terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Weinhnachtskonzert - 2017 - Encerramentos dos Grupos Culturais do C.C. 25 de Julho de Blumenau


Um dos ambientes, na cidade de Blumenau, onde se pratica e se mantém viva as práticas culturais, esportivas e momentos de lazer dos antepassados, fundadores das principais cidades oriundas a partir da Colônia Blumenau é o Centro Cultural 25 de Julho de Blumenau - espaço que fomenta, desde os primeiros momentos de seu existir (Década de 1950), a prática cultural relacionada ao canto, música, teatro, dança, entre outros e também esportivas. Seus frequentadores, são pessoas que se encontram e tem em comum - a partir do seu lazer  e momentos de descanso - se divertir promovendo essas atividades esportivas e culturais. Muitos são filhos, netos dos idealizadores/fundadores do espaço cultural. Outros são novos sócios que dão continuidade ao trabalho. Também há os atuais imigrantes alemães, que buscam no espaço, através da sintonia cultural, a proximidade com o seu "Heimat".
A história do C.C. 25 de Julho de Blumenau, bem como os demais centros culturais espalhados pelo sul do Brasil, é intensa e cheia de emoção e trabalho a partir de mutirão. Já escrevemos sobre essa história. 

Para ler, basta  - Clicar sobre o Link: História do Centro Cultural 25 de Julho de Blumenau.

Weinhnachtskonzert é o Concerto de Natal, onde os muitos grupos culturais do C.C. 25 de Julho apresentam uma amostra de sua prática a todos os demais amigos e seus familiares. Fazemos o registros desses momentos no centro cultural, desde 2005, quando iniciamos a participar da Dança Sênior 25 de Julho. Depois, assumimos alimentar o Blog do C.C. 25 de Julho de Blumenau e a partir do ano de 2010, como atualmente, efetuamos o registro dos principais momentos do Weinhnachtskonzert - 2017. Selecionamos algumas imagens do ano de 2010 e do ano de 2011.
Programa do Weinhnachtskonzert 2011
2010

Frederika  Schossland de Annegrete Von Knoblauch

Frederika e Alfredo Schossland


Hans Jurgen Jopp e Rolf Haas

Wihnachtsmann entregando a cesta ao Maestro José Carlos Oeschler
 2011
No colo - Benjamim Schill - atualmente integrante do grupo de Schuhplattler


Harold Letzow e esposa - ex presidente do C.C. 25 de Julho de Blumenau e
um dos organizadores dos primeiros Oktoberfest Blumenau e fundador do
grupo folclórico Blumenauer Volkstanzgruppe do centro cultural.

Dieter Berner  com Alda Niemeyer


Parte do texto da postagem que escrevemos em 2011:
"A Família do C.C. 25 de Julho de Blumenau viveu, no Weinhnachtskonzert, o real espírito de Natal, mesmo antecipadamente à sua data.
A data de Natal,  no centro cultural, é comemorada na 2º segunda feira do mês de dezembro e na qual, também é feito o encerramento de todas as atividades dos grupos culturais e esportivos."
 
E assim continua, caracterizando a tradição.
O Weinhnachtskonzert é uma data festiva do C.C. 25 de Julho Blumenau muito antiga  -  parte de seu calendário anual fixo. Todos os  anos, mediante a emoção presente, é como se  fosse a primeira edição do evento - que acontece no mês de dezembro. Todos chegam devagarzinho, de perto e de longe, com seus trajes e com a mesma ansiedade de um menino e uma menina na véspera de Natal.
Cada família traz junto com  o espírito de Natal, um prato de doce ou de salgado, colocado-o na grande mesa de confraternização e após senta-se em uma das muitas mesas do salão, para estar entre amigos, assistir as apresentações e também se apresentar dentro de seu grupo. 
Mesa feita pelos participantes dos grupos culturais e por seus familiares


Mais novo grupo cultural do C.C. 25 de Julho de Blumenau
Coro Infanto Juvenil
Esse ano de 2017, quando o Weinhnachtskonzert aconteceu no dia 11 de dezembro, nós nos apresentamos com o Coro Infanto juvenil do C.C. 25 de Julho - que está sendo resgatado sob a batuta da  maestrina Juliana Letícia Furlani. É um trabalho retomado, pois esse grupo existia no espaço, em tempos passados. Também houve a estréia de  um novo grupo - grupo musical de canto que se chama Freudeskreis Musikgruppe.
Freudeskreis Musikgruppe se preparando para sua apresentação





O Weihnachtsmann - Papai Noel - se fez presente com a Mamãe Noel e coroa o momento de fraternidade e faz a alegria entre as crianças e adultos - após todos os presentes cantarem juntos a canção  Stille Nacht, acompanhado pelo grupo musical Die Tanzelmusi.
Encerrando as apresentações dos grupos culturais, agradecimentos e as palavras do Papai Noel - todos participaram da grande mesa e da confraternização. 

As imagens comunicam - Weinhnachtskonzert - 2017





Dieter Berner - Presidente do C.C. 25 de Julho de Blumenau e Ingo Gehrke

Paulo Könnig, Wernner Annuseck e Frau Könnig


Novas gerações surgindo - Ludwig Müller em seu primeiro Weinhnachtskonzert. 



Freudeskreis Musikgruppe se preparando para sua apresentação







Novas gerações - parte do novo grupo -  Freudeskreis Musikgruppe








Renate Rossbach - filha de um dos fundadores e de uma dos mecenas do C.C. 25 de Julho de Blumenau - Emílio Rossmark. Renate foi secretária durante a gestão de 8 Presidentes do centro cultural. curiosidade: foi a primeira mulher a receber carteira de motorista na cidade de Blumenau.



Músicos e cantores




Manfred Bubeck - ex maestro do Coro Masculino Liederkranz





Educador, líder espiritual, tradutor, filósofo - Pastor Hugo Wetphal


Wilson Schaade - participa de  3 grupos culturais do C.C. 25 de Julho de Blumenau


















Pastor Hugo Westphal e sua esposa Simone Westphal - musicista do Die Tanzlmusi
Eido Odebrecht


Die Tanzlmusi






































Herta Elfrieda Haas - Família Haas - Família mecenas  e cujos membros participam ativamente das práticas culturais e históricas na cidade de Blumenau - Herta é a coordenador do Grupo de Dança Sênior do C.C. 25 de Julho de Blumenau.












































Coro Masculino Liederkranz





Regente Roberto Fabiano Rossbach e sua esposa Rúbia Rossbach

















































Cônsul honorário da Áustria na cidade de Blumenau - Mauro Kirsten






















Vídeos!











Feliz Natal!!
Frohe Weihnachten!






Nenhum comentário:

Postar um comentário