quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Grupo Folclórico Germânia - AFG - Sua história e o Baile de Aniversário

Quem está comemorando mais um ano de atividade folclórica de dança alemã é o Grupo Folclórico Germânia, ligado à Sociadade Recreativa Fortaleza Tribess - na cidade de Blumenau SC - Brasil. 

O grupo foi fundado no ano de 1988. Lembramos, que antes do tempo do Nacionalismo implantado pelo governo de Getúlio Vargas e Nereu Ramos na região, eram comum as práticas culturais dos imigrantes alemães na região,  envolvendo, canto, dança, teatro e grupos instrumentais. Durante o período que antecedeu a 2° Guerra Mundial e após, a cultura local foi "sufocada", juntamente com a prática da língua alemã

Para compreender melhor sobre - sugerimos a leitura da postagem (Clicar sobre)Nacionalismo no Vale do Itajaí - a partir do Governo de Getúlio Vargas

As pessoas na região sofreram Bulling oficial entre outros, racismo e perderam a autoestima cultural. Mais de uma geração foi afetada. Lentamente, houve um resgate e mesmo com o aspecto comercial de alguns eventos locais, estes auxiliaram muito, neste resgate cultural adormecido. Na década de 1980 - década do surgimento do Oktoberfest Blumenau, também surgiram inúmeros grupos folclóricos, entre estes está o Grupo Folclórico Germânia.

Atualmente o  Grupo Folclórico Germânia conta com aproximadamente 30 integrantes com idades entre 15 e  40 anos divididos em duas categorias: Adultos e  Casados (Este fundado em 2003). Os encontros são semanais e primam pela originalidade das danças, sem criar novas coreografias. O objetivo maior do  grupo é efetuar a manutenção  das tradições dos primeiros imigrantes através da dança e da música e com isto promover a amizade através destes itens.
O grupo participou de diversos encontros de danças folclóricas e se apresentou em diversas cidades de Santa Catarina e outros estados do país. Nós já fizemos alguns registroa, principalmente em suas apresentações no Oktoberfest Blumenau.



O seu traje, em 4 modelos, foram desenhados e confeccionados a partir de pesquisas históricas, afim de efetuar o resgate, dos trajes históricos da Alemanha. Estas pesquisas foram feitas em relatos, documentos, desenhos e fotografias antigas, de regiões da Alemanha. Atualmente o grupo possui quatro trajes.

A principal fonte de pesquisa para busca atualizações sobre o histórico cultural e tradições é a Casa da Juventude (Gramado – RS), onde o grupo é filiado desde nossa fundação. Também é um dos filiados da AFG - Associação dos Grupos Folclóricos Germânicos do Vale do Itajaí.
Em seu Standart há a imagem do símbolo da República Federal Alemanha, origem da cultua que motivam seus folcloristas a dançarem e buscarem a lembrança dos rítmo de seus antepassados.

Não entendemos o porque de o Grupo, fundado no mes de março de 1988, tem seu baile de aniversário no mês de setembro. Vamos atrás desta resposta.
O Grupo Foclórico Germânia e seus integrantes comemorarão seu 28° aniversário no próximo dia 17 de setembro, no salão Tribess. A Banda que animará o evento é a Banda XV Show. Será servido um café completo.
Os ingressos devem ser adquiridos com os integrantes do Grupo Folclórico Germânia.
É neste próximo sábado!
Agradecemos o convite...
Abraços ao grupo aniversariante e prossigam sempre, com a prática e valorização da cultura local - ajudando a preservar a identidade da cidade de Blumenau e região.
Leituras Complementares





















2 comentários:

  1. Olá,

    Obrigado pelo reconhecimento Angelina.

    Sobre a data de comemoração, optamos pela melhor dentro da programação do Ano.

    Dessa forma já aproveitamos para fazer um esquenta para a Oktoberfest 2016.


    Abraço GF Germânia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hum ...muito bem. Devidamente registrado, para eventuais confusões históricas no futuro. Grata pelo pronto esclarecimento e sem a necessidade de incorporar no texto, uma vez que ficou muito claro, aqui. Desejamos muitas felicidades nesta noite cultural entre amigos. Parabéns ao Germânia, pelas práticas culturais e pela data festiva. Abraços.

      Excluir