segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Ano Bisexto - Schaltjahr



















Hoje é dia 29 de fevereiro de 2016, o que caracteriza o ano bissexto – latin – Bissextus annus.
O ano de 2016 - como outros bissextos, tem 366 dias – um dia a mais que os anos comuns. 
Sosígenes
O astrônomo grego Sosígenes, que viveu 45 AC, sugeriu ao imperador romano Júlio Cesar, o ano bissexto. É conhecido como uma criação dos romanos, mas não foi bem assim. O ano bissexto acontece de 4 em 4 anos, e a sugestão de Sosígenes foi aceita pelo imperador Júlio Cesar, para adequar e atualizar o calendário – alinhando o tempo exato que o planeta leva para dar uma volta inteira em torno do sol. Neste tempo, também foi criado o Calendário Juliano, onde o ano passou a ter 12 meses e 365 dias. O calendário recebeu o nome, em homenagem ao Imperado do grande Império Romano e o 5° mês foi batizado por Julius. Assim sendo, de 4 em 4 anos um dia se procede ao bissexto – e o Imperador Júlio Cesar mandou repetir “O dia sexto antes das Calendas de Março” - Bis sextum ante diem calendas matii.
Calendário Juliano
Calendário Juliano
O calendário atual é o Gregoriano, porque foi adotado pelo Papa Gregório XIII, em 1582. Foi embasado e detalhado a partir de estudos da astronomia. Divide-se em dias, semanas, meses e anos. Os dias são agrupados em grupos maiores – semanas, meses e as estações do ano. As semanas são agrupadas de 7 em 7 dias, em função às fases da lua, que mudam de 7 em 7 dias. Os meses, em calendários anteriores tinham 28 ou 29 dias, fazendo que um ano tivesse o número quebrado de 12,5 meses, dificultando muito o agrupamento de semanas.
O Calendário Gregoriano corrigiu atraso de 10 dias
Antes deste calendário "definitivo" houve outros "ajustes". O primeiro ajuste aconteceu com a interferência dos egípcios, que dividiram o ano em 12 meses de 30 dias mais 5 dias extras destinados para realização das festas destinadas aos deuses. Desta forma o mês de fevereiro foi guardado para coincidir com o número de dias das 4 fases lunares.
Calendário Egípcio
O tempo correto do ano, ou seja, o tempo que o planeta leva para fazer uma volta em torno do sol é de 365,242199 - 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 46 segundos para completar o ciclo em volta do sol. Esta fração de dias arredondada para 6 horas, é compensada no ano bissexto, uma vez que 6 horas, em 4 anos, resultam em exatos 24 horas, ou seja, um dia. Senão existisse o ano bissexto, o inverno começaria no outono e o verão estaria começando no inverno.
Os romanos da época do Imperador Júlio César decidiram que esse dia a mais seria o dia 29 de fevereiro – o menor mês do ano, que já vinha sendo um prática egípcia. Sem o ano bissexto, as estações do ano não teriam datas definidas, como acontece. 
Já lemos e escrevemos muito sobre os ciclos naturais e sua importância para inúmeras religiões e o cultivo da terra e da gestação de animais domesticados dentro da História das civilizações. Conhecer os ciclos naturais foi de suma importância para o homem que deixou de ser nômade e passou a cultivar a terra e criar rebanhos. Com isto, surgiu a capacidade de abstracionismo e consequentemente surgiu as religiões, trocas e "transações" com os deuses.

Até nos dias atuais, muitas pessoas acreditam que o ano bissexto, pode ter outros tantos significados a partir de simbologias e esoterismo. Talvez pela sensação de uma quebra de continuidade. Há estudos sobre esta questão. Uma coisa é certa - Muitos festejam seu aniversário de 4 em 4 anos.

Explicando de maneira sintética e visual...




Não é "Graças a Júlio César!"...como mencionado no vídeo, mas ao astronomo grego.
A História que resgatamos, por séculos, é "medida" por esta escala temporal.






Nenhum comentário:

Postar um comentário