terça-feira, 6 de novembro de 2018

Entrevista - Marga Holzmann Nunes - A História do Oktoberfest Blumenau

Antônio Pedro Pereira Nunes com Marga Holzmann Nunes no ato de "inauguração" do 1° Oktoberfest Blumenau. Também o Prefeito Dalto dos Reis e sua esposa que descerraram a fita juntos. Neste tempo denominavam "Inauguração". Dia 5 de outubro de 1984.
Deixamos para a História de Blumenau e região, as palavras da esposa do concretizador do Oktoberfest Blumenau - Antonio Pedro  Pereira Nunes, Marga Holzmann Nunes.
Marga Holzmann Nunes - esposa do Secretário de Turismo
de Blumenau no mandato do  ex Prefeito Dalto dos

 Reis -  Antônio Pedro Pereira Nunes.
Oktoberfest Blumenau é uma festa, que após mais de 35 anos de existência, atesta seu sucesso e também se transformou no palco das práticas culturais de uma região que foi silenciada por mais de quatro décadas e que teve mais de duas gerações com sua auto estima atingida pelo bullyng oficial impetrado pelo Nacionalismo dos governos de Getúlio Vargas e de Nereu Ramos - federal e estadual respectivamente.

Percebemos que esta opinião, também foi a opinião do poeta timboense Lindolfo Belz.
Já tínhamos feito uma entrevista com o ex Prefeito de Blumenau Dalto dos Reis - cuja administração municipal fez o 1° Oktoberfest Blumenau.
Também, já tínhamos publicado sobre um pouco desta história, em postagem passada - Oktoberfest Blumenau e sua História.

Você pode acessar estas publicações - clicando sobre seu título:
Oktoberfest de Blumenau

Antônio Pedro Pereira Nunes
Antes de apresentarmos a entrevista de Marga Holzmann Nunes, esposa de Antônio Pedro Pereira Nunes - Secretário de Turismo de Blumenau que implantou o Oktoberfest na cidade de Blumenau no mês de outubro de 1984, vamos relembrar um pouco desta história.

Como nasceu o Oktoberfest Blumenau?

Oktoberfest de Blumenau nasceu dentro de um processo tumultuado, de enchentes polêmicas internas no partido do PMDB (partido do candidato à prefeitura e depois eleito -Dalto dos Reis) - dentro da Prefeitura e na comunidade blumenauense.
Antes mesmo de tomar posse, o então novo prefeito eleito, Dalto dos Reis convidou Antônio Pedro Pereira Nunes para ocupar a pasta da Secretaria de Turismo, o que surpreendeu muitas pessoas, principalmente seus partidários, na época. Nunes, apesar de ser proprietário, juntamente com sua esposa, Marga Holzmann Nunes, da primeira agência de turismo do estado de Santa Catarina - Turismo Holzmann - fazia parte de outro partido político. 
Senador Jaison Barreto
Na década de 1980, após o convite - o prefeito de Blumenau solicitou a Nunes que não comentasse sobre o convite, publicamente. Não demorou muito, o fato tornou-se público e foi impossível evitar tornar-se manchete do Jornal de Santa Catarina, no dia após o convite. Houve reação contrária dentro do partido do PMDB, partido do Prefeito. 
Jaison Barreto - Senador da República pelo PMDB (vencido por Dalto dos Reis, para se tornar candidato do partido para concorrer às eleições ao cargo de Prefeito de Blumenau - Convenção interna - final da década de 1960) reagiu contrário à escolha do nome para a Secretária de Turismo de Blumenau.
Dalto dos Reis
Dalto dos Reis manteve o nome escolhido de seu Secretário de Turismo e enfrentou as adversidades dentro do partido e mesmo dentro da comunidade, até a sua posse. 
Logo após a posse do cargo - em 1982, Dalto dos Reis iniciou os preparativos para a primeira Oktoberfest Blumenau sob a coordenação do Antônio Pedro Pereira Nunes - doravante o chamaremos de Pedro Nunes - como era conhecido e este tinha apresentado o projeto da festa ao Prefeito, antes das eleições. 
Existia um projeto para resgatar as Festas do Chope, tradicional não somente na cidade de Blumenau mas em toda a região. O Programa da Festa do Chope, aos moldes tradicionais, previa música alemã e muito chope. 

A Administração do Dalto do Reis previa o retorno da Festa do Chope rebatizada como Festa do Imigrante Alemão que aconteceria no mês de julho de 1984 - por um período de 9 dias - do dia 20 ao dia 29 de julho. 

