Pontilhão de fabricação alemã localizado na foz do Ribeirão Stutzer - Bairro do Salto Weissbach - Blumenau |
É indiscutível o
valor da história presente na paisagem e que tem relação aos meios de transportes e sua estrutura - mais especificamente ao ferroviário
- com elementos e monumentos nas cidades da região
do Vale do Itajaí - pertencente ao patrimônio histórico ferroviário da Estrada de
Ferro Santa Catarina - EFSC.
Do livro - A ferrovia no Vale do Itajaí - Estrada de Ferro Santa Catarina - Traçado da EFSC e as principais estações. |
A Estrada de Ferro
Santa Catarina foi a única ferrovia construída com capital e tecnologia alemãs - no Brasil.
Muito do material usado em sua construção
e também, matéria prima, foram importados da Alemanha, como por exemplo:
máquinas, material de pontes/pontilhões, trilhos e outros equipamentos.
A construção da
ferrovia teve início em 1908 e o projeto nunca foi totalmente concluído. O
primeiro trecho foi inaugurado em maio de 1909 e ligava Blumenau a Warnow, em
um trajeto de 30 quilômetros. A extensão total, sem contar com o ramal de
Ibirama, inaugurado em 1934, foi de aproximadamente 180 quilômetros. Na cidade
de Blumenau há a presença de elementos desse patrimônio histórico ferroviário, presentes no primeiro trecho inaugurado no início do século XX. Compondo esse patrimônio: algumas sedes de estações, algumas pontes e pontilhões - quase sempre
localizados e cobertos pelo mato - indiferente a muitas pessoas, talvez por
desconhecimento - como pareceu o episódio ocorrido na cidade, logo após a
notícia da queda da ponte ferroviária de Apiúna sobre o Rio Neisse Central. E por último, a locomotiva à vapor Macuca - uma das primeiras locomotivas da EFSC. A histórica máquina está exposta ao tempo na frente da Prefeitura Municipal de Blumenau.
No dia 17 de
setembro de 2017 entrevistamos o maquinista e engenheiro mecânico James - voluntário
da Ferrovia das Bromélias - trecho resgatado da EFSC, na qual confirmou que a
Macuca pode voltar a rodar - Subida - Apiúna SC.
Parte da entrevista no vídeo abaixo.
Ponte ferroviária da EFSC caiu sobre o Rio Neisse Central Foto - Prefeitura de Apiúna |
No dia 17 de
novembro de 2017, por motivos naturais, caiu uma das pontes ferroviárias da EFSC localizada na cidade de Apiúna -
sobre o rio Neisse Central. O ocorrido foi lamentado por ex ferroviários e "voluntários" do patrimônio ferroviário na região e também, por
demais pessoas sensíveis e consciente sobre o valor histórico e urbano de tais equipamentos.
Pontilhão da EFSC - Salto Weissbach - Blumenau SC |
Em Blumenau, na
semana seguinte ao acidente da ponte ferroviária de Apiúna, circulou nas
mídias, a notícia não muito positiva sobre um pontilhão ferroviário localizado
sobre o ribeirão Stutzer - no Bairro Salto Weissbach.
O pontilhão
ferroviário do Salto Weissbach (De acordo com a localização do mapa acima), é
de fabricação alemã e localizado no primeiro trecho inaugurado da EFSC - em
1909 - com mais de 100 anos de história
Em novembro de 2017, o mesmo estava na lista de licitações da Prefeitura Municipal de Blumenau para demolição.
Em novembro de 2017, o mesmo estava na lista de licitações da Prefeitura Municipal de Blumenau para demolição.
Surpresa e incredibilidade tomou conta de muitos. A notícia se espalhou nas redes sociais e das redes sociais, para o jornal escrito.
Nas redes sociais,
surgiu um pouco da história do pontilhão
De acordo com o
pesquisador da EFSC - Luiz Carlos Henkels, ao longo do leito ferroviário da EFSC, há quatro
tipos diferentes de estrutura de pontes alemãs. São elas: A de Ibirama, a de
Subida, as duas de Apiúna e Encano e os pontilhões - os mais ameaçados. O
pesquisador disse que dos três pontilhões que restam na paisagem de Blumenau
pertencente ao patrimônio ferroviário da EFSC - um está no meio do mato, o
outro, cercado pela urbanização (Passo Manso) e o terceiro, do Salto Weissbach, com mais
chances de uso prático, e que estava correndo riscos e motivo dessa postagem.
