quinta-feira, 1 de novembro de 2018

Arquitetura - Projeto Residencial de Hans Broos - Blumenau - Residencia Hans Prayon


Escrevemos em fevereiro de 2018, sobre três obras do Arquiteto Hans Broos localizadas na cidade de Rio do Sul - SC. Broos, um arquiteto nascido no seio de uma família alemã residente na cidade de Gross-Lomnitz, atualmente território eslovaco e o nome atual da cidade é  Velka Lomnica. 

Para ler sobre a vida do Arquiteto  - Clicar sobreHans Broos

Para ler obre as obras de Broos na cidade de Rio do Sul - Clicar sobre: Arquitetura - Projetos de Hans Broos - Rio do Sul SC

No momento que apresentamos no Blog, as três obras de Hans Broos localizadas na cidade de Rio do Sul, duas residencias e o edifício inacabado da Prefeitura Municipal da cidade, alguém nos perguntou por que também não escrevíamos sobre projetos residenciais do arquiteto, construídos na cidade de Blumenau. 
E por que não?
Neste momento, apresentamos um dos projetos residenciais mais marcantes e completos, assinado pelo arquiteto  Hans Broos , construído na cidade de Blumenau - a Residência Hans Prayon - um dos mecenas culturais da cidade de Blumenau e que por muitos anos, ocupou o cargo de Cônsul alemão na cidade e região.
Hans Prayon junto a lareira projetada por Hans Broos,  como toda a residencia e paisagismo da mesma.
Com relação à Residencia Prayon, afirmamos que toda a propriedade, nos mínimos detalhes, foi idealizada, através do projeto do arquiteto. Desde o lay out da espacialização do terreno a partir de sua ocupação pela residencia, jardins, calçadas e outros - com topografia acidentada, até o mobiliário de seus ambientes distribuídos aleatoriamente  em imperceptíveis 4 pisos. 
Detalhes pensados dentro do Projeto de Hans Broos , acessos e calçadas feitas com seixos rolados pequeninos, juntas de dilatação e concreto.
Perspectiva de toda a propriedade elaborada pelo arquiteto Hans Broos.
Conhecemos Hans Prayon, através das atividades culturais da cidade de  Blumenau - há mais de 20 anos. Durante a passagem da Equipe do Diretor eslovaco Ladislav Kabos em 2017para fazer o documentário da vida e obra de Hans Broos, ficamos sabendo que Hans Prayon residia em uma casa cujo projeto foi assinado pelo arquiteto. Compartilhamos com o proprietário, o nosso desejo de registrar detalhes deste projeto, com o objetivo de pesquisa e este nos apresentou um pouco da história da obra in  loco. A residencia apresenta-se totalmente original sob o aspecto de projeto, desde peças de artes, mobiliários e até, o paisagismo no jardim, é  fácil perceber a linha e a linguagem do arquiteto do brutalismo - linha do modernismo brasileiro - Hans Broos - nos espaços apresentados.

Níveis criados no jardim na frente da casa com locais de contemplação - Observar este espaço no croqui acima.





A residencia - totalmente construída em concreto armado, é distribuída em 4 níveis de maneira imperceptível.
O terreno, que tem sua topografia acidentada, foi um presente do avô Max Hering para Hans Prayon - em 1948. Tinham entre si, grande laço afetivo e ligações solidificadas através de atividades que faziam juntos. O jovem Hans Prayon aprendeu e deve muito de sua formação, ao seu avô. O local é muito especial para Herr Prayon.

Foi somente na década de 1980, que Hans Prayon decidiu construir no terreno. O Projeto foi aprovado na Prefeitura Municipal de Blumenau no mês de maio de 1987.
A residência tem uma área total de 691,08m2 distribuídas em 4 pisos.
Como dito anteriormente, o proprietário recebeu o terreno de presente de seu avô, em 1948, com o qual tinha, fortes laços de amizade. 
O terreno era muito íngreme, e ficou mais ainda, pois dele, foi retirado barro para aterros na revitalização urbana na Beira Rio - área central de Blumenau.
Quando o Arquiteto Hans Broos viu o terreno com a topografia acidentada, contou Hans Prayon que ele teria dito: “O senhor tem que fazer uma casa neste local.” 
E assim foi feito. 
O arquiteto sugeriu que a piscina fosse localizada na parte da frente do terreno. Foi a única mudança feita pelo proprietário, que não esteve de acordo com a proposta original do projeto, pois a desejou mais reservada – localizada no pátio interno. 
Piscina - local alterado pelo proprietário e readequado pelo arquiteto - a piscina foi localizada em um átrio interno. O paisagismo é parte da proposta original e conta com espécies originais sugeridas por Hans Broos e atualmente sob os cuidados de Rildo Montagna.




