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| Croquis do arquiteto Hans Broos da primeira ideia do conceito e a Residência Prayon executada. |
No momento em que publicamos um artigo sobre as três obras de Hans Broos localizadas em Rio do Sul, duas residenciais e o edifício inacabado da Prefeitura Municipal da cidade, alguém nos perguntou por que também não escrevíamos sobre projetos residenciais do arquiteto, construídos na cidade de Blumenau. Conversamos com Hans Prayon e com o qual, tivemos contato durante as filmagens do documentário da Vida e Obra de Hans Broos, para efetuar um estudo de sua residência. A equipe do documentário, também foi recebida em sua residência, tendo feito imagens.
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| Hans Prayon junto à lareira projetada por Hans Broos, assim como toda a residência, a maioria do mobiliário e o paisagismo. |
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| Homenageado na posse da nova Cônsul Honorária alemã em Blumenau, Susanne Klemz Adam. |
A Residência Prayon foi quase totalmente idealizada e definida espacialmente no projeto do arquiteto Broos. Desde o layout do terreno e situação da casa, do layout da residência, paisagismo, acessos, mobiliários, equipamentos dos jardins como calçadas, canteiros e outros - e até o mobiliário dos ambientes da casa distribuídos aleatoriamente em imperceptíveis 4 pisos.
Conforme mencionado, conhecemos Hans Prayon, graças às atividades culturais da cidade de Blumenau e região - há mais de 25 anos. Atendendo a um pedido de uma amiga, ele aceitou ser presidente do C.C. 25 de Julho de Blumenau.
Na época era a opção certa para as atividades culturais da entidade.
Durante a passagem da Equipe do Diretor eslovaco Ladislav Kabos, em 2017, para fazer o documentário da vida e obra do arquiteto Hans Broos, soubemos, então, que Hans Prayon e sua família residiam em uma casa construída a partir de um projeto assinado pelo arquiteto. Atendendo a nossa solicitação de efetuar registros de detalhes do projeto, com material de pesquisa, Herr Prayon, nos recebeu no portão de sua residência e pessoalmente nos apresentou um pouco da história da obra, in loco, que aconteceu durante duas visitas, em dias diferentes de 2018 e uma terceira na fábrica da Hering, localizada no Bom Retiro, para acessar os projetos.
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| Hans Prayon nos apresentou detalhes de sua propriedade, da casa ao jardim e nos contou sua história. |
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| Perspectiva de toda a propriedade elaborada pelo arquiteto Hans Broos. |
A edificação se encontra original, sob o aspecto de projeto, desde peças de arte, mobiliário e até, o paisagismo no jardim. Para quem conhece a obra de Hans Broos, não demora muito a perceber a linha e a linguagem do arquiteto do brutalismo - linha do modernismo brasileiro - Hans Broos - nos espaços apresentados.
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| Estudos preliminares do projeto, em forma de croqui, feito pelo próprio arquiteto. |
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| Implantação no terreno de topografia acidentada e de forma irregular, recebido por herança do avô Max Hering. |
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| Níveis criados no jardim na frente da casa com locais de contemplação - Observar este espaço no croqui acima. |
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| Avós de Hans Prayon. |
O terreno, que apresenta topografia acidentada, foi um presente do avô Max Alfredo Hering para Hans Prayon, em 1948. Segundo palavras de Hans Prayon, tinham entre si, um grande laço afetivo e ligações solidificadas através de atividades que faziam juntos. A sua avó Klara (Kleine) Hering, emprestou o seu nome à rua onde está localizada a residência. Ele nos contou que aprendeu e deve muito de sua formação, ao seu avô. Hans Prayon concluiu, no momento de conversa, que este local é muito especial para ele.
Max Alfredo Hering, avô de Hans Prayon nasceu em 4 de julho de 1875, em Hartha, distrito de Döbeln, região administrativa de Leipzig, Saxônia e já no país: Alemanha, recém criado, em 1871.
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| Local de nascimento de Max Alfredo Hering, na Alemanha. |
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| Max Alfred Hering é o sexto da esquerda para a direita. |
Max Alfred Hering e Klara (Kleine) Hering, que se casaram em 1º de agosto de 1898, em Blumenau, tiveram três filhos: Max Victor Hering (1902–1961), Lili Hering (1904–1996) e a mãe de Hans Prayon, Annemarie Hering (1910 - 2013), que chegamos a conhecer. O pequeno Prayon e sua família residiam próximo à atual Residência Prayon, no início do bairro Bom Retiro.
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| Residência da família Prayon projetada para um terreno com topografia acidentada. |
Recebido o terreno de seu avô Max Alfredo Hering em 1948, foi somente na década de 1980, que Hans Prayon decidiu construir no terreno. O Projeto foi aprovado na Prefeitura Municipal de Blumenau
no mês de maio de 1987.Naturalmente o terreno apresentava uma topografia acidentada, muito íngreme, e ficou mais ainda, pois dele, foi
retirado barro para aterros da obra de revitalização urbana na Beira Rio - área central de Blumenau.
Quando o arquiteto Hans Broos viu o terreno com a topografia acidentada, Hans Prayon nos relatou que ele teria
dito: “O senhor tem que fazer uma casa neste local.”
Foi o suficiente para que decidisse construir sua casa no terreno presenteado por seu avô Max, filho de Friedrich Hermann Hering, fundador, junto de seu irmão Bruno Hering, da Companhia Hering, em 1880.
E assim foi feito.
Hans Broos visualizou a obra e imediatamente comentou, sugerindo, que a piscina fosse localizada na parte da frente do terreno. Foi a única
mudança feita pelo proprietário, que não esteve de acordo com a proposta original do projeto, pois a desejou mais reservada –
localizada no pátio interno.
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| Piscina - local alterado pelo proprietário e readequado pelo arquiteto - a piscina foi localizada em um átrio interno. O paisagismo é parte da proposta original do arquiteto e conta com espécies originais sugeridas por Hans Broos e atualmente sob os cuidados de Rildo Montagna. |
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| Piscina, localizada em uma espécie de átrio, protegida dos olhares. |
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| Croqui do projeto original - da piscina. |
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| Adega localizada no subsolo - lembra o keller da casa alemã. |
A edificação possui um "jogo de níveis" - quatro pisos distribuídos nos setores de serviço, íntimo e social - seguindo a linha da funcionalista do modernismo.
Entre todos os muitos ambientes sugeridos no seu programa de necessidade funcional, geralmente construídos, nesta casa destacamos a presença de uma adega, uma casa de máquinas com gerador de
energia privada e um depósito.
O tempo de duração da construção da casa foi de 4 anos e meio. Foi
totalmente construída em concreto armado, sendo gastos aproximadamente 240 caminhões de concreto. Na
obra trabalharam 80 funcionários, entre os quais estava seu atual funcionário Rildo Montagna, a quem
entrevistamos e atualmente faz a manutenção do jardim da residência. Jardim, também projetado por
Hans Broos e mantido original por todos estes anos.
Entrevista informal com Rildo Montagna
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| Lustre e mobiliário da cozinha são desenhos de Hans Broos. |
Para manter a originalidade do paisagismo criado pelo arquiteto, Rildo faz mudas das espécies - plantas sugeridas pelo arquiteto e replanta, deste o início da década de 1990.
De parte da execução, de acordo com seu depoimento, a ferragem da edificação foi toda soldada.
Hans Broos também assinou parte do projeto de interiores da residência e de objetos como: lustres e mobiliários.
O lustre da copa da cozinha foi feito com talheres de diversos tamanhos, como também, a mesa central e todo o mobiliário da cozinha e outros móveis de outros
ambientes – embutidos. Citamos alguns como: o bar sob a escada, o escritório,
lareira, móveis do living embutidos para o som, sala de estar com tapeçaria.
Hans Broos acompanhou a montagem dos ambientes de maneira pessoal por bem mais de 4 anos.
Atualmente tudo está como o arquiteto idealizou e sob os cuidados da família que durante nossa visita, demonstrou ter consciência sobre a importância da obra original sob os vários aspectos: arquitetônico, interiores e paisagismo, assinada pelo arquiteto Hans Broos.
Atualmente tudo está como o arquiteto idealizou e sob os cuidados da família que durante nossa visita, demonstrou ter consciência sobre a importância da obra original sob os vários aspectos: arquitetônico, interiores e paisagismo, assinada pelo arquiteto Hans Broos.
Projeto
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| Perspectiva manual elaborada pelo arquiteto Hans Broos - da obra em estudo - Residência Hans Prayon. |
O terreno de forma irregular e topografia, também, irregular desafiou o arquiteto, no momento de conceber o Programa de Necessidades observando todos os condicionantes envolvidos e a setorização dentro de uma funcionalidade e a integração dos ambientes sem perder as características alinhadas aos aspectos naturais do meio - respeitando-os sem perdas na qualidade do espaço criado.


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| Detalhes técnicos para ocupar e respeitar a declividade do terreno reduzindo problemas. |
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| Observar a presença das curvas de níveis - atestando a presença de declividade - amplamente explorada no partido arquitetônico. |
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| Piscina "protegida". |
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| Todo o terreno foi planejado e contemplado dentro do projeto final, considerando a casa e os aspectos físicos e naturais dele. |
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| Desenho de mobiliário - esta mesa de apoio da piscina está presente no ambiente ainda nos dias atuais. |
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| Mesa projetada por Hans Broos. |
Mobiliário do Living - entre a sala de estar e a de jantar, contando com o desnível de meio pé direito.
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| Projeto executado - nível acima - Sala de Jantar - foto tirada da Sala da Estar. |
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| Estudo do arquiteto da espacialização das salas e o desnível, através de croquis. |
Bar

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| O espaço do bar é o espaço localizado sob uma das escadas. |
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| Luminária. |
| Croqui da ambientação da sala estar e lareira. |
Paisagismo
O material predominante é o concreto armado, abertura em madeira, com características de grandes vãos - janelas com venezianas.
Elevação Frontal
Elevação Lateral Direita e Posterior
Nesta elevação destacam-se os grandes beirais livres em concreto armado - desprovido de pilares e vigas aparentes, que foram executadas de maneira invertida. Ou elemento que se destaca é a grande sacada em balança - fundos fachada leste (pôr do sol), da qual se tem uma vista ampla da paisagem à frente.
As aberturas são amplas, sendo que aquelas localizadas na área social da residência, são quase definidas como grandes panos de vidro, e protegidas das intempéries por grandes beirais ou através, de recuos das paredes da parte inferior.
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| Fachada sul - parte da ala de serviços, na qual há um nível com metade de seu pé-direito no subsolo, onde se localizam a adega e o "Keller". |
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| Volume da área social e íntima e aos fundos - área de serviços. |
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| Parte inferior - Salas e superior - quartos. |
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| Parte inferior - Salas e superior - quartos. |



Detalhes vistos a partir das sacadas e varandas
A edificação tem sua área total de 691,08m2 dividida em 4 níveis muito bem distribuídos, com a presença de reentrâncias, nichos, volumes e sacadas que fazem em que tenhamos a percepção de diferentes tipos de paisagens de acordo com o local externo da casa que estejamos e o lado que a arquitetura faz com que contemplemos. Isto tudo, dando oportunidade à uma paisagem natural integrada à paisagem construída e aos condicionantes físicos, como por exemplo a orientação solar.
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| Teto verde - complementa a sacada do quarto. |
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| Do mesmo local - vista para o átrio em que se situa a piscina. |
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| Da mesma sacada voltando para o leste - oposto à vista da piscina. |

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| Vista da saca, junto ao solo, abertura que ventila o subsolo, com abertura inclinadas em relação a parede, visão orientada. |
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| Da mesma sacada - aberturas altas da cozinha que se encontra em outro nível. |
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| Foto de um sacada em balanço - parte dos fundos para o teto verde e mureta que dá vista para a piscina (cobertura) - átrio interno. |
Calçadas
Calçadas localizadas na parte dos fundos da residência, junto à piscina, executadas com seixos rolado retirados dos rios da região - grão pequeno - executado com uma técnica que é feita na base de concreto. Técnica essa apresentada pelo arquiteto aos seus executores. Também adotada nas passarelas e escadas entre níveis, pela parte externa dos ambientes.

| Revestimento das calçadas feito com aplique de seixo rolado, retirado do entorno. |
| Também foi revestido com o mesmo material, o espaço de festas, onde também é possível ver o trabalho de Fraya Gross, na parede dos fundos, em um grande painel. |
Piscina
A piscina, com a forma retangular, tem elementos que estilizam uma cachoeira e o caminho das pedras em perfeita harmonia com o paisagismo, também proposto pelo arquiteto. A água corrente jorra de três cavas em um painel decorativo de concreto armado colocado no lado oposto - lado maior - ao da edificação.
Em um dos seus lados menores está localizado o espaço de festas, com detalhes projetados por Hans Broos, como por exemplo - um grande painel na parede maior revestido com peças exclusivas de cerâmica vitrificada e a churrasqueira. Os projeto desta área possui parte do mobiliário também, assinados por Hans Broos. Ao lado oposto deste espaço de festas está o acesso à casa - mais precisamente, para uma sala íntima que tem ligação com acesso aos quartos e ao living.

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| Espaço de festas - painel de cerâmica vitrificada. |
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| Detalhe do painel de cerâmica. |




Vegetação e canteiros/caminhos
Cozinha/Copa
Hans Broos desenhou todos os móveis da cozinha e parte dos móveis da copa - como por exemplo a mesa de centro com um lustre bem peculiar feito com talheres e sobre o qual também é guardados temperos e ervas. As bancadas foram feita com chapa inteira de aço inox, sob medida, com encomenda feita fora da região que era desprovida de fornecedor. A cozinha esta sobre a área do Keller e parte é enterrada no subsolo. As janelas sobre a bancada de trabalho da cozinha são altas e do lado oposto, janelas grandes escondidas atrás de vegetação cuidadosamente escolhida pelo arquiteto.
Salas, porque há alguns ambientes como a Sala de Estar, realmente e a de Jantar, além de outras ocupando pequenos ambientes mais íntimos, em diferentes níveis - na casa.


Agradecemos, de maneira muito especial, ao proprietário, Hans Prayon, por sua sensibilidade e consciência, no que tange à importância artística, espacial e arquitetônica de sua residência e de seu significado, não somente para a cidade de Blumenau, mas também em nível nacional e internacional, concretizado na obra do arquiteto Hans Broos, cujo nome dispensa apresentações.
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| Arquiteto Hans Broos, no seu escritório de São Paulo. |
Um registro para a História.
Eu sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
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