terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

CARTA de apresentação do Professor Vilmar Vidor

Uma, já histórica, CARTA de apresentação do Professor Vilmar Vidor - Primeiro Presidente do IPPUB - Instituto de Pesquisas e Planejamento Urbano de Blumenau e um dos fundadores do Curso de Arquitetura e Urbanismo da FURB.
"Prezados Senhores,
Minha carreira docente foi sempre dedicada ao urbanismo. Sempre tive o maior interesse por esta área de estudos. A partir de 1975 quando comecei a lecionar no curso de Engenharia Civil da Furb já recebi como missão desenvolver a disciplina planejamento urbano.
Meu primeiro trabalho, logo após a formatura, em 1973, foi na área de planejamento urbano. Assumi o posto de Diretor de Estudos e Projetos na recém-criada Assessoria de Planejamento de Blumenau em 1974. Desenvolvi esta atividade em paralelo com a docência na Furb até 1979 quando parti para desenvolver doutorado na França.
Concluído doutorado em 1984 reassumi em tempo integral e dedicação exclusiva na Furb onde passei a chefiar o laboratório de pesquisas sobre planejamento urbano no antigo Instituto de Pesquisas Sociais. Neste laboratório desenvolvemos duas linhas de pesquisa: patrimônio histórico e análise da situação urbana em Blumenau. Nestes dois eixos trabalhamos treze anos, até 1997, quando me aposentei.
Os dois eixos de pesquisa tiveram desdobramentos, estendendo-se aos cursos de engenharia civil, história, serviço social e ciências sociais porque contávamos com professores engajados no processo e interessados no desenvolvimento e nas conclusões das pesquisas para utilizarem-nas como material de estudos junto aos alunos. Ainda não tínhamos curso de Arquitetura, este iniciou em 1993 e não teve laboratórios de pesquisa senão a partir de 1998.
Meu trabalho de doutorado foi traduzido e adaptado para publicação em 1995. Com o título “Indústria e urbanização no nordeste de Santa Catarina” trabalhamos as questões produção, salário e desenvolvimento urbano. Publicamos outros artigos, relacionados no currículo e realizamos um trabalho de pós-doutoramento em 1991, que constou da análise dos Conselhos de Arquitetura, Urbanismo e Ambiente na França.
Nos meses de setembro, outubro e novembro, próximos passado, estivemos na França para iniciar um segundo pós-doutorado sobre Cidade Novas. Anexamos a este dossiê parte das fichas de leitura para reflexão em relação a este trabalho de pesquisa.
Além das tarefas principais mencionadas acima desenvolvemos outras junto a comunidade urbana de Blumenau, de caráter mais prático, como assessoria às associações de bairro, trabalho de coleta de dados e interpretação estatística para a prefeitura e várias consultorias. Trabalhamos também no município de Timbó como consultor para revisão do Plano Diretor e na prefeitura de Bombinhas como Secretário de Planejamento Urbano, no ano de 2003.
A partir do mês de Janeiro de 1998 assumimos as disciplinas de planejamento urbano do curso de Arquitetura e Urbanismo da Univali em Balneário Camboriú. Fui encarregado de elaborar os programas de todas as disciplinas do tronco, ou seja, Planejamento Urbano II, III, IV, V, VI e Planejamento Turístico Estratégico. Juntamente com colegas, eu fiz parte da comissão para criar o projeto de mestrado na área de urbanismo na Univali. Conclui meus trabalhos na Univali em 2004. Desde 2003 sou docente convidado do curso de mestrado “Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade” da Universidade Federal de Santa Catarina.

Vilmar Vidor da Silva.
Dezembro 2006"







Professor Vilmar Vidor partiu no dia 25 de novembro de 2015, na cidade de Blumenau. Em breve sua biografia estará sendo publicada aqui no Blog.

Leituras complementares - Clicar sobre o título escolhido:




Nenhum comentário:

Postar um comentário