Aparentemente a festa estava agendada para acontecer na Semana da Imigração alemã -  na qual está o dia 25 de julho - data  que se homenageio o imigrante alemão de maneira tradicional no sul do Brasil.
Projeto previa a primeira edição da festa no mês de outubro de 1983. A festa não foi lançada por conta da enchente. Em julho de 1984 se pretendia lançar a festa do imigrante - e não foi possível, como comentado, a cidade foi novamente inundada em grande parte de seu território, por águas de chuvas e sofreu uma enchente de grandes proporções
O que aconteceu?
Mesmo a cidade passando por processo de reconstrução, a administração pública, através de seu Secretário de Turismo Antônio Nunes, e contra a vontade de muitas lideranças locais que viam nisto um ato de insensibilidade após a tragédia. O Secretário tinha a opinião, lembrando de Napoleão Bonaparte (Marga Nunes comenta este fato em sua entrevista) que a população de Blumenau merecia a festa e os "olhos" do Brasil estavam voltados para a região - era portanto uma oportunidade. Foi iniciado o processo de organização da primeira edição da festa de outubro de Blumenau - ou Oktoberfest Blumenau - assim batizada no momento.  
Antônio Pedro Nunes era da opinião, que a festa contribuiria para a reconstrução da cidade e acreditou nisto.
Vista do centro da cidade - Beira Rio  - 1983
Foto - Agência RBS Jornalismo
"Diante da tragédia, decidimos cancelar a primeira Oktoberfest. Adiamos o evento para o ano seguinte".
Lembramos que o ano de 1984 iniciou tranquilo, até que, nos meses de julho e agosto, novamente a cidade de Blumenau sofreu com outra enchente de grande porte. Esta, teve seus níveis de água mais altos acrescido de 10 cm a mais do que a enchente de 1983.
Para ler sobre a grande enchente - Clicar sobre
Próximo ao mês de outubro - data programada para a festa - a Equipe de Turismo teve que decidir se fazia, ou não, a Festa de Outubro - que seria o 1° Oktoberfest Blumenau.
Para o  Secretário de Turismo - Pedro Nunes,  a realização da festa era a oportunidade de mostrar ao Brasil, a superação e a força da população atingida pelas águas e externar a gratidão à solidariedade recebida de todas as regiões do país, como também da Alemanha. 
Neste momento, a  atenção da mídia nacional estava voltada para a região, em função dos últimos acontecimentos - com foco na reconstrução da cidade. O evento seria propagado e conhecido nacionalmente, bem como a reação das pessoas mediante a tragédia e também, suas práticas culturais.



Antônio Nunes assumiu para si - a responsabilidade da coordenação dos trabalhos para a realização do 1° Oktoberfest Blumenau, com o apoio do Prefeito de Blumenau - Dalto dos Reis e da Associação dos Caça e Tiro de Blumenau - que, neste momento, se organizaram em uma Associação - ACCTB - Seio das práticas culturais trazidas pelos imigrantes e com atividades permanentes, dos primeiros anos de história da Colônia Blumenau, até o momento presente. 
Alterou o tempo planejado da festa de 7 para 10 dias - Acreditava que a festa deveria iniciar no meio de uma semana, a partir da sangria do primeiro barril de chope e terminar no próximo final de semana, e na primeira festa, assim aconteceu. 
Muitos, também discordavam de tantos dias de festa, mas o Secretário de Turismo de Blumenau assumiu para si a mudança pautado em argumentos, embasamento e muita segurança a partir de seus conhecimentos na área de turismo. Deve se considerar adequações e adaptações ao local e geografia, mas com  originalidade cultural.
Decidido materializar o projeto da primeira edição da festa - iniciado antes da enchente, o Secretário de Turismo direcionou seu foco em busca de um local adequado para receber a 1° Oktoberfest Blumenau. A PROEB,  muito utilizados na década de 1960, era um local não muito utilizados naquele momento - década de 1980, ou não com o uso a altura destes espaços. 
No local, aconteciam as feiras, jogos de futebol de salão, e uso de atividades da indústria. Nunes observou que estes espaços públicos (parte do patrimônio municipal) estavam quase sem uso.
Observando o Complexo da FAMOSC Antônio Pedro Nunes, convicto de que seria o local ideal para o evento, levou a sugestão de espaço para o Prefeito com sua argumentação. Aceita, as idéias tomaram forma e providências foram tomadas a partir de reuniões e contatos. Foi retirada a equipe de trabalhos da Empresa Cremer do local e foram iniciados as reformas e decoração dos dois pavilhões para receber a 1° Oktoberfest de Blumenau. 
decoração dos dois pavilhões foi, feito na forma de mutirão e foi umas das mais lindas decorações da festa, de todas as edições. Foram usadas flores feitas com folhas e flores naturais desidratados preparadas e pintadas colocadas em pilares e tetos envoltos de guirlandas e heras com pequenos arames. 

