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Pontilhão de fabricação alemã localizado na foz do Ribeirão Stutzer - Bairro do Salto Weissbach - Blumenau |
É indiscutível o
valor da história presente na paisagem e que tem relação aos meios de transportes e sua estrutura - mais especificamente ao ferroviário
- com elementos e monumentos nas cidades da região
do Vale do Itajaí - pertencente ao patrimônio histórico ferroviário da Estrada de
Ferro Santa Catarina - EFSC.
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Do livro - A ferrovia no Vale do Itajaí - Estrada de Ferro Santa Catarina - Traçado da EFSC e as principais estações. |
A Estrada de Ferro
Santa Catarina foi a única ferrovia construída com capital e tecnologia alemãs - no Brasil.
Muito do material usado em sua construção
e também, matéria prima, foram importados da Alemanha, como por exemplo:
máquinas, material de pontes/pontilhões, trilhos e outros equipamentos.

A construção da
ferrovia teve início em 1908 e o projeto nunca foi totalmente concluído. O
primeiro trecho foi inaugurado em maio de 1909 e ligava Blumenau a Warnow, em
um trajeto de 30 quilômetros. A extensão total, sem contar com o ramal de
Ibirama, inaugurado em 1934, foi de aproximadamente 180 quilômetros. Na cidade
de Blumenau há a presença de elementos desse patrimônio histórico ferroviário, presentes no primeiro trecho inaugurado no início do século XX. Compondo esse patrimônio: algumas sedes de estações, algumas pontes e pontilhões - quase sempre
localizados e cobertos pelo mato - indiferente a muitas pessoas, talvez por
desconhecimento - como pareceu o episódio ocorrido na cidade, logo após a
notícia da queda da ponte ferroviária de Apiúna sobre o Rio Neisse Central. E por último, a locomotiva à vapor Macuca - uma das primeiras locomotivas da EFSC. A histórica máquina está exposta ao tempo na frente da Prefeitura Municipal de Blumenau.

No dia 17 de
setembro de 2017 entrevistamos o maquinista e engenheiro mecânico James - voluntário
da Ferrovia das Bromélias - trecho resgatado da EFSC, na qual confirmou que a
Macuca pode voltar a rodar - Subida - Apiúna SC.
Parte da entrevista no vídeo abaixo.
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Ponte ferroviária da EFSC caiu sobre o Rio Neisse Central Foto - Prefeitura de Apiúna |
No dia 17 de
novembro de 2017, por motivos naturais, caiu uma das pontes ferroviárias da EFSC localizada na cidade de Apiúna -
sobre o rio Neisse Central. O ocorrido foi lamentado por ex ferroviários e "voluntários" do patrimônio ferroviário na região e também, por
demais pessoas sensíveis e consciente sobre o valor histórico e urbano de tais equipamentos.
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Pontilhão da EFSC - Salto Weissbach - Blumenau SC |
Em Blumenau, na
semana seguinte ao acidente da ponte ferroviária de Apiúna, circulou nas
mídias, a notícia não muito positiva sobre um pontilhão ferroviário localizado
sobre o ribeirão Stutzer - no Bairro Salto Weissbach.

Em novembro de 2017, o mesmo estava na lista de licitações da Prefeitura Municipal de Blumenau para demolição.
Surpresa e incredibilidade tomou conta de muitos. A notícia se espalhou nas redes sociais e das redes sociais, para o jornal escrito.
Nas redes sociais,
surgiu um pouco da história do pontilhão

Luiz Carlos Henkels nos enviou recortes do Jornal de Santa Catarina de novembro de 1973 - dois anos após a desativação da ferrovia na região. A matéria do jornal comenta sobre o uso do pontilhão de Salto Weissbach, como alternativa no sistema rodoviário local e interestadual - uma vez, que a Rua Bahia fazia parte da antiga Estrada Velha para Indaial - primeiro caminho aberto pelos pioneiros direção ao interior da grande Colônia Blumenau - Curitibanos e Serra Catarinense.
Também recebemos a
contribuição do pesquisador Marcelo Frotscher que nos encaminhou fotografias do
acervo de imagens do arquivo histórico de Blumenau, José Ferreira da Silva, e explicou a matéria estampadas nos recortes de jornais acima.
De acordo com o pesquisador, após a enchente ocorrida entre os dias 27 e 29 de agosto de 1973 na cidade e região, a estrutura da ponte rodoviária
sobre o Ribeirão Stutzer ficou comprometida. Era a conhecida Ponte Velha -
tipologia característica de madeira treliçada e coberta. Nesse tempo, essa
ponte de madeira foi desmontava e foi construída uma ponte de concreto. Durante o
tempo necessário para a construção da nova ponte, o trânsito foi desviado para a "ponte provisória", "ajeitada" sobre o antigo pontilhão ferroviário.
De repente tivemos a
impressão que as histórias de pontes, na cidade de Blumenau são repetições de
um mesmo capítulo.
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Ao lado pontilhão de ferro - a ponte de madeira coberta, sendo desmontada. Foto: Arquivo Histórico Professor José Ferreira da Silva, Blumenau - 03 de setembro de 1973. |
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Publicação no Facebook |
Publicação no Jornal de Santa Catarina - Dia 1° de dezembro de 2017 |
Para ler - Clicar sobre:
Pontilhão de ferro será aproveitado como passeio na revitalização da Rua Bahia
Pontilhão de ferro será aproveitado como passeio na revitalização da Rua Bahia
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Postado no Blog do Pancho no dia 4 de dezembro de 2017 |
Enfim, uma boa notícia!
Um elemento urbano munido de lastro histórico e significados voltará a ter uso, ser referência e ponto focal dentro da paisagem da cidade, na qual foi construído.
Resta somente eliminar a fonte poluidora do Ribeirão Stutzer e humanizar suas margens, pois é naturalmente um lugar de contemplação, paisagem natural, com flora, fauna e água.
Agradecemos ao jornalista Francisco Fresard pela resultado positivo e a Prefeitura Municipal de Blumenau, pela conscientização e pelo projeto de revitalização com a presença do pontilhão ferroviário.
Agora podemos voltar nosso foco às demais pontes ferroviárias de Blumenau, que se encontram no meio do mato, como por exemplo a linda ponte de pedras, sobre o Ribeirão do Tigre. Quem sabe o Fresard não poderia dar uma olhada nessa, também?
Em Construção e Revisão!!
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Dia 5 de junho de 2019










Vídeo da obra
Leitura complementares - Clicar sobre o título escolhido:
Iniciou o processo de recuperação do pontilhão com mais de 100 anos pertencente e inaugurado no primeiro trecho ferroviário da EFSC no ano de 1909.
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Postado no Blog do Pancho no dia 4 de dezembro de 2017. |
Enfim, uma boa notícia!
As imagens comunicam...


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Nei e Wagner - responsáveis pela recuperação do monumento histórico. |








Leitura complementares - Clicar sobre o título escolhido:
- Ponte coberta de madeira de Blumenau - Badenfurt - História
- Estrada de Ferro Santa Catarina - Erradicada da paisagem do Vale do Itajaí no ano de 1971
- Quase tudo sobre a Estrada de Ferro Santa Catarina à Ferrovia da Integração
- A ferrovia no Vale do Itajaí
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- Passando por Warnow/Ascurra - Comunidade Centenária - Ilse
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