sábado, 3 de novembro de 2018

Visitante da Áustria - na cidade de Blumenau - Mag. Klaus Otzelberger - Stadtrat der Landeshauptstadt de St Pölten

Mag. Klaus Otzelberger e o Cônsul da Áustria - Vila Germânica - Blumenau.
Hoje entrevistamos Mag. Klaus Otzelberger - Vereador (Stadtrat der Landeshauptstadt) da cidade austríaca de St Pölten localizada nas proximidades da capital da Áustria - Viena. Herr Otzelberger estava na companhia do Cônsul da Áustria em Blumenau e região - Mauro Kirsten e, de um empresário austríaco.
Os austríacos visitam cidades do continente sul americano, para estudar possibilidades e também conhecer a América do Sul.
Blumenau foi inserida no roteiro após o contato de Klau Otzelberger  teve conosco, feito quando este leu uma postagem nossa, datada  de agosto de 2013

Agosto de 2013
Visita do 3° Presidente do Parlamento da Áustria Martin Graf - ao C.C. 25 de Julho de Blumenau.

No dia 9 de agosto de 2013, estiveram visitando o ensaio do Coro Masculino Liederkranz, no C.C. 25 de Julho - Der Dritte Präsindent  Republik Österreich ou o Terceiro Presidente do Parlamento da Áustria - Martin Graf.
Walter Asperl (Quem falou de nos a Herr Otzelberger), Sylvio Zimmermann, Hans Prayon, Martin Graf, Markus Blumenschein e Dieter Berner - no C.C. 25 de Julho de 2013.

Herr Graf estava viajando na companhia do filho e de Walter Asperl, seu Chefe de Gabinete, com o objetivo de conhecer outras culturas. Herr Asperl foi quem mencionou nosso nome a Klaus Otzelberger - fato comentado em comunicação eletrônica. 
Martin Graf, visitou o C.C. 25 de Julho de Blumenau acompanhado do Presidente da Fundação Cultural de Blumenau em exercício - Sylvio Zimmemann Neto e do Representante do Comitê Brasil-Alemanha - Markus Blumenschein. O político austríaco foi recepcionado pelo Presidente e Vice Presidente do C.C. 25 de Julho de Blumenau - Hans Prayon e Dieter Berner,  respectivamente, e por nossa equipe.

Surpresos com as atividades da noite no centro cultural, assistiram e fotografaram partes dos ensaios dos grupos culturais que ensaiavam. Quando adentraram a sala aos fundo do palco, trocaram algumas palavras com o maestro do Coro Masculino Liederkranz e com alguns cantores do grupo. O Liederkranz cantou 3 peças do  repertório para o Oktoberfest Blumenau 2013 e foram calorosamente aplaudidos pelo grupo de visitantes. Walter Asperl registrou algumas imagens do encontro.

Martin Graf, ao retornar para o grande salão do centro cultural e fez questão de oferecer uma rodada de bebida aos cantores do coral e o fez com suas congratulações - pedido que fez pessoalmente.
Martin Graf, nesta época, durante esta viagem, também representou a Áustria na posse do novo Presidente do Paraguai, Horacio Cartes - que aconteceu no dia 15 de agosto.
Escrevemos no Blog sobre a visita do político austríaco Martin Graf e 5 anos depois, o Stadtrat der Landeshauptstadt St Pölten - cidade da Áustria - Klaus Otzelberger leu a postagem e, entrou em contato conosco via mensagem eletrônica. 
Neste momento percebemos ser correto e apreciamos construir "pontes" e promover as sinapses entre o Consulado da Áustria na cidade de Blumenau cujo titular é Mauro Kirsten. Via correspondencia eletrônica, pedimos permissão a Herr Otzelberger, para repassar seu contato para o Cônsul austríaco que entrou em contato e o recepcionou, na sua chegada à cidade - no último dia 2 de novembro.
 Klaus Otzelberger und Mauro Kirsten.




Nossa conversa com Herr  Otzelberger

Conversamos com Klaus Otzelberger na tarde do dia 3 de novembro, na companhia do Cônsul Kirsten, que gentilmente fazia a tradução simultânea. Herr Otzelberger é um jovem político de uma cidade importante da Baixa Áustria.  Não bebe e não fuma e tem como hobby, a prática de caminhadas dentro dos muitos locais naturais da Áustria e também, é praticante do ciclismo. 
Mag. Klaus Otzelberger e o Cônsul da Áustria em Blumenau e região  Mauro Kirsten.
Sentamos em um Café da Vila Germânica e conversamos. De acordo com suas palavras, estão no Brasil há aproximadamente um mês - pois chegaram no país, no início de outubro. Visitaram a cidade de Belo Horizonte, Governador Valadares, São Paulo e Rio de Janeiro. Percorreram as distâncias entre estas cidades, de automóvel. Chegaram na cidade de Blumenau no feriado do dia 2 de novembro e foram acompanhados pelo Cônsul da Áustria na visita em Blumenau e região -  Mauro Kirsten. Emitiu comentários sobre as cidades brasileiras que conheceu - o que muito nos interessou, em função de nosso lado de urbanista e já antevendo um pouco sobre sua percepçãoKlaus Otzelberger nos disse que ficaram surpresos com a informalidade das paisagens construídas e o grande adensamento, sem alguma organização dentro das cidades. Teve a sensação de que são muito grandes para seu planejamento mínimo e que deve existir muito trabalho e existir muitos conflitos. Comentou sobre o saneamento e o lixo presente nos espaços públicos. Há um grande contraste de realidades entre as cidades que conhece na Áustria e aquelas que visitou no Brasil. 
São Paulo SP.
Para ler sobre São Paulo - Clicar sobre: Uma volta em São Paulo - Brasil - e um pouco de história...

