![]() |
| Carlos Braga Müller em dois tempos distintos, dentro de um intervalo de 50 anos. |
Oportunizamos o momento para conhecer um pouco mais de sua trajetória e também realizamos uma entrevista em vídeo, que expõe um pouco das comunicações e TV Coligadas, na década de 1970, a qual compartilhamos aqui neste espaço.
Antes de apresentar a entrevista com Carlos Braga Müller como material histórico desta passagem e de seus feitos, apresentamos a publicação em um periódico nacional que traz, também, uma entrevista com o jovem Braga Müller.
Texto da publicação
Carlos Braga, noticiarista, vereador, ex-jurado de televisão um dos mais jovens e brilhantes homens de TV de Santa Catarina tem também uma posição de pioneirismo: foi o primeiro apresentador de jornal daquele Estado, estreando na TV Coligadas, no primeiro dia de sus existência, e permanece até hoje na emissora de Wilson Melro.Nas últimas eleições municipais foi convidado pela ARENA para concorrer as eleições à Câmara dos Vereadores de Blumenau, conseguindo espetacular votação (quase dois mil votos) praticamente sem fazer campanha.Seus votos, em quase todas as urnas de Blumenau, estendem a sua responsabilidade pois representa o Município inteiro e assim é porta voz de quase cem mil blumenauenses. Esta situação de liderança num político jovem já movimentam cartas áreas que desejam levar Carlos Braga à Assembleia Legislativa, onde estão outros companheiros de Carlos Braga, revelados no jornalismo e no rádio catarinense.Humildade, o grande segredo
O Segredo do SucessoPor que a fama e o sucesso estavam reservados para o jovem Carlos Braga, um modesto locutor de radio que tinha apenas a vantagem de uma excelente dicção e uma extraordinária modéstia?Ele também não sabe: ao atender ao apelo da TV Coligadas, que fazia a seleção de locutores, ele mais ou menos cem jovens acorreram aos estúdios de emissora de TV para tentar a sorte.Tendo abandonado o rádio há cinco anos, ele era funcionário da Prefeitura Municipal e sentia que a TV poderia lhe oferecer a Grande Chance. "E aconteceu conta Carlos Braga - fui um dos contratados após os exaustivos testes. E logo estava à frente das câmeras exercitando-me na profissão de homem de televisão".Mas se ele ganhava destaque como noticiarista a oportunidade precisava ir mais longeAconteceu no domingo. Télvio Maestrini, um dos homens do Departamento Comercial da TV Coligadas era jurado do programa Maxi Show Mário Vendramel e precisava fazer uma viagem. Foi a nova chance. Carlos Braga entrou no auditório que estava superlotado e as mocinhas, oriundas de várias cidades de Santa Catarina, quase derrubaram o prédio.Era o galã que faltava a Mário Vendramel.E Carlos Braga explica:
"A oportunidade era boa, pois sou de uma família de músicos tradicionais Bom de ouvido, acostumado aos recitais em casa, não tive dificuldades em conseguir fazer bons julgamentos e ganhar uma projeção dentro do programa. Era a oportunidade de mostrar o outro lado de minha personalidade pois o público apenas conhecia o noticiarista, frio, dando apenas as notícias tristes a alegres, sem calor humano da opinião pessoal.".
A Vitória PolíticaA ARENA de Blumenau sentiu o prestigio de Braga, Sua presença aos domingos no palco do cinema a diariamente no "Jornal Nacional (falando, inclusive, VIA EMBRATEL, para todo o País) dava ao homem de TV oportunidade de um desta que muito especial. Ele sabia que estava capitalizando prestigio e convidado a se candidatar não pestanejou:"Aceitei porque sou de opinião que o homem não deve perder as oportunidades...Não pedi a vida pública; ela veio a mim. Não poderia chutar a oportunidade apenas por modéstia", A resposta veio do próprio povo: seu aniversário aconteceu logo depois e ele teve ume consagração em pleno programa de Mário Vendesmel.Bolos, flores, beijos..."E quase um desquite explica Carlos Braga - Minha esposa que achou as manifestações das mocinhas um pouco exageradas. Por sorte ela entendeu que era o preço da fama".E o Futuro?"Estou numa encruzilhada Num lado, a carreira artística. No outro, a política. Creio que a compromisso que tenho com quase dois mil eleitores não pode ser frustrado. Eis porque acredito que vou ficar em Blumenau. Ou quem sabe, se assim os ventos quiserem, um novo passo. Mas por enquanto é cedo demais...