Adega localizada no subsolo -
 lembra o keller da casa alemã 
A edificação possui um "jogo de níveis" - quatro pisos distribuídos nos setores de serviço, íntimo e social - seguindo a linha da funcionalidade modernista. Entre todos os muitos ambientes de uma residencia, destacamos a presença de uma adega, uma casa de máquinas com gerador de energia particular e depósito.
Caminhos criados para percorrer
o quintal e jardim




A duração da construção da edificação durou 4 anos e meio. Foi totalmente construída em concreto armado, na qual foi gasto aproximadamente 240 caminhões de concreto. Na obra trabalharam 80 funcionários, entre os quais estava Rildo Montagna, quem entrevistamos e atualmente faz a manutenção do jardim da residencia. Jardim, também projetado por Hans Broos








Entrevista informal com Rildo Montagna
Lustre e mobiliário da cozinha são
desenhos de Hans Broos
Para manter a originalidade do paisagismo criado pelo arquiteto, Rildo faz mudas das espécies - plantas sugeridas pelo arquiteto e replanta, deste o início da década de 1990. De acordo com seu depoimento, a ferragem da edificação foi toda soldada. Hans Broos elaborou o projeto de interiores da residência e de objetos como: lustres e mobiliários. O lustre da copa da cozinha foi feito com talheres de diversos tamanhos, como também, a mesa central e todo o mobiliário  da cozinha e outros  móveis de outros ambientes – embutidos. Citamos alguns como: o bar sob a escada, o escritório, lareira, móveis do living embutidos para o som, sala de estar com tapeçaria.
Hans Broos acompanhou a montagem dos ambientes de maneira pessoal por bem mais de 4 anos. 
Atualmente tudo está como o arquiteto idealizou e sob os cuidados da família Prayon que durante nossa visita, demonstrou ter consciência sobre a importância da obra original sob os vários aspectos: arquitetônico, interiores e paisagismo, assinado pelo Arquiteto Hans Broos.

Projeto


Perspectiva manual elaborada pelo arquiteto Hans Broos - da obra em estudo - Residência Hans Prayon
O projeto arquitetônico foi executado no início da década de 1980 e aprovado na Prefeitura Municipal de Blumenau no dia 4 de março de 1987. Outros projetos como de interiores, mobiliários e acessórios e paisagismo também foi elaborado pelo escritório do arquiteto Hans Broos, sediado na cidade de São Paulo.
O terreno de forma irregular e topografia, também, irregular desafiou o arquiteto, no momento de conceber o Programa de Necessidades observando todos os condicionantes envolvidos e a setorização dentro de uma funcionalidade e a integração dos ambientes sem perder as características  alinhadas aos aspectos naturais do meio - respeitando-os sem perdas na qualidade do espaço criado.
Detalhes técnicos para ocupar e repeitar a declividade do terreno minimizando problemas.

Observar a presença das curvas de níveis - atestando a presença de declividade - amplamente explorada no partido arquitetônico

Piscina "protegida"


Todo o terreno foi planejado e contemplado dentro do projeto final, considerando a casa e os aspectos físicos e naturais do mesmo.



Desenho de mobiliário - esta mesa de apoio da piscina, presenta no ambiente ainda nos dias atuais.

Desenho de mobiliário - esta mesa de apoio da piscina, presenta no ambiente ainda nos dias atuais.

Mesa projetada por Hans Broos

Mobiliário do Living - entre o estar e o jantar, contando com o desnível de meio pé direito.




















Projeto executado - nível acima - Sala de Jantar - foto tirada da Sala da Estar.



Estudo do arquiteto através de croquis



































Outros projetos  de interiores





























Bar
Projeto executado
Peças de arte e decoração
Paisagismo



Documentos relacionados a execução do projeto


























Residência - no tempo atual
Elevações

Material predominante é o concreto armado, abertura em madeira, com características de grandes vão - janelas com venezianas.

Elevação Frontal












Pedras dos muros - são pedras naturais retiradas dos rios.

Elevação Lateral Direita e Posterior

Nesta elevação destaca-se os grandes beirais livres em concreto armado - desprovido de pilares e vigas aparentes, que foram executadas de maneira invertida. Ou elemento que se destaca é a grande sacada em balança - fundos fachada leste (por do sol), da qual se tem uma vista ampla da paisagem a frente.
As aberturas são amplas, sendo que aquelas localizadas na área social da residencia, são quase definidas como grandes panos de vidro, protegidas das intempéries por grandes beirais ou através, de recuos das paredes da parte inferior





Fachada sul - parte da ala de serviços, na qual há um nível com metade de seu pé-direito no subsolo, onde está localizado a adega e o "Keller".

Volume da área social e íntima e aos fundos - área de serviços
Parte inferior - Salas e superior - quartos



Parte inferior - Salas e superior - quartos









Detalhes vistos a partir das sacadas e varandas

A edificação tem sua área total de  691,08m2 dividida em 4 níveis muito bem distribuídos, com a presença de reentrâncias, nichos, volumes e sacadas que faz com que tenhamos a percepção de diferentes tipos de paisagens de acordo com o local  externo da casa que estejamos e o lado que a arquitetura faz com que contemplamos. Isto tudo, oportunizando a paisagem natural integrada à paisagem construída e os condicionantes físicos, como por exemplo a orientação solar. 
Na sacada do quarto que tem orientação para o leste - A frente aberturas altas da cozinha  localizada na área de serviços em outro nível - Há um teto verde que complementa a saca. Material predominante: concreto armado.


Teto verde - complementa a sacada do quarto.



Do mesmo local - vista para o átrio onde está a piscina

Da mesma sacada voltando para o leste - oposto à vista da piscina








Vista da saca, junto ao solo, abertura que ventila o subsolo, com abertura inclinadas em relação a parede, visão orientada.



Da mesma sacada - aberturas altas da cozinha que se encontra em outro nível


Foto de um sacada em balanço - parte dos fundos para o teto verde e mureta que dá vista para a piscina (cobertura) - átrio interno.


Paisagismo
Calçadas

Calçadas localizadas na parte dos fundos da residencia, junto à piscina executadas com seixos rolado retirados dos rios da região - grão pequeno - executado com uma técnica que é feita na base de concreto. Técnica apresentada pelo arquiteto aos seus executores.  Também esta técnica foi adotada nas passarelas e escadas entre níveis, pela parte externa dos ambientes.











Piscina

A piscina  com a  forma retangular tem elementos que estilizam uma cachoeira e o caminho das pedras em perfeita harmonia com o paisagismo, também proposto pelo arquiteto. A água corrente  jorra de três cavas em um painel decorativo de concreto armado colocado no lado oposto - lado maior - ao da edificação.
Em um dos seus lados menores está localizado o espaço de festas, com detalhes projetado por Hans Broos, como por exemplo - um grande painel na parede maior revestido com peças exclusivas de cerâmica vitrificada e a churrasqueira. Os projeto desta área possui parte do mobiliário também, assinados por Hans Broos. Ao lado oposto deste espaço de festas está o acesso à casa - mais precisamente, para uma sala íntima que tem ligação com acesso aos quartos e ao living. 


Espaço de festas - painel de cerâmica vitrificada.

Detalhe do painel de cerâmica

























Vegetação e canteiros/caminhos
Acesso ao local de compostagem e viveiro de plantas bem como ao Depósito
Caminhos horizontais dentro do terreno íngreme



Rildo Montagna participou da construção apresenta uma escada que foi usada na obra da edificação.

Recantos de contemplação criados em desníveis - explorando a topografia acidentada do terreno.


Vegetação original do projeto - anexo à área da piscina








Muro - idealizado pelo arquiteto Hans Broos




Muro - idealizado pelo arquiteto Hans Broos







Interiores - Projeto de Hans Broos
Cozinha/Copa
Hans Broos desenhou todos os móveis da cozinha e parte dos móveis da copa - como por exemplo a mesa de centro com um lustre bem peculiar feito com talheres e sobre o qual também é guardados temperos e ervas. As bancadas foram feita com chapa inteira de aço inox, sob medida, com encomenda feita fora da região que era desprovida de fornecedor. A cozinha esta sobre a área do Keller e parte é enterrada no subsolo. As janelas sobre a bancada de trabalho da cozinha são altas e do lado oposto, janelas grandes escondidas atrás de vegetação cuidadosamente escolhida pelo arquiteto.




Bancada de inox





















Salas
Salas, porque há alguns ambientes como a Sala de Estar, realmente e a de Jantar, mais outras , ocupando pequenos ambientes mais íntimos, em diferentes níveis - na casa.



















Material usado na lareira, pedra do rio - também.












Projeto de Hans Broos


Agradecemos, de maneira muito especial, ao proprietário, por sua sensibilidade e consciência, no que tange a importância artística, espacial e arquitetônico, que significa a sua residência, não somente para a cidade de Blumenau, mas dentro de uma escala nacional e também,  internacional -  partir da obra do arquiteto Hans Broos, cujo nome dispensa apresentações. 

 Leituras Complementares - Clicar sobre título:

Em construção...



































Nenhum comentário:

Postar um comentário