Antônio  Nunes assumiu para si - todas as idéias e a responsabilidade da organização. Muitos eram contrários ao evento após as enchentes. A partir de observações feitas na região da  Baviera - Alemanha e de toda sua experiência, a partir de seu envolvimento com o turismo e viagens, não só para a Baviera, mas para toda a Alemanha e contando com o potencial que acreditava existir na cidade de Blumenau - com muita segurança, o Secretário de Turismo de Blumenau argumentava e defendia o lançamento da festa, depois das grandes enchentes. 
Acreditava pessoalmente, que os blumenauenses mereciam esta festa e buscou apoio, através de suas relações e influência, na Rede Globo, que noticiou a tragédia e, gratuitamente enviou grande número de estrelas de seu elenco para fazer presença e prestigiar a Oktoberfest Blumenaucom o espírito de ajudar, e através da alegria do Oktoberfest, levantar o ânimo e renovar a esperança do blumenauense atingido pela catástrofe ambiental. E assim o Brasil, também conhecia a primeira edição do Oktoberfest Blumenau 1984. Recebia estes artistas globais pessoalmente  e os hospedava em sua própria residencia, onde Marga fôra a anfitriã, junto com o Marido.
Vídeo - entrevista Marga Holzmann Nunes
História do Oktoberfest Blumenau.
A seguir...

Algumas imagens, documentos do 1° Oktoberfest Blumenau, do 2°, 3° , 4° e do 5° - ilustrando as palavras de Marga Holzmann Nunes

São materiais inéditos de nossa pesquisa que, em um futuro próximo, serão disponibilizados através da publicação de um livro, com outros tantos. 
Este livro está sendo "montado" há mais de um ano, através da coleta de material - para publicar as informações que envolvem o Oktoberfest Blumenau. 
Este projeto teve início quando percebemos, em 2010 e 2011, que havia uma deliberação em retirar o nome do Secretário de Turismo Antônio Pedro Pereira Nunes da história da festa, fato que acompanhamos e sabíamos muito sobre sua importância para o sucesso do Oktoberfest Blumenau, que atualmente é modelo para outras tantas festas. 
Já havíamos conversado com a esposa do Secretário de Turismo de Blumenau - Marga Holzmann Nunes, sobre o nosso desejo de entrevistá-la e no dia 29 de outubro de 2018, isto foi possível.
Agradecemos sua atenção e disponibilidade.






O Secretário de Turismo atuou pessoalmente para fomentar o
surgimento da cultura adormecida, através da dança Folclórica.

Pedro Nunes e Marga Nunes em viagem oficial pela Alemanha.

3° Oktoberfest Blumenau e o convite oficial do Prefeito Dalto dos Reis e
 do Secretário de Turismo Pedro Nunes.

Credencial do Secretário de Turismo de Blumenau - Antônio Pedro Nunes.

Decoração do 2° Oktoberfest - Pavilhão da PROEB - Demolido no Governo de João Paulo Kleinubing - sob determinação do Governador Luiz Henrique da Silveira.

Pedro Nunes e Dalto do Reis recebendo autoridade internacional.






Inauguração do 1° Oktoberfest Blumenau 1984 - no dia 5 outubro com a presença do governador do Estado de Santa Catarina - Espiridião Amin ao lado do Prefeito de Blumenau Dalto dos Reis e Antônio Nunes.




Discurso do Secretário de Turismo de Blumenau - Pedro Nunes no momento de inauguração do 1° Oktoberfest Blumenau - assim denominavam a solenidade. Atrás de Pedro Nunes a presença de Wilson Wan Dall - de chapéu vermelho.

Discursando antes da sangria do primeiro barril de Chope - fornecido pela Cia Cervejaria Antártica

Antônio  Nunes com o documento do Discurso nas mãos . - no momento da inauguração e sangria do primeiro barril de chope.






Papel do discurso proferido pelo Secretário de Turismo de Blumenau - Antônio Nunes, no momento da abertura do 1° Oktoberfest Blumenau.
Descerrando a faixa para a abertura do 1° Oktoberfest Blumenau - Marga Nunes e a Primeira Dama acompanhadas de seus maridos - Dalto dos Reis e Antônio Nunes - respectivamente.


