segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Fundação indaialense de Cultura - Indaial SC - FIC


Andando pelo território da antiga Colônia Blumenau, registramos um pouco sobre os espaços dos pioneiros e também de personagens atuais. Deslocamo-nos pelo antigo caminho percorrido pelos pioneiros, quando rumavam para o interior da grande Colônia Blumenau, subindo o Rio Itajaí Açu - através de suas margens, pela antiga estrada velha. Menos que 60 anos depois da fundação da colônia alemã, a região receberia, mais ou menos neste mesmo trajeto - a Estrada de Ferro Santa Catarina.
Seguimos este trajeto e encontramos a primeira cidade - Município vizinho de Indaial, - ao oeste de Blumenau  - que no início do Século XX fazia parte da Colônia Blumenau.

 Há muito em comum entre a História de Indaial e a História de Blumenau, principalmente em suas primeiras décadas e de colonização, na segunda metade do século XIX.
Rumamos pelo traçado da antiga estrada, atual Rua Dr. Blumenau (Indaial) - sequência da Rua Bahia (Blumenau) - Sentido oeste/leste. Logo na entrada da cidade de Indaial, no alto de um morro encontramos a Fundação Indaialense de Cultura - FIC, que também recebeu o nome do Ex Prefeito Victor Petters.
A FIC está localizada em um antigo casarão considerado um exemplar do Patrimônio Histórico Arquitetônico, local que foi uma residência em tempos passados.
O que nos chamou a atenção, foi a preservação de uma grande área de mata nativa no entorno desta edificação com parte da Mata Atlântica preservada com equipamentos e caminhos para o uso das pessoas - dentro do centro da cidade e à margem do Rio Itajaí Açu.

Fritz Müller
 Há espaços destacados na FIC, que foram objetos de estudos de dois grandes homens da ciência, na região: Dr. Fritz Müller e o Padre Raulino Reitz.
Nós já escrevemos algumas postagens sobre o Dr. Fritz Müller, contemporâneo do fundador: Hermann Blumenau, que se sentiu ameaçado pela figura forte do pesquisador e encontrou uma maneira de relocá-lo para a capital da Província  - Nossa Senhora do Desterro. Para ler mais sobre - Clicar sobreFritz e Hermann - Dois Personagens da História de Santa Catarina.

Padre Raulino Reitz
O Padre Raulino Reitz, nascido no município de Antônio Carlos no ano de 1919, foi muito além de ser um padre. Foi também um botânico, pesquisador e historiador. Foi o responsável pelo catálogo de plantas catarinenses.







Para quem desejar visitar - A Fundação Indaialenses de Cultura está localizada na Rua Dr. Blumenau, N° 5 - Centro - Indaial SC.

Um pouco do entorno e parte externa da FIC, pois em seu interior, onde está a Biblioteca Municipal e cursos mantidos pela municipalidade estavam sendo ocupados e em funcionamento diário. Não estava acontecendo nenhuma exposição itinerante.

As imagens comunicam...







































Espaço importantes e salutares dentro do espaço da cidade e que preservam a história e a pesquisa.














Leituras complementares - Clicar sobre o título escolhido:
  1. Passando por Warnow/Ascurra - Comunidade Centenária - Ilse - Indaial SC
  2. Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro - Warnow - Indaial
  3. A Ferrovia - EFSC

















Nenhum comentário:

Postar um comentário