Luiz Carlos Henkels nos enviou recortes do Jornal de Santa Catarina de novembro de 1973 - dois anos após a desativação da ferrovia na região. A matéria do jornal comenta sobre o uso do pontilhão de Salto Weissbach, como alternativa no sistema rodoviário local e interestadual - uma vez, que a Rua Bahia fazia parte da antiga Estrada Velha para Indaial - primeiro caminho aberto pelos pioneiros direção ao interior da grande Colônia Blumenau - Curitibanos e Serra Catarinense.
Também recebemos a
contribuição do pesquisador Marcelo Frotscher que nos encaminhou fotografias do
acervo de imagens do arquivo histórico de Blumenau, José Ferreira da Silva, e explicou a matéria estampadas nos recortes de jornais acima.
De acordo com o pesquisador, após a enchente ocorrida entre os dias 27 e 29 de agosto de 1973 na cidade e região, a estrutura da ponte rodoviária
sobre o Ribeirão Stutzer ficou comprometida. Era a conhecida Ponte Velha -
tipologia característica de madeira treliçada e coberta. Nesse tempo, essa
ponte de madeira foi desmontava e foi construída uma ponte de concreto. Durante o
tempo necessário para a construção da nova ponte, o trânsito foi desviado para a "ponte provisória", "ajeitada" sobre o antigo pontilhão ferroviário.
De repente tivemos a
impressão que as histórias de pontes, na cidade de Blumenau são repetições de
um mesmo capítulo.
Ao lado pontilhão de ferro - a ponte de madeira coberta, sendo desmontada. Foto: Arquivo Histórico Professor José Ferreira da Silva, Blumenau - 03 de setembro de 1973. |
Publicação no Facebook |
Publicação no Jornal de Santa Catarina - Dia 1° de dezembro de 2017 |
Para ler - Clicar sobre:
Pontilhão de ferro será aproveitado como passeio na revitalização da Rua Bahia
Pontilhão de ferro será aproveitado como passeio na revitalização da Rua Bahia
Postado no Blog do Pancho no dia 4 de dezembro de 2017 |
Enfim, uma boa notícia!
Um elemento urbano munido de lastro histórico e significados voltará a ter uso, ser referência e ponto focal dentro da paisagem da cidade, na qual foi construído.
Resta somente eliminar a fonte poluidora do Ribeirão Stutzer e humanizar suas margens, pois é naturalmente um lugar de contemplação, paisagem natural, com flora, fauna e água.
Agradecemos ao jornalista Francisco Fresard pela resultado positivo e a Prefeitura Municipal de Blumenau, pela conscientização e pelo projeto de revitalização com a presença do pontilhão ferroviário.
Agora podemos voltar nosso foco às demais pontes ferroviárias de Blumenau, que se encontram no meio do mato, como por exemplo a linda ponte de pedras, sobre o Ribeirão do Tigre. Quem sabe o Fresard não poderia dar uma olhada nessa, também?
Em Construção e Revisão!!
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Dia 5 de junho de 2019
Vídeo da obra
Leitura complementares - Clicar sobre o título escolhido:
Iniciou o processo de recuperação do pontilhão com mais de 100 anos pertencente e inaugurado no primeiro trecho ferroviário da EFSC no ano de 1909.
Postado no Blog do Pancho no dia 4 de dezembro de 2017. |
Enfim, uma boa notícia!
As imagens comunicam...
Nei e Wagner - responsáveis pela recuperação do monumento histórico. |
Leitura complementares - Clicar sobre o título escolhido:
- Ponte coberta de madeira de Blumenau - Badenfurt - História
- Estrada de Ferro Santa Catarina - Erradicada da paisagem do Vale do Itajaí no ano de 1971
- Quase tudo sobre a Estrada de Ferro Santa Catarina à Ferrovia da Integração
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