sábado, 30 de dezembro de 2017

Culto de Natal - Comunidade Luterana de Itoupava Seca - Blumenau SC - 2017


Como rege a tradição em algumas comunidades de Blumenau e de outras cidades da região do Vale do Itajaí - há muitas décadas, ou talvez desde a primeira década de existência da grande Colônia Blumenau - na sua véspera de Natal, todos se encontram na igreja para agradecer e celebrar a data festiva em família e entre os amigos da comunidade. Geralmente as famílias deixam as primeiras providências organizadas para a comemoração na casa, antes de ir à igreja.
Foto do Museu Universal  Joanneum






















Leopold Franz Hoeschel - foi o primeiro Cônsul Honorário do império Austro-Húngaro na Colônia Blumenau
Nós participamos do culto de Igreja Martin Luther, localizadas no bairro de Itoupava Seca, antiga nucleação de Altona do Professor Max Humpl.
Equipe da Eslováquia filmando na Igreja Luterana de Itoupava Seca
Projeto do Arquiteto Hans Broos.
Já falamos sobre a arquitetura da igreja Luterana de Itoupava Seca, em alguns momentos. Um deles, foi quando mencionamos o Arquiteto Hans Broos, arquiteto que assinou o seu projeto e que partiu no ano 2010. Um documentário está sendo feito sobre sua vida e sua obra no Brasil, por uma Equipe da Eslováquia, país atual, onde está a cidade natal de Hans Broos.
O culto de Natal da Comunidade Luterana de Itoupava Seca foi ministrado pelos Pastores: Renato Kreutzberg e Luciano Miranda Martins.
Pastores Renato e Luciano
O culto iniciou às 19:00h. Um pouco antes, às 17:00h, tinha acontecido o culto no idioma alemão: sobre o qual já comentamos nesse Blog. Para ler acessar o link : Refletindo...Culturas do Brasil...
O ponto alto da celebração, foi o momento, após o momento que as velas do Weihnachtsbaum foram acendidas - todos os membros da comunidade, sob a luz, cantaram "Noite Feliz" - Stille Nacht. 
As Imagens Comunicam...
Preparativos antes de ir à igreja







Na igreja...















Coro Martim Luther


















Canções canta pelo Coro Martin Luther









Acendendo as velas da árvore de Natal

























































Frohes neues Jahr 2018














Nenhum comentário:

Postar um comentário