segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Momentos - 2° Caminhada do Vale do Selke - Pomerode

No último domingo - dia 21 de fevereiro aconteceu a 2° Caminhada do Vale do Selke - na cidade de Pomerode. O trajeto foi de uma jornada de aproximadamente 10,5 Km. A proposta da caminhada é a contemplação da paisagem - flora e fauna e edificações  históricas.
O início estava previsto para acontecer às 8:30h , com saída do salão C.C. Testo Central Alto. Com um pequeno atraso a cerimônia de início aconteceu com o pronunciamento do Prefeito de Pomerode, Sr. Rolf Nocolodelli. 
Sr. Rolf Nocolodelli - Prefeito de Pomerode - com a palavra

Após o pronunciamento do Prefeito houve, a partir da orientação de um profissional, a prática de exercícios de aquecimento e alongamento. 
A 2° Caminhada do Vale do Selke iniciou, em torno de 9:30h. Mesmo sendo uma caminhada contemplativa, havia entre os caminhantes, uma ansiedade da velocidade em percorrer em menor tempo possível o trajeto - muita pressa. Como se estivesse em uma esteira dentro de uma academia. Talvez, muitos não perceberam o barulho dos bugios na mata e algumas paisagens que apresentaremos, nas fotografias desta postagem.


Também percebemos na  2° Caminhada do Vale do Selke que muitos não conhecem o Trekkingstock. Gentilmente foi nos ofertado um par de Trekkingstock e ouvimos comentários de pessoas que demonstraram não conhecer o equipamento de caminhada - chamando-o de bengalas. 

Vamos apresentar um pouco, de maneira sintética, o Trekkingstock. 
É uma "variação" da bengala, mas não possui a mesma função da bengala tradicional que conhecemos no Brasil.
Ao usarmos o  par de Trekkingstock na 2° Caminhada do Vale do Selke, concluímos que muitos não conhecem este equipamento de caminhadas e montanhismo muito conhecido na Europa. Práticas muito comuns entre as pessoas.
O Trekkingstock é um  apoio aos pés, ou suporte usados nas caminhadas, montanhismo e Nodic Walking. Originalmente foi usado apenas um para andar. Atualmente usa-se um par e são também conhecidos como pólos trekking para caminhadas. Tem comprimentos ajustáveis. Devem estar ajustados um pouco mais alto que a cintura para servir de apoio  em terrenos inseguros e garantir a distribuição equilibrada da carga nos braços e nas pernas,  durante a caminhada.
O uso do Trekkingstock traz algumas vantagens, especialmente o alívio aos joelhos durante a descida de um caminho. Alivia a tensão nos joelhos na descida cerca de 10%. Também auxilia na subida, ao fazer com que os braços participem da ação simultânea do movimento cadenciado.  (Princípio 4 x4). Também, quando o terreno for inclinado, auxilia no equilíbrio lateral. Durante o uso na caminhada, influencia no aumento da resistência física
Os Trekkingstok que usamos tinha estes "pezinhos"












A desvantagem é que, as mãos não permanecem livres.



Nós terminamos a caminhada por volta de meio dia. Muito bem organizada e com toda a atenção àqueles que ficaram, a partir da contemplação, por último. Houve três pontos de apoio com sanitários químicos, água e frutas.


As imagens comunicam...
Escola Isolada, construída com estrutura enxaimel próximo ao início da caminhada - requer cuidados

Data de 1887






Escola municipal do outro lado da rua















Alongamento - antes do início da caminhada


Alongamento - antes do início da caminhada































"Feridas" na paisagem






Bichinhos de estimação observando



















































 Momentos, que nos permitiram "olhar" a paisagem!
Para isto, não passamos a passos largos












Outras caminhadas - Clicar sobre:





Em Construção!








3 comentários:

  1. ola muito boa noite

    Meu nome e patrick sou de curitiba, estou organizando um passeio pro vale do selke, posso utilizar umas fotos do blog claro com o devido credito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Patrick. Pode utilizar, sim.
      Abraços

      Excluir
    2. ola muito boa tarde muito obrigado estive 2 vezes em pomerode fazendo o circuito enxaimel me impressionel com os quintais gostaria de saber por gentileza se vc sabe da historia de um cemiterio q tem prox a Paróquia Evangélica de Confissão Luterana São Lucas vi q e extremamente antigo

      Excluir