segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Igreja Luterana Espírito Santo - Coro Masculino Liederkranz - Culto do Dia dos Pais 2017

No dia 13 de agosto de 2017 aconteceu um culto especial (culto do dia dos pais) em um dos ícones históricos da Colônia Blumenau - Vale do Itajaí - a Igreja Luterana Espírito Santo - comunidade centro - Blumenau SC.
A Igreja Espírito Santo está localizada na primeira centralidade do Vale do Itajaí e dentro de um plano cuidadosamente planejado e elaborado pelas primeiras lideranças locais - primeiros imigrantes. Está localizada em uma das "pontas" de um "eixo", onde na outra, está o antigo porto fluvial, uma das principais portas de entrada dos imigrantes que chegaram durante as primeiras décadas da História à região, principalmente, aqueles oriundos do porto de Itajaí. Nessa igreja casaram-se e também, participaram dos cultos, os primeiros pioneiros da Colônia Blumenau, como por exemplo P e d r o  W a g n e r (suas segundas núpcias) e  seus filhos - pioneiro na região, chegado muito antes da vinda do fundador - Hermann  Blumenau. Ao contrário de outros exemplos não positivos envolvendo o patrimônio histórico arquitetônico local, o templo original e primeiro da Igreja Espírito Santo, não foi desmanchado para fazer um outro, com arquitetura de gosto duvidoso e maior. Atualmente  é um dos pontos focais relevantes dentro dessa paisagem tão degradada e importante para todo o Vale do Itajaí, que é o Centro Histórico de Blumenau, fato melhor explicado no link: (Clicar sobre para lerCentro histórico de Blumenau - Stadtplatz - Ontem e Hoje.



Extensão territorial de Blumenau nas primeiras décadas de sua história
A Igreja Espírito Santo é também conhecida como a Igreja Luterana da Comunidade Centro, porque fazia parte do complexo do Stadplatz - a primeira centralidade da Colônia Blumenau - mais ou menos,  o mesmo território do atual do Vale do Itajaí, onde estavam os principais pontos focais da colônia - na época - como o Boulevar Hermann Wanderburg, Casa Câmara e Cadeia, escolas, porto e as principais casas comerciais do Século XIX e início do Século XX. 
Para registro histórico, a pedra fundamental da igreja foi lançada no dia 23 de setembro de 1868. Exatos 9 anos após essa data, no dia 23 de setembro de 1877, a igreja foi inaugurada e batizada com o atual nome - Igreja do Espírito Santo.

Arquitetura 
O projeto da igreja luterana centro - Igreja do Espírito Santo foi assinado por Heinrich Krohberger. Sua linguagem arquitetônica apresenta características do neogótico. Sua planta tem a forma octogonal, que apresenta uma "não funcionalidade". Predominou o efeito decorativo, destacando os adornos de origem asiática
Estilo neogótico, com pouca exploração das principais características do gótico. Foram adotados os vitrais, pouca quantidade. A posição dos vitrais está voltado para o Sul, onde a luminosidade do sol é menor. Tentou-se fazer um arquitetura dentro da cultura vigente da época com todos os seus significados, mas com a presença de inovações, como a adoção da mudança da planta (octogonal) e a forma de uso da abóboda central. Explorou-se muito pouco a liberação das paredes da estrutura principal, com o uso dos vitrais. Desta forma, se poderia ter conseguido mais leveza e transparência interna.
O acesso principal é composto pelo conjunto de três portas com arcos ogivais e três rosáceas em um volume saliente frontal, que lembra o de uma torre, observando a não verticalização. 
As janelas frontais compõem, através de sua forma alongada, e com arcos ogivais - seria a característica vertical do conjunto. 
O órgão que se encontra no balcão, atualmente - foi construído no ano de 1933, na capital do Brasil da época - cidade do Rio de Janeiro. O fabrincante foi Guilh. Berner.
A fotografia histórica da Igreja Espírito Santo - abaixo - foi feita pelo jornalista  Bernhard Scheidemantel. A foto contem a legenda feita por Hermann Blumenau - em alemão e português.
Na legenda da foto feita pelo jornalista Bernhard Schidemantel, Hermann Blumenau escreveu também em português - a letra é do fundador da Colônia Blumenau.
Bernhard Scheidemantel foi considerado o pioneiro da fotografia na Colônia Blumenau - Herr Scheidemantel foi desenhista, fotógrafo e jornalista, foi um dos muitos imigrantes originários de regiões, que mais tarde - em 1871 - fariam parte do país chamado Alemanha. Nasceu no ano de 1834. Chegou com sua família, na Colônia Blumenau, com 25 anos de idade, no ano de 1859. Com vocação para o desenho, não foi preciso muito tempo para tornar-se um jornalista e um dos principais chargistas, ilustrador e fundador do Jornal Immigrant, em 1883. Durante 9 anos foi o editor da publicação do jornal.  
 Faleceu com 74 anos, no dia 18 de outubro de 1908.
 É o nome de uma rua de Blumenau.

No domingo do Dia do Pais de 2017, o centenário C o r o M a s c u l i n o  L i e d e r k r a n z sonorizou o culto ocorrido na centenária Igreja do Espírito Santo. Também participou o Coro Infanto Juvenil da própria comunidade. O culto foi dirigido pelo Pastor Flavio Luiz Peiter que também contou com a presença do Pastor Milton Jandrey

As imagens comunicam...
Vídeos


Fotografias





































dd































































Um momento para a História.

Nenhum comentário:

Postar um comentário