Sangria do primeiro barril de chope na 1° Oktoberfest Blumenau - O Governador do Estado de Santa Catarina Espiridião Amin em ação, ao lado de Antônio  Nunes e Dalto dos Reis - observados por Hans Prayon. 

Primeiro "Ein Prosit!" entre Espiridião Amin e Dalto dos Reis, observados por Wilson Wan Dall - de chapéu vermelho.

No espaço da Secretaria de Turismo - dentro do Oktoberfest - presença de Victor Fernando Sasse ao lado do Governador, Prefeito e Secretário de Turismo: Espiridião Amin, Dalto dos Reis e Antônio Nunes.

De acordo com a narrativa de Marga Nunes - única cervejaria que se dispôs fornecer chope no 1° Oktoberfest Blumenau.

Decoração do 1° Oktoberfest foi feita através de mutirões - uma das mais bonitas de todas as edições.

Primeiro Concurso de Chope em Metro

1° Rainha do Oktoberfest Blumenau Ellen Budag - ao lado de Marcos Hummel  e Paulo Figueiredo.

Antônio Pedro Nunes e Dalto dos Reis com artistas da Globo - que vinham gratuitamente como forma de ajuda humanitária. Presença de Tony Ramos.

Artistas da Globo sendo recebidos na residência dos Nunes.


Primeiro Desfile Oficial

O ator Paulo Figueiredo da Rede Globo.



Opa de Jonas Schmidt - voluntário da TremTur

Globais - entre eles, Tony Ramos

Eva Vilma e Carlos Zara - atores da Rede Globo participando dos primeiros desfiles oficiais do 1° Oktoberfest Blumenau.


Na frente, levando a espada - O comandante - também -  coralista do Coro Masculino Liederkranz do C.C. 25 de Julho de Blumenau -  Ewald Müller. Atrás, com um colete repleto de medalhas e segurando uma carabina de Tiro está Heins Volkmann - pai de Karin Volkmann - muito conhecida no cenário cultural local.

Marga Holzmann Nunes e Antônio Nunes recepcionando artistas da Rede Globo em sua residência com a presença de autoridades locais.



Palavras de Antônio Nunes narrando a história do Oktoberfest Blumenau e apresentou os números das primeiras Oktoberfest's Blumenau.

Abertura do Festival de Verão - Também colocado em prática por Pedro Nunes e mencionado por Marga Hozmann Nunes em sua entrevista. A primeira edição aconteceu em 1984 - igualmente.

1° Edição do Festival de Verão 



Festival de Verão também acontecia no Pavilhão da Proeb - Demolido no mandato do Prefeito João Paulo Kleinubing.

Festival de Verão também acontecia no Pavilhão da Proeb - Demolido no mandato do Prefeito João Paulo Kleinubing.

Festival de Verão - Prefeito Dalto dos Reis, Secretário de Turismo de Blumenau e Haroldo Letzow
Letzow, Dalto dos Reis, Lindolfo Belz e Antônio Nunes - Festival de Verão.


Abertura da 2° edição do Festival de Verão. Nas foto: Renato Vianna, Hasso Müller e a jornalista Marili Martendal - entrevistando o Secretário de Turismo de Blumenau Antônio Pedro Nunes.

Abertura da 2° edição do Festival de Verão. Nas foto: Renato Vianna, Hasso Müller e a jornalista Marili Martendal - Descerramento da fita - Abertura do evento.

Festival de Verão





Antônio Nunes em visita oficial em München - Alemanha -  sendo recebido pelo prefeito da cidade.

Projeto idealizado por Antônio Nunes - inaugurado em 1985.
Discurso de Antônio Pedro Nunes na inauguração do 5° Oktoberfest de Blumenau - e de sua despedida como Secretário de Turismo de Blumenau - quando lembra o início da festa e sua história - Dia 7 de outubro de 1988














































Estamos escrevendo um livro, sobre esta história há aproximadamente um ano. Guardamos material sobre o assunto e pesquisamos sobre o mesmo, desde o momento que percebemos, nas edições do Oktoberfest do início desta década - anos de 1910 e 1911, que estavam deliberadamente tentando tirar o nome do Secretário de Turismo de Blumenau Antônio Pedro Pereira Nunes desta História e nosso compromisso é com a história.
Ein Prosit!!












2 comentários: