Andando pelo território da antiga Colônia Blumenau, registramos um pouco sobre os espaços dos pioneiros e também de personagens atuais. Deslocamo-nos pelo antigo caminho percorrido pelos pioneiros, quando rumavam para o interior da grande Colônia Blumenau, subindo o Rio Itajaí Açu - através de suas margens, pela antiga estrada velha. Menos que 60 anos depois da fundação da colônia alemã, a região receberia, mais ou menos neste mesmo trajeto - a Estrada de Ferro Santa Catarina.
Seguimos este trajeto e encontramos a primeira cidade - Município vizinho de Indaial, - ao oeste de Blumenau - que no início do Século XX fazia parte da Colônia Blumenau.
Há muito em comum entre a História de Indaial e a História de Blumenau, principalmente em suas primeiras décadas e de colonização, na segunda metade do século XIX.
Rumamos pelo traçado da antiga estrada, atual Rua Dr. Blumenau (Indaial) - sequência da Rua Bahia (Blumenau) - Sentido oeste/leste. Logo na entrada da cidade de Indaial, no alto de um morro encontramos a Fundação Indaialense de Cultura - FIC, que também recebeu o nome do Ex Prefeito Victor Petters.
A FIC está localizada em um antigo casarão considerado um exemplar do Patrimônio Histórico Arquitetônico, local que foi uma residência em tempos passados.
O que nos chamou a atenção, foi a preservação de uma grande área de mata nativa no entorno desta edificação com parte da Mata Atlântica preservada com equipamentos e caminhos para o uso das pessoas - dentro do centro da cidade e à margem do Rio Itajaí Açu.
Fritz Müller |
Há espaços destacados na FIC, que foram objetos de estudos de dois grandes homens da ciência, na região: Dr. Fritz Müller e o Padre Raulino Reitz.
Nós já escrevemos algumas postagens sobre o Dr. Fritz Müller, contemporâneo do fundador: Hermann Blumenau, que se sentiu ameaçado pela figura forte do pesquisador e encontrou uma maneira de relocá-lo para a capital da Província - Nossa Senhora do Desterro. Para ler mais sobre - Clicar sobre: Fritz e Hermann - Dois Personagens da História de Santa Catarina.
Padre Raulino Reitz |
O Padre Raulino Reitz, nascido no município de Antônio Carlos no ano de 1919, foi muito além de ser um padre. Foi também um botânico, pesquisador e historiador. Foi o responsável pelo catálogo de plantas catarinenses.
Para quem desejar visitar - A Fundação Indaialenses de Cultura está localizada na Rua Dr. Blumenau, N° 5 - Centro - Indaial SC.
Um pouco do entorno e parte externa da FIC, pois em seu interior, onde está a Biblioteca Municipal e cursos mantidos pela municipalidade estavam sendo ocupados e em funcionamento diário. Não estava acontecendo nenhuma exposição itinerante.
As imagens comunicam...
Espaço importantes e salutares dentro do espaço da cidade e que preservam a história e a pesquisa.
Leituras complementares - Clicar sobre o título escolhido:
- Passando por Warnow/Ascurra - Comunidade Centenária - Ilse - Indaial SC
- Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro - Warnow - Indaial
- A Ferrovia - EFSC
Nenhum comentário:
Postar um comentário