No dia 2 de dezembro de 2017, assistimos gerações, pelo menos três, comemorando a dança folclórica alemã na cidade de São Bento do Sul, estado de Santa Catarina - localizado no sul do Brasil - durante o 40° aniversário do GFG Böhmerwald.
Nos dois primeiros dias do mês de dezembro, enquanto algumas famílias estavam envolvidas com a chegada do Nikolaus - que acontece no dia 6 de dezembro, outras estavam envolvidas com a organização e preparativos para os momentos das comemorações do 40° aniversário do grupo folclórico mais antigo da cidade - na Sociedade Ginástica e Desportiva São Bento e que a noite, reuniriam todos. Nós recebemos o convite de uma, entre os demais folcloristas da primeira formação do Böhmerwald - Mônica Malewschik, quando nos encontramos na Schützenfest - cidade de Jaraguá do Sul, no mês de novembro desse mesmo ano.
Com Monica Malewschik e sua família |
Residência Malewschik - a linguagem e volumetria da Arquitetura do sul da Alemanha - a família reside nesse local há 40 anos |
Walter Malewschik |
A história da origem de São Bento do Sul tem estreita ligação com a história da Colônia Dona Francisca - atual cidade de Joinville. Semelhante as inúmeras cidades existente no Vale do Itajaí que foram desmembradas da grande Colônia de Blumenau.
Partimos de Blumenau para São Bento - após ao almoço do dia 2 de dezembro de 2017. |
Transporte em lombo de mula - Foto: Histórias do Vale do Caí |
Em 1873, um pequeno grupo de
homens, a partir de Joinville, fez uma excursão e subiu a Serra do Mar (E não a Serra Geral como lemos - essa está mais para o interior do Estado) a pé em direção ao planalto, com o transporte de mantimentos e ferramentas no lombo de mulas - transporte muito comum no interior do Brasil - nesse período.
Süd - Brasilien |
Tipologia do sul da Alemanha e da Áustria |
Após dois dias de caminhada, chegaram às margens
do Ribeirão São Bento. Construíram o primeiro acampamento - casas provisórias. Abriram novos caminhos rudimentares acompanhando o ribeirão São Bento. A partir desse ponto histórico, nasceu o núcleo que deu origem a cidade de São Bento do Sul. As primeiras famílias que ocuparam o local eram originárias da Áustria, Bavaria, Prússia, Polônia, Saxônia, Tchecoslováquia - Bohemia
e também de outras regiões do Brasil a partir de migração interna, como ocorreu com o oeste de Sata Catarina - que recebeu famílias de imigrantes alemães e italianos oriundos do Rio Grande do Sul.
Foto: São Bento no Passado |
Foto: São Bento no Passado |
Foto: São Bento no Passado |
Sempre a presença de uma banda musical - Seria a Banda Treml?
Foto: São Bento no Passado |
Foto: São Bento no Passado |
Edificação de tijolos à vista - autoportante - Arquitetura Backsteinexpressionismus - Arquitetura expressionista com tijolos |
Os imigrantes alemães eram originários de localidades no Sul da Alemanha, com destaque para o grupo originário da Bavaria. Os austríacos eram súditos do Império Austro-húngaro e eram basicamente boêmios de língua alemã, oriundos da Bohemia (Böhmerwald – atual República Tcheca). Origem do nome do grupo folclórico aniversariante - GFG Böhmerwald.
O Distrito de São Bento do Sul foi criado no ano de 1876, durante a visita do Presidente da Província de Santa Catarina, Visconde Alfredo Taunay.
Um dos pioneiros, cuja contribuição foi relevante na história de São Bento do Sul foi o agrimensor e Engenheiro Carl August Wunderwald. Essa personalidade da história local, explorou a região e ajudou a construir a Estrada da Serra, atual Estrada Dona Francisca.
Carroções na Estrada da serra ou Estrada Dona Francisca - estrada construída por Carl August Wunderwald e seu grupo. |
São Bento do Sul tem uma população estimada em 82.842 habitantes - 2017. Localizado na Serra do Mar - está a 838 metros acima do nível do mar.
A Serra do Mar, lembrando, é uma cadeia de montanhas que se estende do Rio de Janeiro até o norte do Estado de Santa Catarina - nessa paisagem montanhosa, é onde se encontra um pouco do que resta da Mata Atlântica no Brasil.
É incrível que a rodovia por onde passamos para chegar a São Bento do Sul a partir de Blumenau, não possua acostamento para contemplar a paisagem, e nem tampouco, um mirante ou um lugar para beber água. Algo muito comum na Alemanha e estaria cheia da caminhantes e ciclistas. É uma paisagem só de passagem, e sem opção para parar o carro, nem para trocar o pneu se houver necessidade - infelizmente.
A área territorial do município é de 495,6 Km2.
Grupo Folclórico Germânico Böhmerwald
Ademis Weiss |
Um pouco da história do grupo folclórico aniversariante - GFG Böhmerwald. Entramos em contato com o grupo através de seus folcloristas e o atual presidente - Ademir Weiss, gentilmente nos encaminhou informações históricas.
Rose Marie Scharf |
Uma folclorista - integrante da atual formação do grupo - Rose Marie Scharf foi uma das responsáveis, há mais de 40 anos atrás, pelo surgimento do grupo folclórico aniversariante na cidade que cresceu às margens do Ribeirão São Bento.
A cidade de São Bento do Sul não possuía um grupo folclórico e a cidade vizinha Rio Negrinho, sim. Rose Marie acompanhava o trabalho de seus pais que dançavam em um grupo folclórico em Rio Negrinho. Na história de família, e de maneira muito informal, a jovem Rose reuniu um grupo de jovens da família e mais, amigos próximos e ensaiaram uma apresentação folclórica para homenagear seus tios nas festividades de suas bodas de ouro, no ano de 1973. A apresentação agradou as pessoas e foi um sucesso. Receberam apoio e incentivo para que continuassem a ensaiar e a dançar o folclore alemão. Rose casou com Roberto Luiz Scharf e foi residir em São Bento do Sul. Não demorou muito para que um grupo de amigos, incentivado por Rose iniciasse o grupo folclórico de danças alemãs.
Os folcloristas da primeira formação do GFG Böhmerwald foi:
- Rose Marie e Roberto Scharf;
- Mônica e Walter Malewschik (in memorian);
- Marcos Malewschik (in memorian)
- Norma e Arnoldo Harms;
- Reni e Norberto Lobermayer (in memorian);
- Daisy e Mário Weihermann;
- Edali e Edison Liebl;
- Nelson R. Stiegler (in memorian).
Os pioneiros que iniciaram dançando com a Rose - há 40 anos atrás, e que estão entre nós. |
Em outubro de 1977, Rose Marie e Roberto, Reni e Norberto e
o músico Marcos Malewschik foram à Curitiba assistir aos ensaios do Grupo
Folclórico Rio Branco e, no dia 3 de dezembro desse mesmo ano, aconteceu no
Palácio de Esportes do Colégio Estadual São Bento (CESB) de São Bento do
Sul-SC, o primeiro ensaio oficial do Grupo
Folclórico Germânico Böhmerwald, assim batizado posteriormente em uma reunião informal na Cantina
Tony. O nome surgiu como uma homenagem aos primeiros imigrantes que chegaram à região, dos quais a grande maioria são oriundos da região da Floresta da Boêmia na Alemanha, que após a 2° Guerra Mundial passou a pertencer a Tchecoslováquia - atual República Tcheca.
Os primeiros ensaios foram feitos com música ao vivo - ao som de acordeão. Mais tarde o acordeonista, Marcos Malewschick fundou um grupo musical para tocar músicas alemãs e acompanhar o novo grupo folclórico.
Em 1978 o Böhmerwal fez sua primeira apresentação em um baile beneficente da APAE de São Bento do Sul, na Sociedade Ginástica e Desportiva São Bento.
Ainda em 1978, aconteceu o intercambio com os Sudetos (para compreender - ler o link que sugerimos acima), vindos da Argentina na Sociedade.
Em 1979 o Grupo Folclórico Germânico Böhmerwald passou a fazer parte da Sociedade Ginástica e Desportiva São Bento e foi no seu espaço, as comemorações do 40° aniversário do grupo folclórico mais antigo de São Bento do Sul.
Quatro décadas é tempo suficiente para uma iniciativa criar raízes e gerar frutos, assim com mais de 770 apresentações o grupo teve a oportunidade de visitar muitas cidades em vários estados do Brasil, como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás.Em 1987 através de contatos com a Associação Alemã Sudetendeutscherlandsmanschaft teve a oportunidade de confeccionar trajes autênticos, inclusive com a importação de tecidos, bem como a vinda de costureiras, as quais trouxeram e ensinaram a arte de confecção e bordados tradicionais dos trajes típicos da região do Böhmerwald. Contato este que também oportunizou a primeira viagem do Grupo à Europa em 1988, com foco principal na Alemanha e República Tcheca, participando de um encontro internacional de Sudetos, sendo agraciado com uma homenagem especial pela autenticidade de seus trajes. Visitar a terra natal de nossos antepassados foi como retornar à origem de tudo que nos foi legado. Da mesma forma outra viagem à Europa foi realizada em 1997.40° aniversário do GFG Böhmerwald - através das imagens
Ao longo destes 40 anos teve a gratificante oportunidade de conhecer, fazer e manter amigos por todos os lugares e regiões nas quais passou, formando um grande laço de intercâmbios culturais e sociais que se mantém ativos até hoje.Todo este trajeto e história se tornaram possíveis através do empenho de todas as pessoas que fizeram e fazem parte deste grupo ou eventualmente da iniciativa privada.Com o apoio do poder público, em 1999, através de regime de comodato e posteriormente no ano de 2008, a Prefeitura Municipal, efetuou a doação definitiva e lavração de escritura pública de posse, de uma Sede Própria ao Grupo, a antiga Escola Municipal Araci Hansen, prédio tombado pelo Patrimônio Histórico e Cultural do Estado de Santa Catarina, o qual foi restaurado e se mantém conservado em perfeito estado de usabilidade com recursos próprios do Grupo Böhmerwald.O Grupo Folclórico Germânico Böhmerwald da Sociedade Ginástica e Desportiva São Bento, agradece a todos que incentivaram e contribuíram para alcançar estes 40 anos de cultivo e divulgação da cultura. Ademir Weiss - Presidente
Na noite 40° aniversário do GFG Böhmerwald foi servido um jantar com cardápio da gastronomia alemã - e o Baile teve em sua abertura, a centenária Banda Treml de São Bento do Sul e a continuidade do mesmo foi abrilhantado com a Banda Champagne de Blumenau.
Para ler sobre a centenária Banda Treml - Clicar sobre:
Monica Malewschik ao lado do pinheiro que plantou a 40 anos atrás. |
Gratidão - convites recebidos gratuitamente da diretoria e também duas taças de chope |
Rose Marie Scharf |
Viele Danke!! |
Caneco comemorativo - Todos o recebiam na entrada, quando entregavam o ticket. Poderia ser adquirido especialmente ao valor de R$ 15,00. |
Presidente Ademir Weiss abrindo o cerimonial com suas palavras |
Lágrimas de emoção e alegria |
Parte do grupo da primeira formação do GFG Böhmerwald - 1977 |
Prontas e bonitas para o baile |
Banda Treml - São Bento do Sul |
Compadres - Presidente do GFG Böhmerwal e Regente da Banda Treml: Ademir Weiss e Luiz Francisco Kamienski |
Recebemos da jovem folclorista do GFG Böhmerwald de recordação desses momentos - já históricos - o seu próprio boton. Foi especial e lembraremos para sempre desse momento de amizade, história, tradição, intercambio e muita alegria. Nossa gratidão Caroline Rodrigues Reicher. As fotos foram feitas por seu esposo Alysson Reicher, também folclorista do grupo aniversariante.
Viver é ocupar de maneira plena, o tempo presente com algo, que no futuro, seja lembrado com um sorriso e como um elo de continuidade de uma corrente forte e edificante para um grupo, onde as pessoas desse, também lembrarão com sorrisos.
Parabéns GFG Böhmerwald.
Foi um grande prazer ter estado com vocês e seus amigos, de São Bento do Sul. Foi um prazer fazer os registros desses momentos - já para e na história.
Momentos de amizade, muita tradição e Cultura.
Parabéns novamente!
Vídeos
Em breve - mais vídeos!
Sem revisão e em construção...
Nenhum comentário:
Postar um comentário