sábado, 3 de novembro de 2018

História da atual Colônia de Blumenau - Três ex Prefeitos de Blumenau nas Eleições à Governo do Estado de Santa Catarina e o resultado das Eleições 2018

Do Jornal O Município de de Blumenau - 5/8/2018 - acessado no dia 2 de novembro de 2018 - 23:00h.
João Paulo Kleinübing (DEM) vice de Gelson Merisio (PSD) -  Décio Lima (PT) candidato a governador  -  Napoleão Bernardes (PSDB) vice de Mauro Mariani (PMDB). O três nomes são ex Prefeitos de Blumenau.

Eleições 2018  - Governador eleito do Estado de Santa Catarina 
 Comandante Moisés (PSL) ou Carlos Moisés da Silva.
Para a História local, deixamos registrado que três ex Prefeitos de Blumenau, aparentemente "oponentes políticos" disputaram as Eleições 2018 - Governo do Estado de Santa Catarina, onde dois disputaram em chapas oponentes ao cargo de Vice Governador de Santa Catarina e o terceiro a cargo de governador do estado - Eleições de 2018. O nome do vencedor e que será o novo governador do estado, não era mencionado nas pesquisas oficiais e portanto desconhecido para muitos eleitores - o Comandante Moisés (PSL) ou Carlos Moisés da Silva.
Mauro Mariani (MDB) e Gelson Merisio (PSD)
O nome que, no início da campanha dividiu o primeiro lugar nas pesquisas com o candidato Décio Lima (PT), e próximo às eleições, sempre esteve à frente para ocupar a vaga do Governo do Estado de Santa Catarina  foi Mauro Mariani (MDB) e seu vice, Napoleão Bernardes (PSDB) - que deixou o cargo de Prefeito de Blumenau e que não poderá mais assumir - independentemente do resultado das eleições
Em segundo colocado vinha sempre o nome de  Gelson Merísio (PSD) com seu vice - João Paulo Kleinubing (DEM) - investigado na Operação Tapete Negro, quando ocupava o cargo de Prefeito de Blumenau.
Nas Eleições de 2018, quando apuraram as urnas da eleição do primeiro turno - surpresa - no resultado para o cargo ao Governo do Estado de Santa Catarina
Quem estava na frente nas pesquisas até então - não se elegeu. E quem estava em segundo lugar, se elegeu somente com alguns pouco votos na frente da surpresa, que não era mencionado nas Pesquisas até então - o Comandante Moisés, cuja Vice-Governadora é a agricultura Daniela Reinehr - que se formou em Direito - nascida  na cidade de Maravilha, extremo Oeste do Estado de Santa Catarina, e atualmente, reside na cidade de Chapecó.
Vice Governadora de Santa Catarina eleita  - Daniela Reinehr
Retornando a Blumenau, antes de 2018, em 2002,  também outro blumeneuense - o advogado Luiz Carlos Nemetz concorreu o pleito como candidato a Vice Governador, pela chapa do Partido dos Trabalhadores - PT, cujo candidato ao cargo de Governador foi José Frisch. 
Resultado Eleições ao Governo do Estado de Santa Catarina 2002 - Fonte TSE.

Deslizamentos no Baú
Foto: Gilmar de Souza, - 3/12/2008
Quanto as Eleições 2018 - Para chegar com estes nomes para concorrer ao Governo do Estado de Santa Catarina, houve muita conversa regional e alianças e previsões, desconhecendo estes, a presença do Comandante Moisés, que tinha comandado os trabalhos da Defesa Civil no Morro do Baú, como bombeiro, quando ocorreu a tragédia natural - deslizamentos (2008), e não mencionara o fato em sua campanha.
Houveram alianças e articulações e definiram - surpreendendo a muitos:    Décio Lima (PT) candidato a governador, João Paulo Kleinübing (DEM) vice de Gelson Merisio (PSD) e Napoleão Bernardes (PSDB) vice de Mauro Mariani (PMDB), contando  com a perspectiva de um blumenauense  fazer a oposição ao eleito.

Alguns políticos locais ousaram mencionar "o peso político de Blumenau e do Vale do Itajaí".

O jornal O Município Blumenau noticiou no dia 16 de julho deste ano - 2018:
"... é certo que dois, dos três principais líderes políticos da história recente de Blumenau ficarão sem mandato em 2019. A configuração das chapas permite que só um deles tenha gabinete em Florianópolis – fato que certamente terá reflexos na eleição municipal de 2020."
 Nenhum dos três conquistou a vaga pelo voto popular.

E o jornal O Município Blumenau  profeticamente e acertadamente previu:
"...Ou nenhum deles, caso as candidaturas de Rogério Portanova (Rede), Leonel Camasão (PSOL), Carlos Moisés da Silva (PSL), Ângelo Castro (PCO) e Ingrid Assis (PSTU) surpreendam os grandes partidos e se mostrem viáveis nas urnas."
Avelino Lombardi - Presidente da ACIB
“Rifaram o Vale do Itajaí de novo, na minha opinião. Com praticamente 30% do eleitorado, somos comandados por caciques que decidem o nosso destino nos gabinetes. Duvido que em algum momento eles tenham pensado no que seria melhor para a parte do estado que mais paga tributos: o Vale do Itajaí”, Presidente da Associação Empresarial de Blumenau (Acib), Avelino Lombardi. publicado no Jornal O Município Blumenau
Por que o representante da ACIB fez esta crítica?
Alianças mal feitas e sob orientação de interesses de grupos. A maior mudança se deu entre o partido dos tucanos - PSDB. O senador Paulo Bauer (PSDB) negociou e aceitou concorrer à reeleição, em nome da aliança com o MDB. Dessa forma, Napoleão Bernardes, que ocupava o cargo de Prefeito de Blumenau e que desejava uma vaga no Senado, compôs chapa com Mauro Mariani. Jorginho Mello (PR) foi o outro candidato ao Senado, e que venceu. Napoleão Bernades, observando os números apurados,  também não se elegeria ao Senado - e perdeu a chance de estar no cargo de Prefeito de Blumenau no próximo ano.
Do Jornal O Município de de Blumenau - 5/8/2018 - acessado no dia 2 de novembro de 2018 - 23:00h.
Alguns dos candidatos que fizeram as negociações para o pleito de 2018 - eleito neste grupo - Somente Jorginho Mello - o quarto da direita para a esquerda.



Resultado eleição a Governo de SC - 1° turno
Candidatos a governador do estado
Candidatos a vice-governador
Coligação
Votação
Percentual
Gelson Merísio (PSD)
João Paulo Kleinubing (DEM)
Aqui é trabalho
(PSD, DEM, PP, PSB, PDT, PRB, PSC, SD, PROS, PHS, PRP, PCdoB, PPL e PV)
1.121.869
31,12%
Comandante Moisés (PSL)
Daniela Reinehr (PSL)
PSL (sem coligação)
1.071.406
29,72%
Mauro Mariani (MDB)
Napoleão Bernardes (PSDB)
Santa Catarina quer mais
(MDB, PSDB, PPS, PR, AVANTE, PRTB, DC, PODE, NOVO, PTB e PTC)
836.844
23,21%
Décio Lima (PT)
Alcimar Oliveira (PT)
PT (sem coligação)
460.889
12,78%
Leonel Camasão (PSOL)
Carolene Bellaquarda (PCB)
Um caminho pra gente
(PSOL e PCB)
72.133
2,00%
Rogério Portanova (REDE)
Regina Santos (REDE)
REDE (sem coligação)
18.710
0,52%
Jessé Pereira (PATRI)
Danny Cesar Jumes (PATRI)
Santa Catarina em primeiro lugar
(PATRI e PMN)
13.472
0,37%
Ingrid Assis (PSTU)
Ederson da Silva (PSTU)
PSTU (sem coligação)
9.944
0,28%
Resultado eleição a Governo de SC - 2° turno
Candidatos a governador do estado
Candidatos a vice-governador
Coligação
Votação
Percentual
Gelson Merísio (PSD)
João Paulo Kleinubing (DEM)
Aqui é trabalho
(PSD, DEM, PP, PSB, PDT, PRB, PSC, SD, PROS, PHS, PRP, PCdoB, PPL, PV, MDB, PSDB, PPS, PR, AVANTE, PRTB, DC, PODE, PTB, PTC)
1.075.242
28,91%
Comandante Moisés (PSL)
Daniela Reinehr (PSL)
PSL (PSL, PATRI, PMN)
2.644.179
71,09%

Publicamos esta postagem no dia 2 de novembro - e no dia 3 de novembro - esta mídia comunica sobre a situação dos Ex Prefeitos após a eleição - Seria para contornar um pouco, uma situação não muito boa para a cidade e para a classe que eles representam?. 
Para ler - Clicar sobreO futuro político dos três ex-prefeitos de Blumenau



Histórias da atual Colônia Blumenau...
Para serem contadas no futuro.











Nenhum comentário:

Postar um comentário