quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Schwester Anita Guenther

No desfile festivo ao lado de folcloristas do grupo que idealizou - Grupo Folclórico Pomerano


























Schwester Anita
Foto Tatiane Hansen/Jornal Pomerano
Partiu na madrugada do dia de hoje (4:20h) - dia 15 de outubro, com 95 anos de idade,  a Schwester Anita Guenther ou a Irmã Anita - amiga da comunidade de Pomerede e conhecida além dos limites de sua cidade, por sua contribuição à cultura, além de outras tantas.  

A doce Schwester Anita, entre inúmeras ações e inciativas culturais, fundou o Grupo Folclórico Pomerano no dia 25 de outubro de 1984 - daqui exatos dez dias, o grupo completará 31 anos de idade. Inovando e resgando a cultura dos pomeranos em sua essência e não somente focando na cultura alemã como se fosse oriunda somente da região da Baviera como muitos imaginam.
Coincidentemente, como aportaram 17 primeiros imigrantes alemães nesta região - também foram 17 folcloristas que iniciaram este trabalho ao lado da Schwester Anita - no grupo folclórico pomerodense.
Com o Grupo Folclórico Pomerano

Fotografia: Luciano Porath

Schwester Anita Guenther nasceu no dia 8 de julho de 1920 na localidade do Rio do Testo - Pomerode. A parteira que a fez nascer foi a Sra. Rosa Borck. Não havia hospitais e era muito comum que as parteiras coordenassem os nascimentos dos bebês naquela época. Neste mesmo local, onde nasceu, logo após iniciou-se a construção Hospital Municipal do Rio do Testo, onde a Sra. Rosa continuou ajudar a bebês nascerem.
Schwester Anita Guenther, seu irmão Arno Gunther e sua irmã Wanda Gunter
 Década de 1920 - Foto: fotosantigaspomerode.blogspot.com
Como 22 anos de idade, a Schwester Anita começou a trabalhar no Hospital Santa Catarina, em Blumenau (Stadtplatz da Colônia Blumenau da qual Pomerode fazia parte nesta época) - como voluntária, embora não fosse da vontade de seus pais. Em São Lepoldo RS - tornou-se Diaconisa. Sua formação aconteceu na Casa Matriz de Diaconisas de São Leopoldo. Foi ordenada para o Ministério Diaconal no ano de 1952.
"No início éramos em quatro moças e recebemos nosso traje no mesmo mês em que começamos a ter aulas diversas desde o estudo bíblico, ética profissional e enfermagem. Adorávamos onde estávamos." Schwester Anita - Jornal Pomerano.

Por sua noções em enfermagem, adquirida no Hospital Santa Catarina, trabalhou em algumas comunidades do Rio Grande do Sul. Trabalhava e amava as comunidades. As mesmas comunidades que tinha que deixar quando era convidada a partir para outra. As despedidas eram sempre doloridas.
Sua última casa, foi na sua terra natal - Pomerode. Com a intervenção do Pastor Liesenberg, retornou para assumir a diretoria do Hospital e Maternidade Rio do Testo no local que nasceu e que praticamente tinha sua idade. O Hospital passava por alguns desafios e foi chamada - em "missão". E venceu os desafios - ampliou horizontes dentro da comunidade, a partir de várias iniciativas suas.
Nesta ocasião, as irmãs Frieda Klaus e Ilse Krieck abandonaram o lugar e, Anita pensou bem antes de voltar. Fiquei na dúvida, pois sabia que a Casa Matriz jamais permitiria que outra irmã fosse enviada para o lugar onde outras duas tiveram problemas. Eu me senti chamada a ajudar o hospital da minha terra natal. Pedi a direção da Casa Matriz para me liberar e recebi um ‘não como resposta. Mas a resposta contrária dada pela direção da Casa, não foi suficiente para que Schwester Anita não ouvisse seu coração. No entanto, segundo ela, tirar o hábito e sair da Casa foram grandes obstáculos que teve que superar. Pedi a Deus que me desse um sinal de que estava no caminho certo. Nesse momento, a enfermeira Sélia Gruhle disse que se ela voltasse a Pomerode, a mesma iria junto. Foi a resposta que Deus me deu. Foi uma decisão difícil mas as vezes nos deparamos com situações em nossa vida que temos que fazer escolhas. - Jornal Pomerano
 Irmã Anita Guenther, primeira ponderodense a formar-se diaconisa. Assumiu direção do Hospital em 30 de outubro de 1967  -   Foto: Tatiane Hansen/JP - Jornal Pomerodense
Schwester Anita retornou para Pomerode no dia 30 de outubro de 1967 (novamente - outubro). Com 47 anos foi trabalhar no Hospital de sua terra natal e aceitou os desafios do dia a dia.
Além de fundar o grupo de danças folclóricas, dirigir o hospital, Schwester Anita foi presidente do Grupo OASE, orientadora paroquial, conselheira da Fundação Cultural, Conselheira da Diretoria da Comunidade Evangélica de Pomerode, entre outros.
Schwester Anita residia no próprio hospital e não deixou de trabalhar por um momento sequer, mesmo oficialmente afastada de seus cargos de trabalho.
Viveu para a comunidade e para a vida.
Folcloristas do Grupo Folclórico Pomerano - Homenagem e carinho - Fotografia: Luciano Porath























Desde já, deixa uma lacuna e saudades naqueles que tiveram o privilegio de sua companhia.
Papai Noel - Herr Rolf Roland Herzog

Fotografia: Luciano Porath















































Apresentações do Grupo Folclórico Pomerano - Fundado por Schwester Anita





 Que a doce Schwester, ou Irmã Anita, descanse na paz. Que seus feitos, continuem sendo referenciais na comunidade que nasceu, viveu e amou. 
Seu corpo está sendo velado na Capela Cristo Bom Pastor e seu sepultamento será amanhã - dia 16 de outubro - às 9:00h. no Cemitério Evangélico do Centro - Pomerode SC























Nossos sentimentos aos familiares e amigos próximos, principalmente aos amigos folcloristas do
Grupo  Folclórico Pomerano.





















"Hoje Pomerode está de luto."
                                     Luciano Porath
Nossos sinceros sentimentos...








Rádio Pomerode (Clicar sobre os link ´s)
Audio Relacionados a Notícia
 - Anita 01.mp3
 - Anita 02.mp3
 - Anita 03.mp3


Nenhum comentário:

Postar um comentário