sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Comunicado - CAAL Blumenau


Dirigimo-nos às pessoas que chegam até nós e outras, que ainda não, mas que imaginam que faremos parte ou estamos na organização do CAAL - BlumenauEncontro das Comunidades de Língua Alemã da América Latina - ou mesmo que faremos alguma palestra, como o fizemos nas duas últimas edições do evento, as quais renderam uma publicação na Alemanha. 
Não participaremos porque não fomos convidados e mesmo sinalizando o interesse em falar sobre nossa experiência em algumas cidades da Alemanha em maio deste ano, quando fomos recebidos, e tivemos contatos com restauro, modernização e repaginação de tipologias enxaimel - Fachwerk - não fomos chamados. 
A questão de nossa não participação, registro e palestra não significam o nosso desinteresse por este importante evento (Que deve continuar tendo o  perfil cultural e histórico. Estão mudando o perfil do CAAL - e são alguns poucos que o fazem - grupos que tiram vantagens com o "oba oba").
Com este pensamento e visão estivemos nas duas últimas edições - parte da organização e palestrante - em Nova Petrópolis RS e palestrante no CAAL de Joinville - SC.
Imagens de momentos com especialista sobre enxaimel - na Alemanha - possíveis a partir de nossa Palestra no CAAL de Joinville - seria o nosso tema a ser apresentado.
Algumas imagens da Alemanha - maio 2016 - Fachwerk - Assunto que nasceu no CAAL de Nova Petrópolis em conversa com Dona Hilda Braun do Espírito Santo.




Cidade de Dinkelsbühl - Alemanha


Stadtheimatpfleger (Curador da cidade)de Dinkelsbühl  Rudolf Weigel e Dr. Betz responsável em promover esta visita nossa à obra


 A estrutura da edificação histórica visitada possui, em seus 6 pisos, estrutura em enxaimel - Fachwerk - construída no início do século XVI.
Seu interior, na parte do sótão está recebendo revestimento de uma camada da placas de Drywall(parede seca), material que permite uma obra "limpa", é resistente ao fogo e a umidade, e permite as mais variadas instalações, sendo que estas são facilmente acessíveis. Permite instalações elétricas, aquecimento e hidráulicas através do sistema de fixação em tetos e pisos, como vimos in loco, na cidade de Dinkelsbühl. Material que se adapta em qualquer estrutura, se adequa muito bem a estrutura Fachwerk, além de não somar muito, como carga adicional, pois é um material muito leve.
Este sistema é usado somente em ambientes internos das edificações e sua aparência, após o término da execução, tem semelhança à alvenaria rebocada. 

Com Dr. Wolfgang Betz, Stadtheimatpfleger e Stadtbauamtes de Dinkelsbühl -  Arquiteto Holger Göttler e Rudolf Weigel, respectivamente (Engenheiro da cidade e Curador da Cidade), na obra - sótão da edificação histórica "Kinderzeche" - Zeughaus

Porta de acesso lateral

Intalações modernas - execução

Estrutura enxaimel - acres´cimo revestimento drywall e instalações




Para ler mais sobre - Clicar sobre os títulos - Temas que estariam em nossa palestra...
Conversamos sobre o assunto - via e mail - com algumas personalidades ligadas a organização do CAAL Blumenau - principalmente com o Presidente do C.C. 25 de Julho de Blumenau - Sr. Dieter Berner - Não foi por falta de conhecimento de nossa presença, sintonia e interesse neste evento.
Usamos este espaço, porque, no dia de hoje, uma pessoa do meio e com ligação estreita ao Programa apresentado veio nos perguntar de nossas relações com o evento de Blumenau.
Não participaremos, não estamos na organização e nem com palestra e cobertura previstas. 

Comentário: O CAAL deve continuar com o perfil cultural - nas bases e não pautado na cultura comercial e também, com o perfil histórico - Ouvimos, algumas opiniões sobre mudanças na forma de organizar o evento - que " a r r e p i a m ". 

São questões reais que contribuem de maneira direta com a identidade das cidades e comunidades onde ainda praticam a língua alemã  - espaço para as pessoas praticarem a cultura e para isto a língua.

Desejamos êxito no encontro de Blumenau e que todos aqueles que chegam a nossa cidade, sintam-se acolhidos e muito à vontade. 
Abraços cordiais.

Arquiteta Angelina Wittmann
Blumenau
XII CAAL - Nova Petrópolis RS - 2014

Atividades dos dois últimos eventos. (Clicar sobre título)
  1. Avaliação do CAAL e Debate sobre seu futuro
  2. Programa - XIII CAAL - Encontro das Comunidades de ...
  3. Momentos - Abertura e Palestras - XIII CAAL - Joinville - SC
  4. Momentos Segundo Dia - XIII CAAL - Joinville SC
  5. Momentos do Prefeito de Oxapampa em Blumenau
  6. Parte 1 - XII CAAL 
  7. Parte 2 - XII CAAL 
  8. Parte 3 - XII CAAL 
  9. Parte 4 - XII CAAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário