![]() |
Mag. Klaus Otzelberger e o Cônsul da Áustria - Vila Germânica - Blumenau. |
Hoje entrevistamos Mag. Klaus Otzelberger - Vereador (Stadtrat der Landeshauptstadt) da cidade austríaca de St Pölten localizada nas proximidades da capital da Áustria - Viena. Herr Otzelberger estava na companhia do Cônsul da Áustria em Blumenau e região - Mauro Kirsten e, de um empresário austríaco.
Os austríacos visitam cidades do continente sul americano, para estudar possibilidades e também conhecer a América do Sul.
Blumenau foi inserida no roteiro após o contato de Klau Otzelberger teve conosco, feito quando este leu uma postagem nossa, datada de agosto de 2013
Agosto de 2013
Visita do 3° Presidente do Parlamento da Áustria Martin Graf - ao C.C. 25 de Julho de Blumenau.
No dia 9 de agosto de 2013, estiveram visitando o ensaio do Coro Masculino Liederkranz, no C.C. 25 de Julho - Der Dritte Präsindent Republik Österreich ou o Terceiro Presidente
do Parlamento da Áustria - Martin Graf.
Walter Asperl (Quem falou de nos a Herr Otzelberger), Sylvio Zimmermann, Hans Prayon, Martin Graf, Markus Blumenschein e Dieter Berner - no C.C. 25 de Julho de 2013. |
Herr Graf estava viajando na
companhia do filho e de Walter
Asperl, seu Chefe de Gabinete, com o objetivo de conhecer outras culturas. Herr Asperl foi quem mencionou nosso nome a Klaus Otzelberger - fato comentado em comunicação eletrônica.
Martin Graf, visitou o C.C.
25 de Julho de Blumenau acompanhado do Presidente da Fundação Cultural de
Blumenau em exercício - Sylvio Zimmemann Neto e do Representante do Comitê
Brasil-Alemanha - Markus Blumenschein. O político austríaco foi recepcionado pelo Presidente e
Vice Presidente do C.C. 25 de Julho de Blumenau - Hans Prayon e Dieter
Berner, respectivamente, e por nossa equipe.
Surpresos com as atividades da
noite no centro cultural, assistiram e fotografaram partes dos ensaios dos
grupos culturais que ensaiavam. Quando adentraram a sala aos fundo do palco, trocaram
algumas palavras com o maestro do Coro Masculino Liederkranz e com alguns cantores
do grupo. O Liederkranz cantou 3 peças do
repertório para o Oktoberfest Blumenau 2013 e
foram calorosamente aplaudidos pelo grupo de visitantes. Walter Asperl
registrou algumas imagens do encontro.
Martin Graf, ao retornar
para o grande salão do centro cultural e fez questão de oferecer uma rodada de bebida aos cantores do coral e o fez com suas congratulações - pedido que fez pessoalmente.
Martin Graf, nesta época, durante esta viagem, também representou a Áustria na posse do novo Presidente do Paraguai, Horacio Cartes - que aconteceu no dia 15 de agosto.
Escrevemos no Blog sobre a visita do político austríaco Martin Graf e 5 anos depois, o Stadtrat der Landeshauptstadt St Pölten - cidade da Áustria - Klaus Otzelberger leu a postagem e, entrou em contato conosco via mensagem eletrônica.
Neste momento percebemos ser correto e apreciamos construir "pontes" e promover as sinapses entre o Consulado da Áustria na cidade de Blumenau cujo titular é Mauro Kirsten. Via correspondencia eletrônica, pedimos permissão a Herr Otzelberger, para repassar seu contato para o Cônsul austríaco que entrou em contato e o recepcionou, na sua chegada à cidade - no último dia 2 de novembro.
![]() |
Klaus Otzelberger und Mauro Kirsten. |
Nossa conversa com Herr Otzelberger