Quanto ao aspecto do tamanho da cidade - disse que um regulador tributário, em seu país, é exatamente o tamanho da cidade. Quanto maior for a cidade, maior é a taxa cobrada de imposto. Não fazem questão de que a cidade se adense, ou cresça. Se desejarem e que assim aconteça - sob planejamento, são necessários muitas reuniões e justificativas, cujo permissão de crescimento deve ser feito com critério e a partir de uma equipe técnica. 
Afirmamos - isto é o verdadeiro desenvolvimento, e não o que ocorrem em cidades onde  somente burlam o lucro dos investimentos e nada mais, agredindo espaços atemporais e históricos que pertencem a todos, indistintamente.
Contou-nos que a população da capital da Áustria está em torno de 2 milhões de pessoas  e isto, têm preocupado os administradores e governantes do país e da cidade. 
Mencionamos a pesquisa do Arquiteto Vilmar Vidor em torno das Cidades Novas - em Paris, que também estava com estes mesmos problemas e resolveram projetar novas cidades satélites, que atendiam as pessoas que estavam sem moradias e ou residiam na periferia de Paris.

Para ler sobre: Clicar sobre: "Villes Nouvelles" - França

Klaus Otzelberger comentou que a rede de cidades na Áustria conta com a presença do "Distrito".
Perguntamos a Otzelberger, qual seria o objetivo desta viagem pelo continente sul americano?
Mauro Kirsten, Angelina Wittmann e Mag. Klaus Otzelberger. 
Conhecer as cidades, as culturas e criar possibilidades de intercâmbios. Disse-nos que o atual governo austríaco é da direita e têm acompanhado as mudanças políticas no cenário brasileiro e que lhes são muito positivo. Disse que há um bom futuro para os dois países - Brasil e Áustria.
Depois da entrevista informal, nós o levamos para conhecer o Coro Masculino Liederkranz antes de iniciar uma apresentação formal em um dos Setores da Vila Germânica para abrilhantar um almoço festivo. Fomos convidados pelos seus organizadores - para almoçar, por interferência e iniciativa do Cônsul a Áustria - Mauro Kirsten. Mag. Klaus Otzelberger conheceu, então, o Coro Masculino Liederkranz - O mesmo coro que recebeu a visita de Martin Graf em seu ensaio, em agosto de 2013.
Na foto, da esquerda para a direita, o segundo cantor - o blumenauense Alfredo Schossland - filho de uma austríaca. Sua história esta no link no final desta postagem.







Os visitantes com o Coro Masculino Liederkranz.


A cidade de St Pölten

A cidade de origem de Klaus Otzelberger  está localizada nas proximidades de Viena - capital da Áustria. Possui uma população de aproximadamente 52.700 habitantes. É uma capital, a maior, dentro da organização de cidades no país - localizada na Baixa Áustria. Possui um estatuto próprio, por isso é conhecida pela denominação de Statutarstadt, portanto também é um Distrito no Mostviertel.
A setor histórico da cidade está construído no local da antiga cidade romana de Aelium Cetium, a qual existia entre os século II  e IV. 
No ano de 799, a cidade passou a se chamar de Treisma. Desde 1999, existem lugares de investigação arqueológicas e estudos sobre a cidades, dentro dos muitos recortes de tempo.
St Pölten não era uma cidade até 1050, quando se tornou uma de maneira oficial uma, em 1159. No local tinha sido fundado um mosteiro beneditino em 771 e fazia parte da diocese de Passau até o ano de 1494. Após esta data tornou-se propriedade do Estado.
Em 1081, abrigou os Agostinianos Chorherren e em 1784, sua Kollegiatsstift fechou. 


Desde 1785, este edifício abrigou a catedral de St. Pölten. A cidade substituiu Viena como a capital da Baixa Áustria, através de uma resolução do parlamento - firmada no dia 10 de julho de 1986. O governo da Baixa Áustria está instalado  em St. Pölten, desde 1997.
Parte da cidade de St Pölten barroca.

Rathaus St Pölten.
O nome St Pölten é originário de Hipólito de Roma. A cidade primeiramente foi chamada de Sankt Hippolyt. A seguir de St Polyt e, finalmente, foi denominada St Pölten. Atualmente a cidade tem as características de uma cidade barroca, recriada no período da Contra Reforma.

Pedimos ao Stadtrat der Landeshauptstadt de St Pölten - Mag. Klaus Otzelberger que nos falasse sobre sua cidade, em vídeo - o qual compartilhamos a seguir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário