sábado, 16 de dezembro de 2017

Weihnachtsfest 2017 - Pomerode SC - Com a apresentação do Coro Masculino Liederkranz

Uma das tradições trazidas pelos antepassados na região da antiga Colônia Blumenau e em toda região fundada por alemães, no globo - e também na Alemanha - tem estreita ligação com os preparativos do Natal, desde as canções, culinária, hinos, festividades, decoração, (...).
O mundo adotou (comercialmente) esta tradição, até mesmo, em regiões onde historicamente não há a religião com base no cristianismo.  Independente do aspecto comercial, a tradição é viva dentro das famílias e na memória coletiva. É um sentimento que faz surgir o brilho no olhar e "movimenta" os lares. A tradição natalina é viva dentro das cidades oriundas da antiga Colônia Blumenau, fundada por imigrantes alemães na segunda metade do Século XIX, como por exemplo, a cidade de Pomerode.

Para ler sobre (Clicar nos link's):
Pomerode tem em sua programação de Natal: o espaço da Weihnachtsfest, onde há várias atividades e ambientes. Também há um palco onde se apresentam grupos culturais. Visitamos a Weihnachtsfest, no momento que se apresentou o centenário coro masculino de Blumenau - Liederkranz, no dia 7 de dezembro.

Antes de mostrarmos as imagens dos principais momentos de sua apresentação, a seguir, um pouco sobre o Weihnachtsfest - Festa de Natal e o que ela oferece. Algumas atrações do Weihnachtsfest de Pomerode SC:
Schwibbogen - Arco Natalino alemão, presente em muitos espaços e edifícios de Pomerode. 
Tannendorf – Vila da Árvore de Natal - montada dentro da Weihnachtsfest. É a materialização de  uma pequena vila em clima de natal, (tal como acontece na Alemanha até os dias atuais) com principal espaço para a árvore de Natal - cuja história já comentamos em outra postagem :


Casa do Papai Noel - Visitamos a percebemos que o Weihnachtsmann (Papai Noel) fala o idioma dos antepassados - alemão. Distribui balas de goma junto com bons conselhos. Visitou o palco do Show dos Velhos Camaradas e não brindou com chope, mas com água. Argumentou que seu exemplo é seguido pelas crianças. Fizemos bons registros do  Weihnachtsmann integrado no Show dos Velhos Camaradas.

Casa da Oma - É a casa da vó, das lembranças, da época do natal, na qual tem cheiro, sabor, aromas e lembranças boas percebida por todos os sentidos. O cheiro passa pela cozinha, onde há os preparativos dos doces pra o natal, desde o Plättchen, até o Stollen.

Drechslerschule - espaço da única Escola de Tornearia em madeira no Brasil, com professores treinados na região de Erzgebirge, onde nasceu a tradição de brinquedos de madeira alemães. Os alunos e professores da Escola fazem demonstrações durante todos os dias, dentro do evento.
Weihnachtspyramide – Pirâmide de Natal - Na Alemanha, todas as cidades preparam uma Pirâmide de Natal a partir de um presépio em andares, onde as figuras em movimento tornam mais viva a celebração do nascimento de Jesus. A Pirâmide de Natal de Pomerode tem 10 metros de altura e foi construída com peças torneadas na Escola de Tornearia de Pomerode, por isso muito original e exclusiva Weihnachtspyramide no Brasil.
Loja de artesanato “Feito a mão” - local, onde 47 artesãos apresentam seu trabalho, podendo esses ser adquiridos. Entre esses trabalhos: anjos, velas, castiçais, presépios, quebra nozes e itens pintados na técnica Bauernmalerei (pintura colonial alemã).

Passeio trenzinho - divertimento para as crianças.

Rollmops
Praça de alimentação - A organização comenta que apresenta um pouco da gastronomia de Pomerode. Não compartilhamos a mesma opinião.
Sentimos falta da verdadeira gastronomia de Pomerode - aquela feita nas cozinhas das Oma's e também servida em dias de festas nas família e também nas comunidades. Encontramos na Weihnachtsfest, Pratos comerciais - idênticos aos da Oktoberfest Blumenau e com preços muito elevados.
As pessoas que visitam Pomerode, ficam felizes ao se depararem com a originalidade de Pomerode, a começar por sua mesa (pão com sardinha, cucas, pepinos, salsicha, Kochkäse, Rollmops entre outros).
KochkäseFoto: Pancho
Brinquedoteca – espaço para a diversão das crianças  com aprendizado e segurança orientados por recreadores.
A noite do dia 7 de dezembro foi peculiar. No momento que o Coro Masculino Liederkranz do C.C. 25 de Julho de Blumenau subiu ao palco para sua apresentação, também iniciou uma tempestade, comprometendo um pouco a sonoridade e resultado final da apresentação, principalmente, durante a primeira parte - onde foram apresentadas canções do repertório do natalino. Na sequencia - apresentaram o repertório e o Show dos Velhos Camaradas, onde o tempo melhorou um pouco - e aconteceu estiagem a chuva.

O máximo da apresentação foi o momento da presença do Weihnachtsmann interagindo e participando da apresentação no palco. As imagens comunicam.














Pessoas, espaços, decoração, espirito natalino, chuva e apresentação...









































































































































































Vídeos  1 e 2
Repertório Natalino e repertório do Oktoberfest Blumenau.
Em Breve - Mais vídeo



Vivendo os momentos que antecede o Natal dentro da tradição dos antepassados.















Nenhum comentário:

Postar um comentário