![]() |
Mag. Klaus Otzelberger e o Cônsul da Áustria em Blumenau e região Mauro Kirsten. |
Sentamos em um Café da Vila Germânica e conversamos. De acordo com suas palavras, estão no Brasil há aproximadamente um mês - pois chegaram no país, no início de outubro. Visitaram a cidade de Belo Horizonte, Governador Valadares, São Paulo e Rio de Janeiro. Percorreram as distâncias entre estas cidades, de automóvel. Chegaram na cidade de Blumenau no feriado do dia 2 de novembro e foram acompanhados pelo Cônsul da Áustria na visita em Blumenau e região - Mauro Kirsten. Emitiu comentários sobre as cidades brasileiras que conheceu - o que muito nos interessou, em função de nosso lado de urbanista e já antevendo um pouco sobre sua percepção. Klaus Otzelberger nos disse que ficaram surpresos com a informalidade das paisagens construídas e o grande adensamento, sem alguma organização dentro das cidades. Teve a sensação de que são muito grandes para seu planejamento mínimo e que deve existir muito trabalho e existir muitos conflitos. Comentou sobre o saneamento e o lixo presente nos espaços públicos. Há um grande contraste de realidades entre as cidades que conhece na Áustria e aquelas que visitou no Brasil.
Para ler sobre São Paulo - Clicar sobre: Uma volta em São Paulo - Brasil - e um pouco de história...
Quanto ao aspecto do tamanho da cidade - disse que um regulador tributário, em seu país, é exatamente o tamanho da cidade. Quanto maior for a cidade, maior é a taxa cobrada de imposto. Não fazem questão de que a cidade se adense, ou cresça. Se desejarem e que assim aconteça - sob planejamento, são necessários muitas reuniões e justificativas, cujo permissão de crescimento deve ser feito com critério e a partir de uma equipe técnica.
Quanto ao aspecto do tamanho da cidade - disse que um regulador tributário, em seu país, é exatamente o tamanho da cidade. Quanto maior for a cidade, maior é a taxa cobrada de imposto. Não fazem questão de que a cidade se adense, ou cresça. Se desejarem e que assim aconteça - sob planejamento, são necessários muitas reuniões e justificativas, cujo permissão de crescimento deve ser feito com critério e a partir de uma equipe técnica.
Afirmamos - isto é o verdadeiro desenvolvimento, e não o que ocorrem em cidades onde somente burlam o lucro dos investimentos e nada mais, agredindo espaços atemporais e históricos que pertencem a todos, indistintamente.
Contou-nos que a população da capital da Áustria está em torno de 2 milhões de pessoas e isto, têm preocupado os administradores e governantes do país e da cidade.
Mencionamos a pesquisa do Arquiteto Vilmar Vidor em torno das Cidades Novas - em Paris, que também estava com estes mesmos problemas e resolveram projetar novas cidades satélites, que atendiam as pessoas que estavam sem moradias e ou residiam na periferia de Paris.
Klaus Otzelberger comentou que a rede de cidades na Áustria conta com a presença do "Distrito".
Perguntamos a Otzelberger, qual seria o objetivo desta viagem pelo continente sul americano?
![]() |
Mauro Kirsten, Angelina Wittmann e Mag. Klaus Otzelberger. |
Depois da entrevista informal, nós o levamos para conhecer o Coro Masculino Liederkranz antes de iniciar uma apresentação formal em um dos Setores da Vila Germânica para abrilhantar um almoço festivo. Fomos convidados pelos seus organizadores - para almoçar, por interferência e iniciativa do Cônsul a Áustria - Mauro Kirsten. Mag. Klaus Otzelberger conheceu, então, o Coro Masculino Liederkranz - O mesmo coro que recebeu a visita de Martin Graf em seu ensaio, em agosto de 2013.
![]() |
Na foto, da esquerda para a direita, o segundo cantor - o blumenauense Alfredo Schossland - filho de uma austríaca. Sua história esta no link no final desta postagem. |


![]() |
Os visitantes com o Coro Masculino Liederkranz. |



A setor histórico da cidade está construído no local da antiga cidade romana de Aelium Cetium, a qual existia entre os século II e IV.

St Pölten não era uma cidade até 1050, quando se tornou uma de maneira oficial uma, em 1159. No local tinha sido fundado um mosteiro beneditino em 771 e fazia parte da diocese de Passau até o ano de 1494. Após esta data tornou-se propriedade do Estado.
Em 1081, abrigou os Agostinianos Chorherren e em 1784, sua Kollegiatsstift fechou.

Desde 1785, este edifício abrigou a catedral de St. Pölten. A cidade substituiu Viena como a capital da Baixa Áustria, através de uma resolução do parlamento - firmada no dia 10 de julho de 1986. O governo da Baixa Áustria está instalado em St. Pölten, desde 1997.
![]() |
Parte da cidade de St Pölten barroca. |
![]() |
Rathaus St Pölten. |
O nome St Pölten é originário de Hipólito de Roma. A cidade primeiramente foi chamada de Sankt Hippolyt. A seguir de St Polyt e, finalmente, foi denominada St Pölten. Atualmente a cidade tem as características de uma cidade barroca, recriada no período da Contra Reforma.
Pedimos ao Stadtrat der Landeshauptstadt de St Pölten - Mag. Klaus Otzelberger que nos falasse sobre sua cidade, em vídeo - o qual compartilhamos a seguir.
Intercâmbios Culturais e outros a partir deste espaço.
Gute Reise, Herr Otzelberger.
Hertzliche Grüße.
Leituras Complementares - Clicar sobre o título escolhido:
- Alfredo Werner Schossland - História da Colônia Blumenau em tempos distintos
- Leopold Franz Hoeschl - 1° Cônsul Honorário do Império Austro-Húngaro - 1° Parte
- Arquitetura - Análise do Casarão Hoeschl - Warnow - Indaial SC - 2° Parte
- Rodeio - Colônia Tirolesa no Brasil - Visita ao Ensaio de música do Circolo Trentino
Nenhum comentário:
Postar um comentário