade de Juiz de Fora - MG.
Juiz de Fora está localizada no Estado de Minas Gerais, próximo ao  estado do Rio de Janeiro.
O território da cidade pertencia ao território de Barbacena até 1850, quando foi emancipada - mesmo ano da chegada dos primeiros 17 imigrantes alemães que fundaram a Colônia Blumenau.
Os 17 primeiros imigrantes alemães na  Colônia Blumenau - 1850
A cidade de Juiz de Fora é bem mais antiga que esta data. Remonta da época do Ciclo do Ouro. Sua geografia de difícil acesso ao município, fez com que este permanecesse salvaguardado das interferências e permanecesse intocado até aproximadamente o século 19. O caminho que originou a estrada do Caminho Novo, que dava acesso a Zona da Mata, foi aberta em 1707 - para transportar o ouro da região de Vila Rica - atual cidade de Ouro Preto - até o porto do Rio de Janeiro e de lá para Portugal, do qual o Brasil era Colônia
Caminho Novo
Muitos povoados surgiram ao longo do Caminho Novo e um destes foi Juiz de Fora, que na sua origem era conhecido por outro nome. O núcleo urbano iniciou como povoado em 1713 e se chamava Arraial de Santo Antônio do Paraibuna. A Vila de Santo Antônio do  Paraibuna surgiu no século 19, a partir da chegada de outras  famílias de sitiantes e colonos oriundos da região aurífera de Ouro Preto e Mariana. Mais tarde, também chegaram famílias da região das Vertentes - atual Barbacena e São João Del Rei. 
Vila Rica - Atual Ouro Preto - Minas Gerais

No dia 31  de maio de 1850 - Santo Antônio do Paraibuna se desmembrou de Barbacena  e em 1856 foi elevado à cidade do Paraibuna, quando em 1865 passa a se chamar Juiz de Fora. A origem do novo nome tem várias versões. A versão mais aceita pelos historiadores locais foi a de que, um juiz se hospedou, por pouco tempo, em um sítio da região, o qual passou a ser chamado de Sesmaria do Juiz de Fora. Mais tarde, surgiu um núcleo urbano conurbando a partir desta nucleação e o núcleo urbano já existente - Santo Antônio do Paraiba, sendo que o conjunto foi chamado Juiz de Fora.
Em 1850, o arraial de Santo Antônio do Paraibuna foi elevado à categoria
de vila, emancipando-se de Barbacena e formando um município.
Colônia D. Pedro II
Paulo Robim - 1897 - Officna de Paulo Robin - Photographia Brazileira -
 
Em 1858, os imigrantes alemães chegaram a Juiz de Fora para instalar a Colônia D. Pedro II. Isto aconteceu  porque, na época, a Cia União  e Indústria construía parte da estrada histórica - conhecida Caminho Novo  - que passava próxima ao município de Paraibuna  (atual Juiz de Fora) e seguia até à cidade de Petrópolis. Petrópolis  já tinha recebido imigrantes alemães na primeira metade do século 19.  O Caminho Novo, depois de passar por Petrópolis seguiria até o Rio de Janeiro - capital Imperial do Brasil e como de fato aconteceu. A construção da estrada atraiu a mão de obra de 150 imigrantes alemães no ano de 1856, os quais foram contratados. Em 1858, chegaram outros grupos de imigrantes alemães que tinham o objetivo de fundar uma colônia agrícola aos moldes do que já vinha sendo feito no sul do país. Blumenau, nesta data, tinha 8 anos de existência.
Duas, das três edificações que fazem parte do complexo
 do Museu da Família Colonial - Stadtplatz  de Blumenau
Data da construção: 1858 - Técnica construtiva enxaimel
Há registros de que o primeiro grupo de 236 imigrantes alemães saíram do Porto de Hamburgo - na embarcação batizada de Tell -  no dia 21 de abril de 1858 e chegaram no Rio de Janeiro no dia 25 de maio. O segundo grupo composto por 184 imigrantes saíram de Hamburgo  - na embarcação Rhein -  no dia 28 de abril de 1958 e chegaram no Rio de Janeiro no dia 25 de junho de 1858. Terceiro embarque de 287 imigrantes a partir da cidade de Hamburgo aconteceu no dia 15 de maio de 1858 e chegaram no Rio de Janeiro no dia 26 de julho de 1858. Aconteceram mais dois embarques na cidade de Hamburgo com destino ao Brasil e Juiz de Fora. Um aconteceu no dia 21 de maio de 1858, quando 249 imigrantes chegaram ao Rio de Janeiro a bordo do Gessner, em 29 de julho de 1858 e quinto, também saiu do porto de Hamburgo, onde abordo da Osnabruck, viajaram rumo ao Brasil, 217 imigrantes. Chegaram no Rio de Janeiro no dia 04 de agosto de 1858. Estas são informações publicadas no livro do Sr. Vicente Clemente - Os Alemães e o Borboleta
Colônia D. Pedro II - Edificações com aparente estrutura de madeira - 1872
Os imigrantes que chegavam à Colônia D. Pedro II eram originários de várias regiões do território que mais tarde tornou-se Alemanha (1871). Como por exemplo:  Baden Würtemberg, Bayern, Chemnitz, ChurHessen, Dinamarca, Grão Ducado de Hessen, Hannover, Holstein, Hessen Darmstadt, Lausitz, Mecklenburg, Pomerânia, Prússia, Schleswig, Sachsen, Tirol.
"...No dia 25 de julho chegamos ao Porto do Rio de Janeiro. Não pudemos descer na cidade. No dia 27, fomos levados até uma outra parte do Porto. Daí embarcamos em um trem no qual viajamos por meia hora. Logo depois, começamos a caminhada para o interior, durante o qual as mulheres, crianças e bagagens viajaram transportados em caroças e nós homens andando à pé. subimos ao cimo de uma montanha onde nos foi ofertado uma boa refeição e bebemos um bom vinho. lá pela tarde, chegamos cantando à cidade de Petrópolis. Ali os imigrantes, que são na maioria alemães, franceses, ingleses e portugueses, nos acolheram com grande amizade..." - Trecho da carta de um imigrante publicada no livro do Sr. Vicente Clemente.
Muitos dos imigrantes alemães da Colônia Pedro II foram contratados nas oficinas da Companhia União e outros tantos contribuíram para o processo de industrialização de Juiz de Fora, a exemplo do que aconteceu na Colônia Blumenau, responsável, junto com a Colônia Dona Francisca, pelo processo de industrialização do Estado de Santa Catarina.
A partir da Programação coordenada pela Associação Cultural e Recreativa Brasil-Alemanha, no próximo mês de junho estaremos comemorando o aniversário desta história e conversando sobre a cultura alemã e sua história na Alemanha e no Brasil com a comunidade de Juiz de Fora.
Grupo Folclórico Schmetterling

O Seminário chamado Encontro Teuto-Brasileiro acontecerá entre os dias 8 a 14 de junho - na cidade de Juiz de Fora - MG.

Palavras do Presidente da Associação Cultural Recreativa Brasil-Alemanha
"Somos uma ex-colônia alemã com aproximadamente 50 mil descendentes, num universo de 600 mil habitantes. Infelizmente muito se perdeu e nestes últimos anos temos nos esforçados para resgatar além da música, dança e folclore, elementos de nossas raízes germânicas...Em junho comemoramos o aniversário de 25 anos do Schmetterling (16 de junho de 1990) e o da chegada dos primeiros imigrantes germânicos em Juiz de Fora (12 de junho de 1858). Realizaremos um seminário na semana de 8 a 14 de junho, sendo que no domingo encerraremos com um almoço Teuto-Brasileiro que fazemos desde 1993."  Salcio Del Duca

Mais um momento entre amigos, a partir da cultura!
Ein Prosit!


Nenhum comentário:

Postar um comentário