No dia 23 de julho, de maneira respeitosa, solene e festiva, representações, autoridades, turistas e integrantes de grupos culturais da cidades de Blumenau e público repetiram uma tradição da cidade de Blumenau: A Homenagem ao Imigrante alemão que fundou a cidade de Blumenau e tantas outras no grande Vale do Itajaí. Também nesta época - dia 25 de julho - é homenageado o "Colono", residente na Colônia Blumenau e outras colônias alemãs e de outras etnias.
Para ler um pouco mais sobre esta História, sugerimos procurar um dos link's listados no final da presente postagem.
Entre estes citados, destacamos a presença da realeza e representantes da ACCTB - Associação de Caça e Tiro de Blumenau, representantes de Grupos de Dança Folclórica Alemã, associados da AFG - Associação dos Grupos Folclóricos Germânicos do Médio Vale do Itajaí e o Coro Masculino Liederkranz do C.C. 25 de Julho de Blumenau.
Realeza da ACCTB |
Folcloristas da de grupos foclóricos da AFG |
Coro Masculino Liederkranz |
A Homenagem teve início por volta das 10:30h, no pátio da antiga Prefeitura de Blumenau - atual Fundação Cultural de Blumenau, localizada a frente da Praça Hercílio Luz, antigo porto fluvial, no qual desembarcaram os primeiros imigrantes, durantes as primeiras décadas de existência da Colônia Blumenau. O momento foi marcado pelas falas do Pastor Flávio Peiter da Igreja Luterana Centro, Professora e Diretora do Arquivo Histórico de Blumenau - Sueli Petry e o Prefeito de Blumenau - Napoleão Bernardes. O tema comum das três falas foi sobre a importância, contribuição e dificuldades dos e que passaram, os imigrantes pioneiros na região e sua herança cultural, a qual ainda permanece nos espaços da cidade e a qual denota sua identidade.
Pastor da Igreja Luterana Centro Blumenau |
Professora Sueli Petry |
Prefeito de Blumenau - Napoleão Bernardes |
A praça Hercílio Luz - citada anteriormente tem a presença do Monumento do Imigrante, onde há alguns anos, a partir de uma cerimônia, é depositado flores, na presença de autoridades e blumenauenses, aos pés do histórico monumento.
Após a Homenagem, todos puderam assistir apresentações culturais - canto e dança, novamente no pátio da Fundação Cultural de Blumenau.
O evento terminou com almoço/lanche, fornecido pelo Sesc Restaurante Escola - Chef Heiko Grabolle, caracterizando a integração festiva do momento. Foram registrados encontros interessantes, como a de uma família formada por um dinamarquês, brasileira, inglês e paraense com o alemão - músico do Coro Masculino Liederkranz. O evento terminou somente quando todos se retiram do espaço. nós saímos Às 15:00h.
Seguem as imagens.
As imagens comunicam...
Os momentos de Homenagem ao Imigrante
Vídeos
Hinos Nacionais
Discursos
Coro Masculino Liederkranz
Dança Folclórica Alemã - AFG
Fotografias
Imprensa televisiva - RIC Record - chegando |
Sr. Paulo König |
O novo 1° Tenor do Coro Masculino Liederkranz - Lothar Klemz |
Imprensa comprometida com a cultura e história de Blumenau |
Imprensa comprometida com a cultura e história de Blumenau |
Tietagem do Prefeito ao Coro Masculino Liederkranz |
Tietagem do Prefeito ao Coro Masculino Liederkranz |
Brasão e estandart da cidade co irmã de Blumenau - Weingarten |
Encerramos esta postagem com uma outra homenagem
Texto que vinculamos às Redes Sociais...
A homenagem ao Imigrante foi uma iniciativa que surgiu na Administração do Sr. Félix Theis juntamente com o C.C. 25 de Julho de Blumenau. A primeira fotografia ilustra uma das primeiras homenagens, em 1971 - Entre os presentes está Sr. Rossmark, Sr. Bethe e o Sr. Paulo König. Na 2° fotografia de 1974, está novamente o Sr. Paulo König , também o Sr. Harry Dickmann - (neste período - Presidente do C.C. 25 de Julho de Blumenau) e o Sr. Félix Theis - Prefeito de Blumenau. Emocionamo-nos nesta última homenagem ocorrida no último sábado, quando reconhecemos novamente, a presença do Sr. Paulo König - meio anônimo - acompanhado de longe, meio afastado, observando, com o silêncio de respeito, o ato cívico de homenagens aos primeiros imigrantes e colonos de Blumenau. Pedimos, e ele gentilmente nos atendeu, um registro fotográfico junto ao monumento, do qual foi fotografado há 44 anos atrás e também há 41 anos. Nosso respeito a estas pessoas que construíram os elos desta tradição, história e cultura. Foi muito bom encontrá-lo nesta ocasião, Sr. Paulo.
1971 |
Homenagem - Julho de 2015 |
Um povo sem memória e tradição...
É um povo sem identidade!
Leituras Complementares - Clicar sobre os títulos:
Homenagem ao Imigrante
Homenagem ao Imigrante
Homenagem ao imigrante
190 Anos de Imigração Alemã
Por que o dia 25 de Julho é uma data importante
A Prainha...Praça Juscelino Kubitschek de Oliveir...
Primeiro Núcleo Urbano de Blumenau - Stadtplatz
História - Grupo de Harmônicas Blumenau
Usina do Salto - Ponte de Ferro e Rio Itajaí Açú
As embarcações no Rio Itajaí Açú - Blumenau
A Ferrovia no Vale do Itajaí - Parte do Livro
Rua das Palmeiras e o Museu da Família Colonial
Por que o dia 25 de Julho é uma data importante
Blumenau - Século XIX até a construção da Ferrovia
Fundação de Blumenau a partir de seus meios de transportes
História Schützenfest
Porcelana Schmidt - Uma tradição
Belo registro Angelina, parabéns mais uma vez por sua dedicação.
ResponderExcluirAdalberto Day cientista social e pesquisador da história em Blumenau.
São momentos ímpares em Blumenau, nos quais há o envolvimento e engajamento da comunidade pela real valorização da identidade - através da história e da cultura da cidade.
ExcluirParabéns Angelina pelo seu registro impecável.
ResponderExcluirAgradecemos, Dieter.
ExcluirÉ um grande prazer. São momentos memoráveis na cidade e temos o compromisso em deixar estes registros para a formação da história lida pelas novas gerações - no futuro. Abraços.