sábado, 17 de setembro de 2016

Grupo Folclórico Alpino Germânico - 48° Aniversário - AFG

 O mais antigo grupo folclórico, em longevidade no Estado de Santa Catarina e membro sócio da AFG - Associação dos Grupos Folclóricos Germânicos do Médio Vale do Itajaí - estará comemorando seu 48° aniversário na sede do Clube Desportivo Testo Central Alto - Pomerode, neste dia 18 de setembro de 2016.

Grupo Folclórico Alpino Germânico - A presença da cultura bávara em Pomerode.


 Um pouco desta história...
grupo folclórico alemão mais antigo do estado de Santa Catarina surgiu em Blumenau. Foi fundado por imigrantes bávaros e também descendentes de bávaros residentes na cidade no dia 29 de setembro de 1968. Na época existia forte intercâmbio com diversos  grupos culturais alemães, não somente do Brasil, mas também do exterior, principalmente da Argentina, Uruguai, Paraguai, Alemanha e Áustria. Alguns destes grupos eram de danças folclóricas.
Esta história será complementada na postagem dos "Momentos" da 1° Churrascada G. F. Alpino. 



Herr Eugênio Zimmer
primeira apresentação oficial do  Grupo Folclórico Alpino Germânico aconteceu  no dia 5 de maio de 1969 - durante o 15º aniversário do C.C. 25 de Julho de Blumenau.
Grupo Folclórico Alpino Germânico permaneceu em Blumenau por mais de 14 anos. 
Em 1983, durante a grande enchente - que teve início em julho -o Prefeito de Pomerode - Sr. Eugênio Zimmer convidou o grupo, prometendo apoio  necessário ao grupo se este transferisse para a cidade de Pomerode e representasse o município em festividades e encontros culturais
C.C. 25 de Julho de Blumenau - grande enchente de 1983











 Na época a Prefeitura de Pomerode ofereceu ajuda de custo para o transporte. De certa maneira mantem o apoio ao grupo e aos demais grupos folclóricos que surgiram posteriormente na cidade.
Esta passagem histórica esclarece e explica porque que a cidade de Pomerode, fundada por pomeranos, passou a ter um grupo de danças folclóricas com tradições bávaras
Conta a lenda que na época da transferência do Grupo Folclórico Alpino Germânico  para Pomerode, a maioria dos folcloristas do grupo folclórico eram pomerodenses.
Ficou um pouco difícil a logística para os folcloristas blumenauenses se deslocarem para Pomerode, tal como seria difícil, para os pomerodenses ir ensaiar semanalmente em  Blumenau, por durante mais de 14 anos. 
Em  1986, o Grupo Folclórico Alpino Germânico foi registrado no Ministério da Cultura e seu estatuto foi aprovado e registrado no ano de 1988. 
Dos  48 anos de existência - 34 foram passados no seio da cidade de Pomerode, marcando e levando a cultura local, através de sua alegria e da dança folclórica.
Atualmente - o Grupo Folclórico Alpino Germânico é referência, não somente na cidade de Pomerode, no  estado e país, mas internacionalmente. A partir de intercâmbios, leva a cultura e o nome de Pomerode por onde se apresenta. Também trás conhecimentos através de reais trocas culturais com outros grupos culturais em encontros nacionais e internacionais e também, de apresentações em um contexto diferente do seu - geralmente como convidados.
Seu traje oficial é o Miesbacher Tracht. O traje masculino é composto por seis peças e o feminino, por onze peças.
Entre suas excursões culturais, participou do 75° aniversário da Schell do Brasil, dançou no Teatro Municipal de São Paulo, do Rio de Janeiro, Brasília, também no Teatro Nacional. Teve a honra de representar o Brasil na Homenagem aos descendentes dos imigrantes - na Alemanha. Também esteve presente no Clube Pinheiros - São Paulo - SP; Oktoberfest Blumenau - SC, Oktoberfest de München - Alemanha; Festa do Chopp - Feliz - RS; e sempre é presença certa na Festa Pomerana - Pomerode - SC.
No dia 12 de setembro de 2009 - há exatos 7 anos, o grupo conquistou o 2° lugar do Festival Internacional de Danças Folclóricas de Criciúma SC.
No dia 29 de setembro de 2011, o grupo representou a cidade de Pomerode, o estado e o país no Oktoberfest de München - Bavaria - Alemanha.
Geralmente apresentam danças típicas do estado da Bavaria e do Tirol.

 Em plena  33º Festa Pomerana  - edição de 2016 e com 47 anos de existência - o mais antigo grupo de danças folclóricas alemãs de Santa Catarina esteve no Programa da Jornalista Fátima Bernardes - Rede Globo de Televisão, falando sobre dança e cultura. O Programa aconteceu ao vivo, no  dia 21 de janeiro de 2016,  no final da manhã.












Alguns Momentos



















Ocorre o enriquecimento e a mudança da cultura, quando há "encontros" de duas culturas diferentes - mesmo que ambas sejam alemãs - a Antropologia explica isto. Na Bavaria a sonorização das apresentações de um grupo de dança de Plattler é feito a partir de alguns instrumentos, como violão, flauta, tuba e o principal, a Harmônica (Gaita). O bandoneon usado para sonorizar as danças do grupo folclórico de Pomerode tem sua origem na região norte da Alemanha - de onde vieram os imigrantes pomeranos. Percebemos que também outros grupos de Plattler da região se apresentam com a sonorização do bandoneon - até mesmo, como forma de enaltecer e identidade através deste instrumento dos antepassados oriundos do norte da Alemanha.
Exemplo do Plattler no sul da Alemanha e sua música - no vídeo a seguir:































































No Oktoberfest Blumenau 2012












Vídeos







As comemorações do 48° Aniversário acontecerá no Clube Desportivo Cultural Testo Central Alto - conhecido Salão Lutdke. 
Acontecerá apresentação de grupos foclóricos, amigos focloristas que se farão presentes, promovendo uma integração de dança, música. Também será servido um Churrasco - o 1° Churrasco de aniversário, marcando a história.
O Valor do Churrasco é R$ 25,00 e este pode ser adquirido junto com os focloristas do Grupo Folclórico Alpino Germânico.

O Endereço
Clube Desportivo Cultural Testo Central Alto (Salão Lutdke).
Rua Vale do Selke Pequeno, N°30 – Pomerode - SC



Salão - na Caminhada de Pomerode - 2016
Programação:
11:00 h – recepção dos grupos;
11:30 h – será servido o churrasco
13:30 h -- início das apresentações, logo após dança de integração.
Confirmar presença até dia 09/09/16.

Parabéns ao Grupo Folclórico Alpino Germânico pela passagem de seu 48° Aniversário. Que as futuras gerações recebam este legado com toda esta energia e alegria e que prossigam fazendo a manutenção dessa herança cultural e escrevendo esta história, parte da identidade de uma região. Abraços a todos...














Leituras Complementares - Clicar sobre:















Nenhum comentário:

Postar um comentário