Um pouco de História...
![]() |
| Carlos Braga Müller nas bancada do telejornal da TV Coligadas. |
Carlos Braga Müller foi um dos integrantes da equipe de jornalismo da pioneira TV Coligadas, a primeira emissora de TV de Santa Catarina. Até a sua inauguração, metade do estado recebia apenas o sinal fraco da TV Paraná – Canal 6, de Curitiba.
Até em Florianópolis, o sinal vinha da TV Piratini, de Porto Alegre. Blumenau, Brusque, Itajaí e outras regiões recebiam o sinal da emissora paranaense.
Antes da chegada da televisão, o grupo Coligadas já existia com as emissoras de rádio.
Em 2 de setembro de 1969, a TV Coligadas, "A Emissora de Integração Catarinense", foi ao ar. Seu objetivo era integrar as regiões do estado de Santa Catarina.
A TV Coligadas chegou a ter um total de 210 antenas repetidoras. A emissora fazia a cobertura filmada dos eventos nos municípios e, se ocorresse um fato em uma cidade que não contasse com um jornalista, uma equipe era deslocada para o local.
Ônibus Rita
![]() |
| Ônibus Rita equipado especialmente para as transmissões externas. |
O equipamento foi instalado no ônibus da melhor forma técnica possível. Em cada viagem, a "Rita" levava uma equipe composta por um operador de vídeo, um operador de VT, um produtor de áudio, um iluminador, um operador de microfone para gravações externas e um eletricista. O teto servia de apoio para a plataforma de uma câmera fixa, instalada sobre o veículo. O ônibus possuía, ainda, gavetas na parte inferior, onde a equipe guardava o restante dos equipamentos.
![]() |
| Os apresentadores Beto Fausel e Carlinhos Müller. Nos fundos, cenário da patrocinadora Empresa Industrial Garcia. |
O Jornalismo
Foi a partir da TV Coligadas, ainda na década de 1970, que se começou a fazer jornalismo televisivo no estado. Como Santa Catarina estava ganhando representatividade com a emissora, o Jornal Malhas Hering — telejornal da casa — entrou em rede com o Jornal Nacional, da Rede Globo. O espaço permitia que Carlos Braga Müller entrasse ao vivo, relatando os eventos catarinenses. Desde que a Globo iniciou a transmissão do Jornal Nacional, a TV Coligadas, seguindo o exemplo, também passou a transmitir um jornal estadual na voz de Carlos Braga Müller.
Para isso, Carlos Braga Müller assistiu, durante 15 dias, ao Jornal Nacional, da Rede Globo para estudar como o apresentador Cid Moreira conduzia as notícias, com o objetivo de seguir o mesmo formato.
A TV Coligadas tinha o Jornal Malhas Hering como um de seus programas de maior audiência. Para manter a qualidade das transmissões, a emissora contratou Renato Luís Maba para operar a mesa de áudio.
.jpg)
Entrevista com Carlos Braga Müller - Falando do Programa de Mario Vendramel
![]() |
| Mário Vendramel apresentava programa ao vivo no antigo Cine Busch. |
Um registro para a História!
Eu sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
@AngelWittmann (X)
Angewitt (You Tube)
AngelinaWittmann (Facebook)


.jpg)





Nenhum comentário:
Postar um comentário